“A PRIVATARIA TUCANA” O MAIOR ESCÂNDALO DE CORRUPÇÃO DA HISTORIA DESSE PAÍS.

Espaço destinado a conversar sobre tudo.

Regras do fórum
Responder

Resumo dos Test Drives

FILTRAR: Neutros: 0 Positivos: 0 Negativos: 0 Pisada na Bola: 0 Lista por Data Lista por Faixa de Preço
Faixa de Preço:R$ 0
Anal:Sim 0Não 0
Oral Sem:Sim 0Não 0
Beija:Sim 0Não 0
OBS: Informação baseada nos relatos dos usuários do fórum. Não há garantia nenhuma que as informações sejam corretas ou verdadeiras.
Mensagem
Autor
Carnage
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 663
Ver TD's

Re: “A PRIVATARIA TUCANA” O MAIOR ESCÂNDALO DE CORRUPÇÃO DA HISTORIA DESSE PAÍS.

#31 Mensagem por Carnage » 18 Dez 2011, 20:38

http://www.blogcidadania.com.br/2011/12 ... rivataria/
Por que governo e cúpula do PT não apoiam a CPI da privataria?
Eduardo Guimarães

Nos últimos dias, o deputado Candido Vaccareza, líder do governo na Câmara dos Deputados, o presidente daquela Casa, deputado Marco Maia, e a própria presidente Dilma Rousseff deram declarações contrárias à instalação da CPI da Privataria, proposta pelo deputado comunista Protógenes Queiroz, que já contabiliza mais assinaturas do que as 171 necessárias.

Que a grande mídia e o PSDB agora minimizem as denúncias contidas no livro A Privataria Tucana depois de tentarem (sem sucesso) escondê-las, é compreensível. Ambos estão envolvidos nas denúncias – os tucanos por terem conduzido o processo e a mídia por ter feito grandes negócios com o que foi privatizado. O que não se entende são as posturas da cúpula do PT e da presidente Dilma.

Mesmo que cerca de 30% dos deputados do PT, até agora, tenham aposto suas firmas no requerimento da Comissão Parlamentar de Inquérito, é inadmissível que as mais altas instâncias do partido que mais denunciou as privatizações da era Fernando Henrique Cardoso agora ajam dessa forma, com esse discurso dúbio que sugere medo ou até culpa no cartório.

Se essas autoridades não querem se envolver politicamente, apesar de ocuparem cargos políticos, que dissessem que esse é um assunto que o conjunto do Poder Legislativo terá que decidir. Seria uma forma menos afrontosa de se omitirem do dever que têm de investigar denúncias tão graves de tamanha quantidade de dinheiro público que dizem ter sido afanado por membros do governo federal no fim da década retrasada.

É bem provável que metade dos deputados federais brasileiros assine o requerimento dessa CPI, mas mesmo se ela não tivesse uma só assinatura a mais do que o mínimo necessário deveria ser aberta porque não se imagina que quase duas centenas de deputados estejam vendo coisas ao acharem que há o que investigar.

Uma das frases de autoridades filiadas ao Partido dos Trabalhadores que mais causou espécie ao ir de encontro à instalação da CPI da Privataria foi proferida na televisão pelo deputado Candido Vaccareza. Ele disse que não apoia a instalação da investigação porque não há que ficar “olhando no retrovisor como a oposição”.

Em primeiro lugar, a oposição não olha no retrovisor. Essa alusão ao equipamento obrigatório em veículos automotores surgiu no Brasil já na campanha eleitoral de 2002, quando tucanos diziam que o povo não deveria escolher o próximo presidente da República olhando no retrovisor. Depois, a tese se repetiu nas eleições presidenciais de 2006 e de 2010.

O uso da figura de linguagem tucana pelo deputado petista também é injusta com o PSDB. O que esse partido mais tem feito foi se esquivar do passado. As denúncias que faz são para investigar o presente enquanto prega o esquecimento de possíveis crimes do passado. Acusar a oposição de olhar pelo retrovisor, portanto, não faz sentido.

Alguns aludem a uma suposta “estratégia” da presidente Dilma e da cúpula do PT ou à tese de que não lhes caberia iniciativa de investigar roubo de dinheiro público, o que não é verdade. Pelo contrário: tendo notícia de casos de corrupção, o dever da autoridade constituída é o de investigar ou dizer por que não cabe fazê-lo.

Nos últimos anos, foram feitas CPIs para investigar compra de tapiocas por ministros e grampos telefônicos de autoridades cujos áudios jamais apareceram. Durante o governo Lula, a oposição obteve praticamente todas as investigações que pediu. Neste governo, que ninguém duvide que irá obter muitas mais.

Preocupa, no entanto, a tese de que o tempo justifica e absolve crimes da magnitude dos que são denunciados pelo livro do jornalista Amaury Ribeiro Jr., pois sugere que se houver corrupção e ela tardar a ser descoberta, corruptos e corruptores estarão livres.

De repente, o rigor com a corrupção que a tantos encantou durante os últimos nove anos, sumiu. E o governo e a cúpula do PT parecem achar, no mínimo, que se forem condescendentes com os adversários serão poupados mais adiante, quando surgirem denúncias contra esse governo.

Resumindo: a impressão que se tem, quando as autoridades supracitadas se manifestam contrariamente à investigação da privataria, é a de que têm o rabo preso de alguma forma, ainda que não se saiba qual. Aliás, a honestidade intelectual obriga a considerar a acusação do PSDB quando diz que tudo foi armação de novos “aloprados”.

Cidadãos de verdade não podem aceitar nem que supostos crimes de tucanos deixem de ser investigados, nem que petistas forjem acusações contra os adversários. Aqui se trata de uma questão de justiça. A Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a privataria precisa ser instalada para que se saiba qual dos lados agiu criminosamente.

Pelas razões expostas, este blog e seu signatário exigem a instalação da CPI da Privataria. E você, leitor?

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Compson
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 135
Ver TD's

Re: “A PRIVATARIA TUCANA” O MAIOR ESCÂNDALO DE CORRUPÇÃO DA HISTORIA DESSE PAÍS.

#32 Mensagem por Compson » 19 Dez 2011, 16:44

Hehe, rápido e didático, com uma paródia clássica:

A Privataria Tucana - O Filme
http://www.youtube.com/watch?v=1y6GPuYu ... r_embedded

Link:
🔗

oGuto
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 5
Ver TD's

#33 Mensagem por oGuto » 21 Dez 2011, 15:39

Acho extremamente divertido ver como a blogosfera entra em êxtase tão facilmente.
Basta um livro com denúncias (talvez prefiram “jornalismo investigativo”) contra o adversário (nesse caso o PSDB) para que alguns blogueiros e seus fiéis leitores tenham, tais e quais donzelas recém defloradas, orgasmos mais do que múltiplos.
Fosse o oposto, tendo o PT como alvo, o efeito seria o mesmo, apenas mudando a “torcida”.
Chegará o dia em que o ridículo disso tudo, onde o único objetivo parece ser buscar um podre sempre maior no outro, jogará todos esses blogueiros (petistas, tucanos e afins) no lixo da história da informação.
Muito me espanta que tanta idiotice consiga arregimentar tantos adeptos, piores em suas “crenças políticas” do que os mais carolas dos fanáticos religiosos.

P.S. Que me perdoe o meu amigo Protógenes, mas ele se meter nisso é o maior sinal de que o livro talvez não passe de uma grande furada (não se esqueçam que, até bem pouco tempo, ele tinha o hábito de abrir inquéritos com base nas matérias de capa da Veja).

Link:
🔗

Gilmor
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 0
Ver TD's

#34 Mensagem por Gilmor » 21 Dez 2011, 18:19

oGuto escreveu:Acho extremamente divertido ver como a blogosfera entra em êxtase tão facilmente.
Basta um livro com denúncias (talvez prefiram “jornalismo investigativo”) contra o adversário (nesse caso o PSDB) para que alguns blogueiros e seus fiéis leitores tenham, tais e quais donzelas recém defloradas, orgasmos mais do que múltiplos.
Fosse o oposto, tendo o PT como alvo, o efeito seria o mesmo, apenas mudando a “torcida”.
Chegará o dia em que o ridículo disso tudo, onde o único objetivo parece ser buscar um podre sempre maior no outro, jogará todos esses blogueiros (petistas, tucanos e afins) no lixo da história da informação.
Muito me espanta que tanta idiotice consiga arregimentar tantos adeptos, piores em suas “crenças políticas” do que os mais carolas dos fanáticos religiosos.

P.S. Que me perdoe o meu amigo Protógenes, mas ele se meter nisso é o maior sinal de que o livro talvez não passe de uma grande furada (não se esqueçam que, até bem pouco tempo, ele tinha o hábito de abrir inquéritos com base nas matérias de capa da Veja).
A agressividade de seu texto é verdadeira confissão de sua condição dissimulada de Tucano malferido

“Muito me espanta que tanta idiotice consiga arregimentar tantos adeptos”

Ora assim o amigo se entrega, ninguém que tenha sua alegada neutralidade iria perder a compostura dessa forma.

Até mesmo radicais assumidos de todos os espectros políticos que freqüentam esse espaço costumam ser mais respeitosos com seus adversários.

Como se diz na gíria - apelou perdeu. Não existe maior apelação do fugir do foco do debate e atacar gratuita e generalizadamente a todos.

Então nós que nos demos ao trabalho de ler a mais de 300 paginas do livro recheadas de documentos dotados de fé publica somos todos idiotas, por outro lado o senhor, do alto da sua injustificável arrogância nem se deu ao trabalho de folhar o índice da obra e ainda assim acusa todos de imbecis.

Meu caro a soberba já é em si uma conduta abjeta, mas quando desacompanhada de qualquer outro atributo torna-se caricata.

Link:
🔗

Compson
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 135
Ver TD's

#35 Mensagem por Compson » 21 Dez 2011, 21:40

Eu concordo com o oGuto que se trata de uma idiotice mesmo.

Mas é uma idiotice que tem sentido no contexto denuncista da política brasileira.

No mias, o PT está parecendo o Hammermart. É difícil é imaginar o que ele quer com isso. É quase estúpido tentar criar todo esse aparato para bater em quem já sumiu da cena política.

Talvez estejam preparando terreno para reverter as privatizações. Nesse caso, têm que começar convencendo a presidente.

Link:
🔗

Sempre Alerta
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 220
Ver TD's

#36 Mensagem por Sempre Alerta » 22 Dez 2011, 21:35

Estresse tucano

Por insistência do ex-governador José Serra, na reunião da Executiva do PSDB de anteontem, houve um debate sobre o livro "A privataria tucana". Serra afirmou que a publicação tinha o dedo do PT mas também do fogo amigo. Depois fez críticas duras a um grupo de comunicação. O secretário-geral do partido, deputado Rodrigo de Castro (MG), e o deputado Eduardo Azeredo (MG) não gostaram e saíram em defesa da empresa atacada.

Serra, o livro e as 100 mentiras

Para a Executiva tucana, Serra afirmou: "Sou a maior vítima de dôssies do partido" e citou Caimã e Amaury Ribeiro Jr/Fernando Pimentel. Sobre o autor da publicação, comentou: "O Amaury é um inocente útil, temos de descobrir é quem mandou fazer". Após relatar que leu o livro "A Privataria Tucana", ele concluiu: "O livro tem 100 mentiras em suas 345 páginas". Serra também deu apoio à decisão do partido de processar o autor e a editora, dizendo que se tratava de um livro contra o partido e o governo do ex-presidente Fernando Henrique. E, lembrou, que a coleta dos dados para o livro começou quando havia uma disputa interna pela candidatura a presidente nas eleições de 2010.

http://www.senado.gov.br/noticias/Opini ... ipPagina=1

Link:
🔗

roladoce
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 38
Ver TD's

#37 Mensagem por roladoce » 22 Dez 2011, 22:12

Como sou um cara politizado e não fánatico politico..

Devo concordar com o Serra, esse livro teve um mandante!!

Eu já assistir 3 entrevistas do autor do livro e a falta de eloquencia e a "atrapalhação" nas explicações sobre pontos diversos do livro, chega a ser constrangedor..

Mais não deixa de ter seu valor, já que a Globo e outros meios, finge que não ver nada..

Link:
🔗

oGuto
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 5
Ver TD's

#38 Mensagem por oGuto » 23 Dez 2011, 10:44

O post do Gilmor apenas demonstra o que comentei.
A racionalidade se esvai quando se divide o mundo (político??) entre “nós” e os “outros”.
Resta apenas a idiota concepção de que se eu não compartilho das mesmas opiniões (no caso, de petistas e agregados) é porque não passo de um tucano (ou qualquer coisa parecida).
O que é de uma grande inutilidade, já que tanto essa como as demais adjetivações correm por conta de quem as fez e nada mais.
No mais, meu comentário foi a respeito de como a blogosfera se comporta, o que em nada diferiu no caso do referido livro..
Comprovado pelo fato de eu não ter visto aqui nenhum comentário direto de qualquer forista acerca do que concluiu de sua leitura, mas apenas picotes de textos alheios, colhidos aqui e ali, como sempre.
O que não condiz com algo ao qual se atribui tamanha relevância.
Portanto, sendo evidente que a maioria aqui tem um exagerado apreço por citações, deixo também a minha modesta contribuição.
Lamentavelmente, a discussão sobre corrupção no Brasil transformou-se naquilo que não poderia ser – arma política. Todos denunciam, em público. Todos se aproveitam, em privado. Não há princípios, mas conveniências.
E é por isso que nada acontece e dificilmente alguma coisa acontecerá. A manutenção de um sistema que gera tantos benefícios interessa a muitas pessoas.

Link:
🔗

Gilmor
Forista
Forista
---
Ver TD's

#39 Mensagem por Gilmor » 23 Dez 2011, 13:12

oGuto escreveu:Resta apenas a idiota concepção de que se eu não compartilho das mesmas opiniões (no caso, de petistas e agregados) é porque não passo de um tucano (ou qualquer coisa parecida).
oGuto sempre adjetivando quem não compartilha das suas idéias.

Poderia variar um pouco, o termo idiota já está bastante desgastado no seu discurso e já está tomando certa familiaridade com o colega.
oGuto escreveu:O que é de uma grande inutilidade, já que tanto essa como as demais adjetivações correm por conta de quem as fez e nada mais.
E quem as fez?

Você deveria ler o que escreve, de preferência antes de postar.
oGuto escreveu:Comprovado pelo fato de eu não ter visto aqui nenhum comentário direto de qualquer forista acerca do que concluiu de sua leitura, mas apenas picotes de textos alheios, colhidos aqui e ali, como sempre.
Também não li nenhum comentário acerca de suas conclusões diretas da leitura do livro.

Se o colega ao Invés de adjetivar aqueles que pensam de forma diferente se preocupasse em obter a obra, saberia da dificuldade em conseguir um exemplar.

Eu só consegui o meu ontem, de modo que ainda não conclui a leitura pra finalmente opor aqui minhas conclusões.

Link:
🔗

Gilmor
Forista
Forista
---
Ver TD's

#40 Mensagem por Gilmor » 23 Dez 2011, 20:07

Compson escreveu:No mias, o PT está parecendo o Hammermart. É difícil é imaginar o que ele quer com isso. É quase estúpido tentar criar todo esse aparato para bater em quem já sumiu da cena política.

Talvez estejam preparando terreno para reverter as privatizações. Nesse caso, têm que começar convencendo a presidente.
O PT nada tem a ver com o livro e nem tem interesse em desprivatizar nada vai inclusive privatizar os aeroportos. A obra é fruto da vingança do Aécio Neves, se fosse coisa do PT tinha sido lançado em 2010 e a Dilma teria ganho no primeiro turno.

O livro é decorrência da contra- arapongagem interna do PSDB, Serra investiga Aecio - Serra entrega podres do Aecio na imprensa (insinuações de uso cocaína e homossexualismo).

Serra foi longe demais mexeu com a vida privada do adversário e o castigo veio a cavalo, Aecio lançou seus perdigueiros no encalço de seu desafeto e resultado foi esse.

Leia o livro.

Link:
🔗

kssabu1
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 11
Ver TD's

#41 Mensagem por kssabu1 » 23 Dez 2011, 20:48

A ser superado em breve pel prescrição dos crimes da turminha do mensalão....

Link:
🔗

Carnage
Forista
Forista
---
Ver TD's

#42 Mensagem por Carnage » 24 Dez 2011, 14:43

oGuto escreveu:Comprovado pelo fato de eu não ter visto aqui nenhum comentário direto de qualquer forista acerca do que concluiu de sua leitura, mas apenas picotes de textos alheios, colhidos aqui e ali, como sempre.
Talvez o senhor precise ler as coisas com atenção...
Dá página anterior deste mesmo tópico:

http://www.gp-guia.net/viewtopic.php?p=1 ... 1#p1617380
wheresgrelo escreveu:
wheresgrelo escreveu:
wheresgrelo escreveu:
wheresgrelo escreveu:Estou lendo, e me parece bastante embasado...

WG

Estou na Página 182, e posso afirmar... É muita lama, e diversas cópias de documentos oficiais de
CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito), entre outros documentos formais e peças de processo.

Estou Abestalhado.

WG

Estou na Página 264 e não paro de ler esse capítulo 12. Os Tucanos e suas Empresas-Camaleão

WG
Finalizei.. Putz, documentos em cima de documentos, o cara fez questão de mostrar as provas e ainda
citar as fontes no próprio site do Governo e tribunais... kkkk Acho que o Serra, FHC subiram no telhado.

WG

Link:
🔗

Carnage
Forista
Forista
---
Ver TD's

#43 Mensagem por Carnage » 24 Dez 2011, 14:44

kssabu1 escreveu:A ser superado em breve pel prescrição dos crimes da turminha do mensalão....
Superado? Eu sempre pensei que o que determinasse o tanhanho de um escândalo de corrupção fossem os valores envolvidos. No caso os valores do mensalão são fichinha.
Mas tudo bem. Gostam de me acusar de ver as coisas do jeito que eu quero ver...

Taí uma confirmação do que oGuto escreveu na página anterior. Mas não pro lado que ele queria, ao meu ver.
Editado pela última vez por Carnage em 24 Dez 2011, 14:46, em um total de 1 vez.

Link:
🔗

Carnage
Forista
Forista
---
Ver TD's

#44 Mensagem por Carnage » 24 Dez 2011, 14:45

http://www.observatoriodaimprensa.com.b ... s_revistas
Um livro entre duas revistas

Por Luciano Martins Costa em 19/12/2011 na edição 672

Comentário para o programa radiofônico do OI, 19/12/2011

Qual a distância entre CartaCapital e a revista Veja? Engana-se quem disser que se trata apenas da revista mais à esquerda no espectro político e sua correspondente na extrema direita do cenário midiático nacional. Essa é uma abordagem válida, mas há muito mais do que isso.

Observe-se, por exemplo, as posturas das duas publicações na semana em que veio a público o livro A privataria tucana, do jornalista Amaury Ribeiro Jr. CartaCapital publicou uma alentada entrevista com o autor, recheando suas páginas com dados sobre as denúncias alinhavadas no livro. Fez o básico do jornalismo ao registrar o fenômeno editorial de interesse público.

Veja colocou em sua capa uma chamada para uma reportagem sobre outro tema, baseada nas declarações de um estelionatário, desviando a questão corrupção para outros personagens de sua predileção.

Ponto central

Não se está aqui a dizer que as declarações de um mentiroso profissional, aquele que faz da violação constante do artigo 171 do Código Penal seu meio de vida, não possam ser levadas em conta por jornalistas. Apenas parece temerário fundamentar a credibilidade do trabalho jornalístico em uma personagem desse quilate.

Muito mais razoável é considerar que, se uma mula zurrar qualquer coisa que possa soar como uma acusação ao governo federal ou ao partido onde se origina, parte considerável da imprensa será capaz de lhe dar crédito.

Pois o estelionatário Nilton Monteiro frequentou a outrora nobre capa de Veja, qualificado como criminoso mas tratado como fonte confiável para o trabalho da imprensa. Ao mesmo tempo, o jornalista Amaury Ribeiro Jr. foi tratado como estelionatário.

Há circunstâncias estranhas nessa profissão – a do jornalista, não a do estelionatário –, e uma das qualidades essenciais do jornalista é a de considerar que nenhuma pista é falsa até que seja rastreada com a investigação criteriosa.

Mas o que Veja fez na semana passada – e se tornou critério da grande imprensa – é partir de declarações pinçadas de conversações gravadas por autoridades policiais ou por particulares, descontextualizadas do inquérito, quando existe, e à revelia daquilo que haverá de decidir a Justiça.

Para Veja, os acusados são em princípio culpados conforme seu perfil ideológico ou sua proximidade com o núcleo do poder federal. No caso do estelionatário em questão, a reportagem lhe dá a credibilidade suficiente para servir como ponto central da acusação, produz uma elipse onde cabem todos os pressupostos acima e termina revelando que seu personagem foi preso no final de outubro por falsificar notas promissórias.

Uma se omite, outra milita

Na mesma semana, sua contraparte, a revista CartaCapital, entrevistava o autor do best-seller instantâneo A privataria tucana, dando seguimento ao que viria a ser um dos mais intensos movimentos de informações e opiniões nas redes sociais frequentadas por internautas brasileiros.

A iniciativa deu consistência aos debates que então esquentavam na internet e compôs um interessante diálogo com o comentário postado pelo editor-chefe do Terra Magazine, Bob Fernandes.

De certa maneira, CartaCapital acabou se transformando numa espécie de âncora do protagonismo jornalístico online, no mundo onde as notícias são impressas em papel. Mas, como Veja, tomou partido claramente, referendando na íntegra o livro de Amaury Ribeiro Jr., num exercício de voluntarismo que elimina qualquer dúvida razoável sobre a veracidade e o acerto de tudo que está contido no livro.

O leitor que tenta se colocar num ponto equidistante entre uma e outra posições se ressente da falta de informações equilibradas para compor sua própria opinião. Por exemplo, se Veja erra e agride seus desafetos políticos para proteger José Serra, e se outros veículos da chamada grande imprensa se esforçam por atingir a reputação do autor do livro, CartaCapital peca por não aprofundar o aspecto pedagógico do caso em questão.

Faltou uma análise mais esclarecedora sobre o que são e como se classificam, na legislação nacional e nos acordos tributários internacionais, as empresas offshore identificadas como operadas por pessoas próximas do ex-governador.

Ninguém pode ser punido pelo fato de estruturar negócios com o uso de empresas offshore – porque, em negócios, o que não é legalmente proibido é permitido –, embora se possa fazer muitas restrições à excessiva proteção que os chamados paraísos fiscais dão ao dinheiro empregado em tais negócios – o que pode ser facilmente definido como atividade danosa à sociedade de onde se origina o dinheiro.

Mas no conflito entre os dois extremos das revistas semanais de informação, faltou a uma a coragem e o desprendimento para reconhecer o livro-reportagem de Ribeiro Jr., enquanto à outra faltou equilíbrio ao lidar com seu conteúdo.

Informação adicional

Os 15 mil exemplares da primeira edição de A privataria tucana, que chegou às livrarias na sexta-feira (9/12), esgotaram-se rapidamente e demorou muito pouco para que o conteúdo do livro estivesse disponível na web. Nos debates que inflamaram a blogosfera e as redes sociais na esteira do lançamento da Geração Editorial, um dos pontos notáveis eram as críticas ao silêncio da grande mídia a respeito do livro. Naqueles dias, apenas o semanário CartaCapital, nas bancas na mesma sexta-feira, mencionava o trabalho de investigação do repórter Amaury Ribeiro Jr. agora transformado em livro e publicava entrevista com o autor, já na véspera disponível no site da revista.

Perguntado no sábado (17/12) se à época do lançamento CartaCapital fora o único veículo a receber a obra com antecipação, o que lhe daria tempo para preparar um bom material jornalístico, o editor Luiz Fernando Emediato, da Geração Editorial, disse que “não era para ninguém ter recebido, mas o Amaury privilegiou a Carta”. Esta informação não justifica a demora dos grandes veículos em tratar das denúncias levantadas pelo livro, mas pode ajudar a explicá-la. [Para registro (acrescentado às 12h10): a Folha de S.Paulo deu matéria sobre o livro na quinta-feira (15/12) e sua ombudsman comentou a cobertura na coluna de domingo (18/12). O Estado de S.Paulo publicou matéria na sexta-feira (16) e o jornalista Merval Pereira comentou o livro em sua coluna de O Globo de domingo (18/12).] (Luiz Egypto)

Link:
🔗

Carnage
Forista
Forista
---
Ver TD's

#45 Mensagem por Carnage » 24 Dez 2011, 14:48

http://www.blogcidadania.com.br/2011/12 ... %E2%80%99/
Um abismo separa ‘A Privataria Tucana’ e ‘O Chefe’

Posted by eduguim on 19/12/11 • Categorized as denúncia

Na última quarta-feira, o programa “Tema Quente”, da Rede TV!, comandado pelo jornalista Kennedy Alencar, recebeu os líderes do PSDB e do PT no Senado, os senadores Álvaro Dias (PSDB-PR) e Humberto Costa (PT-PE). O tema central do programa – que, para variar, era o das denúncias de sempre contra o PT –, porém, acabou ficando em segundo plano.

Até certa altura do programa, Dias recitava tranquilamente seu costumeiro rosário moralista contra os adversários quando foi surpreendido por aquilo que dá não combinar estratégias com “os russos”, pois Costa, tranquilamente, introduziu (no debate) o livro-bomba da política brasileira neste século, A Privataria Tucana, do jornalista Amaury Ribeiro Jr.

Veja abaixo, resumidamente, como foi o diálogo e o que nele originou este post.

No programa em questão, o senador do PSDB paranaense assumiu a postura de defensor dessa dita “grande” imprensa que boicotou o livro azul da privataria tucana enquanto foi possível, ou seja, até que a imprensa internacional e, sobretudo, o próprio ninho tucano a furassem e começassem a falar do assunto.

Para defender os meios de comunicação que apoiam seu partido dos questionamentos feitos por Costa, Dias afirmou que Globos, Folhas, Vejas e Estadões tampouco noticiaram o livro do ex-petista Ivo Patarra “O Chefe”, que pretendeu acusar o ex-presidente Lula pelo escândalo do mensalão. Além disso, afirmou que o PSDB não se aproveitou do livro para fazer denuncismo.

Costa retrucou dizendo que o livro sobre a privataria é farto de documentos com fé pública que comprovam suas denúncias enquanto que o livro contra Lula contém apenas opiniões. Dias treplicou afirmando que o livro do ex-petista também continha documentos do mesmo jaez, o que não é verdade.

Passado o choque inicial e o silêncio ensurdecedor que se seguiu entre tucanos e mídia imediatamente após o lançamento do livro da privataria, partido e meios de comunicação começaram a falar nessa obra à qual editora nenhuma deu bola e que não gerou a mínima luz e muito menos um resquício de calor simplesmente porque O Chefe não é só um amontoado de idiossincrasias de seu autor contra o ex-presidente Lula, mas, também, mera compilação de reportagens publicadas incessantemente na grande mídia sobre o mensalão e uma imensa bajulação aos barões da mídia que, aliás, acabou não rendendo nada ao bajulador.

Aliás, Patarra, esse ex-petista que chegou a integrar a gestão (1989-1992) da ex-prefeita de São Paulo Luiza Erundina, em entrevista que concedeu ao site Observatório da Imprensa em 2006, poucos dias após o lançamento de O Chefe, que pretendia abalar a recandidatura de Lula à Presidência, fez uma declaração que prova que seu livro nada tem que ver com A Privataria Tucana, pois não é um livro investigativo ou de denúncia como este.

Veja o que disse o próprio autor de O Chefe:
Meu livro não é investigatório. Ele contém as investigações feitas. Eu compilei e organizei os documentos investigatórios e o equilíbrio que eu dei foi em cima da reiteração e confirmação das denúncias. Tirei todo o ruído, a contra-informação do governo, que procurava minimizar e comparar o escândalo do mensalão com o que aconteceu com a mal-sucedida candidatura de Eduardo Azeredo ao governo de Minas Gerais. São fatos incomparáveis. Uma é candidatura mal-sucedida ao governo. A outra [o mensalão] é o governo federal constituído usando o esquema do Marcos Valério para distribuir, comprar e subornar parlamentares no Congresso.

(Ivo Patarra, 9 de junho de 2006, no Observatório da Imprensa)
O Chefe foi um fracasso em todos os sentidos. Nem a oposição nem a sua mídia o levaram a sério porque nada acrescentou ao bombardeio que a imprensa fez durante o escândalo do mensalão.

O Chefe se limitou a misturar o que Globo, Folha, Estadão e Veja publicaram com as próprias opiniões e ressentimentos de mais esse ex-petista.

O chefe, por conta disso tudo, não vendeu e acabou sendo colocado na internet para leitura gratuita por quem possa se interessar.

Quem tiver interesse em ler o livro que mídia e oposição ensaiaram – sem muito empenho – tentar opor a “Privataria” pode conhecer a obra, na íntegra, clicando aqui. Dei uma passada de olhos e me bastou.

Qualquer pessoa alfabetizada e honesta reconhecerá que não há como comparar os dois livros. Para compará-los é preciso não conhecer nenhum deles, o que seguramente é o caso da maioria da militância tucana na internet. Mas os tucanos mesmo, esses não insistirão nessa comparação simplesmente porque alguém pode resolver fazê-la.

Link:
🔗

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais - OFF Topic - Temas variados”