No período de um ano após a implantação da lei, uma pesquisa mostrou que o numero de empregados no setor caiu apenas 2%. Essa mudança foi considerada dentro das alterações sasonais do setor.
Por outro lado, o número de consumidores cresceu 11% no mesmo período. É importante observar que o índice de adesão à proibição foi de 97%. E Nova York também mostrou que o banimento do fumo pode ser proveitoso. No primeiro ano após a proibição o crescimento do faturamento foi de quase 9%.
Taí. Eu havia, em post anterior, questionado a afirmação de que a proibição diminuiria o movimento em bares e outros locais. Vejam que estes números mostram justamento o contrário.
Eu não tinha base para especular, mas suspeitei que essa queda de movimento não aconteceria, pelo menos não de forma acentuada.
Isso por dois fatores. Pesquisa feita esta semana mostrou que apenas 15% dos brasileiros fumam, portanto uma parcela pequena, e eu suspeitei que dentro desta parcela, nem todos fugiriam dos bares.
E segundo porque a ausência do cigarro poderia de fato atrair outros consumidores, os que não gostam da fumaça, que, como mostra a pesquisa, são a maioria.
Mas de qualquer forma, somente saberemos com certeza depois de um certo tempo. Dados da Europa não necessáriamente refleteriam fielmente a realidade do Brasil.
A lei pode ser até exagerada, mas infelizmente, quando não existe educação por parte das pessoas, o governo acaba tendo que interferir. Se não "tendo" (no sentido de que deve), pelo menos decidindo interferir.
Tantas coisas são proibidas, e são coisas que a priori não precisariam ser, pois são claramente coisas erradas. Acaba tendo que se legislar sobre o óbvio, porque as pessoas mal educadas não respeitam o óbvio. Aí fica parcendo excesso.
Jogar lixo no chão é probido. Dá multa. Pra que tem uma lei proibindo jogar lixo no chão? Não parece óbvio que é uma coisa a não se fazer?
E fica difícil deixar ao cargo dos donos dos bares decidirem o que fazer, sem ter uma lei os apoiando. Se o cara resovesse barrar a entrada de quem quer fumar, poderia ficar parecendo discriminação, poderia até acabar em processo. Por isso a frase que eu disse que o Peter não gostou.
E mais, frente a pressão de clientes, nenhum dono de bar resolveria proibir.
Acho chato tudo isso, eu preferia que todo mundo fosse sentado pra perceber que fumar é algo a não se fazer. Mas as coisas não são assim. Alguém tem que perder nessa história se fumantes e não fumantes não tem como conviver de forma agradável e, infelizmente, me parece que os fumantes são minoria.
E pra finalizar, pra mim, antes mesmo que uma questão de saúde, a fumaça de cigarro é uma questão de enorme incômodo.