Fiquei sabendo que o cunhado de um grande amigo meu pediu 50 mil reais pra ele e alegou que precisava desse dinheiro pra amortizar o financiamento de um apartamento no valor de uns 250 mil reais e que pagaria juros de 1,5% ao mês no prazo de 2,5 anos, só que esse juros seriam pagos dessa maneira: ele receberia 1,5% sobre o valor de 50 mil, depois de 6 meses ele receberia mais 10 mil, no segundo semestre, receberia 1,5% sobre 40 mil, depois de 6 meses, receberia mais 10 mil e assim por diante, até acabar o valor total da dívida ( a cada 6 meses, portanto, o cunhado pagaria 10 mil, mais os juros calculados sobre o valor da dívida abatido pelos esses 10 mil).
Esse meu amigo então, veio me pedir conselho: se deveria ou não emprestar os 50 mil, aí perguntei se o cunhado dele ia comprar esse apartamento para morar, então ele me respondeu que não, pois ele ganha muito bem, tem 4 carros novos, 2 casas no interior e 3 apartamentos em São Paulo/Capital.
Diante disso, aconselhei que não deveria emprestar o dinheiro, pois se o cunhado dele quisesse, teria condições de pagar esse apartamento sozinho, já que a renda dele permite isso e se ele se endividou, foi simplesmente por luxo, já que lugar pra morar e até alugar ele tem, além do que, achei um absurdo a forma de pagamento da dívida (isso porque o cunhado falou que tava até fazendo um favor pra ele, já que tava pagando bem os juros, acima do mercado).
Resumindo: o meu amigo resolveu seguir o meu conselho e se negou a emprestar esse dinheiro, e o cunhado dele então ficou bravo, alegando que é honesto, que não deixaria de pagar essa dívida e que essa desconfiança abalaria a relação entre eles.
Finalizando: disse pro meu amigo não esquentar a cabeça com a briga entre eles e que o cunhado dele estava se aproveitando da relação de cunhado só pra tirar vantagem financeira e amizade por interesse é uma das piores coisas que existem no mundo.
Bom, contei esse caso pra futuros comentários e até pra servir de alerta. Abraços a todos.