Gurizada,
Já que insistem com este papo de gravata, vai lá:
-Terno escuro, gravata escura, terno claro, gravata clara. Até quem não usa gravata sabe disso. A variável seria terno bege com gravata marrom. E só.
-Não preciso dizer que a camisa tem que ser branca.
-Terno preto, gravata preta.
-Terno branco ou qualquer cor mais clara que marrom, não se usa gravata: se joga tudo no lixo, incluive as gravatas que combinam com ele. Existe a prerrogativa de doar para a caridade, mas nem os carentes merecem usar estes trapos.
-Terno azul marinho, marrom ou caqui, gravata da mesma cor, mas em tonalidade mais clara.
-Gravatas styling Didi Mocó ou similares, nem pensar.
-Gravata com listas? Fala sério...
-Gravata de tricô, jamais, se é que preciso falar isso. Mas sempre tem um bocó que tem uma destas, comprada no tempo do Boy George e acha que não faz diferença usar.
Quanto a ocasião:
-Entrevista - seja discreto: terno preto ou azul marinho e gravata de acordo com a orientação acima.
-Solenidades - seja discreto: terno preto ou azul marinho e gravata de acordo com a orientação acima.
-Festa hype - paletó preto, gravata preta; paletó azul ou marron, gravata do mesmo cor só que em tom mais claro; camisa branca com corte despojado, jeans estonado e tênis Nike sem molinhas, modelo street, para dar uma estilizada. Mas cuidado para não exagerar no estilo, para não ser confundido com veado. Seja estiloso, mas discreto. Se optar por calça de alfaiataria, procure usar da mesma cor do paletó, bem como o sapato, e jamais termine a festa com a gravata amarrada. Sujeito engravatado em final de festa não pega nem resfriado.
-Casamentos, batizados, formaturas - Dentro do possível, procure usar o shape da festa mais descontraída. Caso conste no convite o traje exigido, use smoking preto o mais jovial possível, inclusive se já passou dos 40. Um traje mais sóbrio em festa só vai fazer o cara entregar a idade ou aparentar ser mais velho do que realmente é. O grade lance do cara representar ser mais jovem é pegar mulher mais jovem, lógico, o que é a síntese do putanheiro. Ou alguem aqui, fora o MALEVO, curte puta com mais de 25 anos? Mulher que curte homens mais velhos é problema. Fujam delas. E mulher da mesma idade da gente já basta nossas mulheres e ex-mulheres, ok?
O tópico é sobre gravatas, mas o terno é o mais importante. Gravata é só um acessório. Existe quem alimenta a fantasia de que os acessórios são o mais importante, mas alguém já viu alguem falar "...olha aquele cara de cinto preto com fivela dourada... que gato..." ou "...o cidadão com o relógio Montblanc, por favor, tenha a bondade..."? Claro que não. Sempre se identifica o elemento pela cor da camisa, do terno, da calça, etc. No máximo, é mencionado "...por gentileza, o senhor de gravata, dirija-se ao caixa dois..." Mas jamais se observa a cor da gravata.
Espero ter contribuído, mas continuo achando que gravata é out pra caralho.