Hammermart escreveu:Nesse campo, quase nada está comprovado, são apenas teorias.
As pessoas costumam cometer muito esse erro. O de achar que as coisas "são apenas teorias"
A Teoria da Gravidade é "apenas uma teoria". Alguém tem dúvida de que a gravidade funciona?
ussama escreveu:cientistas dão uma de sabichão, mas eles não conseguem responder a uma questão basica, o que é a gravidade? o que causa a gravidade? desta forma como eles podem concluir sobre bucaro preto, deus, vida e morte? Creio que é muita prepotencia.
A, mas eles tem várias hipóteses sobre isso. E todas elas muito boas. E várias funcionam muito bem. Mas de qualquer forma, gravidade é um efeito mensurável. A chamada "alma" não é. Mais sobre isso abaixo.
Pra simplificar:
Em ciência, a definição de teoria científica difere bastante da acepção de teoria em senso comum, o de simples especulação; o conceito moderno de teoria científica estabelece-se, entre outros, como uma tentativa de resposta ao problema da demarcação entre o que é efetivamente científico e o que não o é.
Uma definição científica de teoria é a de que ela é uma síntese aceita de um vasto campo de conhecimento, consistindo-se de hipóteses necessariamente falseáveis - mas não por isto erradas, dúbias ou tão pouco duvidosas - que foram e são permanentemente e devidamente confrontadas entre si e com os fatos científicos, fatos estes que integram um conjunto de evidências que, juntamente com as hipóteses, alicerçam o conceito de teoria científica. As hipóteses, em casos específicos, devido à simplicidade e ampla abrangência, podem ser elevadas ao status de leis.
Hammermart escreveu:Diria mais, se ficar provada a existência de Deus, ainda restará à Humanidade um longo caminho para explicar a criação de Deus.
É impossível provar a inexistência de Deus, devido a própria natureza do conceito.
Mas é sim possível deduzir a sua inexistência, ou pelo menos aferir a probabilidade de sua inexistência, simplesmente se observando os fatos do mundo físico.
Hammermart escreveu:O Hawking é um Físico. Quem foi que disse que esse assunto sobre a vida após a morte é parte do que trata a Física?
Tudo é físico. Se algo existe ele tem que ser fisicamente mensurável. O que as pessoas classificam como "metafísico", se existir, simplesmente é física que não foi compreendida.
Se algo é dito que existe, mas não é mensurável pelos meios físicos, isso significa, necessariamente, que este algo não pode interagir com o mundo físico. Pois se fisicamente A interage com B, e B interage com C, então necessariamente A interage com C. Se a alma existe e ela não pode ser medida fisicamente, então ela necessariamente não pode interagir com o mundo físico. Portanto eu não imagino como essa alma poderia armazenar informação vinda do mundo físico (suas memória e experiências) se ela não interage com o mundo físico, pois não pode ser fisicamente medida! Se ela interagisse com o mundo físico, ela necessariamente teria que poder ser medida! (meio confuso mas não sou muito bom em explicar essas coisas)
Portanto, se ela não foi medida até hoje, ou ainda não entendemos a física envolvida no processo (o que é bastante duvidoso, já que esta física deveria incorporar princípios bastante simples) ou então ela não existe!
Qual a explicação mais provável? Que a alma obedece a uma física absurda, que apesar de incorporar coisas simples já bem entendidas, como armazenamento de energia e informação, não conseguimos perceber de forma nenhuma, ou que então ela não existe?
Hammermart escreveu:Ele não precisa ser teólogo nem nada, só que a opinião dele não tem mais valor do que a de qualquer um outro sobre esse assunto.
De certa forma você está certo.
Só que ele é uma celebridade, e a mídia e as pessoas costumam se interessar muto pela opinião das celebridades por um assunto, daí a relevância de se mostrar isso.
Só que, como a explicação que dei aí acima (meio tosca) a exsitência da alma passa necessariamente por conceitos físicos, e se você aceitar isso como eu aceito, acho que um cara que entende mais do conhecimento de física que temos atualmente do que a maioria das pessoas está muito mais apto a dar uma opinião sobre o assunto.
Pirroque escreveu:Vejo que a grande maioria cre estar aqui por estar
Eu não acredito nisso. Não acredito que "estamos aqui por estar"
Eu acredito que estamos aqui como culminação de um longo processo, lógico, regrado, complexo e belíssimo, que seguiu um caminho não ao acaso, mas nos trilhos de leis estabelecidas pela própria natureza das coias. E acho que esse processo é a coisa mais maravilhosa que existe, pela sua simplicidade e elegância.
Colocar algo "superiror", inteligente no começo desse processo não resolve problema nenhuma, na verdade piora muito as coisas. Pois se as pessas acham que algo tão complexo como o Universo não pode ter surgido do nada, e colocam um ser o criando, de onde elas acham que este ser veio? Pois se este ser criou o Universo, ele tem que necessariamente ser tão ou mais complexo que ele, pois é inteligente e criou a normas que organizam este Universo!
De onde veio este ser incrivelmente complexo então? Veio do nada? E se é difícil achar que o Universo veio do nada é mais fácil achar que algo mais complexo que o Universo veio do nada?
Nazrudin escreveu:Quero dizer que usei a expressão "sádico" de forma deliberada. Como muito acertadamente o Leteseu complementou, é de nossa natureza atribuir-lhe características humanas. Afinal temos de ter bases para tratar até do imcomprensível. O livre arbitrio é uma sacada muito interessante. O Deus existe, ele esta ali olhando, mas a responsabilidade dos atos é toda sua, a escolha e as consequencias. Ou seja, pedir a Deus, rogar a Deus, ocupar-se com sua existencia... pra que?
É tudo muito bonito nessa coisa de "livre arbítrio" e tals. Mas sabe onde se quer chegar com essa coisa de Deus ser "sádico"?
Onde é que entra o lívre arbítrio quando um morro desmorona sobre um orfanato cheio de crianças inocentes como aconteceu esta semana em um país aí, que não lembro qual foi? O morro desmoronar foi livre arbrítrio de quem? As crianças que morreram pagaram pelos erros de quem? Oras, está mais do que claro pra mim que tudo não passou de um acontecimento fortuito, não deliberado por ninguém. E se se Deus existe, o que ele pensa desse acontecimento? Se ele sabia que ia acontecer, e não fez nada pra impedir a morte de crianças inocentes, que nada fizeram a ninguém, isso não torna ele um sádico? Ou omisso? Ou isso não significa que ele não dá a mínima pra nós?
O que dizer então de quando uma criança nasce horrivelmente deformada? Ela está sendo punida pelos pecados de quem? Como Deus permite que isso aconteça? Que culpa tem a criança que acabou de nascer?
Então, ou Deus não existe, ou ele não está nem aí, ou é sádico que gosta de ver o circo pegar fogo. Prefiro pensar que ele não existe.
acomodado escreveu:Eu qdo criança, dormia com o abajur aceso por causa do meu irmão pequeno, despertei paralisado na cama. Não conseguia me levantar, respirar, gritar, nada...por alguns segundos tentei fazer tudo isso e nada...me desesperei, tentei levantar e de repente me vi no teto do quarto..fora do corpo...junto ao móbile que tinha pendurado no teto...qdo olhei pra trás e me vi na cama voltei pro corpo como um tiro. Claro que saí correndo pro quarto da mamãe..
Será que é tão difícil assim achar que você apenas sonhou isso?
Olhe as evidências, em todos os casos a pessoa estava próxima do sono, ou de estar desacordado.
Todo mundo sonha, e acredito que muitos aqui vão se lembrar de um sonho onde tudo parecia tão incrivelmente real no momento do sonho, mas depois de acordar viu qeu era só fantasia
acomodado escreveu:A visão fica meio diferente...é estranho pra caramba..inesquecível..
E quando você se lembra de um sonho também não tem uma impressão bastante parecida sobre as imagens que viu num sonho? Num sonho a gente faz coisas absurdas, voa, conversa com bichos, com gente que nunca viu, e na hora do sonho tudo parece normal, lógico, natural. Quando acorda vê que era tudo absurdo!
É tão mais fácil assim achar que se "saiu do corpo" do que achar que se teve um simples sonho?
leteseu escreveu:Tricampeão
A idéia da existência de um Deus não responsável pela criação é algo que já me passou pela cabeça, porém confesso que pensar no universo sem um início é algo que ultrapassa minha capacidade.
Dentro desta idéia de um Deus sem responsabilidade pela criação queria te perguntar como tu imaginarias este Deus, que função ele teria no mundo? Não vale fazer piada hein...
A pergunta não foi pra mim, mas dou a minha:
Qual a função? Nenhuma em especial. Tal qual a nossa função na existência.
Só que, este Deus que não criou o Universo, também não interefere nele, dada a total ausência de qualquer evidência de sua intereferência. Muita gente acha que certas coissa são evidências, mas eu digo que elas estão apenas equivocadas. Na realidade, não existe mesmo evidência de interferência dele no Universo.
Se ele não criou o Universo, não interfere nele, e não dá nenhuma evidência de sua existência. Será que ele existe?? E daí que tiro a minha idéia de que, mesmo não sendo possível provar a inexistência de Deus, é sim possível deduzir a sua não existência.
É óbvio que no final das contas eu posso simplesmente estar errado. E vou com toda certeza me curvar a qualquer evidência que me seja apresentada de que eu esteja errado.