Tem um imbecil aqui no prédio que usa chapéu também. Advogado. "Quem mais usaria chapéu?", pensei comigo. "Só um advogado!" Mas vejo que me enganei...
Olha, chapéu, seja qual for o formato, estampa ou grife, só é admissível se o cara for rockstar ou puto. Nestes casos, toda e qualquer extravagância é considerada como excentricidade, inclusive o uso de acessórios de mau gosto como chapéu.
Mas para sujeitos que já passaram dos 60 ou que estão próximos disso, como o General e o Tricampeão, e que sejam daqueles véios empedernidos que cultivam hábitos que vão levar para o caixão, como usar chapéu, o ideal seriam os Panamá mesmo, modelo Raul Gil, com risca de giz e peninha. Estilo Santos Dumont ou faroeste, nem pensar.
Existem aqueles mais jovens mas que já estão sentindo os efeitos da passagem do tempo, como o Blonde e o gw, que usam chapéu para esconder a careca, seja devido aos efeitos dos raios solares ou para disfarçar a feiúra mesmo. Para estes, o ideal são os bonés ou gorros, dependendo do clima. Toca modelo torcida organizada, com o escudo do time do coração, também é uma alternativa hype.
Os coroas metidos a guri, como o General, também poderiam usar boné no lugar do Panamá, que ficaria o fino. A sunga acima da linha da cintura pelo menos serve para disfarçar a barriga e os pentelhos que se estendem até o umbigo, que é uma coisa muito brega. E o kichute poderia ficar reservado apenas para a pelada do final de semana, muito embora eu acredite que, mais cedo ou mais tarde, este vai ser um artigo que se tornará cult, assim como ocorreu com outros troços cafonas dos anos 70 e 80.