Rachelle Ferrell
Biografia
Compositora virtuosa, letrista, arranjadora, instrumentista e vocalista extraordinária, Ferrell é uma artista capaz de oferecer a seus fãs, uma gama de atributos e virtudes musicais.
Nascida na Pennsylvania, Rachelle Ferrell batalhou no circuito até atingir o topo e receber elogios de prestigiosos nomes da indústria fonográfica como George Benson, George Duke, Al Jarreau, Michel Legrand e Stevie Wonder.
Apesar de cantar desde os treze anos, Rachelle desde cedo quis se afirmar também como instrumentista e compositora. Também educado no violino clássico, as aptidões vocais de Ferrell começaram a atrair atenção desde a época em que estava na escola secundária.
Na adolescência, Ferrell participava de tantos coros e corais que sua mãe simplesmente lhe deu as chaves do carro. Depois de terminar a escola, ela estudou música na New Jersey State Council on the Arts, onde foi apadrinhada pelo lendário Dizzy Gillespie.
Uma vez, Dizzy disse a seus pais, "Rachelle vai ser uma grande força na indústria fonográfica dentro de dez anos." A Billboard, chamou Rachelle Ferrell de, "a maior solista vocal, tanto imaginativa quanto emocionalmente que surgiu nessa década de 90." Quincy Jones disse, "Eu sou um dos seus maiores fãs desde que a vi em Montreux em 1991. Ela pode cantar o que lhe vier à cabeça. Se você não acredita, escute".
Seu primeiro cd para a Blue Note, "First Instrument", é de 1990 e esteve acompanhada por solistas do naipe de Terence Blanchard, Stanley Clarke, Michel Petrucciani e Wayne Shorter. Este álbum se tornou famoso no âmbito dos jazzistas mais puros, pois nele encontramos uma Ferrell experimental, demonstrando um alcance vocal de 6 ½ oitavas, semelhante aos de Mariah Carey e de Minnie Ripperton.
Desde 1976, compôs mais de 200 canções e escreveu ou colaborou em mais de dez trilhas. Ferrell hoje não só trabalha na vanguarda do jazz como cantora e pianista, mas também é uma artista crossover, utilizando materiais do pop urbano contemporâneo, gospel e clássico.
Discografia
1989 First Instrument Blue Note
1992 Rachelle Ferrell Manhattan
1992 Til You Come Back to Me Capitol
1993 Welcome to My Love Capitol
2000 Individuality (Can I Be Me?) Capitol
2002 Live at Montreux Blue Note