Não vi o Maradona jogar no auge. Até vi, mas com 4-7 anos de idade não tinha muita noção. Dos que vi jogar me lembro de grandes jogadores, como Zidane, Baggio, Bergkamp e Franchescoli, que mantiveram um bom nível por grande parte da carreira. Ronaldo (Cruzeiro e PSV, depois é melhor esquecer) e vários outros que tiveram muito menos fama jogaram muito bem, mas por muito pouco tempo. Denílson (São Paulo), Arílson (Grêmio), Edmundo (palmeiras), Boiadeiro (Cruzeiro) e diversos outros jogaram muito bem por dois anos, uns mais e outros menos tempo, mas depois sumiram por problemas pessoais (o que inclui cair na noite e na putaria) e/ou lesões. Romário, para mim, fica mais ou menos neste grupo: se manteve fazendo gols por muito tempo, mas jogando como craque de verdade só até a copa de 94. O Fat Ronaldo só enganou mesmo depois de quebrar o jeolho pela primeira vez. Ronaldinho joga muito bem, mas jogaria mais se deixasse a plástica de lado e fosse mais direto.
Eu diria que destes, considerando apenas o auge, o mais efetivo seria o Fat Ronaldo, mas ele só se manteve fazendo gols quase todos os jogos até um ano depois de ser vendido pelo Cruzeiro, até chegar ao Barcelona e se quebrar. Um pouco atrás, mas com muito mais tempo produzindo bastante, viriam Zidane, Baggio e Bergkamp. Eu então consideraria Zidane o maior dos últimos tempos i.e. melhor que eu vi jogar.
Com relação aos vários que vi jogar muito e sumir acho que a noite, o álcool e a putaria são os maiores vilões disparado. Basicamente as mulheres buceteiam pra caralho por jogadores, e se eles não pegarem uma na barbada (sem pagar, ou por escolher uma que está buceteando ou só por dizer que é jogador de futebol na balada) terminam num puteiro de luxo pra foder alguma. O problema é que para quem é atleta dormir e descansar é fundamental. Se fodessem á tarde e dormissem no horário estaria tudo bem. Beber a noite inteira após treinar e ficar com a perna dobrada também é problema. No outro dia ele não vai esticar ela direito e todo o álcool vai mostrar o resultado com relação a resistência. Convém lembrar que treino e descanso andam juntos para o atleta, e falta de descanso junto com uma alta carga de treinos costuma levar a lesões.