Durante a semana, no expediente de trabalho, eu ando com o fone pendurado no pescoço o tempo todo. Qualquer espera ou deslocamento por mais de uns 20 minutos e que não demande minha atenção auditiva faz com que eu coloque o coloque o fone para ouvir música. Só que eu uso o celular SonyEricsson W810i como MP3 player.
Minha preferência por fones vai para os grandes que cobrem a orelha, mas não dá para usá-los na rua com player portátil, tanto por que não é style,
como também porque a impedância alta consome a bateria muito rapidamente. Dos fones menores, só consigo usar os que se encaixam dentro no canal auditivo. Os outros ficam caindo da minha orelha, além de não proporcionarem um bom isolamento sonoro, o que também deixa os graves muito atenuados. Sempre que olho as especificações de fones, além da resposta de freqüência, procuro ver se é de 16 Ohm (a maioria é 32 Ohm), de modo que demande menos energia para tocar no volume mais alto que gosto de ouvir.
O fone que eu uso é o
PHILIPS SHE9500, que considero muito bom. Como fico sempre com o fone no pescoço, gostaria de ter um dos modelos neckstrap (
SHE9600 ou
SHE9650), que é como um colar e mantém os fios de cada canal sempre com o mesmo comprimento sem "escorrer" pelo pescoço, mas esses modelos só vendem na Europa. O sonho de consumo mesmo é algum modelo da Sennheiser, mas são caros e difíceis de achar por aqui.
Uma coisa que seria o supra-sumo são os fones customizados, como os usados por artistas no palco em shows. Faz-se um molde do canal auditivo em um fonoaudiólogo e o fone é construído pelo fabricante a partir desse molde (
veja aqui). Dá um isolamento acústico perfeito e totalmente personalizado, mas isso é caro pra caramba. Uma alternativa mais em conta é tirar o molde do canal auditivo e fazer apenas a borracha para encaixar no fone. Cheguei a achar um site em São Paulo que se propõe a fazer isso, mas acabei não procurando mais informações.
Eu fiz uma solução caseira de isolamento acústico. Tinha visto um site que ensinava a preparar a espuma/borracha do fone a partir de protetores auriculares. Comprei
protetores da 3M e preparei-os para usar com meus fones. Ficou sensacional! À medida que a espuma vai expandindo no canal auditivo, ela isola quase que totalmente os ruídos externos e faz os graves parecerem que você está com um subwoofer na cabeça (claro que se o fone tiver boa resposta de freqüência). Viajando de avião, não dá nem para ouvir o zunido característico das turbinas. Estou precisando renovar os protetores. Eles duram cerca de dois meses antes de começar a perder a elasticidade, mas são relativamente baratos se comprados em quantidade no mercadolivre.