Alguns comentários que me vem à cabeça.
Conheço pessoas que pagam preços altíssimos, por algo que nós "normais" não pagaríamos mais que R$200, pelas seguintes razões:
a) Só confiam em determinado agenciador (o qual aproveita da situação e cobra carésimo)
b) Não podem em hipótese alguma aparecer, então investem em esquemas incluindo viagem para fora da cidade, estado ou até país (gente que tem muitíssimo a perder, e não é só com a esposa)
Num determinado caso, um cliente meu "monopolizou" uma bahiana em Salvador (transformou uma GP em Gp de um cliente só, ele) e chegou a sustentar a família dela (pai, mãe, irmãos e irmãs) sei que ele depositava uns USD5mil por mês só para as necessidades básicas dela, fora presentes. Detalhe, o sujeito saía lá da gringolância e vinha ao Brasil, chegava aqui em Curitiba, usava a viagem como pretexto. Daí saía de Curitiba para Salvador para ficar 5 ou 6 dias com a fulana numa casa que ele alugava num condomínio de luxo em Salvador (beira da praia). Daí ia embora e só repetia a aventura meses depois. Olha o custo da brincadeira. Quando "terminou o caso", ainda deu um BELO presente de despedida.
Se eu postasse as fotos dessa bahiana aqui, muitos diriam que ela não vale R$150 - e eu posso afirmar que de fato não valia! Conheci ela pessoalmente de passagem numa viagem do meu cliente; apesar de extremamente simpática, não havia explicação para tanto mimo.
Seria essa uma "exceção"? Nada disso, é mais comum do que a gente imagina, em graus maiores ou menores de piração e rasgação de dinheiro.
Anos atrás eu saía com uma GP aqui de Curitiba mesmo, acabei "cliente" dela e aí ela me contava o dia-a-dia (como todas elas gostam aliás de fazer nessas circunstâncias). Ela era MUITO GATA e por isso cobrava um pouco mais que o valor de mercado. Naquela época o programa bem pago era na faixa de R$50 (ano de 1996 ou coisa assim) então eu pagava R$60 ou R$70, algo assim. Um belo dia ela me contou que conseguira cair nas graças de um "grande agenciador" e ela contou que o agenciador conseguia programa de R$400 (já descontada a comissão dele). Mas ainda assim me "atendia" pelo valor "normal" - isso quando ela tinha vaga na agenda! Ela viajou para um monte de lugar, EUA, Europa, tudo por conta de clientes VIP, me mandava e-mail se gabando. Quando um cliente "monopolizou" ela, eu perdi a vez! Só fui convesar de novo com ela quando anos depois, ela "virou civil", pulou fora na hora certa (antes de começar a virar diarista). Formou-se em duas faculdades (direito e psicologia) e está com "o burro na sombra" graças a uma política de investimentos no tempo certo.
Claro que se uma GP "endeusada" perder a "crista da onda", e não conseguir voltar a encantar um ricaço, estará de volta aos "preços de mercado".
Estou trazendo estas reminiscências, não com o objetivo de estabelecer qualquer relação entre doideira e preço... apenas comentando que quando o cliente quer pagar (se separar do dinheiro) logo ele vai encontrar quem o ajude nessa empreitada (GP, agenciador ou ambos) o resto será questão de habilidade