Bacana o post, realmente vale a pena deixá-lo fixo para os iniciantes.
Pois bem, não sou tão antigo quanto o nosso nobre Zé Americano, mas já tenho mais de 8 anos de zona (justamente quando fiz meus 18 anos). Na época a Rua Guaicurus ainda era fechada (não tinha aquele acesso a praça da estação), então era bem perigoso ali, pois não passava ônibus e a partir das 18hrs o comércio fechava, dando espaço a trombadinhas, proxenetas, picaretas, os famosos figurões da noite boêmia belo horizontina.
Eu sempre tive o espírito boêmio, então logo, os meus rolês, que consistiam em tomar uma cerveja gelada no Fórmula 1 (barzinho da galeria da praça 7), deram espaços aos giros "putanhísticos" pela rua Guaicurus e adjacências. Me lembro como ontem, quando cheguei a zona boêmia. Eu com 18 anos, magro, cara de menino, pouca malícia, me sentei naquele buteco fudido "Zero Hora", na rua Santos Dummont, e fui me informar como era o "comércio de carnes" na rua Guaicurus.
Fui logo recebido com um: "Quanto você tem ai no bolso, parceiro?"
Me assustei, e informei ao cidadão que tinha 30 reais (prestes a correr, caso ele tentasse algo). O cara bem solícito, me falou que poderia ir ao famigerado Brilhantes, o que depois de um tempo, fui deixando de lado para conhecer os mais trashs (Amarelinho, Magnifico, Castelinho, Novo América, São Paulo... etc).
Desde a época em que frequento lá, até hoje, tenho a te dizer que melhorou bastante, o fluxo de pessoas é bem maior por conta das linhas de ônibus. Com isso se passa uma falsa sensação de segurança.
Porém, todavia, contudo, como muito bem colocado pelo nosso confrade, existem aqueles picaretas, que ficam naquelas brincadeiras de bolinha, aqueles caras que ficam vendendo máquina de cortar cabelo e alguns que se passam por vendedores mas na verdade são ladrões. Esses eu te aconselho ficar bem atento. Nunca me ocorreu nenhum problema com eles, mas o seguro morreu de velho.
Dentro dos hotéis também é necessário cautela: Se estiver com mochila, ou carregue na mão ou passe ela pra frente na barriga (muito cuidado nas escadas, que geralmente rolam furtos), carteira no bolso de trás nem pensar, celular você coloca na cintura (abaixo da calça, como eu faço), dinheiro eu costumo colocar naquele bolso pequeno da calça, geralmente ir com roupas simples (nada de extravagâncias como relógios, pulseiras, etc).
Não dar papo pra estranhos, evitar sentar naqueles barzinhos (eu por exemplo, compro um latão de cerveja e vou fazer meu giro, são raras as vezes que sento em butecos naquela região, já passei por alguns perrengues, então não recomendo).
No mais acho que é isso, seguindo esses conselhos, você não terá problemas.
Bom passeio!!!