Nanda / Ex-Nanda Kirtten
R$ 200,00 - 60 Min - Telefone: (41) 99871-6463

Fórum específico para mensagens sobre acompanhantes de Curitiba. Para pedir informação sobre uma garota que não conhece utilize o fórum Mudanças / Informações sobre GPs e Casas.

Regras do fórum
Responder

Resumo dos Test Drives

FILTRAR: Neutros: 2 Positivos: 12 Negativos: 1 Pisada na Bola: 0
Faixa de Preço:R$ 200
Anal:Sim 1Não 15
Oral Sem:Sim 14Não 2
Beija:Sim 15Não 1
OBS: Informação baseada nos relatos dos usuários do fórum. Não há garantia nenhuma que as informações sejam corretas ou verdadeiras.
Mensagem
Autor
Stallone Cobra
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 126
Ver TD's

Nanda / Ex-Nanda Kirtten

#1 Mensagem por Stallone Cobra » 30 Ago 2016, 17:05

POSITIVO
Fez Oral sem camisinha:SIM
Fez Anal:SIM
Beijou na Boca:SIM
Eu pesquisando alguns sites de acompanhantes, encontro no 041vip a Nanda, como o 041 tem fama de usar muito photoshop fiquei meio cabreiro, pesquisei aqui no GpGuia e não vi nenhum tópico falando sobre ela, então resolvi arriscar.
http://www.041vip.com.br/novo/home/cont ... 5747/Nanda" -"-

Liguei pra ela faz umas 2 semanas atrás e fomos conversando por SMS, então semana passada marquei com ela, me passou o endereço de onde atende e fui, ela atende em um Flat com mais 2 GPs, que possuem anuncio também.

Cheguei na portaria do prédio, o porteiro me pediu o documento, peguei o elevador e subi... Chegando lá ela me atende e me conduz até o quarto, me dá uma toalha e um sabonete liquido e me manda pro chuveiro, me enxugo e ela vai ao banho também, aguardo no quarto onde ela vem até mim, já se abaixa e começa a mamar, e mama, mama, mama, mama, mama, me manda deitar e continua chupando sem parar, se vira pra mim coloca a buceta na minha cara, joga um lubrificante no meu dedo e pede que eu enfie o dedo na xota dela, e ela volta a chupar e gemer, até que estouro o champanhe na boca dela, não cronometrei mais foi uns 20 minutos chupando minha rola, a guria não cansa :lol:
Fiquei deitado descansando, para dar uma segunda e lá vem ela chupar o pinto murcho de novo :lol:
chupa chupa chupa chupa vira a buceta de novo pra mim e faço ela gozar com meus dedos, quando meu pinto dá um sinal de vida e peço pra comer a buceta, ela ensaca a cobra sobe em cima, mas o bicho não reage e cochila de novo, então eu vi que não ia rolar uma segunda me visto, pago o combinado e vou embora.

Ela é igual as fotos do anuncio, cabelo preto, magra peitos médios, bunda média para pequena, buceta completamente depilada e lisinha, é bonita e gosta de chupar sem parar, ela até beija... mas o forte dela mesmo com a boca é mamar uma rola :lol:
Faz anal mas cobra taxa extra, não perguntei o preço

( ) Abaixo do esperado
( ) Dentro do esperado
(x) Acima do esperado
( ) "Casaria discretamente" com ela :lol:

Custo total
200,00 1 hora, com o local dela já incluso.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Casado Discreto
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 4
Ver TD's

Re: Privê da Bruna Kirtten

#2 Mensagem por Casado Discreto » 21 Set 2016, 11:06

POSITIVO
Fez Anal:NÃO
Nota:10
NANDA

Mulher de trejeitos libertinos e venenosos
Dona de um olhar rebelde, devasso e insolente
Trouxera misteriosamente uma sufocante graça
Que deixou meu coração incandescente !

http://www.041vip.com.br/novo/home/cont ... 5747/Nanda

Visitando minha eterna namoradinha (ela faz bem o estilo engraçadinha de Nelson Rodrigues)

Primeira vez neste local, facil acesso, portaria só tem que passar os dados mas sem embaçar. Local muito bacana, com suite, limpo, organizado, melhor q moteis por ai.

Ja fico excitado pela recepção, corpo delicioso e cheio de curvas, estilo mingon, linda, mais ou menos 1,65 de altura, um bumbum arrebitado... doce pecado. Morena clara, cabelos lisos compridos, rosto angelical, porem um demônio na cama.

Não tem frescuras, puxa, grita, fode, chupa, lambe, é uma verdadeira puta na cama, o desejo de todos nós.

Eu sou fã de carteirinha. Adoro passar algumas horas ao lado desta menina.

No fight: desempenho sem igual, chupar com maestria, sobe cavalga, grita, geme, faz pq gosta dá pra perceber, de 4 então... puts q cena deliciosa, q visão daquele bumbum... assim me acabo...

a dama em questão fecha a conta, e eu saio com um sorrisão....

200,00 por uma hora sem anal (ela faz com adicional)

termino com uma homenagem ao meu amigo ML:

Se indico? Todos são adultos e inteligentes... segue o enterro....

Link:
🔗

kotsu
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 22
Ver TD's

#3 Mensagem por kotsu » 07 Out 2016, 17:10

POSITIVO
Boa tarde Senhores de plantão!

Vendo as fotos tive a curiosidade de conhecer a Nanda ( fotos no 041 vip), contato feito marquei para as 16:00 (06/10) rumo para o seu local que agora fica no Santa Quitéria de fácil acesso e bem discreto, chego e ligo para abrir o portão e estacionar na vaga do apartamento ( O ruim é só para sair, a garagem é muito pequena, da próxima deixo na rua rsrs) :badgrin:
Chego na porta e sou recebido pela dama, e que dama :shock: é muito mais gostosa do que nas fotos, morena clara com um cabelo preto e comprido, tem uma bunda empinada e um par de peitos médios naturais que com um top ficaram lindos.
Me leva até um quarto e me oferece um banho, como já tinha feito o lava jato ela começou a tirar a roupa dai pude ver melhor aquela bunda com uma calcinha micro rosa :shock: que delicia, começamos a se alisar e dedo aqui e ali, ela me da um beijo de tirar o folego, vai para o banho e quando retorna estou na cama a sua espera, chega e começa a acariciar o menino, e como já falaram que boca tem essa menina, chupou no couro e não tem frescura, pedi pra ser bem babado e como babou, puxou minha mão e colocou na sua cabeça pra fazer uma pressão, essa mulher é D+, pedi pra fazer um 69 e que buceta cheirosa e apertada, fique uns 5min chupando e acariciando aquele cuzinho.
Pedi pra encapar e veio por cima como mete essa mulher é um furação na cama, uma das melhores que já transei, ppmm e por curiosidade começou a me segurar para meter bem devagar e começou a se masturbar e foi falando que ia gozar rsrs.
Me acabei ali, fiquei deitado por cima dela observando aquela boca e olhos, meu tempo estava acabando, sai do quarto e vi a Valentina que já conheço e a Bruna Kirtten que já sai algumas vezes ( Pena que não atende mais, saudade daquela bunda)fomos pro banho juntos , alguns beijos, acerto os honorários e é hora de partir.

Vamos a nota:
Rosto: 9,5 gata mesmo, pra levar pro cinema.
Seios: 10 lindos( Naturais)
Bunda: 9,0 perfeita
Barriga: 10 zerada
Pernas: 9,0 Lindas
Conjunto: 9,5 corpo maravilhoso
Oral: 8,5 bom, sem EPI, bem babado
Xota: 9,5 Cheirosa e apertada
Lado B (*): ficou para proxíma
Simpatia: 9,0 gente boa( tenta agradar em todo tempo)
Nota Geral: 9,5 a menina é gata( Estilo namoradinha)
Valores: 200,00
Volto? Há chances, mas como dizem: "Curitiba é muito Grande" Tem muitas meninas para visitar.

Link:
🔗

botequeiro
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 14
Ver TD's

#4 Mensagem por botequeiro » 09 Abr 2017, 20:41

POSITIVO
Nota:9
Boa noite amigos.
Mais uma visita à família Kirtten, a escolhida então foi a Nanda.O horario foi agendado com antecedencia.
Chego ao local no horário sou recebido pela Bruna e conduzido ao quarto aonde a Nanda ja me esprava bem vestida com uma calça jeans colada no corpo, ela tirou a roupa e foi ao banho , rapido logo voltou ao quarto .A Nanda é daqueles casos que e bonita com roupa e mais bonita sem roupa , ela tem os seios naturais pequenos e uma bunda dura gostosa de apertar.A trepada começa com um com pressão e babado na medida certa, depois ela encapa o cacete e pede para por na bucetinha dela , que por sinal é apertada e cheirosa.
A trepada foi muito boa sem regular posições e tempo, tambem não teve aqueles gemidos cinematograficos.
Se volto? É possível. No geral nota 9.

Link:
🔗

rhsul
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 3
Ver TD's

Sobrado Privê - SJP

#5 Mensagem por rhsul » 16 Ago 2017, 13:48

POSITIVO
Boa tarde Srs

Semana passada fui conhecer essa casa localizada na Anselmo Vaccari,211 em São José dos Pinhais. Chegando lá pra minha surpresa, a dona da casa era minha velha conhecida, a delícia da Nanda Kirtten, que havia sumido por uns tempos....que gostosa essa mulher.....

http://www.041vip.com.br/novo/home/cont ... da-Kirtten

Fui muito bem recepcionado por ela. A Nanda tem habilidade tanto pra gerente quanto pra satisfazer um cliente !!!!! kkkkk

O local é consideravelmente bom, a rua é tranquila e discreta, bom pra estacionar ao lado de uma fábrica que tem em frente. A roupa de cama também estava limpa (branca) e o quarto organizado, isso conta muitos pontos pra mim.

Vamos as meninas: 4 se apresentaram e teve uma delas que não tive como recusar já que também era uma velha conhecida da antiga Evidence...a Paola...uma morena bonita de rosto e gostosa de corpo. Aliás que saudades de algumas meninas que trabalhavam na antiga Evidence......

Duchas tomadas e vamos ao Fight: a Paola é gostosa, apertadinha, sem frescura, chupa como ninguém. Não regulou posição.

Simpatia : 9
Rosto : 9 ( Dá pra andar de mãos dadas no Shopping)
Corpo : 9 (Ninfeta gostosa ).
Higiene : 10 ( Bem cuidada e cheirosa )
Oral : 10 excelente (chupa sem....demorado e cadenciado do jeito que eu gosto)
Fight: 9 (sem frescura, sem regular posição, não é apressada
Anal: Ela não faz e por isso não ganha 10 no geral. Que vontade de comer aquele *

Custo: R$ 150,000 - 1 hora. É justo.

Volto com certeza, ou pra pegar a Paola ou uma outra loirinha que vi lá.

Link:
🔗

Prime
Colaborador
Colaborador
---
Quantidade de TD's: 423
Ver TD's

Re: Nanda Machado / Ex - Nanda Kirtten

#6 Mensagem por Prime » 27 Fev 2019, 18:14

Bom, ela tinha MUITOS TDs positivos na época da agência da Bruna Kirtten. Estamos preparando novidades para os foristas em breve, e nas mexidas a maioria dos TDs foi perdido, estamos tentando recuperar.

Agora está de volta e com tópico individual.

Divirtam-se!

http://www.acompanhantescuritiba.org/nanda_machado.html" -"-

Link:
🔗

Ejaculador
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 131
Ver TD's

#7 Mensagem por Ejaculador » 01 Mar 2019, 23:30

NEUTRO
Nota:7
Olá buceteiros!

Estava eu com uma vontade insana de meter a rola em alguém e resolvi sair com a Nanda.
Confesso que fiquei um pouco decepcionado, pois pelas fotos esperava uma ninfeta do corpinho durinho, mas me deparo com uma magrela alta, sem bunda nem peito.
Pelo menos ela compensa no sexo, mulher de atitude, beija na boca, lambe seu rosto, se esfrega em você, enfim, transa com muita vontade, me surpreendeu positivamente, o sexo foi bem intenso. No mais é simpática, aquelas louquinhas de rave e consegue manter uma conversa agradável.

Está aprovada com ressalvas, uma academia e um silicone bem feito agregariam muito na experiência de transar com ela.

( ) abaixo do esperado
(X) dentro do esperado
( ) acima do esperado
( ) muito além do esperado
( ) Casaria com ela

Se volto? Se ela fizer um upgrade, sim.

Link:
🔗

Prime
Colaborador
Colaborador
---
Quantidade de TD's: 423
Ver TD's

#8 Mensagem por Prime » 18 Mar 2019, 16:52

POSITIVO
Já conheço a Nanda há muito tempo. Nunca quis sair com ela pelo fato de fumar, porém ela diminuiu bastante o consumo do tabaco, então resolvi arriscar. Não achei ela da forma como o confrade achou, magra ela sempre foi, porém acho que estava faltando uma academia, porém ela tem se matado para ficar toda durinha e com músculos no lugar, mas já deu pra ver resultado. No TD é chover no molhado, essa maluca gosta de dar, e dar pra caralho. PQP... dou conta não. Chupou, bateu com o pau na cara, fodeu de tudo que é lado. Acostumado com as namoradinhas, quase passei vergonha....hahahaha.

( ) abaixo do esperado
( ) dentro do esperado
(x) acima do esperado
( ) muito além do esperado
( ) Casaria com ela

Volto, mas vou dar calmante pra ela antes...rsss

http://www.acompanhantescuritiba.org/nanda_machado.html" -"-

Link:
🔗

chicocwb
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 56
Ver TD's

#9 Mensagem por chicocwb » 07 Abr 2019, 10:26

POSITIVO
Salve nobres da putaria. Com tempo e grana curtas, mas muita vontade de pegar uma mina parti pras conhecidas.

Breve busca nos sites e marquei 30 minutos com a Nanda por Whatsapp. Rumei pro conhecido prédio da Vicente Machado… local de boa diversão há tempos, quem não lembra da Heloisa e Angel que atendiam por lá. Bons tempos.

Cheguei interfone e subi. Estava me esperando com roupinha sexy. Dei uns amassos, beijos gostosos, chupei peitos durinhos e baixei a cabeça dela botando o pau na boca dela. Chupou com vontade, chupada daquelas boas, no couro e com trato nas bolas e bem babado.

Escorei ela na poltrona do quarto, meio de quatro, fui esfregando o pau na bunda dela enquanta abria o preservativo… encapei e penetrei a buceta. Segui com bombadas fortes de quatro e após alguns minutos gozei muito enchendo a borracha.

Segunda vez que peguei a Nanda. Muito simpática e atenciosa comigo. Como tinha marcado uma rapidinha, despeço e rua!!

Os links:
http://www.041vip.com.br/novo/home/cont ... -Fernandes" -"-

Resumo: beleza natural, papo legal e interação adequada = garota pra foda boa!

Ponto negativo: ainda pude sentir um cheirinho de cigarro que não me agrada pessoalmente.

SATISFAÇÃO NO ATENDIMENTO BY CHICO:
( ) MUITO INSATISFEITO --> Quando no atendimento a dama nega fogo rebaixando tudo o que tinha combinado para o programa.
( ) INSATISFEITO --> Atendimento abaixo do esperado porque a dama não cumpriu todos os combinados feitos antes do programa.
( X ) SATISFEITO --> O atendimento foi dentro do esperado porque a dama cumpriu com dedicação tudo o que foi combinado para o programa.
( ) MAIS QUE SATISFEITO --> Atendimento acima do esperado porque a dama surpreendeu com uma putaria completa e indo além do que foi combinado para acontecer no programa

Link:
🔗

Tibério Vacariano
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 250
Ver TD's

Re: Nanda Kirtten

#10 Mensagem por Tibério Vacariano » 08 Fev 2021, 20:09

POSITIVO
Fui conhecer a Nanda Kirtten logo que seu anúncio ficou ativo novamente. Está dividindo um apartamento na Teófilo Otoni com mais duas putas -- ambas sem anúncio.

A mulher já foi descrita fartamente nos TDs acima e em muitos outros que se perderam em outras partes do fórum. Tem um corpo lindo, jovem, firme, todo natural e sem marcas. A voz grave denuncia o abuso do cigarro mas, pelo menos comigo, teve cuidado a ponto de eu não sentir qualquer vestígio durante os beijos.

É uma pessoa muito extrovertida -- excessivamente, eu diria --, daquelas que roubam a atenção em qualquer roda de conversa e são capazes de fazer festa até em velório.

Honestamente, não é o tipo que eu teria como companheira, mas eu estava lá para comê-la, e nisso ela manda muito bem. Rolou de tudo: beijo de língua, oral meu, chupeta dela, sexo em várias posições. Ela também goza e lubrifica-se naturalmente. Fiquei satisfeito e pretendo repetir em breve.

Aos saudosos, parece que a "Família Kirtten" está para voltar. Aguardemos.

Nanda Kirtten
https://www.041vip.com.br/model/nanda/
https://archive.vn/5NjhR
http://web.archive.org/web/20171219173440/http://www.041vip.com.br/novo/home/conteudo/4396/5826/Nanda-Kirtten
https://www.imagevenue.com/GASMV5
(41) 99871-6463, 41998716463, WhatsApp (atual)
(41) 98451-7451, 41984517451 (antigo)
R$ 220 por uma hora

Link:
🔗

Roveredo
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 27
Ver TD's

Re: Nanda / Ex-Nanda Kirtten

#11 Mensagem por Roveredo » 24 Fev 2021, 20:39

POSITIVO
TD realizado há poucos minutos.

A Nanda está agora no Água Verde (após a proprietária do local no Cajuru pedir o imóvel sem explicações). Local bom e não tão movimentado.

Me recebeu com um beijo na boca e fomos até o abatedouro propriamente dito. Banho meu e dela e partimos para a labuta.

Começamos com alguns amassos de pé e ela indicou uma poltrona, se ajoelhando para chupar. Chupeta boa e com ritmo adequado.

Fomos então para cama e ela me chupou por mais alguns minutos, até que eu pedi para que sentasse no meu rosto para degustar seu sabor.

Gosta que chupem com pouca pressão. Gozou após alguns minutos sendo chupada na posição.

Pequena pausa para descanso, colocamos o EPI e começamos com ela por cima.

Achei ela bem apertada quando começamos com ela por cima. Como ela não está mais tão acostumada com bilugas, digamos, volumosas, pediu para trocar de posição e tentamos PPMM comigo de pé ao lado da cama.

Como ela continuava sentindo um pouco de dor (mesmo lubrificada), mudamos para de 4 e o negócio engrenou melhor.

Um pouco cansado (estou fora de forma risos), deitei um pouco na cama e tentamos novamente PPMM (desta vez ambos em cima da cama). Desta vez a penetração fluiu melhor e fiquei variando o ritmo em que a penetrava. Depois de uns 5 minutos assim, tirei o pau e voltei a chupa-la. Gozou novamente em menos de 3 minutos de chupada.

Ela voltou a me chupar na cama e pedi para que ficasse de joelho no chão. Continuou a me chupar e passou a lamber as bolas enquanto tocava uma pra mim. Passei a conduzir a punheta enquanto ela continuava a chupar minhas bolas e, quando estava pra gozar, ela colocou meu pau na boca e chupou ate sugar tudo.

Ejaculação finalizada, foi despejar meus girinos do amor na pia do banheiro.

Conversamos mais um pouco sobre amenidades e rua.

Honorários: R$ 220,00 (faz anal por adicional de R$ 100,00, mas avalia o tamanho da ferramenta do confrade antes).

Aprovada.

Link:
🔗

pirokinho
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 30
Ver TD's

#12 Mensagem por pirokinho » 08 Mar 2021, 09:19

POSITIVO
TD realizado há 2 semanas.
Responde rápido pelo Whats, combinamos em seu local no água verde.
Chegando no local combinado me deparo com uma moça muito bonita, faladeira e muito simpática.
Corpinho tudo em cima e higiene em dia.
O atendimento em si foi excelente... Com beijos de língua, carícias.. um dos melhores orais q já recebi.

Link:
🔗

Roveredo
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 27
Ver TD's

#13 Mensagem por Roveredo » 09 Mar 2021, 18:06

POSITIVO
Repeteco realizado ontem no final da tarde.

Sem muitas diferenças no sexo em si, apenas no local (fomos ao Le Nouage).

Ainda vou convencer a Nanda a fazer anal comigo, mas não foi dessa vez.

Link:
🔗

PICA-PICA
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 59
Ver TD's

#14 Mensagem por PICA-PICA » 19 Mai 2021, 00:03

NEGATIVO
Nota:1
Boa noite amigos

Sempre acompanhei os relatos dessa moça, pois são alguns positivos , isso desde lá de trás , porém , nunca deu certo ou tinha outras na lista .. enfim ..
Chegou o dia ! Haha

Vamos lá ... menina pelo watts de instiga de tudo enquanto e jeito , venha ! Que horas vem ?! To esperando !! Enfim , macaca véia .. fui !

Ja deixo claro que cobra 220 e não negocia valor , pelo relatos positivos aceitei sem pedir desconto ou pechinchar ..

Porem , os problemas começaram quando me falou do lugar de atendimento , 220 né .. não é 120 mitos , Tem que ser um local digamos agradável e confortável , certo ? Mero engano .. ela atende num muquifo , no meio dos craquentos lá na rua 13 de maio ..quase abortei! Mas como era uma tara minha conhecer ela fui ..muitos mendigos drogados e sei lá o que na rua fiquei com medo de ser roubado , cheguei na frente do prédio avisei que estava aguardando (ela desce buscar vc ) e pra piorar demora um pouco ..
Quando abre a porta do prédio , sério não sei se expectativa era muita mas não curti , magra ..pernas finas , bunda é ok , um rosto estranho (não é bonita ) uma cara meio de noiada e senti ela meio acelerada .. estranho !! P.s bafo de cigarro forte!! Enfim .. subi com ela pelas escadas .. tentei quebrar o clima sendo agradável e tal , pois sou um pessoa com ótima educação e cultura, ela até conversou mas senti que seria uma parada mecânica .. não foi simpática ou algo do tipo .. só respondia o que perguntava ..
Chegamos no andar , que é comercial , não é nem residencial a parada lá , quando entrei não sei se aquilo é um conjunto comercial ou sei o que , me assustei !! É um muquifo minúsculo mesmo .. Aspecto sujo sei lá .. não curti! Banheiro e uma parada meio improvisado que mal cabia dentro kkk. Sério e minúsculo .. azulejo velho , feio .. vazo é junto .. kkk . É uma coisa estranha .. eu fiquei na minha e nem questionei ..

Vamos para o coito :

Rolou uns beijos e já desceu para o oral , vi que muitos falam que ótimo! Minha opinião !? Não é ruim , mas é um oral mecânico e rápido .. parece que para vc ejacular rápido ..deitei na cama já encapou , ela no Coito até se esforça , mas tudo parece meio sem envolvimento sei lá .. mete , goza e ir embora .. foi isso que senti ..

Considerações finais.

Não volto e não indico , 220 mitos é caro pelo lugar (região e muquifo) ... há ela mora lá no local conforme mencionado por ela , e pela falta de envolvimento ..
valores que deveria estar praticando talvez , 130 1 hora e 90 meia , faço essa comparação pois tenho GP que cobra 200 1 hora num lugar muito melhor localizado e bem arrumado..

E difícil eu negativar .. mas acontece!!

Abraços e todos

Link:
🔗

valorum
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 39
Ver TD's

#15 Mensagem por valorum » 20 Jun 2021, 11:19

POSITIVO
Fez Oral sem camisinha:NÃO
Nota:8
Posso homologar todos os TDs corridos anteriormente.

(-) está no mesmo local que a Gabi Lorenz, lá no início da vida, ou seja, o banheiro é minúsculo, e possui muito poucas curvas, ou seja, se você deseja uma menina curvilínea e muito gostosa, não é para você.
(+) É extrovertida, simpática, envolvente. Se você deseja alguém que aprecia a sua companhia ( ou finja muito bem ) é para você.

Havia um forte cheiro de incenso de lavanda no local, o que provavelmente mascarou um possível cheiro de cigarro.
Nos dias de semana, ha um porteiro. No sábado acredito que ela venha recepcionar, e não é muito legal ficarei esperando ali.

Custo de 220$ Minions por 1 hora

Link:
🔗

Responder