Para completar a análise da passacaglia de Buxtehude, notemos que ele pode ser dividida em quatro segmentos. Usando o vídeo seguinte
http://www.youtube.com/watch?v=tctQcRSQA1g
podemos identificar uma primeira parte que vai do início até 1:12, e é composta por 7 variações em cima das mesmas 7 notas; a segunda, que vai e 1:18 até 2:30, também é composta por 7 variações, mas o tema, ainda com 7 notas, aparece um pouco diferente. Uma terceira parte, também com 7 variações, vai de 2:34 a 3:44, e o tema é ligeiramente modificado de novo. Finalmente, de 3:50 até o final, temos mais 7 variações, e o tema aparece exatamente do mesmo jeito que na primeira parte. Durante as rápidas ligações entre as partes, o pedal não toca.
Durante toda a execução, não muda o andamento da música. O tema, de 7 notas, sempre dura 4 compassos, em todas as 28 variações.
Assim, vemos que Buxtehude faz variar tanto as melodias dos manuais quanto o tema no pedal, e ainda cria uma estrutura complexa para ser desvendada pelo ouvinte: 4 segmentos com 7 variações de um tema de 7 notas, que dura 4 compassos. É possível que os números 4 e 7 simbolizem alguma coisa, mas não se pode saber com certeza, pois grande parte da documentação a respeito do compositor se perdeu.