Assisti
DESPEDIDA EM LAS VEGAS. 1995.
[ external image ]
Gostei do filme, interpretação excelente do Nicolas Cage, não deve ser fácil fazer papel de alcoólatra.
O cara é despedido e pega toda grana da indenização pra poder beber até morrer. O cara desconta o cheque, queima todos os móveis e objetos pessoais, e se muda para Las Vegas, com o objetivo de beber até morrer. A última coisa que ele faz antes de sair fora é olhar de relance uma foto em que se vê uma mulher e uma criança, possivelmente ex-mulher e filho.
Em Las Vegas, ele conhece a tal da Elisabeth Shue, uma puta de luxo que é espancada constantemente pelo cafetão. O filme enfoca o relacionamento entre os dois.
Não acho que o cara ame a puta, pois se assim fosse, talvez isso o faria pelo menos hesitar no seu plano suicida. A puta acha que ama Cage, ela pensa que ama porque depois de tantos anos tratada como lixo de segunda categoria, encontrou alguém que olha para ela, a escuta, conforta e bopeia ela bastante. Seja como for, os dois ficam juntos, enquanto Cage ruma diretamente para a morte regada a litros de álcool.
Só achei um pouco forçado o fato dela se apaixonar pelo cara dois dias depois, ainda dizendo eu te amo.
Acho que os dois juntaram suas carências, eram pessoas rejeitadas na vida, um alcoólatra e a outra puta. Enquanto que o Cage tem que aceitar a vida promíscua e não mostrar preconceito; a loira tem o fardo de ter que aguentar o cara sempre em estado de alcoolismo, dando vexame nos cassinos e vomitando pelos cantos. Penso que os dois não se amavam, o que ocorreu foi que eram pessoas sozinhas, e resolveram juntar suas carências pra se sentirem menos sozinhos. Como pode alguém dizer que ama alguém sem nem ao menos ter transado com ele ?
Achei inteligente o fato do diretor nos poupar sobre o passado do ator principal, mostrando apenas a estrada da autopunição e autodestruição, o filme já tem momentos deprê demais e não ia agregar em nada se contasse toda a história do cara.
Interessante saber que o filme foi baseado em um livro autobiográfico, e que o autor do livro (logo depois dele ser publicado) se deu um tiro na cabeça e acabou morrendo. Foda...