Ajuda...Câmeras digitais. Por quê a câmera digital tira fotos desfocadas a noite ?

Área para o putanheiro discutir sobre assuntos de software, hardware, tupperware… e afins.

Regras do fórum
Responder

Resumo dos Test Drives

FILTRAR: Neutros: 0 Positivos: 0 Negativos: 0 Pisada na Bola: 0 Lista por Data Lista por Faixa de Preço
Faixa de Preço:R$ 0
Anal:Sim 0Não 0
Oral Sem:Sim 0Não 0
Beija:Sim 0Não 0
OBS: Informação baseada nos relatos dos usuários do fórum. Não há garantia nenhuma que as informações sejam corretas ou verdadeiras.
Mensagem
Autor
MulderFox
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 96
Ver TD's

Ajuda...Câmeras digitais. Por quê a câmera digital tira fotos desfocadas a noite ?

#1 Mensagem por MulderFox » 11 Jan 2009, 09:26

Tenho uma Sony DSC 750 (acho que é isso), muito boa, 7 megapixels e tals. Mas o problema é que quando tiro fotos a noite, a mesma sai totalmente tremida ou desfocada se preferirem.

Já mexi em tudo quanto foi regulagem e nada! Achei que era só a minha mas dia desses vi um cara falando do mesmo problema, e a máquina dele era de outra marca.

Agora pergunto :

-Por que isso ocorre ?

-Bug ?

-Sou uma anta e não sei regular a máquina ? (Pode até ser, mas geralmente eu domino essas bagaças e acho que não é isso)

-Ou foi pro saco mesmo ? Ah, ela é nova comprei ano passado.

Pergunto isso num fórum de putaria porquê aqui se debate "equações de Drake", "buracos negros" (que não são de putas :lol: ) e se o pé grande existe ou não...ou seja, alguém aqui pode me dar uma mão ? (no bom sentido hein pessoal :lol: )

Mulder

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

PRS
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 100
Ver TD's

#2 Mensagem por PRS » 11 Jan 2009, 09:39

Em linguagem simples, sem entrar em detalhes técnicos sobre diafragma, velocidade,exposição,etc:

Nós, dinossauros, usávamos algo chamado "filme" para fotografar. E os filmes vinham com um indicador chamado "ISO" na caixinha - grosso modo, quanto "maior" o ISO de um filme , menos luminosidade você precisa para fotografar ; contudo há uma contra-partida - quanto maior o ISO "maior" o tempo que você precisa manter a câmera focada .

O conceito foi mantido nas digitais. Em câmeras digitais, isso implica manter por 2 ou 3 segundos a câmera imobilizada; problema é que a maioria dos obturadores das digitais não são sensíveis, então o próprio ato de "clicar" movimenta a câmera e a foto sai tremida.

[s]

Link:
🔗

MulderFox
Forista
Forista
---
Ver TD's

#3 Mensagem por MulderFox » 11 Jan 2009, 10:30

PRS escreveu:Nós, dinossauros, usávamos algo chamado "filme" para fotografar.
Não sei se sou dinossauro, mas sou do tempo do filme também... 8)
PRS escreveu:O conceito foi mantido nas digitais. Em câmeras digitais, isso implica manter por 2 ou 3 segundos a câmera imobilizada; problema é que a maioria dos obturadores das digitais não são sensíveis, então o próprio ato de "clicar" movimenta a câmera e a foto sai tremida.

[s]
Mesmo com ISO a qualidade não é das melhores, já tentei também e o resultado me decepcionou.

A luz do dia tira fotos que é uma maravilha, mas a noite ou até mesmo em ambientes fechados (e olha que não é com pouca luz não !), o problema persiste.

SHIT ! :evil:

PS.

PRS está solícito hoje, teria acordado de bom-humor ? Foi dar uma caminhada matinal na praia hoje? Do canal 1 ao 7 :D

Abs

Mulder

Link:
🔗

Rodrigão
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 79
Ver TD's

#4 Mensagem por Rodrigão » 11 Jan 2009, 10:34

Caro MulderFox

Eu tenho uma Samsung de 7,2 megapixel e tinha esse mesmo problema.
Eu Resolvi da seguinte forma:
- Tiro Fotos a Noite no modo ASR ( nesse modo flash fica desligado e a maquina tira fotos usando a luminosidade do local )
- Comprei Pilhas de 5.000 mAH

Essas cameras novas tem uma sensibilidade muito grande para movimentos.

Rodrigão.

Link:
🔗

PRS
Forista
Forista
---
Ver TD's

#5 Mensagem por PRS » 11 Jan 2009, 10:36

MulderFox escreveu: Mesmo com ISO a qualidade não é das melhores, já tentei também e o resultado me decepcionou.

A luz do dia tira fotos que é uma maravilha, mas a noite ou até mesmo em ambientes fechados (e olha que não é com pouca luz não !), o problema persiste.
Acho que não me expliquei direito.

Quanto maior o ISO por mais tempo voce tem de manter a camera imobilizada; se o diafragma da camera é de 1/60 isso implica, se nao me engano, manter por 3 segundos a camera TOTALMENTE imobilizada.

Problema é que o próprio ato de apertar o obturador da digital, se ele for "duro", já "treme" a câmera. Em câmeras mecanicas voce conseguir amaciar o obturador, em digitais não sei como fazer isso.
MulderFox escreveu:Foi dar uma caminhada matinal na praia hoje?
Não.

Estou criando um codigo que identifica padrões de uma string , dividindo-as em unidades logicas e depois as recompoe numa tabela de index. Ficar escrevendo sobre assuntos dissociados ao problema é minha forma de conseguir raciocinar.

[s]

Link:
🔗

MulderFox
Forista
Forista
---
Ver TD's

#6 Mensagem por MulderFox » 11 Jan 2009, 10:38

Rodrigão escreveu:- Comprei Pilhas de 5.000 mAH

Essas cameras novas tem uma sensibilidade muito grande para movimentos.

Rodrigão.
Eu cheguei mesmo a pensar nas pilhas, pois noto que quando ela era mais nova o problema era bem menos acentuado, agora é que a coisa descambou de vez.

Vou tentar essa.

Valeu

Link:
🔗

Tricampeão
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 56
Ver TD's

#7 Mensagem por Tricampeão » 11 Jan 2009, 11:21

Mulder, se você não sabe a diferença entre uma foto tremida e uma foto desfocada, faça um curso de fotografia.

Se a foto está saindo tremida, deve ser isso que o PRS está falando. A solução seria comprar um tripé, ou um flash mais forte, manual. A possibilidade de pilha fraca, que faz com que a luz do flash tenha pouca intensidade, também existe, mas isso não se resolve com pilhas com mais capacidade de carga, e sim usando pilhas com tensão mais alta. Você deve estar usando pilhas recarregáveis, cuja tensão é de 1,2V. Use pilhas alcalinas secas, cuja tensão é de 1,5V, deve melhorar.
Editado pela última vez por Tricampeão em 11 Jan 2009, 11:58, em um total de 1 vez.

Link:
🔗

MulderFox
Forista
Forista
---
Ver TD's

#8 Mensagem por MulderFox » 11 Jan 2009, 11:29

Tricampeão escreveu:Mulder, se você não sabe a diferença entre uma foto tremida e uma foto desfocada, faça um curso de fotografia.
Nossa, que cara bruto ! :lol: :lol: :lol: :lol:

Tremida não é pq hj em dia as máquinas tem sensores pra esse problema.(Pelo menos no manual da minha isso está escrito).

Não sou expert, vou tentar fazer uma comparação.

Quem é míope quando tira os óculos enxerga tudo desfocado. É mais ou menos assim.

Veja, agora sério, no início as fotos eram perfeitas, deixava a máquina na regulagem automática e pronto.
Com o tempo é que o problema foi se acentuando. Por isso achei que "poderia" ser as pilhas, recarregáveis por sinal.

Abs

Mulder

Link:
🔗

Tricampeão
Forista
Forista
---
Ver TD's

#9 Mensagem por Tricampeão » 11 Jan 2009, 12:10

O foco automático tenta maximizar o contraste da imagem captada. Em condições desfavoráveis de luz, ou quando o objeto fotografado já apresenta pouco contraste naturalmente, o algoritmo não funciona bem. Melhor iluminação é a única saída, a não ser que você tenha deixado cair a margarina do café da manhã na lente ou algo assim.

Link:
🔗

PRS
Forista
Forista
---
Ver TD's

#10 Mensagem por PRS » 11 Jan 2009, 12:17

MulderFox escreveu:Tremida não é pq hj em dia as máquinas tem sensores pra esse problema.(Pelo menos no manual da minha isso está escrito).
Há uma grande diferença entre ter sensor e a maquina compensar.

A minha tem sensor ; ela avisa quando a foto esta tremida só que compete a mim estabilizar a maquina. Se não o fizer, com ou sem sensor, a foto sairá tremida.

Agora, existem algumas Fuji que vem com um algoritmo que "compensa" o tremor interpolando a imagem tremida mas nunca usei, portanto nao sei se funciona bem.

[s]

Link:
🔗

MulderFox
Forista
Forista
---
Ver TD's

#11 Mensagem por MulderFox » 11 Jan 2009, 12:55

Pôxa, vou fazer uma enquete :lol: :

1)Mulder é muito burro e vocês estão piorando a situação.

2)Vocês estão zoando com a minha cara ? :twisted:

A pergunta é séria, a desgraçada da máquina FUNCIONAVA BEM, agora não mais. :lol:

Tricampeão e PRS, se a máquina VOLTAR a funcionar com uma possível dica dos dois, eu prometo que nunca mais encho o saco de vocês. :lol:

Link:
🔗

Tricampeão
Forista
Forista
---
Ver TD's

#12 Mensagem por Tricampeão » 11 Jan 2009, 14:35

Simplificando: experimenta trocar as pilhas, mas por Duracell alcalinas convencionais. É o mais fácil e o mais barato, pra começar.

Link:
🔗

MulderFox
Forista
Forista
---
Ver TD's

#13 Mensagem por MulderFox » 12 Jan 2009, 10:31

Tricampeão escreveu:Simplificando: experimenta trocar as pilhas, mas por Duracell alcalinas convencionais. É o mais fácil e o mais barato, pra começar.
Só uma dúvida, pq usar a duracell e não comprar uma nova pilha recarregável ?

Link:
🔗

Tricampeão
Forista
Forista
---
Ver TD's

#14 Mensagem por Tricampeão » 12 Jan 2009, 15:37

MulderFox escreveu:
Tricampeão escreveu:Simplificando: experimenta trocar as pilhas, mas por Duracell alcalinas convencionais. É o mais fácil e o mais barato, pra começar.
Só uma dúvida, pq usar a duracell e não comprar uma nova pilha recarregável ?
Opção 1) Mulder é burro, etc...
Porra, já não falei que pilha recarregável tem tensão menor? Se quer mais potência no flash, pra tirar a dúvida, tem que ser pilha seca.
Falei alcalina porque tem mais capacidade de carga. Pilha seca ácida não vai durar nada.
Falei Duracell porque é uma marca de referência, mas pode ser de outra. É bom que seja nova, por isso, compre no hipermercado, onde tem maior renovação de estoque.

Link:
🔗

General
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 83
Ver TD's

#15 Mensagem por General » 12 Jan 2009, 16:38

Ou seja, Mulder é muito burro!

:lol: :lol: :lol: