Internet - Software - Hardware

Área para o putanheiro discutir sobre assuntos de software, hardware, tupperware… e afins.

Regras do fórum
Responder

Resumo dos Test Drives

FILTRAR: Neutros: 0 Positivos: 0 Negativos: 0 Pisada na Bola: 0 Lista por Data Lista por Faixa de Preço
Faixa de Preço:R$ 0
Anal:Sim 0Não 0
Oral Sem:Sim 0Não 0
Beija:Sim 0Não 0
OBS: Informação baseada nos relatos dos usuários do fórum. Não há garantia nenhuma que as informações sejam corretas ou verdadeiras.
Mensagem
Autor
Diffident
Forista
Forista
Mensagens: 9126
Registrado em: 04 Mai 2006, 16:08
---
Quantidade de TD's: 67
Ver TD's

Internet - Software - Hardware

#1 Mensagem por Diffident » 16 Mar 2009, 19:28

Senhores,

Percebe-se que a grande maioria por aqui trabalha já trabalhou e ou tem um certo conhecimento voltado à tecnologia. Então porque não concentrarmos em um único espaço mesmo sendo esse destinado a putaria.

Quem já não teve ou tem uma duvida, ou teve que procurar na Internet algo voltado à informática? Porque não compartilharmos desse espaço?

Notasse também que em alguns tópicos principalmente em área restrita, por vezes o assunto principal fica de lado e acaba gerando uma troca de informações quanto à tecnologia. No entanto vamos concentrar aqui essas informações.

Lembrando que o principio do fórum não é esse mais não custa compartilhar de alguma informação que venha ajudar um incauto na hora do apuro.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Diffident
Forista
Forista
Mensagens: 9126
Registrado em: 04 Mai 2006, 16:08
---
Quantidade de TD's: 67
Ver TD's

#2 Mensagem por Diffident » 16 Mar 2009, 19:39

Tudo sobre Informática:

Surgimento dos computadores

Os computadores usados por muitos nos dias de hoje não surgiram da noite para o dia como num passe de mágica.
Foram frutos de um processo de evolução que passou por vários estágios, desconhecidos por muitos de nós, nos dias atuais.
Os primeiros traços do surgimento do computador surgiram quando o homem começou a pensar, ou seja, desde o seu surgimento.
Desde a antiguidade os seres humanos precisavam fazer contas. Contavam quantos homens seriam necessários para matar um animal, quantas pessoas seriam necessárias para transportar o animal morto e assim sucessivamente.
Muitos anos depois, por volta do ano 1600 um homem chamado JOHN NAPIER descobriu um meio para a realização de cálculos de multiplicação com o uso da soma.
Exemplo: para multiplicar 5 x 3, realizaria o seguinte cálculo: 5+5+5=15.
Ou seja, somaria o número 5 durante 3 vezes.
A partir daí surgiu um dispositivo para a realização dos cálculos, chamada Régua de Calculo.
Mais tarde, por volta do ano 1642, BLAISE PASCAL, inventou uma máquina que realizava cálculos (soma e subtração), através de engrenagens.
Por volta de 1649, LEIBNIZ, reestruturou o projeto de PASCAL, e idealizou uma máquina capaz além de realizar a adição e subtração, de efetuar multiplicação, divisão e até extrair raiz quadrada.
Muitos anos depois, em 1822, CHARLES BABBAGE projetou uma máquina capaz de resolver cálculos com até 08 termos (polinômios) surgindo assim, o princípio de funcionamento dos atuais computadores.
Em 1850, HERMAN HOLLERITH inventou a máquina de cartões perfurados, ajudando assim a reduzir o tempo gasto para a realização do senso de 1890.
Fundou uma empresa que mais tarde passou a ser, conhecida como IBM.
Mais tarde, em 1944, JOHN VON NEUMANN propôs uma idéia que os computadores poderiam usar um programa interno de processamento estabelecendo a teoria do computador eletrônico.
Em 1946, começa a funcionar o ENIAC, sigla de Eletronic Numeric Integrator and Calculator, tido como o primeiro computador.
Em 1951 é lançado o UNIVAC.
Universal Automatic Computer.
Em 1953 a IBM lança o seu primeiro computador comercial de grande porte, o IBM 701.
E em 1959, o IBM 701 é substituído pelo IBM 705.
Após tudo isso, tu deves estar se perguntando.
- Mas e estes monte de modelos que conhecemos hoje (386, 486, Pentium, K6, etc) o que significam todos esses símbolos e números?
Muito bem, vamos a eles.
Por volta do ano 1977, dois amigos resolveram montar um projeto de um computador para uso caseiro e profissional.
Esses amigos chamavam-se Steve Worniak e Steve Jobs.
Esse protótipo desenvolvido por eles dois chamado de Apple.
Este protótipo foi um enorme sucesso entre os amigos e eles decidiram montar uma empresa para o desenvolvimento de outro protótipo, melhor que o anterior.
Surgiu assim a Apple Computer em 1977, já com seu novo protótipo, o Apple II.
Nessa época, nenhuma outra grande empresa desejava investir na área da microinformática, por achar que computadores eram somente os de grande porte e que os protótipos dos dois amigos não iriam decolar.
Só que eles estavam redondamente enganados, tanto que a Apple Computer fechou a década como umas das maiores e mais prósperas empresas norte-americanas.
Só então a IBM acordou para correr atrás do tempo perdido e em 1980 decidiu também apostar no ramo da informática, tentando lançar um computador para competir com o Apple II, só que ela nem sabia de onde partir, pois só conhecia os computadores de grande porte.
A IBM criou todos os circuitos lógicos de controle do computador, conhecido como HARDWARE.
Precisava agora de alguém que criasse a parte lógica, que fizesse com que o HARDWARE funcionasse.
A IBM não podia mais perder tempo, pois a parte física não poderia ser lançada sozinha, precisava do SOFTWARE, para que o projeto funcionasse.
Nessa corrida contra o tempo chega uma empresa chamada MICROSOFT, cujo sócio proprietário, Bill Gates chega com um Sistema Operacional semipronto comprado (ou roubado, dizem alguns) de um grupo de universitários.
Esse sistema ficou conhecido pelo nome de MS-DOS.
Então, ainda na década 80 a IBM lança seu primeiro computador, o IBM PC, sigla de Personal Computer.
A intenção inicial da IBM era que seu computador se tornasse um padrão de mercado, então, ela abriu sua arquitetura e permitiu que outras empresas interessadas tivessem acesso ao seu projeto, tornando assim seu computador, que era muito mais avançado que o Apple II, também mais barato, devido a grande concorrência criada na época.
Mas o que a IBM não sabia é que desde 1979 o pessoal da Apple estava num projeto muito mais avançado.
Em parceria com a XEROX desenvolveram um sistema operacional muito mais fácil de utilizar, que utilizava a interface gráfica, onde o usuário fazia suas escolhas através de desenhos na tela.
Por exemplo: para redigir um texto o usuário escolhia o desenho de um lápis, para desenhar escolhia o desenho de um pincel, e assim sucessivamente.
Esta escolha era feita através de um dispositivo auxiliar que, quando era movido sobre a mesa, fazia com que uma seta se movesse pela tela.
Foi assim que surgiu o MOUSE.
Assim a Apple iniciou dois projetos paralelos, o LISA para uso profissional e o MACHINTOSH para uso caseiro, ambos usando a interface gráfica, facilitando assim o uso do computador.
Hoje tu quase não ouves falar nos micros Apple, pois sua arquitetura é fechada, ou seja, somente a Apple, pode desenvolver Hardware para ser instalado em seus micros.
Já os micros do padrão IBM-PC são os mais conhecidos e usados, graças a seu custo inferior e por serem de arquitetura aberta, facilitam o desenvolvimento de novos tipos de Hardware.
A IBM lança em 1983, uma revisão de seu IBM-PC, o IBM-PC-XT, sigla extended Tecnology e em 1984, lançou um novo computador, o IBM AT.
A partir da linha IBM-AT, sigla de Advanced Tecnology, foi que iniciou este monte de números de que ouvimos falar.
O IBM-AT foi desenvolvido com o processador 80286, por isso era conhecido somente por 286.
Todas as empresas as quais a IBM tinha aberto sua arquitetura também lançaram seu computador com o processador 80286.
Mais tarde foi lançado pela IBM o IBM AT 386, que usava o processador 80386, sendo seguidas pelas outras empresas.
Isso existiu até o 486.
Os processadores eram os cérebros dos computadores e eram desenvolvidos principalmente por uma fábrica chamada Intel.
A INTEL sempre saía na frente no desenvolvimento de novos computadores, seguidas pelas suas concorrentes mais fortes, como a própria IBM, a AMD, a CYRIX, a TEXAS, dentre outras.
Até o lançamento do processador 80486 foi à mesma coisa.
A partir daí a Intel lançou seu novo modelo e resolveu registrar a marca de seu computador com o nome de Pentium.
A partir daí as outras empresas até poderiam lançar projetos similares, porém o nome Pentium era propriedade exclusiva da Intel.

A Intel continuou com seus lançamentos:
Pentium Pró, Pentium MMX, Pentium II, Pentium Celeron, Pentium II Xeon, Pentium III, Pentium III Xeon, Celeron, Pentium 4, seguidas pelas demais empresas:

A AMD lançou seus projetos:
Am586, K5, K6, K6-2, K6-III, K7, Athlon

E a CYRIX também fez seus lançamentos:
Cx5x86, Cx6x86, MII, M3.

Todos eles foram lançados em diversas velocidades de processamentos diferentes, como veremos no decorrer deste trabalho.
Trabalharemos também, além da parte física destes, um pouco de software, como instalar, configurar e detectar a existência de erros.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Diffident
Forista
Forista
Mensagens: 9126
Registrado em: 04 Mai 2006, 16:08
---
Quantidade de TD's: 67
Ver TD's

#3 Mensagem por Diffident » 16 Mar 2009, 19:42

CONHECENDO O COMPUTADOR

O computador nada mais é do que um equipamento eletrônico, com uma série de circuitos capazes de realizar o processamento de instruções com precisão e rapidez, também capaz de armazenar uma quantidade grande de informações de que necessitamos para a realização de inúmeras tarefas.
Ele é composto de componentes internos e externos, chamados de periféricos.

Descrição das Principais Partes do Computador

O computador, como já foi dito anteriormente, é composto de uma série de componentes, vejamos os mais conhecidos:

PLACA MÃE OU MAINBOARD:

É a placa principal do computador.
Ela é a responsável pela comunicação dos discos entre as diversas partes do computador, além de servir de suporte para a instalação do processador, placas periféricas e circuitos de memória.
Cada placa mãe possui características próprias, como disposição dos componentes, tamanho e capacidade de expansão.
É nessa placa que ficam instaladas todas as demais placas de que necessitamos para o perfeito funcionamento do computador.
Portanto, quanto melhor for sua qualidade, melhor será o desempenho total de nosso equipamento.
Vejamos quais são suas partes:

BARRAMENTOS: são os canais de comunicação entre o processador e os demais periféricos instalados, como memória e placas periféricas.
Podem ser de três tipos:

Barramento de Dados: é por onde os dados circulam.

Barramento de Endereço: é por onde a informação de endereço é fornecida.

Barramento de Controle: é por onde passam informações adicionais, como por exemplo, se a operação é de leitura ou escrita.

SLOT'S DE EXPANSÃO: é uma extensão do barramento.
Foi desenvolvida com o objetivo de manter uma compatibilidade entre todos os tipos de hardware desenvolvidos, quer seja ele moderno ou mais antigo, necessitando apenas que ele respeite o padrão IBM-PC.
Existem hoje, no mercado alguns tipos conhecidos de barramentos.
São eles: ISA, PCI, AGP.
Estudaremos sobre eles mais à frente.

SLOT'S DE MEMÓRIA: são os locais onde podemos encaixar novos circuitos de memória com o objetivo de aumentar o desempenho do sistema.
As memórias podem ser dos seguintes tipos:

SIMM - 30 vias - Single in Line Memory Module.
SIMM - 72 vias - Single in Line Memory Module.
DIMM - Double in Line Memory Module.
DDR - Double Data Rate Synchronous (SDRAM).

SLOT DO PROCESSADOR

é onde o processador fica encaixado. Abaixo está a tabela com a relação do tipo de soquete com seus tipos de processadores. Cada placa é reconhecida pelo seu tipo de soquete. Por exemplo, para adquirir uma placa mãe para o Pentium II, tu deverá pedir por uma placa mãe Slot 1, entendeu?

Soquete.....................Pinos................Processador
Soquete 3...................237..................Todos os modelos 486
Soquete 4...................273..................Pentium 60 e Pentium 66
Soquete 6...................235..................486DX4
Soquete 7...................321..................Pentium, Pentium MMX, K6, K6-2, MII.
Super 7......................321..................Idêntico ao anterior, porém operando a 100 MHz.
Soquete 8...................387..................Pentium Pró
Soquete 370................370..................Celeron 370
Slot 1........................242..................Celeron, Pentium II, Pentium III.
Slot 2........................330..................Pentium II Xeon, Pentium III Xeon
Slot A........................242..................AMD K7
Soquete A/soquete 462...462..................Atlhon, Duron.
Soquete 428/478..........428/478.............Pentium 4

OBS. Apesar do padrão de pinagem do Slot A ser o mesmo do Slot 1, não é possível a Instalação de um processador AMD K7 em um soquete Slot 1, pois não são compatíveis no que diz respeito aos circuitos eletrônicos.

Memória ROM

É um tipo de memória fixa, que não se perde.
É nela que fica armazenada a BIOS, que é um programa responsável pela inicialização do computador, realizando todos os testes de periféricos e comandando a execução do sistema operacional por parte do processador.
É menos conhecida que a memória RAM, pois limita-se a um chip instalado na placa mãe.

Memória RAM

A memória RAM é um dos principais itens do seu computador, pois é nela que ficam armazenados todos os programas que tu está usando.
É tida como uma área de trabalho, ficando ativa apenas enquanto o computador estiver ligado.
É uma memória volátil, que se apaga quando desligamos o computador ou simplesmente interrompemos a alimentação de energia de seus circuitos.
É a mais conhecida, pois na maioria das vezes que se fala em memória de computador estamos nos referindo a esta memória.

Memória CACHE

É um tipo especial de memória RAM, construída de forma a apresentar um tempo de acesso menor que a memória RAM convencional.
A memória RAM convencional é chamada de memória dinâmica, já a memória CACHE é chamada de memória estática.
Esse tipo de memória está instalada na placa-mãe e sua função é acelerar o uso dos programas através de gravação avançada.
Vejamos seu funcionamento:
Ao executarmos um determinado programa, este programa é carregado para a memória RAM. Um circuito especial chamado TAG RAM responsável por fazer uma cópia da primeira parte deste programa e carregá-la na memória cache.
A memória cache, já conhece todos os caminhos para a execução do programa, sendo assim, da próxima vez em que tu executares esse mesmo programa, a TAG RAM informa ao processador que a primeira parte do programa já está na memória cache, que passa a ser acessada, aumentando assim, a velocidade em que os programas são executados.
Portanto, quanto maior a quantidade de memória cache, maior o desempenho do computador.

HD

Também conhecido como HD, sigla de HARD DISK, ou WINCHESTER.
É um disco de metal, localizado dentro do gabinete.
Nele ficam armazenados todos os arquivos e informações necessárias ao usuário, bem como o Sistema Operacional, que é um programa que realiza todo o gerenciamento das funções do computador.
Possui várias marcas, modelos e capacidade de armazenamento.
As unidades de armazenamento serão explicadas mais à frente.

Placa Controladora

Esta placa é responsável pela comunicação do micro com o meio externo.
Também é conhecida por IDE, Multi I/O ou super IDE.
É através dela que temos acesso ao HD, Impressora, Mouse, Drives para disquetes, enfim quase toda a entrada e saída de informações é gerenciada por essa placa de dimensões pequenas, se comparada à placa mãe.
Nos sistemas mais atuais, ela já vem incorporada à placa mãe eliminando assim, quaisquer problema de funcionamento relativos ao contato ruim entre os terminais da placa e o encaixe no Slot de expansão.

Placa de Vídeo

É conhecida também pelo nome de VGA.
É a placa responsável pelo envio de sinais internos para o monitor de vídeo.
A sigla VGA significa Vídeo Graphics Array.
Usa-se também uma interface melhorada do VGA, o Super VGA, que alcança qualidades de apresentações de imagem melhores que o padrão VGA.
Sem essa placa não teríamos condições de visualizar nada do nosso trabalho no computador.

FLOPPY DISK - Disco Flexível

É através dele que podemos utilizar nossos disquetes para a realização de cópia de arquivos para transferência ou simplesmente para a realização de backup (cópia de segurança). Antigamente existiam dois modelos diferentes.
O drive de 5 ¼ “5,25 (polegadas) e o de 3 ½” (3,5 polegadas), sendo que cada um deles possuía duas capacidades diferentes.
Hoje o padrão de mercado é somente o drive de 3 ½ “e com capacidade de armazenamento de 1,44 MB”.

CD-ROM Drive

Através dela podemos fazer a instalação de programas através de CD-ROM’s, já que a maioria dos programas para instalação é vendida em CD-ROM.
Tu podes também ouvir CD's de música preferidos enquanto trabalha.
Existe na frente do CD-ROM uma numeração que indica qual é a taxa de transferência de dados entre o disco e o seu micro. Portanto, quanto maior for o número, mais rápido será seu CD-ROM.

Placa de Som

É uma placa usada para a geração de sons através do seu equipamento.
É indispensável para quem usa seu computador a nível comercial ou pessoal.
Hoje, tu encontras muitos cursos em multimídia, que tu só poderás acompanhar as narrações do curso se possuir uma placa de som instalada no seu equipamento.
Nos computadores mais antigos ela era uma placa que deveria ser instalada em um Slot de expansão de sua placa mãe.
Hoje quase que a totalidade das placas mães existentes no mercado já possuem, incluída, uma placa de som.

Placa de Rede

É uma placa opcional que tu instalas em um Slot de expansão de sua placa mãe para a conexão do seu computador a uma rede local de micros.
Essa placa permite que tu compartilhes dados e periféricos do seu computador com outros usuários através da conexão de cabos.
Portanto, esse tipo de placa é usada apenas em uma rede onde possamos ligar todos os computadores através de cabos.
Em redes de longa distância devemos usar outros recursos.
É muito usada em empresas onde existem vários micros e que todos precisem compartilhar arquivos, impressoras e unidades de CD-ROM.

Modem

Muitas pessoas conhecem como Fax/Modem.
Esse nome dá-se ao fato de essa placa também permitir o envio e recebimento de faxes diretamente de seu computador.
Muitos não conhecem os verdadeiros recursos que essa pequena placa oferece.
Sua principal função é permitir a conexão do seu computador a uma rede remota (longa distância), onde não é possível o uso de cabos ligando diretamente vários computadores.
Um exemplo clássico do uso do Modem é na conexão com a Internet.
Há apenas um inconveniente neste tipo de rede.
Tu precisas de uma linha telefônica para a conexão e enquanto tu tens sua conexão estabelecida, sua linha telefônica fica ocupada e tu pagas pelo uso como se estivesse usando o telefone em uma conversa com seu amigo (a não ser é claro, que tu possuas um modem ADSL).
Portanto, seu uso deve ser analisado, para ver se compensa o custo/beneficio do seu uso.
Nas placas mãe atuais ele não é mais uma placa acondicionada em um Slot de expansão, mas já vem localizado na própria placa mãe.
A maioria dos técnicos atuais (inclusive eu) preferem a placa de Fax/Modem Offboard, ou seja, ela é acondicionada a um Slot de expansão, pelo motivo da placa acondicionada à placa mãe, usar muitos recursos da placa mãe diminuindo assim, seu desempenho e confiabilidade oferecida.

Modem ADSL

O ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line) é uma tecnologia de acesso à Internet de alta velocidade, que utiliza a tradicional linha telefônica, permitindo o tráfego simultâneo de dados e voz sobre a mesma linha, não inibindo assim a utilização do telefone e fax enquanto se navega na Internet.
As principais vantagens desta tecnologia são a elevada qualidade e velocidade de acesso
Sendo uma tecnologia digital, possui uma estabilidade muito maior e permite o acesso à Internet até 20 vezes mais rápido que o das ligações dial-up tradicionais.
O ADSL não necessita da instalação de qualquer infra-estrutura adicional na sua empresa, pois funciona sobre as linhas telefônicas existentes, sejam estas analógicas ou RDIS.
Como as freqüências utilizadas pelo ADSL para o tráfego de dados são diferentes das freqüências das chamadas de voz, é permitida a utilização simultânea do telefone/fax enquanto se navega na Internet.
Como o ADSL está sempre ligado, não é necessário o estabelecimento da ligação cada vez que pretenda conectar à internet ou enviar um e-mail.
O ADSL utiliza a sua linha telefônica para o ligar diretamente à internet, não necessitando de efetuar chamadas telefônicas, sendo assim taxado por uma mensalidade fixa, sem quaisquer outros custos de Internet na fatura telefônica.

Gabinete

Também conhecida como CPU.
É aquela caixa que fica ao lado ou abaixo do monitor de vídeo.
Nela ficam acondicionados a placa mãe, as placas periféricas (modem, rede, som, vídeo, controladora), o HD, o CD-ROM, o drive de disquete e a fonte de alimentação.

Possui dois tipos diferentes:

Gabinete Torre: fica na posição vertical ao lado do monitor.
Gabinete Desktop: fica na posição horizontal abaixo do seu monitor.

Fonte de Alimentação

Sua função é fornecer energia para o funcionamento de todas as placas e periféricos acondicionados dentro do gabinete.
Possui uma série de conectores de tamanhos diferentes para a ligação dos componentes (HD, Driver, CD-ROM, placa mãe), ou outros periféricos ali incluídos.
Se o seu funcionamento não for adequado, pode comprometer a vida útil de todos os componentes do computador, ou até mesmo vindo a ocasionar a queima ou danificando permanentemente alguns ou todos os componentes ali instalados.

Cabos Flat's

São os cabos utilizados na transferência de dados entre a placa controladora e o HD, Drive de disquete e CD-ROM.
Sem ele é impossível existir uma comunicação entre estas partes.
Parecem com uma fita branca larga, porém são condutores usados na passagem dos impulsos elétricos entre as partes conectadas.
Caso alguns destes condutores esteja rompido ou em curto, pode comprometer o funcionamento do periférico a ele conectado.

Monitor

O monitor é uma das partes necessárias ao uso de seu computador, pois mostra uma visualização de seu trabalho.
É importante que ele seja de qualidade, pois pode prejudicar a visão.
Hoje no mercado possuem diversos modelos e tamanhos.
O padrão de mercado hoje em dia existe monitores até de 21“ tendo assim uma maior área útil dos que o que tem menos polegadas como os de 15”.

Impressora

É, talvez, o item mais importante para quem usa o computador a nível comercial, pois tem a propriedade de transferir o conteúdo de um determinado arquivo ou programa para o papel, obedecendo a comandos do usuário.
Existem diversas marcas e modelos, sendo que a mais conhecida e procurada é o modelo a jato de tinta, pela qualidade da impressão.
Existem também as impressoras com agulhas, que pressionam uma fita com tinta contra a folha de papel, imprimindo assim os dados.
Só é usada hoje em empresas que necessitam imprimir documentos em mais de uma via, com o uso do papel autocopiativo, justamente pelo fato de ser uma impressora de impacto, transferindo assim os dados para as demais vias de uma só vez.
E outros modelos como: Lazer, cera, etc.

Scanner

É pouco usado por usuários comuns, sendo o seu uso mais constante em gráficas ou empresas que necessitam o arquivo de documento já impresso.
É de fácil utilização, funcionando como uma fotocopiadora, mudando somente o fato de que a cópia do documento ou imagem é armazenada no computador e posteriormente, se necessário ela é impressa.
Devido ao seu custo baixo, muito usuários estão hoje, optando por ter um equipamento destes em casa, por hobby ou simplesmente por uma questão de curiosidade.

Teclado

De uso muito importante para o trabalho.
É através dele que se dão as digitações de comandos, textos e tudo o mais necessário para a realização das funções pré-estabelecidas dentro de um programa.
Possui, normalmente 104 teclas posicionadas quase que na mesma forma em todos os modelos de teclados.
A posição das teclas alfabéticas é a mesma que uma máquina de escrever, facilitando assim o uso por aqueles que estão acostumados com o uso de máquinas, quer manuais, elétricas ou eletrônicas.

Mouse

Para o trabalho com programas gráficos, o uso do mouse torna-se, praticamente indispensável, facilitando a escolha das opções, comandos ou mesmo, funções internas de um programa. Através de um indicador na tela, normalmente uma seta conhecida como cursor, que se movimenta de acordo com o movimento do mouse sobre a mesa de trabalho, o usuário pode acessar quase que todos os comandos disponíveis para o uso.
É necessário que ele esteja posicionado sobre uma superfície plana, facilitando assim seu deslocamento.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Diffident
Forista
Forista
Mensagens: 9126
Registrado em: 04 Mai 2006, 16:08
---
Quantidade de TD's: 67
Ver TD's

#4 Mensagem por Diffident » 16 Mar 2009, 19:43

DIVISÃO DO COMPUTADOR

Os computadores estão divididos em duas grandes categorias:

Computadores Analógicos: São os computadores instalados em indústrias e sistemas de controle eletrônico.
São mais lentos e menos precisos que os computadores digitais.

Computadores Digitais: São os computadores utilizados em aplicações industriais, comerciais, administrativas e domésticas.
São divididos em quatro grupos:

Grande Porte (Computadores): São conhecidos como mainframes, computadores com grande poder de processamento usado em grandes corporações.
Tem um alto custo operacional, portanto, inviável a usuários domésticos.

Médio Porte (Minicomputadores): São inferiores aos mainframes usados em empresas de médio porte como servidores de rede ou dados.
Sua instalação é mais simples que a do Mainframe.

Pequeno Porte (Computadores): São os micros domésticos ou instalados em empresas de um modo geral.
Possui um custo inferior aos demais e seu uso é bem mais simples.
Porém é limitado a aplicações de baixa capacidade e a operações simplificadas.
São os computadores com os quais trabalharemos neste curso.

Computadores Híbridos: São computadores mistos, realizando tanto funções de computadores analógicos quanto à de computadores digitais.
O processamento é feito de forma digital, mas a comunicação é feita de forma analógica.

Neste curso analisaremos como funciona o computador, seus componentes, configuração, montagem, diagnósticos de falhas e posterior solução de problemas encontrados, portanto, deste ponto em diante, quer encontre a palavra computador, quer encontre microcomputador ou até mesmo PC, todas estão tratando do mesmo tipo de equipamento: Computador Digital.

3 - DIVISÃO DO COMPUTADOR

O computador divide-se em dois grupos principais a CPU e Periféricos:

CPU - Unidade central de Processamento, é toda a parte responsável pelo processamento dos dados requeridos pelo usuário.

PROCESSADOR - é o cérebro do seu equipamento, responsável pelo processamento dos dados, cálculos e análises requisitadas a pedido do usuário ou por um programa.

MEMÓRIA RAM - esse tipo de memória é volátil, ou seja, é totalmente apagada quando ocorre interrupção na alimentação de energia do computador.
É nela onde fïcam os programas enquanto estamos trabalhando com nosso computador.

MEMÓRIA ROM - é uma memória fixa, gravada durante a construção de um circuito integrado. Neste tipo de memória fica armazenada um conjunto de instruções chamada BIOS.
A Bios é um programa responsável pela inicialização do computador.

PERIFÉRICOS: são os componentes e placas conectadas à CPU.
Os periféricos de entrada são os responsáveis pela entrada dos dados a serem processados pelo processador. Exemplo: teclado, mouse, scanner, mesa digitalizadora, filmadora, CD-ROM, dentre outros.
Os periféricos de saída são os responsáveis pela saída dos dados já processados pelo processador.
Exemplo: monitor de vídeo, impressora, plotter, dentre outros.
Já os periféricos de entrada/saída, podem executar as duas tarefas ao mesmo tempo.
Podem tanto enviar dados a serem processados, quanto receber dados já processados.
Um exemplo clássico de periféricos de entrada/saída são as unidades de armazenamento de arquivos, que podem receber um arquivo processado ou enviar um arquivo para processamento.
Além de HD e disquete, são também periféricos de entrada/saída: modem, CDRW, entre outros periféricos.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Diffident
Forista
Forista
Mensagens: 9126
Registrado em: 04 Mai 2006, 16:08
---
Quantidade de TD's: 67
Ver TD's

#5 Mensagem por Diffident » 16 Mar 2009, 19:44

Como o computador armazena as informações?


O computador armazena informações na forma de arquivos.
Esses arquivos nada mais são que blocos de informações armazenadas em uma parte do HD ou do disquete.
Para facilitar a localização destes dados, eles recebem um nome.
O nome dado ao arquivo é único, não podendo existir dois arquivos com o mesmo nome no mesmo local do disco.
Para evitar o acúmulo de arquivos num mesmo local, são criadas pastas (diretórios), usadas para separar os arquivos por tipo, conteúdo, usuário, enfim da maneira que o usuário quiser fazer a separação.
Essa separação é feita para facilitar a localização de arquivos específicos aos vários tipos de programas existentes.
Por exemplo: cada programa instalado em seu computador gera um numero grande de arquivos.
Apenas se imagine localizando os arquivos correspondentes a um programa no meio de mais de dez mil (10.000) outros arquivos.
Essa tarefa ficaria impraticável.
Essa é a razão da criação das pastas.
Uma pasta não é uma divisão física do disco, apenas informa ao sistema operacional uma divisão lógica, ou seja, é como se fosse um filtro.
Ao clicar em uma pasta, estou informando ao sistema para mostrar somente os arquivos que contenham o nome daquela pasta em suas propriedades e assim por diante.
Os arquivos são conjuntos de instruções ou informações gravadas no disco.
Os arquivos podem ter vários tipos diferentes.
O tipo de arquivo indicado pela sua extensão.
A extensão é um conjunto de 03 letras colocadas após o nome do arquivo e separada dele por um porto (.).
Exemplo; o arquivo "carta.doc".
Carta é o nome do arquivo, doc é sua extensão.
A extensão normalmente é inserida pelo programa usado na criação do arquivo.
O arquivo tem um tamanho segundo a quantidade de texto ou informações nele armazenados. Essa quantidade é indicada em bytes.

O Que é Byte?

O byte é uma unidade de armazenamento ao espaço usado por um caractere.
Um caractere pode ser uma letra, símbolo, número, acento, espaço em branco, enfim, tudo o que tu podes representar no teu computador.
Para chegarmos ao byte, precisamos entender como as coisas funcionam dentro de seu micro.
Precisamos de um total de 80 variações para podermos ter os 256 caracteres representados. Portanto, para termos um byte, necessitamos de 08 bits.

Resumindo: O bit é a menor unidade na informática.
Representa os impulsos elétricos que percorrem os circuitos.
A cada conjunto de 08 bits, formamos o byte, que representa o espaço usado por um caractere:

Entendendo os Múltiplos de Byte

O byte possui alguns múltiplos para facilitar a representação. Imagine tu falando que seu computador possui 34359738368 bytes de memória ou então, possui 659706976656 bytes de espaço de disco. Ficaria muito difícil, tu não acha? Agora veja com a ajuda dos múltiplos. 32 MB de memória e, 6,00 GB de espaço em disco.
Muito mais fácil não acha?

Entendendo as unidades:
Vendo esta tabela de outra forma, agora com todos os valores em bytes:

Sufixo.............Abreviação............Quantidade em Bytes
KiloByte...........(Kb)....................1.024
MegaByte.........(Mb)...................1.048.576
GigaByte..........(Gb)...................1.073.741.824
TeraByte..........(Tb)...................1.099.325.627.776
PetaByte..........(Pb)...................1.125.899.906.843.624
ExaByte...........(Eb)...................1.152.192.504.607.870.976
ZetaByte..........(Zb)...................1.180.159.620.278.458.879.424
YottaByte.........(Yb)...................1.208.925.819.265.170.892.530.176

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Diffident
Forista
Forista
Mensagens: 9126
Registrado em: 04 Mai 2006, 16:08
---
Quantidade de TD's: 67
Ver TD's

#6 Mensagem por Diffident » 16 Mar 2009, 19:46

Lista de extensões de arquivos

Dica: como abrir arquivos com programas alternativos
Por padrão, ao clicar duas vezes com o mouse sobre um arquivo este se abre com um programa que lhe seja associado. Por isso é que, por exemplo, os arquivos .doc sejam abertos automaticamente com o Word e os .jpg (formato de imagens) sejam executados em algum editor de imagens. Mas pode acontecer que a pessoa queira abrir este arquivo .jpg com o navegador Internet Explorer. Para isso, será necessário clicar sobre o arquivo com o botão direito do mouse, escolher a opção Abrir com... e escolher o programa adequado. Quem tem versões mais antigas do Windows, deve seguir o passo anterior com a tecla Shift pressionada.

ABK - Corel Draw AutoBackup
ACL - Corel Draw 6 keyboard accelerator
ACM - Windows Audio Compression Manager dynamic link library
ACP - Microsoft Office Assistant Preview file
ACT - Microsoft Office Assistant Actor file
ACV - OS/2 drivers that compress and decompress audio data
AD - Proteção de tela After Dark
ADB - Appointment database used by HP 100LX organizer
ADD - OS/2 adapter drivers used in the boot process
ADM - After Dark MultiModule screensaver
ADP - Used by FaxWorks to do setup for fax modem interaction
ADPCM - based audio format used in games by Interplay
ADR - After Dark Randomizer screensaver
AFM - Adobe font metrics
AF2 - ABC Flowchart file
AF3 - ABC Flowchart file
AI - Adobe Illustrator drawing
AIF/AIFC/AIFF - Apple Mac AIFF sound
ALB - JASC Image Commander album
ALL - Arts & Letters Library
AMS - Velvert Studio music module (MOD) file
AMV - Mídia de vídeo avançada
ANC - Canon Computer Pattern Maker file that is a selectable list of pattern colors
ANI - Cursor animado
ANS - Texto ANSI
API - Arquivo de interface de aplicativo; usado pela Adobe Acrobat
APR - Lotus Approach 97 file
APS - Microsoft Visual C++ file
ARC - LH ARC (old version) compressed nonono
ARJ - Robert Jung ARJ compressed nonono
ART - Xara Studio drawing
ART - Canon Crayola art file
ASA - Microsoft Visual InterDev file
ASC - Texto ASCII
ASD - WinWord AutoSave
ASM - Assembler language source file
ASP - Active Server Page (an HTML file containing a Microsoft server-processed script)
ASP - Procomm Plus setup and connection script
AST - Claris Works "assistant" file
ATT - T&T Group 4 bitmap
AU - Som no Formato AU
AVI - Microsoft Video for Windows movie
AWD - Documento FaxView
B4 - Helix Nuts and Bolts file
BAK - Arquivo de Backup
BAS - BASIC code
BAT - Arquivo em lotes MS-DOS
BFC - Windows 95 Briefcase document
BG - Backgammon for Windows game
BI/BIN - Arquivo Binário
BIG - Eletronic Arts Graphics File
BIF - GroupWise initialization file
BK - Sometimes used to denote backup versions
BK$ - Also sometimes used to denote backup versions
BKS - An IBM BookManager Read bookshelf
BLEND - extensão com 4 digitos do software Blender3D.
BMK - An A bookmark file
BMP - Windows or OS/2 bitmap
BM1 - Apogee BioMenace data file
BRX - A file for browsing an index of multimedia options
BSP - Quake map
BS1 - Apogee Blake Stone data file
BTF - Formato de imagem Tagged(TIFF)
BTM - Batch file used by Norton Utilities
BW - Imagem SGI
C- C code
CAB - Microsoft cabinet file (arquivos de programas compactados para distribuição de software)
CAL - CALS Compressed Bitmap
CAL - Calendar schedule data
CAS - Comma-delimited ASCII file
CAT - Catálogo de segurança
CAT - IntelliCharge categorization file used by Quicken
CB - Microsoft clean boot file
CCB - Visual Basic Animated Button configuration
CCF - Multimedia Viewer configuration file used in OS/2
CCH - Corel Chart
CCM - Lotus CC:Mail "box" (for example, INBOX.CCM)
CDA - CD Audio Track
CDC - Nero CD Cover
CDF - Arquivo de canal
CDI - Phillips Compact Disk Interactive format
CDR - Corel Draw drawing
CDT - Corel Draw template
CDX - Corel Draw compressed drawing
CEL - CIMFast Event Language file
CER/CRT - Certificado de segurança
CFB - Comptons Multimedia file
CFG - Arquivo de configuração
CGI - Common Gateway Interface script file
CGM - Computer Graphics Metafile
CH - OS/2 configuration file
CHK - File fragments saved by Windows Disk Defragmenter or ScanDisk
CHM - Arquivo HTML compilado
CHP - Ventura Publisher chapter
CIL - Clip Gallery download package
CIM - Sim City 200 file
CIN - OS/2 change control file that tracks changes to an INI file
CK1 - iD/Apogee Commander Keen 1 data file
CK2 - iD/Apogee Commander Keen 2 data file
CK3 - iD/Apogee Commander Keen 3 data file
CK4 - iD/Apogee Commander Keen 4 data file
CK5 - iD/Apogee Commander Keen 5 data file
CK6 - iD/Apogee Commander Keen 6 data file
CLASS - Classe Java
CLP - Windows Clipboard file
CLS - Visual Basic Class Module
CMB - Combinação de botões do Znes
CMD - Command file for Windows NT (similar to a DOS .BAT file)
CMD - DOS CP/M command file
CMD - dBase-II program file
CMF - Corel Metafile
CMP - JPEG Bitmap
CMP - Address document
CMV - Corel Move animation
CMX - Corel Presentation Exchange image
CNF - Configuration file used by Telnet, Windows, and other applications
CNM - Windows application menu options and setup file
CNQ - Compuworks Design Shop file
CNT - Windows (or other) system content files for the help index and other purposes
COB - trueSpace2 object
COD - Microsoft C compiler output as displayable assembler with original C as comments
COM - Arquivo de Comando (aplicativo do MS-DOS)
CONF - Arquivo de configuração
CPD - Fax Cover document
CPE - Fax Cover document
CPI - Microsoft MS-DOS code page information file
CPL - Extensão do painel de controle
CPL - Corel colour palette
CPP - C++ code
CPR - Corel Presents Presentation
CPT - Corel Photo-Paint image
CPX - Corel Presentation Exchange Compressed drawing
CRD - Cardfile file
CRL - Lista de certificados revogados
CRP - Corel Presents Run-Time Presentation
CSC - Corel Script
CSP - PC Emcee On-Screen image
CSS - Documento de folha de estilos em cascata
CSV - Comma-separated values file
CT - Scitex CT Bitmap
CTL - Used in general to mean a file containing control information
CTT - Lista de Contatos do Messenger
CUE - Microsoft Cue Cards data
CUR - Cursor do Windows
CUT - Imagem Dr Halo bitmap
CV - Corel Versions nonono
CV - Microsoft CodeView information screen
CWK - Claris Works data file
CWS - Claris Works template
CXX - C++ source code file

DAT - Arquivo de dados
DAT - WordPerfect Merge Data
DB - Windows Thumbnail Database
DBF - Aston-Tate dBASE database
DBX - Imagem DataBeam
DCR - Arquivo Shockwave
DCS - Desktop Color Separation file
DCX - Fax image (based on PCX)
DDS - Photoshop Games Images
DDF - BTRIEVE database
DEF - SmartWare II data file
DEF - C++ Definition
DER - Certificado de segurança
DIB - Device-Independent Bitmap
DIC - Dicionário
DIF - Data Interchange Format spreadsheet
DIR - Macromedia Director file
DIZ - Description file
DLG - C++ Dialogue Script
DLL - Biblioteca de ligação dinâmica
DMF - X-Trakker music module (MOD) file
DOC - FrameMaker or FrameBuilder document
DOC - WordStar document
DOC - WordPerfect document
DOC - Documento do Word
DOCX - documento do Microsoft Office Word 2007
DOCM - documento com macro habilitada do Microsoft Office Word 2007
DOT - Microsoft Word document Template
DPP - DrawPlus Drawing
DPR - Borland Delphi project header file
DRV - Arquivo de driver
DRW - Micrografx Designer/Draw
DSG - Jogo salvo do DooM
DSM - Dynamic Studio music module (MOD) file
DSP - Microsoft Developer Studio project
DSO - Topogrph
DSQ - Corel QUERY file
DSW - Microsoft Developer Studio workspace
DUN - Arquivo de acesso à rede dial-up
DWG - AutoCAD drawing eXchange format
DWT - AutCAD template
DXF - AutoDesk Drawing Interchange format

EMF - Enhanced Windows Metafile
ENC - Encore file
EPS - Encapsulated PostScript image
ER1 - ERWin file
ERX - ERWin file
EVY - Envoy document
EWL - Microsoft Encarta document
EXE - Aplicativo executável (programa)

F - FORTRAN file
F77 - FORTRAN file
F90 - FORTRAN file
FAR - Farandole Composer music module (MOD) file
FAV - Microsoft ****** navigation bar
FAX - FAX Type image
FDF - Formas de Documento Adobe Acrobat
FH3 - Aldus Freehand 3 drawing
FIF - Arquivo de imagem Fractal
FITS - CCD camera image
FLA - Adobe Flash Project
FLC - AutoDesk FLIC animation
FLI - AutoDesk FLIC animation
FLT - Corel filter
FLT - StarTrekker music module (MOD) file
FLV - Adobe Flash Video
FMB - Oracle binary source code for form, version 4.0 e mais recentes
FMT - Oracle text format of form, version 4.0 e mais recentes
FMT - Microsoft Schedule+ print file
FMX - Oracle executable form, version 4.0 e mais recentes
FND - Pesquisa salva
FOG - Fontographer font
FON - Arquivo de fonte bitmap
FOR - FORTRAN file
FOT - Font-related file
FP - FileMaker Pro file
FP1 - Flying Pigs for Windows data file
FP3 - FileMaker Pro file
FPX - FlashPix bitmap
FRM - Form
FRM - FrameMaker or FrameBuilder document
FRM - Oracle executable form version 3.0 and earlier
FRM - Visual Basic form
FRM - WordPerfect Merge form
FRX - Visual Basic form stash file

GAL - Corel Multimedia Manager album
GBA - Rom de Game Boy Advanced
GBC - Rom de Game Boy Color
GCP - Ground Control Point file used in image processing of remote sensing data .
GED - Graphic Environment Document (drawing)
GEM - GEM metafile
GEN - Ventura-Generated text file
GFC - Patton&Patton Flowcharting 4 flowchart file
GFI - Genigraphics Graphics Link presentation
GFX - Genigraphics Graphics Link presentation
GID - Windows 95 global index file (containing help status)
GIF - CompuServe bitmap
GIM - Genigraphics Graphics Link presentation
GIX - Genigraphics Graphics Link presentation
GNA - Genigraphics Graphics Link presentation
GNX - Genigraphics Graphics Link presentation
GRA - Microsoft Graph
GRD - Grid file, used in image processing of remote sensing data often to form map projections.
GRP - Grupo de Programas Microsoft
GTK - Graoumftracker (old) music module (MOD) file
GT2 - Graoumftracker (new) music module (MOD) file
GWX - Genigraphics Graphics Link presentation
GWZ - Genigraphics Graphics Link presentation
GZ - Unix Gzip compressed file

H - C program header
HED - HighEdit document
HEL - Microsoft Hellbender saved game
HEX - Macintosh BinHex 2.0 file
HGL - HP Graphics Language drawing
HLP - Arquivo de ajuda
HOG - Lucas Arts Dark Forces WAD file
HPJ - Visual Basic Help Project
HPP - C++ program header
HQX - Macintosh BinHex 4.0 file
HST - History file
HT - HyperTerminal
HTA - Aplicativo HTML
HTM/HTML - documento de hipertexto
HTT - Modelo de hipertexto
HTX - Extended HTML template

ICA - Citrix file
ICB - Imagem Targa bitmap
ICC/ICM - Perfil ICC
ICO - Ícone do Windows
IDF - Definição de instrumento MIDI
IDQ - Internet Data Query file
IFF - Amiga ILBM
IGF - Inset Systems metafile
IIF - QuickBooks for Windows interchange file
IMA - WinImage file
IMG - GEM image
INC - Assembler language or Active Server include file
IND - Arquivo de Índice
INDD - Adobe InDesign Document
INF - Informações de configuração
INI - Arquivo de inicialização
INP - Oracle source code for form, version 3.0 and earlier
INS - InstallShield install script
INS/ISP - X-Internet sign-up file
ISO - Lists the files on a CD-ROM; based on the ISO 9660 CD-ROM file system standard
ISU - InstallShield uninstall script
IT - Impulse Tracker music module (MOD) file
ITS - Internet Document Set
IVF - Arquivo de vídeo Indeo
IW - Idlewild screensaver

JAR - Arquivo Java (a compressed file for applets and related files)
JAVA - Java source code
JBF - Paint Shop Pro image browser file
JMP/SAS - Discovery chart-to-statistics file
JN1 - Epic MegaGames Jill of the Jungle data file
JOB - Objeto de tarefa do 'Agendador de tarefas'
JOD - Microsoft.Jet.OLEDB.4.0
JPEG/JPG/JPE/JFIF/JFI - Imagem bitmap
JS - Arquivo de script JavaScript
JTF - Imagem bitmap

KAR - Arquivo MIDI
KDC - Kodak Photo-Enhancer
KEY - Arquivo de entrada de registro
KFX - KoFax Group 4 image
KLNX - NeroClass
KYE - Kye game data
KML - extensão para arquivos XML do GoogleEarth.
KMZ - extensão para arquivos compactados do GoogleEarth.

LBM - Deluxe Paint bitmap
LDB - Microsoft Access lock file
LEG - Legacy document
LHA - Alternate file suffix for LZH
LIB - Library
LIS - Output file produced by a Structured Query Reporting (SQR) program
LOG - Arquivo de Log
LPD - Helix Nuts and Bolts file
LRC - Extensão para letras de música em sincronia com o arquivo MP3 da mesma música (usado em karaokê e MP3 players)
LRC - Intel Video Phone file
LSF - Áudio/Vídeo do Windows Media
LST - Arquivo de lista
LSX - Lista de reprodução de Áudio/Vídeo do Windows Media
LWO - Lightwave Object file
LWP - Lotus Wordpro 96/97 file
LZH/LH/ARC - compressed nonono
LZS - Skyroads data file

M3D - Corel Motion 3D animation
M3U/M3U8 - Lista de reprodução de arquivos de Áudio/Video
MAC - MacPaint image
MAD - Microsoft Access module
MAF - Microsoft Access Form
MAK - Visual Basic or MS Visual C++ Project
MAM - Microsoft Access Macro
MAP - Map file
MAP - Duke Nukem 3D WAD game file
MAQ - Microsoft Access Query
MAR - Microsoft Access Report
MAS - Lotus Freelance Graphics Smartmaster file
MAT - Microsoft Access Table
MAX - Paperport file
MAX - Extensão nativa do 3D Studio Max.
MAZ - Hover maze data
MB1 - Apogee Monster Bash data file
MCC - Dialer10 calling card
MCS - MathCAD image
MCW - Microsoft Word for Macintosh document
MDA - Microsoft Access add-in
MDB - Microsoft Access database
MDE - Microsoft Access MDE file
MDL - Digital Tracker music module (MOD) file
MDL - Quake model file
MDN - Microsoft Access blank database template
MDW - Microsoft Access Workgroup
MDZ - Microsoft Access wizard template
MED - Music Editor, OctaMED music module (MOD) file
MEM - Cartão de memória do emulador Connectix VGS
MER - Format for interchanging spreadsheet/database data; recognized by Filemaker, Excel, and others
MET - Presentation Manager metafile
MFP - Macromedia Flash Paper
MHT/MHTML - Arquivo HTML, que armazena os dados de páginas web (texto, imagens, etc.) num só arquivo.
MI - Miscellaneous
MIC - Microsoft Image Composer file
MID/MIDI - musica no formato MIDI
MINIUSF - Arquivo de som do emulador de Nintendo 64
MKA - Áudio comprimido no formato Matroska
MKV - Vídeo comprimido no formato Matroska
MMF - Microsoft Mail File
MMM - Microsoft Multimedia Movie
MMM - Fonte PostScript Type 1 (Multiple Master)
MOD - FastTracker, StarTrekker, Noise Tracker (etc.) music module file
MOD - Microsoft Multiplan spreadsheet
MOV - QuickTime for Windows movie
MPE/MPEG/MPG - arquivo de video (Moving Picture Experts Group)
MPP - Microsoft Project file
MPP - CAD drawing file format
MP3 - MPEG Audio Layer 3 (AC3) file
MP4 - Arquivo MPEG-4 Part 14
MSG - Microsoft Mail message
MSI - Instalador padrão Microsoft
MSN - Microsoft Network document
MSP - Microsoft Paint bitmap
MTM - MultiTracker music module (MOD) file
MUS - Música
MVB - Microsoft Multimedia Viewer file
MWP - Lotus Wordpro 97 Smartmaster file
MYDOCS - Pasta Meus documentos na Área de trabalho

NAP - NAP Metafile
NBI - Nero BackItUp Document
NCB - Microsoft Developer Studio file
NCD - Nero Cover Designer Document
NCO - Nero BackItUp Compressed File
NCT - Nero Cover Designer Template
NHF - Nero HFS CD
NHV - Nero HD-BURN-Video
NJI - Nero BackItUp Job
NMD - Nero miniDVD
NPF - Nero SoundTrax Project
NR3 - Nero MP3 Disc
NR4 - Nero AAC Disc
NRA - Nero Audio CD
NRB - Nero Data Disc (Boot)
NRC - Nero Data Disc (UDF/ISO)
NRD - Nero DVD-Video
NRE - Nero CD EXTRA
NRG - Nero Disc Image
NRH - Nero CD-ROM (Hybrid)
NRI - Nero Data Disc (ISO)
NRM - Nero Mixed Mode Disc
NRS - Nero Data Disc (EFI Boot)
NRU - Nero Data Disc (UDF)
NRV/NSD - Nero Super Video CD
NRW - Nero WMA Disc
NSF - Lotus Notes database
NST - Noise Tracker music module (MOD) file
NTF - Lotus Notes database template

OBD - Microsoft Office binder template
OBD - Microsoft Office Binder
OBJ - Object file
OBZ - Microsoft Office Binder Wizard
OCX - Microsoft Object Linking and Embedding custom control
ODF - OpenDocument Format
OFN - Microsoft Office FileNew file
OFT - Microsoft ****** template
OKT - Oktalyzer music module (MOD) file
OLB - OLE Object Library
OLE - OLE object
OPT - Microsoft Developer Studio file
ORG - Lotus Organiser file
OR2 - Lotus Organiser 2 file
OR3 - Lotus Organiser 97 file
OTF - fonte OpenType

P10 - Solicitação de certificado
P10 - Tektronix Plot 10 drawing
P12/PFX - Personal Information Exchange
P65 - Pagemaker 6.5 file
P7B - Certificados PKCS #7
P7M - Mensagem MIME PKCS #7
P7R - Resposta do pedido de certificado
P7S - Assinatura PKCS #7
P951 - NeroClass
PAB - Microsoft Personal Address Book
PAK - Quake WAD file
PAL - Windows colour palette
PAT - Corel Draw pattern
PBK - Microsoft Phonebook
PBM - Imagem portátil Bitmap
PCD - Kodak Photo-CD image
PCL - HP Laserjet bitmap
PCS - PICS animation
PCT - Macintosh PICT drawing
PCC/PCX - Imagem Paintbrush
PCD - Foto-CD
PDD/PSD - Imagem Photoshop bitmap
PDF - Formato de Documento Portátil Adobe Acrobat
PDF - Netware Printer Definition File
PDF - Package Definition File from Microsoft Systems Management Server
PDQ - Patton&Patton Flowcharting PDQ Lite file
PDX - Índice de Catálogo IDS
PFA - Fonte PostScript Type 1 (ASCII)
PFB - Fonte PostScript Type 1 (binary)
PFC - PF Component
PFI - Imagem PhotoFiltre
PFM - Fonte PostScript Type 1 (Printer Font Metrics)
PFS - Seleção PhotoFiltre
PGL - HP Plotter drawing
PGM - Imagem portátil Graymap (bitmap)
PIC - PC Paint bitmap
PIC - Lotus picture
PIC - Macintosh PICT drawing
PIF - Arquivo de informação de programa
PIF - IBM PIF drawing
PIG - Lucas Arts Dark Forces WAD file
PIN - Epic Pinball data file
PIX - Inset Systems bitmap
PJ - MKS Source Integrity file
PKG - Microsoft Developer Studio application extension (similar to a DLL file)
PKO - Objeto de segurança de chave pública
PL - Perl program
PLE - Arquivo de log encriptografado
PLP - Pacote de som do Messenger Plus!
PLT - HPGL Plotter drawing
PLT - AutoCAD Plot drawing
PM5 - Pagemaker 5.0 file
PM6 - Pagemaker 6.0 file
PNG - Portable Network Graphics bitmap
PNG - Paint Shop Pro Browser catalogue
PNT - MacPaint graphic file
POT - Microsoft PowerPoint Template
PP4 - Picture Publisher 4 bitmap
PPA - Microsoft PowerPoint Add-in
PPM - Imagem portátil Pixelmap bitmap
PPP - PagePlus Publication
PPS - Slide do PowerPoint
PPT - Apresentação do PowerPoint
PPTX - Apresentação do Microsoft Office PowerPoint 2007
PPTM - Apresentação com macro habilitada do Microsoft Office PowerPoint 2007
POTX - Modelo do Microsoft Office PowerPoint 2007
POTM - Modelo com macro habilitada do Microsoft Office PowerPoint 2007
PPSX - Show do Microsoft Office PowerPoint 2007
PPSM - Show com macro habilitada do Microsoft Office PowerPoint 2007
PRE - Lotus Freelance presentation
PRF - Arquivo de sistema do Windows PICSRules
PRN - Print Table (space delimited text)
PRS - Harvard Graphics for Windows presentation
PRZ - Lotus Freelance Graphics 97 file
PS - Postscript Interpreted drawing
PSP - Imagem Paintshop Pro
PST - Microsoft ****** Personal Folder File
PTM - Polytracker music module (MOD) file
PUB - Ventura Publisher publication
PUB - Microsoft Publisher document
PWD - Microsoft Pocket Word document
PWZ - Microsoft PowerPoint Wizard
PXL - Microsoft Pocket Excel spreadsheet
PY - Arquivo Python
PYW - Arquivo Python sem Console

QAD - PF QuickArt Document
QBW - QuickBooks for Windows file
QDT - Quick Books data file from the Quicken UK Accountancy/Tax/Invoice program
QLB - Quick Library
QRY - Microsoft Query
QT/QTM - Filme QuickTime
QUE - Objeto de fila do 'Agendador de tarefas'
QXD - Quark XPress file

R - Pegasus Mail resource file
RA/RAM - Arquivo Real Media Áudio
RAR/R00~R99 - Arquivo comprimido do WinRar
RAS - Sun Raster Images bitmap
RAT - Rating System File
RAW - Raw File Format (bitmap)
RC - Microsoft Visual C++ Resource Script
REC - Recorder macro
REG - Arquivo de entrada de registro
RES - Microsoft Visual C++ Resource
REV - Recuperação de volume RAR
RFT - RFT-DCA
RGB/RGBA - Imagem SGI
RLA/RPF - Imagem Alias/Wavefront
RLE - Run-Length Encoded bitmap
RM - Arquivo Real Audio/Video
RMF - Documento Acrobat Rights Management
RMI - Música em MIDI
RMVB - Arquivo Real Media Video
ROV - Rescue Rover data file
RPT - Microsoft Visual Basic Crystal Reports file
RTF - Documento no formato Rich Text
RTM - Real Tracker music module (MOD) file

S3M - Scream Tracker 3 music module (MOD) file
SAM - Ami Professional document
SAV - Saved game file
SC4 - Cenário do Roller Coaster Tycoon
SC6 - Cenário do Roller Coaster Tycoon 2
SCC - Microsoft Source Safe file
SCD - Matrix/Imapro SCODL slide image
SCD - Microsoft Schedule+ 7
SCF - Comando do Windows Explorer
SCH - Microsoft Schedule+ 1
SCN - trueSpace2 scene
SCP - Script para acesso à rede dial-up
SCR - Proteção de tela do Windows
SCR - Fax image
SCR - Imagem Paintbrush
SCT - Componente Windows Script
SCT - Scitex CT bitmap
SC2 - Microsoft Schedule+ 7
SDL - SmartDraw library
SDR - SmartDraw drawing
SDT - SmartDraw template
SEA - Self-expanding nonono (used by Stuffit for Mac files and possibly e outros)
SEP - Formato de imagem Tagged(TIFF) bitmap
SGI - Imagem SGI
SHB - Corel Show presentation
SHB - Atalho para um documento
SHG - Hotspot bitmap
SHS - Objeto recorte
SHW - Corel Show presentation
SKP - extensão de arquivo 3D do SketchUp.
SIT - Stuffit nonono of Mac files
SLK - Symbolic Link (SYLK) spreadsheet
SND - NeXT sound
SND - Mac Sound Resource
SPC - Certificados PKCS #7
SPC/SP1~SP9 - Arquivo de áudio do Znes
SPL/SWF - Shockwave Flash Object
SPP - PhotoPlus Pictures
SQC - Structured Query Language (SQR) common code file
SQR - Structured Query Language (SQR) program file
SRM - Bateria de jogo do Znes
SST - Armazenamento de certificados
STL - Lista de certificados confiáveis
STM - Scream Tracker music module (MOD) file
STY - Ventura Publisher style sheet
SV4 - Jogo salvo do Roller Coaster Tycoon
SV6 - Jogo salvo do Roller Coaster Tycoon 2
SVG - Jogo salvo do Call of Duty™
SVG/SVGZ - Documento SVG
SVX - Amiga 8SVX sound
SYS - Arquivo de sistema

T101 - NeroClass
T2T - Sonata CAD modelling software file
TAR - Tape nonono
TAZ - Unix Gzip/Tape nonono
TD4/TP4 - Projeto de pista do Roller Coaster Tycoon
TD6 - Projeto de pista do Roller Coaster Tycoon 2
TEX - Arquivo de textura
TGA - Imagem Targa bitmap
TGZ - Unix Gzip/Tape nonono
THEME - Tema para área de trabalho do Windows 95/98
THN - Graphics Workshop for Windows thumbnail
TF8/TIF/TIFF - Formato de imagem Tagged(TIFF) bitmap
TIG - Arquivo Tigre, usado pelo governo dos EUA para distribuir mapas
TLB - OLE Type Library
TMP - Arquivo temporário do Windows
TRM - Terminal file
TRN - MKS Source Integrity project usage log
TTF - Arquivo de fonte TrueType
TUB - Imagem Paintshop Pro
TWF - TabWorks file
TWW - Tagwrite Template
TX8 - Texto do MS-DOS
TXT - Documento de texto

UDF - Windows NT Uniqueness Database File
ULT - Ultratracker music module (MOD) file
URL - Atalho da internet
USE - MKS Source Integrity file
USF - Arquivo de áudio do emulador do Nintendo 64

VBP - Projeto do Visual Basic
VBS - Arquivo de script VBScript
VBW - Microsoft Visual Basic workspace
VBX - Visual Basic custom control
VCF - Vevi Configuration File; defines objects for use with Sense8's WorldToolKit
VDA/VST - Imagem Targa bitmap
VI - Virtual Instrument file from National Instruments LABView product
VLB - Corel Ventura Library
VOB - Arquivo de DVD
VOC - Creative Labs Sound Blaster sound
VP - Ventura Publisher publication
VSD - Visio drawing (flow chart or schematic)
VSW - Visio Workspace file
VXD - Driver de dispositivo virtual do Windows

WAL/WSZ - Winamp extension installation file
WAD - Arquivo do jogo Doom contendo video, nivel do jogador, e outras informações
WAV - Windows Waveform sound
WB1/WB2 - QuattroPro for Windows spreadsheet
WBK - Microsoft Word Backup
WBL - Argo WebLoad II upload file
WCM - WordPerfect Macro
WDB - Microsoft Works database
WEB - CorelXara Web document
WGP - Wild Board Games data file
WID - Ventura width table
WIL - WinImage file
WIN - Imagem Targa bitmap
WIZ - Microsoft Word Wizard
WK1 - Lotus 123 versions 1 & 2 spreadsheet
WK3 - Lotus 123 version 3 spreadsheet
WK4 - Lotus 123 version 4 spreadsheet
WKS - Lotus 123 Worksheet spreadsheet
WKS - Microsoft Works document
WLF - Argo WebLoad I upload file
WLG - Arquivo de Log do Dr. Watson
WLL - Microsoft Word Add-In
WM - Áudio/Vídeo do Windows Media
WMA - Áudio do Windows Media
WMDB - Biblioteca do Windows Media
WMF - Windows Metafile
WMX - Lista de reprodução de Áudio/Vídeo do Windows Media
WMV - Vídeo do Windows Media
WOW - Grave Composer music module (MOD) file
WP - WordPerfect document
WPW - Novel PerfectWorks document
WP4 - WordPerfect 4 document
WP5 - WordPerfect 5 document
WP6 - WordPerfect 6 document
WPD - WordPerfect Demo
WPD - WordPerfect Document
WPG - WordPerfect Graphic
WPS - Microsoft Works document
WPT - WordPerfect Template
WQ1 - QuattroPro/DOS spreadsheet
WQ2 - QuattroPro/DOS version 5 spreadsheet
WRI - Documento Write
WRL - Modelo para realidade virtual (VR)
WS1 - WordStar for Windows 1 document
WS2 - WordStar for Windows 2 document
WS3 - WordStar for Windows 3 document
WS4 - WordStar for Windows 4 document
WS5 - WordStar for Windows 5 document
WS6 - WordStar for Windows 6 document
WS7 - WordStar for Windows 7 document
WSC - Componente Windows Script
WSD - WordStar 2000 document
WVL - Wavelet Compressed Bitmap

XAR - Corel Xara drawing
XFDF - Formas de Documento Adobe Acrobat
XLA - Microsoft Excel add-in
XLB - Microsoft Excel toolbar
XLC - Microsoft Excel chart
XLD - Microsoft Excel dialogue
XLK - Microsoft Excel backup
XLL - Microsoft Excel add-in with C++
XLM - Microsoft Excel macro
XLS - Microsoft Excel worksheet
XLSB - Planilha binária do Microsoft Office Excel 2007
XLSX - Planilha do Microsoft Office Excel 2007
XLSM - Planilha com macro habilitada do Microsoft Office Excel 2007
XLTX - Modelo do Microsoft Office Excel 2007
XLTM - Modelo com macro habilitada do Microsoft Office Excel 2007
XLAM - Suplemento do Microsoft Office Excel 2007
XLT - Microsoft Excel template
XLV - Microsoft Excel VBA module
XLW - Microsoft Excel workbook / workspace
XM - FastTracker 2, Digital Tracker music module (MOD) file
XML - Documento XML
XR1 - Epic MegaGames Xargon data file
WSH - Arquivo de configuração do Windows Scripting Host
XSL - Estilo de folha XSL
XTP - XTree data file
XY3 - XYWrite III document
XY4 - XYWrite IV document
XYP - XYWrite III Plus document
XYW - XYWrite for Windows 4.0 document

YAL - Arts & Letters clipart library
YBK - Microsoft Encarta Yearbook

Z - Unix Gzip
ZIP - Arquivo comprimido Zip
ZST/ZS1~ZS9 - Rom de super nintendo
ZOO - Formato de arquivo comprimido

000-999 - Usados em velhas versões de arquivos (number related data files )
12M - Lotus 123 97 Smartmaster file
123 - Lotus 123 97 file
2GR/3GR - Driver de gráficos VGA /configuration files under Windows
386 - Arquivo usado em plataformas 80386 ou processadores mais recentes.
3DM - Formato do programa Rhinoceros3d.
3DS - Formato do programa 3dstudio para as antigas versões em DOS.
669 - Composer 669, Unis Composer music mod file
7z - Arquivo compactado do 7 Zip

#01 - and higher A method of numbering picture files for a roll of film that has been scanned
$$$ - Used by OS/2 to keep track of nonono files
@@@ - Screen arquivos usados na instalação e instrução no uso de aplicações

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

leteseu
Forista
Forista
Mensagens: 20033
Registrado em: 17 Set 2002, 18:23
---
Quantidade de TD's: 36
Ver TD's

#7 Mensagem por leteseu » 16 Mar 2009, 19:55

Desc,
Disponível apenas para administradores
Oculto para usuários:
Será que todo este conteúdo não poderia ir para o aberto?


Ah... faltou mencionar as extensões NTX e JNX na tua listinha.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Diffident
Forista
Forista
Mensagens: 9126
Registrado em: 04 Mai 2006, 16:08
---
Quantidade de TD's: 67
Ver TD's

#8 Mensagem por Diffident » 16 Mar 2009, 20:17

leteseu escreveu:Desc,
Disponível apenas para administradores
Oculto para usuários:
Será que todo este conteúdo não poderia ir para o aberto?


Ah... faltou mencionar as extensões NTX e JNX na tua listinha.
Talvez seja a idade.

NTX não é um arquivo clipper?
JNX ou INX?
Disponível apenas para administradores
Oculto para usuários:
Quanto ao conteúdo pode sim, no entanto aqui presumo que podemos trocar mais informações sem misturar a foco e principio do forum não acha?

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Maldito
Forista
Forista
Mensagens: 3327
Registrado em: 15 Jun 2007, 20:32
---
Quantidade de TD's: 132
Ver TD's

#9 Mensagem por Maldito » 16 Mar 2009, 22:25

Desc, sua lista estava incompleta:

Sufixo.............Abreviação............Quantidade em Bytes
KiloByte...........(KB)....................1.024
MegaByte.........(MB)...................1.048.576
GigaByte..........(GB)...................1.073.741.824
TeraByte..........(TB)...................1.099.325.627.776
PetaByte..........(PB)...................1.125.899.906.843.624
ExaByte...........(EB)...................1.152.192.504.607.870.976
ZetaByte..........(ZB)...................1.180.159.620.278.458.879.424
YottaByte.........(YB)...................1.208.925.819.265.170.892.530.176
LeTeseuByte.....(LB).................... INFINITO

A propósito, quase ninguém distingue mas para byte usa-se "B" e não "b" (este último usa-se para bit).

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Mirko
Forista
Forista
Mensagens: 7234
Registrado em: 20 Ago 2004, 21:54
---
Quantidade de TD's: 191
Ver TD's

#10 Mensagem por Mirko » 16 Mar 2009, 23:07

Tá faltando uma posatem com os comandos báscos do DOS.

(Ou tem isso aqui e eu não li?)

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

leteseu
Forista
Forista
Mensagens: 20033
Registrado em: 17 Set 2002, 18:23
---
Quantidade de TD's: 36
Ver TD's

#11 Mensagem por leteseu » 17 Mar 2009, 07:50

|Desconfiado| escreveu:
leteseu escreveu:Desc,
Disponível apenas para administradores
Oculto para usuários:
Será que todo este conteúdo não poderia ir para o aberto?


Ah... faltou mencionar as extensões NTX e JNX na tua listinha.
Talvez seja a idade.

NTX não é um arquivo clipper?
JNX ou INX?
Disponível apenas para administradores
Oculto para usuários:
Quanto ao conteúdo pode sim, no entanto aqui presumo que podemos trocar mais informações sem misturar a foco e principio do forum não acha
?
NTX é arquivo de índice do Clipper, desde versão outono 1986.

JNX é arquivo de índice do Joiner, versão brasileira do Clipper, lançado por Cláudio Lavaca em 1987 numa Fenasoft no Anhembi (nem sei se existe isso ainda). Funcionava tanto em DOS como em UNIX, isso era a vantagem.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Compson
Forista
Forista
Mensagens: 6415
Registrado em: 21 Nov 2003, 18:29
---
Quantidade de TD's: 135
Ver TD's

#12 Mensagem por Compson » 17 Mar 2009, 09:02

Pô, Fenasoft (1996) foi onde eu comprei meu primeiro micro efetivamente escolhido por mim, um Infoway Petium 133 Mhz. O anterior era um 386, de 1993, que durou até o ano retrasado.

Esse Infoway também, só quebrou este ano.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Caifás
Forista
Forista
Mensagens: 8266
Registrado em: 29 Mar 2006, 16:44
---
Quantidade de TD's: 120
Ver TD's

#13 Mensagem por Caifás » 17 Mar 2009, 09:17

Comandinhos do linux

Comandos de manipulação de diretório
mkdir cria um diretório exemplo: mkdir docs
rmdir exclui um diretorio (se estiver vazio)
rm -rf exclui um diretório e todo o seu conteúdo
cd entra num diretório (exemplo: cd docs) ou retorna para HOME
cd ~ vai direto para o diretório home do usuário logado.
cd - volta ao último diretório acessado
pwd exibe o local do diretório atual
ls listar o conteúdo do diretório
ls -alh mostra o conteúdo detalhado do diretório
ls -ltr mostra os arquivos no formado longo(l) em ordem inversa(r) de data (t)
du -msh mostra o tamanho do diretório em Megabytes
whereis mostra onde se encontra determinado arquivo (binários) exemplo: whereis samba
which mostra qual arquivo binário está sendo chamado pelo shell quando chamado via linha de comando
Comandos para manipulação de arquivos
cat mostra o conteúdo de um arquivo binário ou texto
tac semelhante ao cat mas inverte a ordem
tail mostra as últimas 10 linhas de um arquivo (util para ler logs)
head mostra as primeiras 10 linhas de um arquivo
less mostra o conteúdo de um arquivo de texto com controle
vi editor de ficheiros de texto
vim versão melhorada do editor supracitado
rm remoção de arquivos (também remove diretórios)
cp copia diretórios 'cp -r' copia recursivamente
mv move ou renomeia arquivos e diretórios
chmod altera as permissões de arquivos ou directórios
chown altera o dono de arquivos ou diretórios
cmd>txt cria um novo arquivo(txt) com o resultado do comando(cmd)
cmd>>txt adiciona o resultado do comando(cmd) ao fim do arquivo(txt)
touch touch foo.txt - cria um arquivo foo.txt vazio; também altera data e hora de modificação para agora
> arquivo.txt mais rápido que o touch para criação de arquivosplit divide um arquivo
recode recodifica um arquivo ex: recode iso-8859-15..utf8 file_to_change.txt
[mc] poderoso editor de texto
Comandos para administração
man mostra informações sobre um comando
adduser adiciona usuários
addgroup adiciona grupos
apropos realiza pesquisa por palavra ou string
dmesg exibe as mensagens da inicialização(log)
du exibe estado de ocupação dos discos/partições
find comando de busca ex: find ~/ -cmin -3
userdel remove usuários
chfn altera informação relativa a um utilizador
who informa quem está logado no sistema
whoami informa com qual usuário você está logado
passwd modifica senha (password) de usuários
umask define padrões de criação de arquivos e diretórios
ps mostra os processos correntes
ps -aux mostra todos os processos correntes no sistema
kill manda um sinal para um processo. Os sinais SIGTERM e SIGKILL encerram o processo.
killall manda um sinal para todos os processos.
su troca para o super-usuário root (é exigida a senha)
su user troca para o usuário especificado em 'user' (é exigida a senha)
chown altera a propriedade de arquivos e pastas (dono)
env mostra variaveis do sistema
Comandos para administração de rede
ifconfig mostra as interfaces de redes ativas e as informações relacionadas a cada uma delas
route mostra as informações referentes as rotas
mtr mostra rota até determinado IP
nmap lista as portas de sistemas remotos/locais atras de portas abertas.
Pode checar sistema operacional em execução no host remoto.
netstat exibe as portas e protocolos abertos no sistema.
iptraf analisador de trafego da rede com interface gráfica baseada em diálogos
tcpdump sniffer muito popular. Sniffer é uma ferramenta que "ouve" os pacotes
que estão passando pela rede.
traceroute traça uma rota do host local até o destino mostrando os roteadores intermediários
nslookup consultas a serviços DNS
dig consultas a serviços DNS

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Capitão Caverna BsB
Forista
Forista
Mensagens: 3635
Registrado em: 13 Abr 2005, 17:45
---
Quantidade de TD's: 42
Ver TD's

#14 Mensagem por Capitão Caverna BsB » 17 Mar 2009, 10:53

Comandos que eu mais uso







































































































080069696969

Alo ................................ é do help desk

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Diffident
Forista
Forista
Mensagens: 9126
Registrado em: 04 Mai 2006, 16:08
---
Quantidade de TD's: 67
Ver TD's

#15 Mensagem por Diffident » 17 Mar 2009, 13:03

leteseu escreveu:
|Desconfiado| escreveu:
leteseu escreveu:Desc,
Disponível apenas para administradores
Oculto para usuários:
Será que todo este conteúdo não poderia ir para o aberto?


Ah... faltou mencionar as extensões NTX e JNX na tua listinha.
Talvez seja a idade.

NTX não é um arquivo clipper?
JNX ou INX?
Disponível apenas para administradores
Oculto para usuários:
Quanto ao conteúdo pode sim, no entanto aqui presumo que podemos trocar mais informações sem misturar a foco e principio do forum não acha
?
NTX é arquivo de índice do Clipper, desde versão outono 1986.

JNX é arquivo de índice do Joiner, versão brasileira do Clipper, lançado por Cláudio Lavaca em 1987 numa Fenasoft no Anhembi (nem sei se existe isso ainda). Funcionava tanto em DOS como em UNIX, isso era a vantagem.
Nossa uma velharia então. :D

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Informática, Tecnologia e Putaria”