Adeus Bem Bolada. Adeus ao que restava do Carnaval em Curitiba!

Espaço para os foristas postarem assuntos gerais regionais do estado do Paraná.

Regras do fórum
Responder

Resumo dos Test Drives

FILTRAR: Neutros: 0 Positivos: 0 Negativos: 0 Pisada na Bola: 0 Lista por Data Lista por Faixa de Preço
Faixa de Preço:R$ 0
Anal:Sim 0Não 0
Oral Sem:Sim 0Não 0
Beija:Sim 0Não 0
OBS: Informação baseada nos relatos dos usuários do fórum. Não há garantia nenhuma que as informações sejam corretas ou verdadeiras.
Mensagem
Autor
Mr hyde
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 30
Ver TD's

Re: Adeus Bem Bolada. Adeus ao que restava do Carnaval em Curitiba!

#31 Mensagem por Mr hyde » 30 Nov 2011, 23:19

um pouco de história da velha curitiba e seus carnavais
(by Zé domingos)

CONCURSO “A MAIS BEM BOLADA” OUTRA ATRAÇÃO QUE DESAPARECE IDEALISTAS MANTÉM CARNAVALNotícias — 05 março 2011
Por Zé Domingos

Curitiba nunca foi uma cidade voltada inteiramente para o Carnaval. Talvez pelo próprio jeito de ser de sua gente o Carnaval aqui não encontra a mesma receptividade popular que outras localidades. Há seguimentos que defendem que Curitiba deveria buscar alternativas promocionais para atrair para cá pessoas que nestes dias procuram tranqüilidade para descansar. Mesmo sem campanhas publicitárias neste sentido muitas pessoas vem para Curitiba, no sentido de passear, visitar amigos ou parentes, outras para conhecer. Mesmo tendo algumas promoções carnavalescas a cidade fica nestes dias bastante tranqüila.

Uma das mais tradicionais promoções carnavalescas surgida nos anos 70 por iniciativa de um cidadão conhecido por Barriga funcionário do jornal Tribuna do Paraná, o concurso “A MAIS BEM BOLADA”, reunindo mulheres das casas noturnas da cidade e que alcançou grande sucesso, atraindo grandes públicos teve sua ultima edição no ano passado.

O fotógrafo Mário Neri que substituiu Barriga, na organização do evento vinha a alguns anos enfrentando diferentes desafios para desenvolver o projeto. A promoção que teve como primeiro local a Sociedade Batel depois passando para a sede do Atlético Paranaense, naquele tempo Ginásio de Esportes, passou a ser realizada em diferentes locais. Arrumar local passou a ser um dos problemas. As mudanças seguidas evidentemente traziam problemas, até mesmo para a presença de público. Este foi diminuindo e com mais dificuldades surgindo.

Mulheres deixaram de se interessar pela participação por entenderem não se interessante profissionalmente. Proprietários de boates também passaram a apresentar barreiras para a presença de suas freqüentadoras. Enfim uma série de fatores fez com que a promoção que teve anos gloriosos deixasse de ser realizada à partir deste Carnaval. É mais uma das atrações do Carnaval de Curitiba, que desaparece.

A idéia do concurso “A Mais Bem Bolada” surgiu do sucesso dos bailes de segundas-feiras no Operário, onde travestis participavam de um concorrido concurso. Os travestis se apresentavam com lindos vestidos, belos penteados, maquiagens avançadas, procuravam o melhor para ganhar as simpatias do público e da comissão julgadora. Vinham travestis de vários estados. Era uma grande festa e vários anos fui seu apresentador, bem como participei de comissões julgadoras.

Os bailes de Carnaval no Operário eram dos mais concorridos e os das segundas-feiras dia do concurso era sucesso garantido. Meses antes as mesas estavam vendidas, convites igualmente. O clube lotava. Compareciam personalidades da mais alta sociedade, autoridades, a maioria com mascaras para não serem identificadas. Um grande “auê” com o Presidente Edgard Antunes da Silva – Tatu, o Diretor Social o radialista Moisés Harmuch, o homem do programa das bandinhas pela Rádio Marumbi, satisfeitíssimos. Havia participação de toda a diretoria, pois, o Carnaval no Operário, era trabalhoso, mas altamente lucrativo. Aqueles velhos dirigentes foram falecendo, os costumes foram mudando e o Operário, perdeu a força e hoje está fechado, o que é lamentável, pois é um dos mais antigos e tradicionais clubes da cidade. A sede está abandonada. Várias sociedades desapareceram, algumas se arrastam, outras estão fechadas ou em caminho de extinção.

Mas diante do sucesso do baile dos travestis o Barriga lançou a idéia do concurso “A Mais Bem Bolada” e logo no primeiro ano foi sucesso total. Mulheres de praticamente todas as boates se inscreveram e naquela época eram muitas as casas noturnas em Curitiba, Moulin Rouge, Marrocos, Stardust, Graceful, Metrô, Jane 1 e 2, La Vie em Rose, Cádiz, Manhattan, Tropical, Cavanhaque, Gogô da Ema, Quatro Bicos, Castelinho, Casa de Campo, isto para citar apenas algumas. Os primeiros concursos ocorreram na Sociedade Batel, nas noites de domingo justamente para não concorrer com o do Operário. Face ao sucesso e o salão da Sociedade Batel, ser pequeno e também apresentar problemas de falta de segurança foi transferido para a sede do Atlético.

Depois surgiu o baile da “Mistura”, imaginado pelo empresário artístico Antonio Gil, então Diretor Social do Atlético. Tal baile foi realizado durante alguns anos na terça-feira. Houve também o Baile da Ressaca, realizado no Operário, no primeiro sábado após o Carnaval. Praticamente todos os clubes realizavam bailes de Carnaval com orquestras, raros os que usavam música mecânica.

Nos anos 50, 60 e até 70 havia o corso com homens e mulheres fantasiados desfilando pela Rua XV de Novembro. Naqueles tempos o transito era aberto para carros e muitos com seus veículos sem capota desfilavam jogando lança perfume, confetes, serpentinas e água nos foliões. Era só alegria. Havia desfiles de escolas de samba, mas sem concurso.

Depois passaram a ser organizados pela Prefeitura os concursos das escolas de samba que aconteciam como ocorrem hoje no sábado. Colorados, Não Agite, Asas da Alegria, Embaixadores da Alegria, Bola Preta, algumas das escolas. Com o desaparecimento da Asas da Alegria, ligada a Base Aérea e ao Ícaro Atlético Clube, do Bacacheri, sendo um dos seus baluartes Lauro Carvalho Chaves, o Baio, vereador de vários mandatos em Curitiba, seus componentes fizeram acordo com a Sociedade Dom Pedro II, ensaiando em suas dependências. A escola passou a ser chamada D. Pedro II. Doisou três anos depois a Sociedade D. Pedro II, resolveu não apoiar a escola e ela se transferiu para o Pinheiros, passando a ser chamada Mocidade Azul, denominação que tem até hoje. Osvaldo Afunda, Jubal, Charrão, Orlando, Amauri, Noli, foram grandes nomes da Mocidade Azul, como Glauco Souza Lobo, Carlos Fernando Mazza, Lima, Carlos Nasser, pela Não Agite, Embaixadores da Alegria, com a liderança do Advogado José Cadilhe de Oliveira, depois da família D’Avila, aliás, até hoje, Ismael Cordeiro, Neil, Vico, Nelson Cordeiro, na Colorados.

Ainda surgiram Ideais do Ritmo, comando do saudoso Chocolate, Aristocratas do Ritmo com liderança do Mauro, Unidos do Boqueirão, com Mestre Libanio, Foliões da Mocidade, Sapolandia com Julinho, Zebra no Batuque e outras. Houve também durante dois ou três anos o Concurso da Resistência, na Praça Tiradentes, onde hoje tem uma agencia do Banco do Brasil. O objetivo ficar sambando durante três noites e três dias sem parar. O que mais agüentasse ganhava premiação em dinheiro. Entendendo ser a promoção uma afronta a saúde, as autoridades a proibiram. Havia concursos de fantasias infantis e adultos em vários clubes.

Eram inúmeras as promoções de Carnaval e hoje estão restritas. Poucos clubes realizam bailes, os concursos desapareceram e o desfile das escolas de samba não tem mais a mesma força de anos passados. Por isto o destaque de que Curitiba é uma cidade tranqüila no Carnaval e para quem não quer balburdia e um ótimo local para se descansar.

Os hotéis estão lotados, mas a maioria dos hospedes tem o objetivo de fugir do Carnaval, agitado de outras cidades. Para aqueles que gostam tem bailes em alguns clubes, bem como o bloco Rancho das Flores, que abre o desfile no sábado e todos podem participar e o desfile das escolas de samba no sábado. A cidade não fica totalmente alheia, mas é diferente de outras que promovem o Carnaval com toda a intensidade possível.

José Domingos Borges Teixeira; in
http://www.josedomingos.com.br/2011/03/ ... -carnaval/

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

brocoxo
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 21
Ver TD's

#32 Mensagem por brocoxo » 18 Dez 2011, 21:31

Gancho CWB escreveu:Para quem não tem mais BEM BOLADA, que tal ir na "Noite da xoxota louca"? rsrsrsrsrsrssr
segue o link da festança: http://www.youtube.com/watch?v=Nvx3iAdy ... dded#at=26

::basta::
Puta que o pariu... só mulher feia.. rsssss

Link:
🔗

Seven
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 132
Ver TD's

#33 Mensagem por Seven » 23 Jan 2012, 17:45

será que nesse ano volta o bem bolada????

Link:
🔗

smart_guy_cwb
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 22
Ver TD's

#34 Mensagem por smart_guy_cwb » 31 Jan 2012, 16:22

acho que não...

Link:
🔗

Stallone Cobra
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 126
Ver TD's

#35 Mensagem por Stallone Cobra » 31 Jan 2013, 11:14

http://parana-online.com.br/colunistas/67/95583/
Baile das Bem Boladas
Para os foliões novatos, o nome pode não dizer nada. Até porque, para quem chegou agora, o Carnaval curitibano já morreu e esqueceram de avisar aos reincidentes. O cadáver ainda desfila uma vez ao ano pelas bandas do Centro Cívico. Mas para os de meia-idade, ainda com alguns neurônios preservados, o Baile das Bem Boladas desfila na memória.

O Baile das Bem Boladas foi gerado nas páginas desta Tribuna do Paraná, pela imaginação do mestre Barriga, falecido chefe gráfico da Editora. Nasceu na velha Sociedade Batel, o Batelzinho. Uma pândega de concurso de beleza, reunindo a fina flor das damas da noite. Em sua época áurea, nos anos sessentas e setentas, o baile já uniu, pelos laços do matrimônio, senhores de tradicionais cepas com senhoritas nem tanto. E destruiu casamentos sacramentados.

Tão tradicional quanto o baile era a divulgação na Triboladas, coluna de humor onde semanas antes desfilavam as fotos das candidatas. Talvez mais importante que o próprio desfile. Certas candidatas, depois de arrebatar uma primeira página na Tribuna, até desistiam do concurso. Como dois e dois são quatro, se a Tribuna publicou o cachê dobrou.

Mais hilárias que as legendas das fotografias eram as histórias que sobravam desta pré-temporada carnavalesca, com as garotas solicitando a publicação “daquela foto no sofá”. E o telefone na mesa do Dartagnan, eterno editor da Triboladas, não parava de tocar:

- Gostaria de saber quando vai sair o resultado do concurso das Bem Boladas.

- Segunda-feira de carnaval.

- Sabe, seo Darta, hoje eu passei na quitanda do bairro e, olhando a Tribuna, descobri que a minha filha é candidata a Bem Bolada.

- A senhora só descobriu hoje?

- Pois sim! E fiquei bem surpresa, pois pensei que ela trabalhasse no comércio.

- Pois é, minha senhora. De fato ela trabalha no comércio, mas no comércio mais antigo do mundo.

- Fazer o que, seo Darta? ... ela já é "di" maior!

Outro telefonema surpreendeu o editor, com a candidata pedindo para não mais aparecer na Tribuna.

- Darta, meu anjo: vou casar antes do Carnaval. Pega todas minhas fotos e rasga. Se o meu querido vir mais uma foto minha publicada, ele desmancha o casamento.

Sim, o Darta manteve as fotos no arquivo. Poucos dias depois, quase em cima do Carnaval, a moça volta a ligar:

- Darta, meu anjo: não vou mais casar com aquele canalha! Você rasgou as minhas fotos?

- Não, continuam no arquivo!

- Ai, que sorte a minha! Darta, meu anjo, publica aquele retrato do sofá vermelho na Tribuna de amanhã? Publica porque voltei pra noite e estou na parada, meu bem!

Link:
🔗

CARTEIRADOR BANIDO
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 473
Ver TD's

#36 Mensagem por CARTEIRADOR BANIDO » 10 Mar 2013, 22:13

Acabou a única e melhor opção...

Simples "Faz Falta" Assim

Fui

Link:
🔗

gshock
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 46
Ver TD's

#37 Mensagem por gshock » 07 Out 2013, 06:34

Mitthós escreveu:Acabou a única e melhor opção...

Fui
Que saudade bem bolada
[ external image ]

Será que não tem um forista boa gente para ajudar a promover o concurso? Ainda da tempo pro carnaval 2014.

Link:
🔗

gshock
Forista
Forista
---
Ver TD's

#38 Mensagem por gshock » 07 Out 2013, 13:10

pitoko doido escreveu:

Fui
Que saudade bem bolada
[ external image ]

Será que não tem um forista boa gente para ajudar a promover o concurso? Ainda da tempo pro carnaval 2014.

Estamos precisando de patrocinio.

Link:
🔗

gshock
Forista
Forista
---
Ver TD's

#39 Mensagem por gshock » 07 Out 2013, 20:28

Fui
Vamos agitar esse carnaval que vem ai. Vamos arrumar patrocinio e casa noturna.

Link:
🔗

gshock
Forista
Forista
---
Ver TD's

#40 Mensagem por gshock » 07 Out 2013, 20:55

Não vamos deixar a perder o melhor carnaval do brasil.

Link:
🔗

gshock
Forista
Forista
---
Ver TD's

Re: Bem Bolada 1984

#41 Mensagem por gshock » 27 Out 2013, 19:09

Favor não publicar fotos do meu pai putanheiro antigo.
Famoso na epoca de carnaval por sair de casa(levando o cunhado junto(meu tio) falando que ia no velorio de um amigo que faleceu. abraços.

Link:
🔗

Aposentado_2018
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 39
Ver TD's

Re: Bem Bolada 1984

#42 Mensagem por Aposentado_2018 » 29 Out 2013, 13:00

pitoko doido escreveu:Favor não publicar fotos do meu pai putanheiro antigo.
Famoso na epoca de carnaval por sair de casa(levando o cunhado junto(meu tio) falando que ia no velorio de um amigo que faleceu. abraços.
concurso que já virou peça de museu :shock:

Link:
🔗

Galeano
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 38
Ver TD's

#43 Mensagem por Galeano » 11 Nov 2013, 12:59

S21 escreveu:será que nesse ano volta o bem bolada????
Seria uma boa, mas acho que nunca mais volta.

Quem viu, viu. Quem viveu, viveu ou como diria quem furunfou, furunfou, que não furunfou....

Pra voltar teria que ter o apoio da Tribuna principal promotora do evento e o hoje a Tribuna é da careta Gazeta.

Então sem chance.

Mas que seria uma boa, ah, isso seria.

Link:
🔗

Aposentado_2018
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 39
Ver TD's

#44 Mensagem por Aposentado_2018 » 11 Nov 2013, 15:17

Galeano escreveu:
S21 escreveu:será que nesse ano volta o bem bolada????
Seria uma boa, mas acho que nunca mais volta.

Quem viu, viu. Quem viveu, viveu ou como diria quem furunfou, furunfou, que não furunfou....

Pra voltar teria que ter o apoio da Tribuna principal promotora do evento e o hoje a Tribuna é da careta Gazeta.

Então sem chance.

Mas que seria uma boa, ah, isso seria.
até tentaram fazer ressurgir, mas não emplacou :mrgreen:

Link:
🔗

CARTEIRADOR BANIDO
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 473
Ver TD's

#45 Mensagem por CARTEIRADOR BANIDO » 22 Nov 2013, 15:35

pitoko doido escreveu:

Fui
Vamos agitar esse carnaval que vem ai. Vamos arrumar patrocinio e casa noturna.

Em menor escala do que era é possível...

Link:
🔗

Responder