Galdalf é o cara!
Saborosas as descrições do Gogó da Ema, e da Boneca do Iguaçú.
Falando nisso, me vieram lembranças de priscas eras quando o "poder" era exercido em puteiros de frequência "nobre".
Dizem que a ILHA DAS COBRAS (litoral paranaense) já foi um sofisticado local onde moças igualmente sofisticadas eram levadas para atender à politicalha da alta esfera. Hoje em dia, só frequenta o local, nosso nobre governador, o "Maria Louca" (pensando bem, continua então sendo um local de putaria
)
Na década de 50, com o auge do "CAFÉ", o "chic" era frequentar determinadas casas exclusivas. E bota "exclusivas" nisso... Não era suficiente ter dinheiro. Necessário era que o dinheiro fosse quatrocentão (alusão ao poder que o estado de SP exercia sobre esta provincia).
Das casas "não tão exclusivas", e já que falamos no litoral, podemos estabelecer que a boate "MOSQUITINHO" foi um local sofisticado para a época (final dos anos 60, após o banimento da Rua Pêssego Jr.). Este, uma vez fui dar uma conferida, já quando iniciava o suave processo de decadência (final dos anos 70).
Aliás, "Mosquitinho" era o nome "não oficial", pois Paranaguá é a terra dos apelidos, e ninguém realmente conhecia o nome oficial do estabelecimento, que era ... (prêmio para quem souber) ...
No porto de Paranaguá, entre os anos 50 a final dos 60, existia um local denominado "Fortuna Bar". Era destinado à frequência exclusiva de Capitães e oficiais graduados dos navios mercantes, bem como para as pessoas "poderosas" do porto. E assim, a menção do nome "Fortuna Bar" era algo que remetia à imaginação, das opulências que a casa parecia prometer. Depois, houve uma decadência, até que o local tornou-se apenas uma lenda local.
Na cidade de Antonina, existiram também locais memoráveis, em razão dos anos de ouro do porto de lá, porém estamos falando aí de realmente MUITO TEMPO atrás. Não tenho conhecimentos específicos, será que algum "capelista" se habilita?