O tópico começa com conduta no cinema, passa por flashbacks de desenhos e filmes e no final, os brutos também choram... tá, vou tentar responder os três:
- Minha ex-namorada já se desabou com filmes como O Peixe Grande (um véio passa o filme sendo tachado de mentiroso pelo próprio filho e, no final, quando morre, grande parte dos exageros dele eram verdadeiros). Ou Doce Novembro... que era o filme dela, e ela queria porque queria que eu visse com ela.
- Eu me emociono fácil mas pra arrancar uma lágrima são outros 500. Mas vai muito de fase da vida, circunstâncias e estado emocional... por exemplo, chorei com Titanic e não com Cidade dos Anjos.
- Eu lembro vaaaaaagamente desse Pinóquio... mas o que eu lembro é que os desenhos japoneses dos anos 80 eram quase todos sádicos, cheios de violência psicológica! Um que eu me lembrei era de uma versão japonesa de Peter Pan (que passava na Globo)... tinha zilhões de vilões além do Capitão Gancho, e o Peter e as crianças também viviam se ferrando bonito.
Difícil admitir, mas chorei com Cavaleiros do Zodíaco - quando o do Cisne é morto (entre as MUITAS mortes de cada um deles) e congelado pelo mestre dele. Depois que eu vi que matança e ressurreição era tudo banalizado e perdeu a graça.
Parece que a TV Cultura também era cheia de desenhos realistas demais...