Bourne escreveu:
Obs: religião e superstição não são a mesma coisa !!!
È vero. Dizem que a maioria, se não todas as religiões, tem algum fundamento numa superstição. Para não irmos muito a fundo na metafísica, vamos adotar o seguinte exemplo:
a) Digamos que determinado grupo de homens da antiguidade, numa cultura onde ainda não existia identidade cultural (não tinham língua escrita, por exemplo), dependia da agricultura.
E, os membros desse grupo, notam que uma fêmea ou macho costuma dançar ou cantar em determinada ocasião, o que é sucedido de "chuva".
Ou ainda, a chuva é "agradecida" com danças e cantos ou ainda, oferendas.
No mesmo período seguinte (tantas luas adiante), irão repetir o ritual e, eventualmente, alcançarão o mesmo resultado.
Após anos de repetição, poderão algum dia notar que o resultado não é alcançado (numa sêca) e buscarão então, entre sí, a "culpa" pelo fato de não haver chovido.
Poderão até concluir que foi um dos seus membros que não agiu bem durante o período anterior, e eventualmente o "sacrificarão" num ritual que poderá ou não, ser vinculado a chuvas futuras.
Muitos dos rituais de fecundidade, produtividade, sacrifício e oferendas, observados nas "religiões" modernas, tem por base as necessidades mais básicas da raça humana, algumas das quais se tornaram "atávicas" pela sua repetição empírica através dos muitos séculos ou milênios.
b) Identificar o
"momento" em que uma determinada superstição deixa de ser algo inteiramente empírico ou subjetivo, para se tornar uma filosofia, um modo de vida, um elo de ligação para um povo ou nação, é algo que foge ao objetivo do tópico (penso eu).
Minha idéia ao lançar o tema, era explorar o imaginário dos foristas.
Se limitássemos a "religião", estaríamos excluindo possíveis ateus.
E se limitássemos os comentários somente aquilo que consideramos que "dá sorte" ou "dá azar", estaríamos puxando um pouco demais para o lado da superstição. TD só em relva de trevos de 4 folhas... e coisas parecidas... (aliás, cada qualz com suaz maniazs;;;
)
Agora vem a minha opinião sobre "Superstição" :
Eu acho que "superstição" em tema de SEXO, é algo que podemos criar inteiramente do NADA.
Para ser próximo ao tema:
Podemos criar uma idéia "pré" TD, por exemplo, de que transar com garotas cujo nome é "tal" ou que tenham "tais letras" ou que lembrem o nome de "tal" pessoa, nos dê "azar" (e portanto são descartadas sem maiores explicações). Ou, de não usar cueca de tal cor, para fazer o TD. Ou, observar "tal detalhe" na GP (e recusar o programa baseado nalguma idiossincracia), mesmo que ao custo de pagar a "visita".
No "durante", podemos criar também costumes e nossas próprias crendices. Por exemplo, acreditar que o TD deve ser feito sempre em determinada hora do dia ou, procurar sempre determinado dia da semana.
Quanto ao "pós", os exemplos podem ser os mais variados, cito como exemplo a eventual repetição de algum gesto que "dê sorte" para o forista, ou para a GP ou para ambos. Pensando bem, eu tinha um costume assim, de me despedir da GP, particularmente no momento da entrega do dinheiro, com uma frase visando dar sorte a ambos (a mim que me separava do dinheiro e a ela, que o recebia).
Na realidade, o tópico busca trazer essa diversidade para a observação comum, e é provável que acabemos nos observando melhor quanto aos nossos próprios costumes e pequenas "tradições", já que os TD's se "repetem" mas muita coisa é sempre a mesma (por ex., as bucetas mudam... mas a vagina é sempre vertical).