Transito Paulista entrará em colapso em 2012 : O carro voador seria a solução?

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Re: Transito Paulista entrará em colapso em 2012 : O carro voador seria a solução?

#211 Mensagem por Carnage » 05 Out 2011, 23:40

http://blogdosakamoto.uol.com.br/2011/0 ... ira-opcao/
Apertado ou atrasado. Governador, tem uma terceira opção?
15/09/2011

Leonardo Sakamoto


Não sei se o governador Geraldo Alckmin acredita nisso mesmo, é um gozador ou só está mal assessorado na área de comunicação. Mas alguém deveria dar um toque que certas declarações não pegam bem. De acordo com o UOL Notícias, após viagem inaugural em um novo trecho da linha 4-amarela do metrô de São Paulo, nesta quinta (15), ele afirmou que, entre viajar em vagões cheios e ficar preso no trânsito, a população escolhe a opção número 1. “As pessoas preferem ir um pouco mais apertadas para chegar em casa mais cedo.”

Fiquei esperando o “Há! Peguei vocês!” logo na sequência. Mas não veio.

O crescimento da malha metroviária de São Paulo não deveria vir acompanhada de um aumento suficiente de trens para abastecer a rede? Sim, mais isso é só um detalhe que passa despercebido em datas festivas na Paulicéia, com grande concentração de políticos e Aspones, como a inauguração de estações de metrô. Pode parecer que não, mas a população não gosta desses maniqueísmos. O do governador foi sutil, mas teve o mesmo DNA de “ou você aceita este leite em pó carunchado na merenda escolar e se dê por satisfeito ou vai tomar água da pia e ficar quieto!”.

O metrô transporta hoje 4,1 milhões de pessoas e deve chegar a 4,5 mi até o final do ano. E o governo estadual promete investir em tecnologia para reduzir o tempo entre as composições. A ver… Um amigo-jornalista me cobrou de uma frase que escrevi há tempos, que o metrô em Sampa só cresce em ano de eleições. É a mais pura verdade. O problema é que a linha 4-amarela está tão atrasada que ultrapassou o cronograma de ano eleitoral.

Em janeiro deste ano, Alckmin deu outra declaração gozadora ao afirmar que “obras não ficam prontas em 24 horas”, justificando-se sobre a falta de eficácia de ações contra enchentes. Como se ele não tivesse nada a ver com o transbordamento da cidade, apesar de já ter sido governador antes e o seu partido comandar o Estado há 16 anos. Quantos mandatos são necessários? Mais quatro, oito?

Em tempo: a inauguração das estações Luz e República deveria ser usada para celebrar a memória dos que morreram na construção da linha 4-amarela. Em janeiro de 2007, sete pessoas foram engolidas por uma cratera aberta no local da estação ainda em obras. O consórcio Via Amarela (nomes aos bois: Odebrecht, OAS, Queiroz Galvão, Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez, Alston) chegou a culpar as grandes forças do universo pela tragédia.

E não só. Em outubro de 2006, um operário morreu soterrado após um túnel de 25 metros de profundidade na futura estação Oscar Freire desabar. Os responsáveis pela obra, na época, negaram-se a dar qualquer justificativa. Em fevereiro deste ano, um engenheiro de um empreiteira terceirizada morreu eletrocutado com uma descarga de 20 mil volts enquanto trabalhava nas obras da linha 4. O Metrô informou que, “por intermédio do Consórcio Via Amarela, tomará todas as providências cabíveis e dará todo o apoio necessário à família”.

Na hora de encontrar responsáveis por óbitos, de discutir obras apressadas ou mal feitas, políticos e assessores que usam trens só em dia de inauguração desaparecem rapidamente, feito os ratinhos que vivem entre nos túneis, entre os trilhos.

E eles dizem que críticas como essas são injustas, pois as coisas estão mudando em São Paulo. De acordo com Thiago Guimarães, pesquisador do Instituto de Transportes e Logística de Hamburgo e um grande especialista em mobilidade urbana paulistana, “o metrô fica cada dia mais cheio e mais insuportável; a prefeitura aumenta a tarifa do ônibus e cobra pouco pela melhoria do nível de serviço dos ônibus, que continua dominado por um oligopólio; a cidade continua crescendo de modo desordenado; a economia sobe, a renda aumenta, o preço dos carros cai”. Mudando sim, para pior, com um passo para frente a cada salto para trás.

Investir de verdade em transporte público em detrimento ao individual? Com essa quantidade de carros sendo desovada das fábricas em nome do desenvolvimento e IPI baixo? Pra quê? Pra quem?

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Re: Transito Paulista entrará em colapso em 2012 : O carro voador seria a solução?

#212 Mensagem por bullitt » 06 Out 2011, 02:23

Como nenhum político brasileiro pensa em planejamento de longo prazo, ainda viveremos para ver São Paulo no mais completo caos. Para piorar, mais e mais prédio estão sendo construídos... Já está muito ruim, e tudo indica se só vai piorar:

- No metrô, as pessoas pegam a linha contrária para chegar à estação inicial e poderem ir sentadas ao trabalho, pois ir de pé é muito apertado.
- Relatos de alguns amigos dizem que no horário de pico (na volta) muitas vezes é necessário esperar 3, 4 trens do metrô para poder embarcar.
- Pessoalmente, eu moro no bairro ao lado ao bairro onde fica o serviço, e na volta para casa frequentemente levo entre 40 minutos e 1 hora usando ônibus. Se não houvesse todo esse trânsito, seriam somente uns 15 minutos de ônibus, e metade disso usando carro. À pé dá aproximadamente uma hora.
- Isso sem contar a situação de quem mora nos bairros mais afastados. São quatro horas diárias ou mais perdidas com o trajeto de ida e volta. Ou seja, é como jogar fora aproximadamente 1/6 da vida da pessoa...
- Qualquer acidente de trânsito é capaz de parar metade da cidade... sem contar as chuvas...

Assim imagino que a situação no futuro vai chegar ao ponto que:

- Morar perto do trabalho será uma exigência prioritária no currículo do trabalhador
- As empresas irão criar horários de trabalho diferentes do usual e mais funcionários trabalharão em suas casas
- Um novo esquema de rodízio de automóveis será criado para dar uma sobrevida extra à cidade
- Muitas pessoas (como provavelmente eu) irão começar a ir e voltar à pé ao trabalho!
- Irão começar a aparecer hotéis no estilo japonês, um compartimento com colchão, só para o cara dormir perto do trabalho!
- Muitas empresas e pessoas se mudarão para outros lugares.

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Re: Transito Paulista entrará em colapso em 2012 : O carro voador seria a solução?

#213 Mensagem por Carnage » 12 Out 2011, 00:01

http://www.estadao.com.br/noticias/impr ... 3332,0.htm
Mesmo com novas obras e restrições, trânsito piora 10% na hora do rush
De um ano para cá, média de congestionamento às 19h - pior horário das vias paulistanas - aumentou 11 km e chegou a 129,7 km
10 de outubro de 2011 | 3h 02

CAIO DO VALLE, ELVIS PEREIRA - O Estado de S.Paulo

Depois de um período de melhoras, os congestionamentos do início da noite começaram a piorar na cidade de São Paulo. Isso mostra que as restrições (como a dos caminhões, no ano passado) e obras viárias (entre elas a ampliação da Marginal do Tietê), não estão mais dando conta de aliviar o rush da volta para casa. Em setembro, a taxa de lentidão na faixa das 17h às 20h foi 7% superior ao do mesmo mês em 2010: de 86,2 para 92 km.

Os dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) apontam ainda que no horário do auge dos engarrafamentos, às 19h, a piora no trânsito foi mais intensa, de 10%. Em média, nos dias úteis do mês passado, a capital teve 129,7 km de filas no horário, 11,8 km a mais do que em setembro do último ano. Nem mesmo a Avenida dos Bandeirantes, na zona sul, duplamente beneficiada com a abertura do Trecho Sul do Rodoanel e a proibição aos veículos de carga, escapou do aumento na lentidão.

Um mês depois da abertura das novas pistas da Marginal do Tietê e do Trecho Sul do Rodoanel, em abril de 2010, estatísticas da CET mostravam que os congestionamentos haviam caído 28% na cidade. Indicadores também apontavam que, nos primeiros dias de setembro daquele ano - época em que a restrição à circulação de caminhões passou a valer -, os congestionamentos haviam caído 32% em São Paulo na comparação com 2009.

Para a CET, o que explica a recente piora são acidentes e interferências que impactaram "de forma significativa" o trânsito no mês passado. Eles ocorreram nos dois dias em que a lentidão superou os 200 km, em 2 e 30 de setembro. Além disso, segundo a estatal, embora o trânsito tenha aumentado à noite, ao longo do dia as taxas de congestionamento caíram 3% no comparativo, assim como pela manhã.

Contudo, especialistas ouvidos pela reportagem avaliam que as últimas medidas para diminuir a lentidão na cidade vêm perdendo a eficácia. O consultor de tráfego Flamínio Fichmann, ex-técnico da CET, explica que, com o tempo, é natural os níveis de congestionamento voltarem a patamares anteriores aos das intervenções. "Não significa que os investimentos não deveriam ter sido feitos, e sim que a cidade necessita de melhorias permanentes", diz Fichmann.

Para o consultor embora seja preciso aumentar os gastos com transporte coletivo, como novos corredores de ônibus e linhas de metrô, não se deve abandonar o sistema viário.

Já Horácio Augusto Figueira, mestre em Engenharia de Transportes, diz que não adianta seguir construindo mais pistas para carros. "O automóvel, que é predatório, vai tomar conta delas rapidinho. No fundo, todas as obras, seja alargamento da Marginal do Tietê ou construção de pontes estaiadas, foram inúteis. Deveriam ter aplicado mais recursos no transporte público."

Frota. Nem todos os motoristas, porém, topariam trocar o meio de locomoção. "Mesmo se existisse uma linha de ônibus que me pegasse na porta de casa e me deixasse em frente ao escritório, eu não usaria. Prefiro o carro", diz o administrador de empresas Érico Théo Ceraso, de 45 anos, que mora em Interlagos e trabalha no Itaim-Bibi, na zona sul. A assistente de planejamento Caroline Espinosa, de 24 anos, que vive na Saúde, na zona sul, e também usa carro para ir trabalhar, pensa diferente. "Rezo para criarem uma linha de fretado entre alguma estação de metrô e Itapevi (onde trabalha, na Grande São Paulo). Assim, vou abandonar o carro."

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran) emplacou, entre agosto de 2010 e o mesmo mês neste ano, 223 mil veículos na capital.

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Re: Transito Paulista entrará em colapso em 2012 : O carro voador seria a solução?

#214 Mensagem por Dr. Zero » 12 Out 2011, 18:34

bullitt escreveu:Como nenhum político brasileiro pensa em planejamento de longo prazo, ainda viveremos para ver São Paulo no mais completo caos. Para piorar, mais e mais prédio estão sendo construídos... Já está muito ruim, e tudo indica se só vai piorar:

- No metrô, as pessoas pegam a linha contrária para chegar à estação inicial e poderem ir sentadas ao trabalho, pois ir de pé é muito apertado.
- Relatos de alguns amigos dizem que no horário de pico (na volta) muitas vezes é necessário esperar 3, 4 trens do metrô para poder embarcar.
- Pessoalmente, eu moro no bairro ao lado ao bairro onde fica o serviço, e na volta para casa frequentemente levo entre 40 minutos e 1 hora usando ônibus. Se não houvesse todo esse trânsito, seriam somente uns 15 minutos de ônibus, e metade disso usando carro. À pé dá aproximadamente uma hora.
- Isso sem contar a situação de quem mora nos bairros mais afastados. São quatro horas diárias ou mais perdidas com o trajeto de ida e volta. Ou seja, é como jogar fora aproximadamente 1/6 da vida da pessoa...
- Qualquer acidente de trânsito é capaz de parar metade da cidade... sem contar as chuvas...

Assim imagino que a situação no futuro vai chegar ao ponto que:

- Morar perto do trabalho será uma exigência prioritária no currículo do trabalhador
- As empresas irão criar horários de trabalho diferentes do usual e mais funcionários trabalharão em suas casas
- Um novo esquema de rodízio de automóveis será criado para dar uma sobrevida extra à cidade
- Muitas pessoas (como provavelmente eu) irão começar a ir e voltar à pé ao trabalho!
- Irão começar a aparecer hotéis no estilo japonês, um compartimento com colchão, só para o cara dormir perto do trabalho!
- Muitas empresas e pessoas se mudarão para outros lugares.
isso, que tal "a decadência e queda de uma grande metrópole" causada pela completa falta de visão de seus governantes, porque quando chegar nesse ponto quem puder vai embora

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Re: Transito Paulista entrará em colapso em 2012 : O carro voador seria a solução?

#215 Mensagem por Carnage » 16 Out 2011, 03:23

http://noticias.terra.com.br/brasil/tra ... ca+em.html
Estudo: SP tem pior mobilidade sustentável do País; Rio fica em 1º
13 de outubro de 2011 • 18h15


Um estudo divulgado nesta quinta-feira apontou São Paulo como a capital com os piores indicadores de mobilidade urbana sustentável, com nota 2,0 em uma escala de zero a 10. Já o Rio de Janeiro ficou em primeiro lugar entre as nove cidades do ranking, com nota 7,9.

A pesquisa foi feita pelo portal Mobilize Brasil, com informações de órgãos governamentais, institutos de pesquisa, universidades e entidades independentes. Inicialmente, a avaliação seria feita em 13 capitais, mas a falta de dados resultou na exclusão de Goiânia (GO), Fortaleza (CE), Manaus (AM) e Recife (PE).

Para as notas do Rio de Janeiro, o Mobilize Brasil levou em conta o expressivo uso de transporte coletivo na cidade e o recente programa de implantação de ciclovias, que soma 240 km de vias para bicicletas. Em segundo lugar ficou Curitiba (PR), com nota 7, garantida especialmente pela acessibilidade quase universal no transporte coletivo do município.

As piores notas foram obtidas pelas cidades por Cuiabá (MT), seguida de São Paulo, principalmente em função do uso excessivo de automóveis e motocicletas na locomoção urbana nessas capitais. Brasília (DF), terceira colocada no ranking, ficou com a nota 5,1, enquanto Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Porto Alegre (RS) e Natal (RN) ficaram com notas entre 3 e 4.

De acordo com o portal, foi levada em consideração, para o estudo, a extensão de vias adequadas ao trânsito de bicicletas em relação à extensão do sistema viário; a razão entre a renda média mensal e a tarifa simples de ônibus urbano; a razão entre o número de viagens por modos individuais motorizados de transporte e o número total de viagens; a porcentagem de ônibus municipais acessíveis a pessoas com deficiência física; e mortos em acidentes de trânsito (por 100 mil habitantes) por ano. O Mobilize Brasil informou que pretende repetir o estudo anualmente.

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Re: Transito Paulista entrará em colapso em 2012 : O carro voador seria a solução?

#216 Mensagem por bullitt » 17 Out 2011, 01:21

Fico imaginando qual será a logística de SP para a copa do mundo. Afinal pegar o metrô da linha Leste-Oeste não é mole. Dia de jogo da copa é sempre um caos no trânsito antes da partida. Será que o turista vai chegar em Guarulhos e vai ficar somente hospedado nas imediações do aeroporto, já que é mais perto de Itaquera?

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Re: Transito Paulista entrará em colapso em 2012 : O carro voador seria a solução?

#217 Mensagem por El Lancelot » 18 Out 2011, 22:05

metro...

solução dessa porra de cidade = metro pra tudo quanto é lado, igual londres, paris, etc

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Re: Transito Paulista entrará em colapso em 2012 : O carro voador seria a solução?

#218 Mensagem por Carnage » 22 Out 2011, 15:12

É o governo do PSDB, sempre trabalhando para melhorar a vida da população...

http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exi ... icia=35164
Desmoralização
Acabar com a integração gratuita entre trólebus e ônibus é um retrocesso
Por: Walter Venturini


As grandes metrópoles têm solução? A Grande São Paulo, do qual fazem parte as sete cidades do ABCD, tem solução? Como sou otimista em relação ao futuro da humanidade, acredito que sim, mas nesse caso, vai ser necessário que muita gente arregace as mangas e bote a cachola para funcionar para que soluções apareçam e, gradativamente, reduzam os problemas do cotidiano das pessoas que vivem nesse grande aglomerado urbano.

Um dos problemas é o da mobilidade, do trânsito, do transporte coletivo precário, que ameaça paralisar o ABCD a cada 15 dias, um mês, com congestionamentos que atravessam as divisas municipais, de Diadema a Mauá, passando por Santo André, e de São Bernardo a São Caetano.

Especialistas e a população já estão cansados de saber que o transporte coletivo é uma das soluções para os congestionamentos, para a demora nos deslocamentos de casa para o trabalho, para a escola ou para os centros comerciais e o trajeto de volta. No caso do ABCD, há um agravamento que é o transporte coletivo precário, tanto nos trajetos internos da Região como na ligação com a Capital.

Algumas soluções foram executadas, com relativo sucesso, como, por exemplo, o corredor metropolitano do trólebus, que liga São Mateus, na zona Leste da Capital, ao Jabaquara, na zona Sul da mesma cidade, passando por Santo André, São Bernardo e Diadema. Mas o trólebus já foi bom. Agora está superado, com seus ônibus lotados.

O metrô leve, pelo qual o prefeito de São Bernardo se esforça para tornar realidade, junto ao governo do Estado, pode ser outra solução para os moradores da cidade, bem como de Santo André, São Caetano e da Capital.

Mas o governo do Estado deu um importante passo em direção à desmoralização quando decide acabar com a integração gratuita entre as linhas do trólebus e as dos ônibus municipais que acessam os terminais de Diadema, Piraporinha e São Mateus. A integração era, até agora, o símbolo da possibilidade de um transporte metropolitano integrado, barato e com relativa qualidade. Uma pessoa pode pegar um ônibus no Bairro Eldorado, em Diadema, por exemplo, e se deslocar para São Bernardo, Santo André ou para a Capital, com apenas uma passagem. O mesmo pode ocorrer com quem mora em São Mateus e vai trabalhar em São Bernardo.

Essa integração, além de representar uma conquista, um degrau acima na qualidade de vida e uma economia para o bolso popular, é principalmente um incentivo para que as pessoas deixem seus carros nas garagens de suas casas para seus deslocamentos. O custo disso tudo é um investimento na qualidade de vida e na melhoria da saúde urbana de nossas metrópoles. O governador Geraldo Alckmin deveria aumentar os pontos de integração (que são apenas três), ao invés de querer pura e simplesmente extingui-los.

Por que o governador quer acabar com a conquista da integração gratuita? Porque a política de seu partido, o PSDB, é de enxugar ao máximo o papel do estado na vida das pessoas. É uma forma de pensar e de fazer política que a cada minuto que passa se mostra defasada com a realidade, que exige o estado como regulador da vida das pessoas e, principalmente, como barreira à voracidade caótica do mercado, que nada regula, mas apenas gira para que exista acumulação de capital. Os exemplos das crises que devoram economias como a dos Estados Unidos e dos países europeus está na nossa frente, debaixo de nossos narizes.

Mas se a intenção de Alckmin de acabar com a integração gratuita trólebus-ônibus está errada, não basta apenas constatar essa obviedade. É necessário que a população, suas entidades representativas, gestores públicos responsáveis e sérios articulem uma reação política e social a essa ameaça de retrocesso. Caso isso não seja feito, vamos apenas nos limitar a reclamar, sentados, porque a solução para nossos problemas vai demorar um pouco mais.

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Re: Transito Paulista entrará em colapso em 2012 : O carro voador seria a solução?

#219 Mensagem por PirokaBoy » 29 Out 2011, 07:07

pl andar da coisa a logistica sera criar feriados !
bullitt escreveu:Fico imaginando qual será a logística de SP para a copa do mundo. Afinal pegar o metrô da linha Leste-Oeste não é mole. Dia de jogo da copa é sempre um caos no trânsito antes da partida. Será que o turista vai chegar em Guarulhos e vai ficar somente hospedado nas imediações do aeroporto, já que é mais perto de Itaquera?

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Re: Transito Paulista entrará em colapso em 2012 : O carro voador seria a solução?

#220 Mensagem por Dr. Zero » 29 Out 2011, 13:03

mauro_cps2006 escreveu:pl andar da coisa a logistica sera criar feriados !
bullitt escreveu:Fico imaginando qual será a logística de SP para a copa do mundo. Afinal pegar o metrô da linha Leste-Oeste não é mole. Dia de jogo da copa é sempre um caos no trânsito antes da partida. Será que o turista vai chegar em Guarulhos e vai ficar somente hospedado nas imediações do aeroporto, já que é mais perto de Itaquera?
Por acaso grã-fino não pode pegar congestionamento? Pobre pega congestionamento e trem lotado todo dia e continua vivo.

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Re: Transito Paulista entrará em colapso em 2012 : O carro voador seria a solução?

#221 Mensagem por bullitt » 29 Out 2011, 19:18

Dr. Zero escreveu:
mauro_cps2006 escreveu:pl andar da coisa a logistica sera criar feriados !
bullitt escreveu:Fico imaginando qual será a logística de SP para a copa do mundo. Afinal pegar o metrô da linha Leste-Oeste não é mole. Dia de jogo da copa é sempre um caos no trânsito antes da partida. Será que o turista vai chegar em Guarulhos e vai ficar somente hospedado nas imediações do aeroporto, já que é mais perto de Itaquera?
Por acaso grã-fino não pode pegar congestionamento? Pobre pega congestionamento e trem lotado todo dia e continua vivo.

Falou bem, o sujeito continua vivo. Com 4-6 horas perdidas todos os dias diria que é sobreviver e não viver. Em um ano dá dois meses da vida perdidos dentro de ônibus ou trem.

Bom, a idéia do turismo é que o turista gaste bastante aqui e volte para o Brasil em uma outra oportunidade ou recomende a viagem para outros. Se a experiência do "grã-fino" for uma merda, naturalmente ele não só nunca mais vai voltar como vai espalhar sua opinião para outros potenciais turistas.

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Re: Transito Paulista entrará em colapso em 2012 : O carro voador seria a solução?

#222 Mensagem por Dr. Zero » 29 Out 2011, 21:12

só assim que a gente aprende, passamos a querer controlar a inflação quando ela chegou num patamar intolerável (85% mensais) e mesmo assim voltou a aparecer gente dizendo que ela não é tão ruim assim

começamos a ter universidades quando a corte portuguesa foi transferida para cá, antes disso quem quisesse que fosse para a Europa

começamos a ter estradas de ferro para escoar a produção de café, antes quem tivesse algo a transportar que o fizesse em lombo de burro

portanto, se quisermos transporte decente pro povão, nós o teremos se essa merda de Copa for um fiasco mundial, aí o pessoal vai se tocar e resolver rapidinho pras Olimpíadas

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Re: Transito Paulista entrará em colapso em 2012 : O carro voador seria a solução?

#223 Mensagem por Chilly Willy » 11 Nov 2011, 20:44

http://estadao.br.msn.com/ultimas-notic ... a3o-do-ano

SÃO PAULO - A cidade de São Paulo registrou o maior índice de lentidão do ano nesta sexta-feira, 11, véspera do feriado da Proclamação da República. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), havia 242 km de vias congestionadas às 18h. O recorde anterior havia sido registrado no dia 2 setembro, às 19h, com 220 km, mas já havia sido ultrapassado às 17h30 desta sexta.

A maior lentidão da história da cidade registrada pela CET aconteceu em 10 de junho de 2009, véspera do feriado de Corpus Christi, com 293 km de congestionamento.

A CET recomenda aos motoristas que evitem circular pelas Marginais Pinheiros e Tietê, e pela Avenida dos Bandeirantes, devido ao excesso de veículos que buscam as saídas da cidade neste final de tarde.

A recomendação é que os motoristas que se destinam ao interior e litoral busquem outros acessos e programem sua viagem para o período das 22h desta sexta às 6h de sábado. A Radial Leste, o Corredor norte-sul e a Avenida João Dias também estão entre as piores vias para o motorista.

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Carnage
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Re: Transito Paulista entrará em colapso em 2012 : O carro voador seria a solução?

#224 Mensagem por Carnage » 12 Nov 2011, 13:02

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/10 ... dade.shtml
Concessionárias de rodovias privatizadas vão rever lucratividade

DIMMI AMORA
DE BRASÍLIA


O TCU (Tribunal de Contas da União) confirmou uma decisão da ANTT (Agência Reguladora de Transportes Terrestres) de que as concessionárias de rodovias privatizadas na década de 90 terão que rever suas taxas de lucratividade a partir deste ano.

A revisão das taxas para períodos anteriores a 2011 abriria a possibilidade de redução nos preços de pedágios ou da inclusão de obras não previstas no contrato inicial das concessionárias sem novos aumentos das tarifas.

A decisão do TCU foi tomada a partir de um pedido da área técnica do próprio tribunal para rever a lucratividade dos contratos a partir de sua assinatura e não apenas a partir de 2011.

Mas os ministros entenderam que a mudança só poderá ser feita a partir da data de uma decisão da da ANTT, publicada em abril deste ano.

Em 2007, o tribunal já havia determinado à ANTT que fizesse a redução da taxa de lucratividade das concessões da década de 1990 (Nova Dutra, Ponte Rio-Niterói, Concer, CRT e Concepa).

A lucratividade destas concessões varia entre 13% e 24%, enquanto a das concessões da década de 2000 é de pouco mais de 7%. A agência demorou quase quatro anos para fazer as mudanças.

Com isso, as concessionárias de estradas antigas tiveram ganhos duas a três vezes maiores que os das concessionárias novas, mesmo quando faziam obras não previstas em seus contratos iniciais. Isso refletia em aumentos de preços de pedágio para os usuários.

Em abril deste ano, o TCU chegou a colocar em votação a proposta do relator do processo, ministro Walton Alencar, de rever as tarifas pelo menos a partir de 2007. Mas havia um voto divergente do ministro Raimundo Carreiro, que não queria revisões alegando que isto seria uma quebra de contrato.

O processo saiu da pauta e voltou hoje com a decisão de aceitar o que a ANTT já havia feito em abril. Os nove ministros votaram a favor.

Pela resolução da ANTT, a remuneração dos concessionários pelas novas obras ou por obras antigas que mudaram de preço será feita a partir das taxas atuais de lucratividade e não pela taxa do contrato.

Esta resolução da agência permite que o concessionário tenha aumento de tarifa, mais prazo de concessão ou inclua novas praças de pedágio para fazer os projetos novos.

A ANTT informou que só se pronunciará após ser notificada da decisão.

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Slimer
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Re: Transito Paulista entrará em colapso em 2012 : O carro voador seria a solução?

#225 Mensagem por Slimer » 12 Nov 2011, 13:18

Só falo uma coisa... e olha q moro em Sorocaba City!

ONTEM O TRANSITO NAS MARGINAIS TAVA UMA MEEEEEEEEEEEEEEEERDA! (ontem, pq eu sei q é todo dia :lol: )

e tenho dito.

Abraços

Sli

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