*** LOTUS 109 (1994) ***
* Equipe Oficial
* Motor: Mugen-Honda 3.5 V10
* Pneus: Goodyear
* Combustível: Mobil
* Piloto: Johnny Herbert (Inglaterra)
O fim da agonia, o desaparecimento de uma lenda...
1994 foi o ano do triste fim da equipe Lotus de F1, uma equipe de tantas glórias e lembranças, especialmente para o torcedor brasileiro, já que os nossos 3 campeões mundias correram pela equipe inglesa.
Desde o final da temporada de 1990, na qual perdeu seu principal patrocinador, a Camel, a Lotus se viu desfalcada financeiramente, e a consequência eram carros medianos, contrastando com carros vencedores de alguns anos atrás.
Terminada temporada de 1993, a Lotus não tinha verba para construir o modelo de 1994. Com isso, a dupla de pilotos Johnny Herbert e Pedro Lamy tiveram q usar o carro antigo até a 12º etapa. Este último sofrera um grande acidente testando em Silverstone, e foi substiyuido por Alessandro Zanardi.
Tentando desesperadamente sobreviver, a Lotus contrata o "piloto pagante" Philippe Adams para correr o GP da Bélgica. A verba que ele trouxe fez com que a Lotus terminasse o tão aguardado modelo 109.
O novo Lotus/Mugen-Honda estreou no GP da Itália e logo mostrou todo seu potencial com Johnny Herbert obtendo o 4º lugar no grid.
Tal resultado fez com que a Mugen-Honda numa hora totalmente inapropriada exercesse uma enorme pressão por um bom resultado nessa prova: "Chegue na zona de pontos, ou deixaremo a equipe".
E lá foi Herbert alinha seu Lotus/Mugen-Honda na 2º fila. Herbert larga muito bem, porém na 1º chicane da 1º volta, o alucinado Eddie Irvine da Jordan o acerta em cheio e o joga na brita...era o fim da Lotus.
A Lotus/Mugen-Honda passa a temporada de 1994 sem marcar um mísero ponto. Em outubro, a equipe fora vendida para David Hunt (irmão de James Hunt) que tentaria buscar uma salvação, mas em fevereiro de 1995, foi anunciado oficialmente o fim da equipe.
Na foto, o inglês Johnny Herbert está em ação com seu Lotus/Mugen-Honda no GP da Itália de 1994.
Para matar saudade;
http://www.club-lotus.fr/typo3temp/pics/7f24936c60.jpg
http://www.club-lotus.fr/typo3temp/pics/2eb55dec80.jpg
http://www.lotuscars.co.jp/factory/diar ... all-1L.jpg
http://www.belchamber.org/pictures/hethf1cars.jpg
http://www.telegraph.co.uk/motoring/gra ... lotus1.jpg
Att.
* Equipe Oficial
* Motor: Mugen-Honda 3.5 V10
* Pneus: Goodyear
* Combustível: Mobil
* Piloto: Johnny Herbert (Inglaterra)
O fim da agonia, o desaparecimento de uma lenda...
1994 foi o ano do triste fim da equipe Lotus de F1, uma equipe de tantas glórias e lembranças, especialmente para o torcedor brasileiro, já que os nossos 3 campeões mundias correram pela equipe inglesa.
Desde o final da temporada de 1990, na qual perdeu seu principal patrocinador, a Camel, a Lotus se viu desfalcada financeiramente, e a consequência eram carros medianos, contrastando com carros vencedores de alguns anos atrás.
Terminada temporada de 1993, a Lotus não tinha verba para construir o modelo de 1994. Com isso, a dupla de pilotos Johnny Herbert e Pedro Lamy tiveram q usar o carro antigo até a 12º etapa. Este último sofrera um grande acidente testando em Silverstone, e foi substiyuido por Alessandro Zanardi.
Tentando desesperadamente sobreviver, a Lotus contrata o "piloto pagante" Philippe Adams para correr o GP da Bélgica. A verba que ele trouxe fez com que a Lotus terminasse o tão aguardado modelo 109.
O novo Lotus/Mugen-Honda estreou no GP da Itália e logo mostrou todo seu potencial com Johnny Herbert obtendo o 4º lugar no grid.
Tal resultado fez com que a Mugen-Honda numa hora totalmente inapropriada exercesse uma enorme pressão por um bom resultado nessa prova: "Chegue na zona de pontos, ou deixaremo a equipe".
E lá foi Herbert alinha seu Lotus/Mugen-Honda na 2º fila. Herbert larga muito bem, porém na 1º chicane da 1º volta, o alucinado Eddie Irvine da Jordan o acerta em cheio e o joga na brita...era o fim da Lotus.
A Lotus/Mugen-Honda passa a temporada de 1994 sem marcar um mísero ponto. Em outubro, a equipe fora vendida para David Hunt (irmão de James Hunt) que tentaria buscar uma salvação, mas em fevereiro de 1995, foi anunciado oficialmente o fim da equipe.
Na foto, o inglês Johnny Herbert está em ação com seu Lotus/Mugen-Honda no GP da Itália de 1994.
Para matar saudade;
http://www.club-lotus.fr/typo3temp/pics/7f24936c60.jpg
http://www.club-lotus.fr/typo3temp/pics/2eb55dec80.jpg
http://www.lotuscars.co.jp/factory/diar ... all-1L.jpg
http://www.belchamber.org/pictures/hethf1cars.jpg
http://www.telegraph.co.uk/motoring/gra ... lotus1.jpg
Att.