Olá a todos
Pessoal, sou Médico Infectologista e costumo escrever alguns textos com orientações sobre o Coronavirus. Segue abaixo a minha última coluna, acho que vai ser útil pra vcs.
### INÍCIO ###
Sexo após a vacina contra COVID-19: quais são os riscos?
Passados aí mais de um ano e meio desde o início da pandemia, as últimas notícias são animadoras: menor média diária de números de mortes desde 31/12/2020, queda no número de internações hospitalares, volta dos eventos sociais, liberação das atividades comerciais que antes estavam fechadas por decreto na maioria das cidades…
E ao que tudo indica, graças principalmente às vacinas que temos por aqui. Não é coincidência que a melhora dos números da pandemia veio acompanhada de recordes nos números de vacinados (tanto em 1ª quanto 2ª doses) por todo o Brasil. Muito se fala sobre a volta gradual ao “normal” e já vi diversos textos falando sobre os cuidados que devemos tomar com relação à retomada das atividades. Mas e com relação ao sexo e as vacinas?! Quais são os que cuidados devemos tomar neste momento?
Em primeiro lugar: as vacinas disponíveis para o coronavírus funcionam. E se você quer diminuir ao máximo os riscos de contrair a COVID-19 durante o sexo, recomendo SIM que você tome a vacina, QUALQUER VACINA, desde de que esteja liberada pela ANVISA.
Em segundo lugar: NENHUMA VACINA dá 100% de proteção contra a infecção. O que elas fazem é principalmente DIMINUIR MUITO o risco de você ficar doente e “SE PEGAR” é quase certo de que vai apresentar sintomas leves, sem precisar de uma internação.
Em terceiro lugar: O EFEITO DA VACINA NÃO É INSTANTÂNEO. Não adianta tomar a vacina hoje e achar que está protegido amanhã. A proteção efetiva acontece cerca de 15 dias após a segunda dose.
Levando em conta os três itens citados acima, classifiquei o risco de contaminação pelo COVID-19 durante o sexo em BAIXO, MÉDIO e ALTO.
BAIXO RISCO
Você e/ou sua parceira(o) tem entre 18 e 60 anos, ambos completaram as 2 doses da vacina há pelo menos 15 dias e estão completamente SEM SINTOMAS
Praticaram sexo com preservativo e sem beijos, em posições em que não ficaram “face-a-face” ou mesmo fizeram uso de máscaras
Relação rápida, com duração menor que 15 minutos, em ambiente ventilado (ventilação natural)
MÉDIO RISCO
Você e/ou sua parceira(o) tem mais de 60 anos, tomaram apenas UMA DOSE da vacina, ou tomaram a vacina há menos de 15 dias
Trocaram beijos durante a relação, em posições “face-a-face”
Relação com duração maior do que 15 minutos em ambiente pouco ventilado
ALTO RISCO
Você e/ou sua parceira(o) tem mais de 60 anos, NÃO TOMARAM NENHUMA DOSE DA VACINA
Algum dos parceiros estava com sintomas gripais durante a relação
Trocaram beijos durante a relação, em posições “face-a-face”
Relação com duração maior do que 15 minutos em ambiente completamente fechado, sem ventilação.
O que fazer após uma situação de risco?
Não se desespere. A contaminação pelo COVID é muito variável, não é porque você se expôs a uma situação de alto risco que você obrigatoriamente foi contaminado. Se você começar a apresentar sintomas gripais, recomendo que você faça o teste do SWAB (RT-PCR ou pesquisa de antígeno), a partir do terceiro dia de sintomas.
Se você está assintomático e quer pesquisar se foi contaminado, recomendo que faça o SWAB (RT-PCR ou pesquisa de antígeno), a partir do 5º ao 7º dia após a situação de risco.
### FIM ###