Nelson Rodrigues: Futebol e putaria.

Tópicos para postagem de modalidades esportivas (futebol, vôlei, basquete, automobilismo, boxe, olimpíadas e outras).

Regras do fórum
Responder

Resumo dos Test Drives

FILTRAR: Neutros: 0 Positivos: 0 Negativos: 0 Pisada na Bola: 0 Lista por Data Lista por Faixa de Preço
Faixa de Preço:R$ 0
Anal:Sim 0Não 0
Oral Sem:Sim 0Não 0
Beija:Sim 0Não 0
OBS: Informação baseada nos relatos dos usuários do fórum. Não há garantia nenhuma que as informações sejam corretas ou verdadeiras.
Mensagem
Autor
ElPatrio
Acompanhante
Acompanhante
---
Quantidade de TD's: 108
Ver TD's

Nelson Rodrigues: Futebol e putaria.

#1 Mensagem por ElPatrio » 23 Mar 2005, 20:36

Um grande divulgador intelectual dos dois temas foi Nelson Rodrigues. Autor de diversas e geniais crônicas sobre futebol e prosas sobre putaria ou mais propriamente situações mundanas na sociedade e nas familias. Acho que o Clinton poderá escrever com mais propriedade sobre esse assunto do que eu, já que me parece ser um grande admirador de Nelson Rodrigues. Na verdade acho que Nelson Rodrigues nunca escreveu sobre as duas coisas juntas.

De qualquer forma uso, com todo o respeito, o nome do consagrado escritor como mote e abro esse tópico para que falemos sobre a fusão das duas coisas se é que é possível. Sei lá...Não farei isso agora pois não tenho nada que me veio a mente.

Quem será o primeiro?

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Clinton
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 31
Ver TD's

Quando

#2 Mensagem por Clinton » 24 Mar 2005, 08:16

El Patrio,

Realmente, ninguém escreveu melhor sobre futebol e putaria do que Nélson Rodrigues. Porém, até onde eu li, nunca encontrei a fusão dos dois assuntos, a não ser em uma das histórias de "A vida como ela é", em que um sujeito, marido exemplar, dizia para a esposa apaixonada que nos fins de semana ia ao Maracanã, quando na realidade ia encontrar a amante. A esposa, que adorava sua vida e o marido, foi alertada por uma vizinha invejosa, que dizia que ela não devia acreditar em homem nenhum, pois todos eram safados. Resolveram então, a esposa crédula e a invejosa, em um fim de semana, ir até o Maracanã e chamar o marido pelo sistema de som do estádio e o maridão, obviamente, não estava lá. Voltando para casa, a esposa chorava pela desilusão, enquanto a vizia dizia com ar vitorioso: "eu falei, é tudo farinha do mesmo saco, não se pode acreditar em homem nenhum!" Nisso, ela (a invejosa) atravessou a rua sem olhar, foi atropelada e morta. A esposa traída começou a chorar, mas percebeu que sua vida voltaria ao normal, pois ninguém saberia o que havia acontecido e abraçando o cadáver, dizia entre risos e lágrimas: "Bem feito! Bem feito!"

Obviamente pode haver mais histórias, pois eu li apenas duas coletâneas de "A vida como ela é". Estas histórias foram diárias nos jornais durante dez anos e por isso há muita coisa a ser pesquisada e certamente o farei.

No futebol Nélson Rodrigues foi um visionário. Em 1958, quando ninguém acreditava no Brasil, principalmente devido às derrotas de 1938 e 1950, ele ja dizia que ninguém jogava melhor que nós, mas o complexo de inferioridade é que impedia a vitória. Foi então que ele cunhou a expressão "complexo de vira-lata" que assolava o brasileiro, não só no futebol, como na vida, traçando um paralelo entre o esporte e o cotidiano.

Nélson Rodrigues certamente foi o maior cronista brasileiro. Vou pesquisar mais do meu material a esse respeito ara trazer aos foristas.

Link:
🔗

Último Romântico
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 21
Ver TD's

Informação

#3 Mensagem por Último Romântico » 24 Mar 2005, 09:57

A título de informação,gostaria de acrescentar que Nelson Rodrigues apesar do conhecido teor putanhistico em seus textos,nunca sequer usou de palavras de baixo calão,o que é surpreendente.
Porque,falar de putaria sem ser vulgar,realmente é pra poucos.
(Acho que o Érico conseguiu isso aqui no forum,vide TD com a prima Elektra)
Agora,quanto a putaria e futebol,acho que os dois assuntos são muito ligados.

Abraço

U.R

Link:
🔗

lancelot
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 198
Ver TD's

Crônicas

#4 Mensagem por lancelot » 24 Mar 2005, 18:03

Tem crônicas de Nelson Rodrigues sobre futebol que são excelentes, eu me lembro de ter visto na tv uma vez uma em que ele fazia uma comparação de dribles de Garrincha com o andar sensual de uma mulher, quem for pesquisar vai encontrar coisas interessantes.
Eu lembro uma época em que o canal Sportv exibiu uma série chamada Maracanã 50 Anos, em que todos os episódios sempre tinha uma crônica de Nelson Rodrigues sobre futebol.
Mudando um pouco de assunto mas nem tanto, o canal GNT exibiu uma séria chamada Futebol que era sensacional, tinha depoimento de craques do passado e alguns que ainda estão em atividade que eram muito bons, inclusive alguns que participaram da série faleceram pouco depois.
Pra quem gosta de coisas saudosistas sobre futebol o filme Boleiros Era Uma Vez o Futebol também é ótimo e a continuação Boleiros 2 está sendo filmada.
A TV Cultura caprichava no Grandes Momentos do Esporte quando era exibido aos sábados a tarde, contou histórias sobre futebol que foram muito emocionantes.

Link:
🔗

Horista
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 0
Ver TD's

Re: Quando

#5 Mensagem por Horista » 25 Mar 2005, 20:11

Clinton escreveu:Nisso, ela (a invejosa) atravessou a rua sem olhar, foi atropelada e morta. A esposa traída começou a chorar, mas percebeu que sua vida voltaria ao normal, pois ninguém saberia o que havia acontecido e abraçando o cadáver, dizia entre risos e lágrimas: "Bem feito! Bem feito!"
:shock:
Esse cara é bom.
Provavelmente, compartilhava da minha idéia de que para a mulher, os cornos que ela toma só dóem quando são públicos e notórios.

Link:
🔗

Camaleão
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 133
Ver TD's

FUTEBOL...

#6 Mensagem por Camaleão » 25 Mar 2005, 22:57

TEM AQUELA HISTÓRIA DE ENTRAR COM A BOLA... :roll: