As GP's que chegam ao ponto de poderem "cobrar caro" sabem que "cliente bom" é algo que não acontece todo dia.
Poucas GP's são disciplinadas ao ponto de pegar o "dinheiro alto" que receberam num determinado dia ou ocasião, e "esticar" esse dinheiro ao longo do período (visão financeiro-empresarial) ou seja, poucas formam um "capital de giro" e menos ainda fazem esse dinheiro "durar".
Na prática o que acaba acontecendo é que as "TOPS" acabem realmente optando por "preços conforme a ocasião" (ou conforme o bolso), outras simplesmente migram e assim a coisa vai.
Outra coisa que vemos "na prática", é que as GP's com a cabeça no lugar (e que são competentes e profissionais) cobram valores razoáveis e tem clientela sempre, aí elas não tem muito o que se preocupar com sazonalidades. Mas vamos ser coerentes, uma boa parte dessas GP's competentes não possuem postagens aqui no GPGUIA, talvez até porque não precisem, ou porque não são "TOPs" no sentido estritamente "estético" da coisa.
NÓS (consumidores) faremos melhor se considerarmos esse nosso "hobby" como um esporte, assemelhado à caça, ou ainda, como os colecionadores. Nesse sentido, o nosso "hobby" é um conjunto de táticas para atingir um "consumo médio" (por assim dizer) ou, para abiscoitar "as figurinhas raras". No meu caso, hoje digo que busco "o melhor atendimento". Mas cada um no "hobby" sabe o que quer e deve estar preparado para a "busca"; os que não sabem o que querem são os otários que via de regra causam distúrbios de mercado.
Quem é "antigo no ramo" sabe bem o que estou dizendo, e os novatos vão pagar pela experiência que ainda vão adquirir (exatamente como nós mesmos fizemos).
O GPGUIA é excelente por ser um repositório de experiências, mas em última análise a decisão de sair (com esta ou aquela; sair com a GP no seu habitat natural ou tentar levar em outro local; escolher a hora do dia ou da noite; esperar o melhor momento no mês ETC ETC ETC) cabe a cada um pagando o que achar que deve.
O "denominador comum" entre nós foristas médios... é "sair com a escolhida" de preferência "por um valor que seja correspondente ao prazer auferido" coisa que desde o tempo dos Romanos já se estabelecia ao redor da pecúnia "res, pretium et consensum" (objeto, preço e consenso).
Tudo o que sai fora dessa "curva" (por ex., pagar um preço excepcionalmente alto por uma GP que no final das contas não é tão melhor assim que a média do mercado) serão experiências (melhores ou piores) na vida particular do forista ou sonegador, experiências pessoais difíceis de correlacionar ou até de comparar pois não estão "no espírito do esporte".
Da minha experiência particular posso dizer que uma vez ou outra paguei valor ridiculamente alto e depois fiquei pensando, que bobagem. Mas experiência é esse automóvel que segue para a frente, com os faróis apontados para trás.