Alguem ja' parou pra pensar o quanto se gasta com um automóvel em nosso pais
Em primeiro lugar, o Brasil deve ser o pais onde o custo final de um veiculo numa autorizada seja dos mais elevados do mundo. Um mesmo automóvel, que nos Estados Unidos custaria a bagatela de U$ 25,000,00 (aproximadamente R$ 50,000,00), no Brasil, esse veiculo com nossa linha produção de baixos salários, sairia no mínimo pelo dobro do preço, algo em torno de R$ 100,000,00, unicamente devido as extravagâncias de nossa carga tributaria. Daí, um veiculo que na Europa e América do Norte e’ destinado ao OPERARIADO, vira carro de alto luxo por aqui.
Pior são os nossos financiamentos!!! Desnecessário dizer que nos acostumamos a pagar as maiores taxas de juros do mundo. Dependendo do financiamento que o sujeito fizer, ele pode pagar ate' dois carros, sendo que ja' esta' pagando dois, devido a carga tributaria. E no final, paga-se 3 veiculos, para circular com apenas 1.
Pior de tudo e’ que esse 1, esse tal de 1 automóvel, acaba sendo um engodo. Existe a depreciação que chega a algo em torno de 10% ao ano, mesmo que o sujeito deixe ele trancado na garagem, sem um arranhão. E depois ainda conta: combustível, manutenção, seguro total, impostos de circulação, estradas esburacas; e indiretamente, ainda pode-se colocar o aumento da poluição sonora e atmosférica, engarrafamentos, estradas que não suportam o grande volume de veículos, risco de acidentes físicos, sedentarismo,etc...
Taxas de juros de financiamentos no Brasil sao absurdas, uma das maiores do mundo. Nos EUA, Japao, Europa, nao passam de 2% ao ano.
Ainda poderia falar sobre o caos nas rodovias, que culminam diretamente na MANUTENCAO do veiculo. Mas fica para o andamento do topico...