Há que se separar as coisas : existe o preconceito de você não gostar de algo instintivamente e existe o preconceito de você tirar conclusões sem base alguma.
Começando pelo segundo, não é só negro que sofre, é a sociedade em geral - aqui mesmo temos vários casos manifestos, a saber alguns: toda gp é uma vagabunda que não gosta de trabalhar, todo apaixonado por gp é um louco e para a sociedade todo putanheiro é um fracassado. Um putanheiro ser bom pai e bom provedor ? Jamais, dirão os "civis". Essa forma de pré-julgamento , aonde a conclusão não tem co-relação nenhuma com o fato, o preconceito que feriado supostamente deveria ajudar a acabar, é errada porque não se apóia em base alguma ; infelizmente isso só resolve-se com educação - leitura e disciplina - e muita porrada na cara - não é um feriado ou quaisquer atividades comemorativas que farão as pessoas pensar algo mais complexo que o básico.
Já quanto ao primeiro , sinto muito, mas é direito de qualquer um não gostar de algo - na minha familia tem muito italiano e português e os mais idosos são taxativos : "não gosto de PRETO". Preto, não negro.
Preto mesmo. Eles estão errados? Não, não estão - é direito deles não gostarem de algo. Tem gente que não gosta de cearense, baiano, "nordestino" em geral e por aí vai. E não, não ligo pra cor de pele - um dos meus maiores prejuízos veio de um descendente de europeus.
E já, já sofri preconceito : já fui muito discriminado por ser gordo, sou discriminado pela minha idade - considerada avançada pelo mercado de trabalho, já fui discriminado por ser "certinho demais" e até já fui esnobado por não ser "rico" - 2 GPs já tiveram a pachorra de dizer que eu "juntava trocados para fazer td" (e não, não eram negras - eram bem caucasianas). Carteirador, vigarista, ladrão, traficante? Pra GP que se foda - pagando o que ela pede, você é o melhor.Na putaria, não ter grana pra esbanjar é um opróbio muito maior do que qualquer outro.
Desagradável? Sem dúvida. Humilhante? Só se eu deixar que me atinja. Porém, reconheço o direito das pessoas de serem assim - ninguém é obrigado a GOSTAR de algo indiscriminadamente. É obrigado isso sim respeitar o DIREITO DE ESCOLHA alheio mas ficar esperando fraternidade universal é ridículo.
De boa, esses tempos politicamente corretos doem nos culhões..."dia da consciência negra" uma pinóia; uma que não podia ser feriado municipal pois até onde lembro-me os municípios só podem decretar 3 feriados RELIGIOSOS ; outra cadê a igualdade?
Cadê o dia da consciência amarela e branca? Cadê o Dia Nacional da Consciência Italiana (e, certamente, a contribuição italiana é tão grande ou maior que a negra - é só ver quantas pizzarias existem hoje) ? E já que é para defender as minorias oprimidas cadê o Dia Nacional do Eslováquio Albino? Hein, hein? Vocês sabem o quanto eles são discriminados? Não , né? Pois então, daí vocês verem.
Porque não existe meio termo - ou a pessoa é tratada como indivíduo, independente da sua ascendencia ou há uma separação de etnias. E se há separação, então pela Constituição TODAS as outras etnias deveriam ter também seu feriado.
Mas enfim...que adianta? Ao invés de investir em educação E exigir retorno dessa educação ,criam-se feriados e lançam leis que mais permitem abusos do que resolvem problemas. Então tá , né?
[s]