Muito melhor, em termos de emoção e relevâncioa esportiva, enfrentar o San7os.
Uma coisa é despachar uns argentinos retranqueiros, outra é derrotar o "melhor time das Américas", nas sábias palavras de Compson, o Finazzi iluminista.
Adianta dizer que o San7os é um timeco?
Claro que não.
Porém, para conseguirmos uma vaga na final, teremos que enfrentar o nosso maior inimigo: o Alessandro.
Amigos, eu tento, eu juro que tento, mas não consigo entender como um ser vivo consegue , em posse total e tranquila da bola, oferecê-la ao oponente, sendo ele o último homem da defesa e o outro o melhor jogador do time adversário.
Frize-se: estamos falando de uma disputa pela semifinal de uma Libertadores. Estamos falando de um jogo que estava em igualdade que nos desfavorecia e que, se tomássemos o gol que ele tão gentilmente ofereceu ao adversário, teríamos que fazer outros dois em um jogo pra lá de parelho.
Esse ... esse... maldito... quase causou outra derrota estúpida esse ano em jogo eliminatório.
Agora, raciocinem comigo: quem, do outro time, cai pelo lado esquerdo do ataque?
Quem seria o homem a marcá-lo de nossa defesa?
Não se enganem: se o Tite não mexer nessa escalação, o Alessandro vai, na melhor das hipóteses, ser expulso do jogo.
Mesmo que ele jogue direitinho, não faça nenhuma lambança, é preciso entender que o Neymar vai fazer o Alessandro de gato e sapato. É da natureza de ambos. Um está com mais de trinta, é lento e é cintura de aço, outro tem vinte, é muito veloz e é liso como um quiabo; um é craque, o outro é esforçado; um nasceu pra jogar bola e faz dribles que nem mesmo o videotape explica, o outro entrega a paçoca no mata mata da Libertadores.
Tite tem apenas o Welder como opção, já que o Edenilson está fora de combate.
Sou contra improvisações, mas há exceção para toda regra. As boas regras tem exceções. Esse jogo não é pro Alessandro. A não ser que o Neymar entre em campo puxando de uma perna.
O que fazer, então?
Ora, prum cara que arma o time num 4 6 0, que mal faria em escalar um defensor mais veloz por ali? De cabeça, me vem a mente o Marquinhos. É rápido e vai saber marcar o Neymar melhor, já que , pelo menos, vai conseguir acompanhá-lo na corrida.
Tite, no entanto, me parece pouco inclinado a fazer isso. Ele terá tempo até o jogo e tenho certeza que esse dilema deve estar assombrando a sua mente.
"Como parar o Neymar?"
Essa pergunta já é difícil de ser respondida.
"Como para o Neymar tendo o Alessandro apenas para marcá-lo?"
Essa pergunta é fácil: você não vai conseguir.
Vai ter que ter um ferrolho.Bravo. Os onze atrás da linha da bola.
E torcer para sair algum gol de bola parada. Se sairmos pro jogo, tendo essa fragilidade pelo lado direito de nossa defesa, será muito difícil chegarmos a final.