Preços mais altos em feiras do que em supermercados

Cuide bem de seu suado dinheiro. Dicas de economia, como gastar menos com putaria, ou ao menos mais inteligentemente.

Regras do fórum
Responder

Resumo dos Test Drives

FILTRAR: Neutros: 0 Positivos: 0 Negativos: 0 Pisada na Bola: 0 Lista por Data Lista por Faixa de Preço
Faixa de Preço:R$ 0
Anal:Sim 0Não 0
Oral Sem:Sim 0Não 0
Beija:Sim 0Não 0
OBS: Informação baseada nos relatos dos usuários do fórum. Não há garantia nenhuma que as informações sejam corretas ou verdadeiras.
Mensagem
Autor
Sempre Alerta
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 220
Ver TD's

Preços mais altos em feiras do que em supermercados

#1 Mensagem por Sempre Alerta » 29 Jul 2008, 20:42

FGV constata preços mais altos em feiras do que em supermercados

Os produtos vendidos nas feiras livres saem mais caros aos consumidores do que os adquiridos nos supermercados, em pelo menos três capitais do país.

A constatação é do economista da Fundação Getúlio Vargas, André Braz, feita a partir de pesquisa realizada em três das maiores capitais do país: Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo.

Embora os produtos adquiridos nas feiras livres destas capitais sejam mais frescos e em maior variedade, o poder de comprar no atacado, em maior quantidade, dá aos supermercados condições de praticar preços mais em conta para o consumidor.

Divulgado hoje (29/7), o levantamento de preços, feito em junho pela FGV, constata, ainda, uma “intensa” variação de preços entre as feiras livres e os supermercados, em produtos como batata inglesa, tomate, alface, limão, maçã e laranja pêra.

“Entre os preços médios das três cidades pesquisadas no levantamento, os praticados nas feiras livres estão entre 13% a 25% mais caros que nos supermercados”, afirma a FGV.

A pesquisa ressalta, porém, que nos finais das feiras, no horário chamado pelos próprios consumidores de “xepa da feira”, a situação tende a se inverter, com os preços oferecidos pelos feirantes podendo ficar abaixo dos praticados pelos supermercados.

A FGV cita como exemplos da diferença nos preços praticados no Rio de Janeiro os da batata-inglesa, do tomate e do limão. Enquanto nos supermercados os produtos custam em média, respectivamente, R$ 1,89, R$ 3,00 e R$ 0,68 o quilo de cada um dos produtos, nas feiras-livres, chegam a custar R$ 2,14, R$ 3,47 e R$ 1,20.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Peter_North
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 190
Ver TD's

#2 Mensagem por Peter_North » 30 Jul 2008, 10:00

É óbvio. Esse papo de "preservar as pequenas lojas" é coisa de quem gosta de pagar mais caro. Eu quero é Mega-Hiper-Ultra-Supermercado.

Link:
🔗

O Pastor
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 221
Ver TD's

#3 Mensagem por O Pastor » 30 Jul 2008, 20:38

Peter_North escreveu:É óbvio. Esse papo de "preservar as pequenas lojas" é coisa de quem gosta de pagar mais caro. Eu quero é Mega-Hiper-Ultra-Supermercado.
Sim, tens razão. O pequeno empresário, precisa ter sempre o diferencial frente ao mega, se não o tem, vale a lei da oferta e da procura. Uma para os pequenos saída seria fornecer alimentos orgânicos...

Link:
🔗

Peter_North
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 190
Ver TD's

#4 Mensagem por Peter_North » 31 Jul 2008, 13:43

O Pastor escreveu:
Peter_North escreveu:É óbvio. Esse papo de "preservar as pequenas lojas" é coisa de quem gosta de pagar mais caro. Eu quero é Mega-Hiper-Ultra-Supermercado.
Sim, tens razão. O pequeno empresário, precisa ter sempre o diferencial frente ao mega, se não o tem, vale a lei da oferta e da procura. Uma para os pequenos saída seria fornecer alimentos orgânicos...
totalmente verdade. O diferencial pode ser conveniência também, tipo ficar localizado onde não tenha nenhum monster-mercado por perto.

Link:
🔗

Maestro Alex
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 8
Ver TD's

#5 Mensagem por Maestro Alex » 31 Jul 2008, 14:36

Um lugar que vale a pena, feirão do Ceasa emSampa nos sábados...

Link:
🔗

Sempre Alerta
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 220
Ver TD's

Mas......

#6 Mensagem por Sempre Alerta » 02 Ago 2008, 13:01

Mas. . . .

. . . a xepa continua imbatível

Nessa briga de preços, os feirantes tem uma carta na manga. A tradicional xepa – período final da feira quando os alimentos são vendidos por menos - continua imbatível nos preços.
Por uma qualidade um pouco inferior, leva-se mais para casa. “Se o consumidor percorrer a feira e souber escolher as melhores mercadorias, ele terá o menor preço”, aconselha André Braz, economista da FGV.
A pesquisa de preços feita pela FGV não foi realizada nesse período. A hora da xepa vai das 12h30 às 13h, em média.
“O consumidor consegue preços até 50% mais baratos durante esse período”, conta José Torres Gonçalves, presidente do Sindicato dos Feirantes.

Link:
🔗

Gringo Aposentado
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 422
Ver TD's

#7 Mensagem por Gringo Aposentado » 02 Ago 2008, 13:03

E precisa ser economista da GV para saber disso ?

Link:
🔗

Derramado
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 130
Ver TD's

#8 Mensagem por Derramado » 02 Ago 2008, 23:33

Gringo Aposentado escreveu:E precisa ser economista da GV para saber disso ?
Eu ia muito à feira quando era muleque (meu pai trabalhava com isso), sabia essas manhas todas... Mas isso é muito relativo, as vezes o camarada faz um esforço danado para ecomizar 20 contos e depois enfia 150 no cu de um kenga maloqueira ao cubo e vai embora insastifeito... é não-foda.

Já reservo uma quantia para putaria e o restante é para meu dia-a-dia; simples assim, sem neuras...

Em relação à feira, é melhor ir bem cedo e pegar os produtos com melhor qualidade, e com menos movimento. A pechincha também é válida porque os feirantes venderam pouco ainda e estão sonolentos :oops: Enfim, alimento é uma coisa até barata, vale a pena comer bem, é uma satisfação a mais na vida, ainda mais que dois a três programas das kengas tops aqui alimentam uma família simples em um mês. :?

vlw!

Link:
🔗

Responder