Vejam, nao se trata de "fuzilar" a elite. O que se pede, e' mais cooperacao de quem mais pode contribuir. Infelizmente, quem se mata por esse pais, sao os mais pobres. Eles pagam mais impostos, eles trabalham mais, eles estudam menos, eles morrem mais cedo, eles sofrem mais, essa e' a verdade. Quando falo elite, nao falo apenas da elite economica, entra tambem a elite intelectual, policica, etc. Essas sim, hipocritas ate' as ultimas consequencias. E talvez inclua todos nos.
As faculdades publicas brasileiras,

,da vontade de dar risada quando penso na atitude arrogante de alguns doutores. Extremamente omissos com o resto do pais, so' pensam em manter seus privilegios, seus miseros campos de pesquisa e nada contribuem para o crescimento da nacao.
A elite economica. Logico, temos grandes pessoas que contribuem e contribuiram muito para a a nacao. Exemplos existem varios. Mas infelizmente sao minoria, ainda temos uma elite agraria, politica, industrial e de outros setores que guardam resquicios daquele colonialismo do seculo XVI. Gente arcaica, com mentalidade tacanha. Aqueles que mandam todo lucro que conseguem para gerar riquezas em outros paises, que segundo eles, sao mais "civilizados". Sao brasileiros, mas se acham europeus e portanto, agem como se fossem "multi-nacionais", ridiculo.
O povo brasileiro ja deu mostras de sua capacidade construtiva, de sua engenharia. Fizemos essa nacao pular de um estado agrario-semi-escravagista, para a 8a. maior economia do mundo em menos de 100 anos. Isso e' muito, nao se iludam, e' muita coisa. Ou seja, temos capacidade, sim, a despeito da desconfianca de muitos. Nao acho justificavel que ainda existam pessoas, principalmente brasieiros, que nao acreditem na nossa capacidade. Somos uma nacao diferente e unica no mundo, acho que esta claro que nao somos apenas mais um pais da "expansao europeia pelo globo" (deixem isso pra Argentina, eles que querem entrar para OTAN

).
Somos mais que isso, e digo sem ufanismos, somos um grande povo de um grande carater, so' e' preciso acreditar. E logico, temos defeitos tambem, muitos.
O caminho e' dificil, mas quando todos passarem a trabalhar numa unica direcao - o Brasil, acho que poderemos chegar la'. Enquanto isso nao acontece, de fato tudo sera apenas utopia.