Confrades,
Quem me conhece sabe que sou um bom gourmant e um bom gourmet (pra os menos argutos, significa que eu gosto de comida gostosa e ainda como pra caralho). Tudo que gosto de fazer está relacionado a comer: mulheres alimentos e fome de conhecimento! Sugiro o seguinte pra festa:
Café da manhã: Caixas de leite longa vida, café instantâneo, açúcar e adoçante, chocolate longa vida de 1 litro, frutas como melancia, abacaxi e melão, uvas e maçãs. Sugiro sucos apenas de caixa, pois fazer a mão, no meio da ressaca e da putaria dá um trabalho danado.
Almoço: Comida de panelão, rende bastante, fica saborosa feita na véspera. Dentre as opções, entre cozidos, rabadas e afins, o melhor mesmo é feijoada, que bem feita pode ser fervida e comida toda hora. Acompanha arroz e salada. Eu sei fazer em quantidade e posso estar na véspera pra fazer. Isso não tira a possibilidade de fazer churrasco pro sábado, mas o feijão fica como importante opção pra qualquer refeição, seja pro almoço, janta e até café da manhã.
Petiscos: tudo pronto que se coloca na mesa e se abastece aos poucos sem estragar: azeitonas (é bom comprar em balde no atacadista), salame, queijo, biscoitos de petiscos, torradas prontas e patês (abrir ao passo que for acabando pra não azedar).
Bebidas: Cerveja, refrigerante, muita água, uísque e vinho. Numa festa em pleno sol, são ingeridos em torno de dois a tres litros de bebidas por pessoa, incluindo água, é claro!
Algumas dicas:
Para almoço - por dia:
- 300 a 400g de carne por pessoa;
- 4 latas de cerveja por pessoa;
- 2 litros de água mineral por dia;
- Acompanhamentos: 200 a 300g por pessoa.
Pro café da manhã:
- 200ml de leite por pessoa;
- 200g de fruta por pessoa;
- 2 pães ou afins;
- 2 frutas.
Pra janta:
- 200g de carne por pessoa;
- 200g de acompanhamentos;
Petiscos: como são trinta homens e mais ou menos o mesmo de mulheres, vamos botar 60 pessoas, que dá por dia (não coloco o três dias pra todo mundo porque isso não acontece):
- 180 litros de bebida (todas);
- 20 kg de carne (todas);
- 3 kg de arroz;
- 3 kg de saladas (pepinos, tomates, cenoura etc) e mais três pés de alface;
- 3 kg de farinha.
Petiscos:
- 01 balde de azeitona;
- 05 peças grandes de salame;
- 05 kg de queijo;
- 3 kg de biscoitos tipo aperitivo;
- três pacotes de torradas prontas (muitas padarias vendem);
- dez latinhas de patê.
- Três potes de manteiga;
É isso aí, galera, acho que a pedida é feijoada pra quebrar um galhão pros três dias e mais um churrasco pro sábado. Se a galera concordar, provisiono a quantidade e a despesa da feijoada e me disponho a fazer na véspera, com a ajuda de meus nobres confrades e das amigas pra separar o grãos de feijão, cortar os temperos e refogar as carnes. O sabor eu garanto!
Valeu,
Embusca.