Em qualquer atividade comercial “o cliente sempre tem razão”

. Sempre. Certo ou errado, esse jargão é sábio, mesmo que o conceito do cliente esteja errôneo, todos possuem conhecimento e experiência de vida diferentes. Julgar o cliente é fácil pois quem vende ou presta serviço se acha com grande conhecimento em sua área de atuação, porém cada pessoa é única e intransferível, aí então que mora o erro, quem lida com público, nasce ou aprende a lidar com naturalidade com a diversidade, caso não tenha capacidade, passa a sua existência levando uma vida de conflitos com o cliente, ou buscar formas de atenuar esses conflitos. A frase é sábia, pois enfrentar clientes é ir contra a própria espécie humana, acreditando que “todos” são obrigados a pensar da mesma forma e acreditar nas mesmas coisas.
É evidente que num prato com molho de soja(shoyu) em excesso, estraga a originalidade da receita, que muitas vezes é única e exclusiva, mas se o cliente curte o excesso, a diferenciação do prato passa a ser do cliente. Se o cliente gosta de uma carne bem passada, a ponto de ficar dura e seca, depois vem reclamar deste detalhe, é evidente que há certa ignorância. Pedir um vinho errado para acompanhamento de um prato é tirar toda originalidade do mesmo. Explicar ao cliente com delicadeza, e ficando para o mesmo a decisão final. Mas quem lida com público deve ter ciência que nunca agrada todo mundo, e saber lidar e aprender com elogios e críticas com naturalidade.
Isso vale em qualquer atividade comercial e até na putaria. Putas chatas e sem talento natural em lidar com pessoas, tem grande dificuldade de lidar com a diversidade, buscam selecionar e filtrar ao máximo os seus clientes no contato telefônico, criam uma enorme casca para evitar um sofrimento maior com clientes diferentes ou que elas julgam “problemáticos”, quando na realidade o problema é com ela, pois a puta que tem grande facilidade de lidar com os clientes, adapta-se facilmente com a diversidade, entendem elas, que cada cliente transmite suas energia cósmica de forma diferente.
Putas que sabem lidar com pessoas tendem a ganhar clientes com mais facilidade, ter seu atendimento elogiado nos fóruns e seu telefone toca naturalmente sem gastar com uma imensidão de anúncios em sites. Trabalho nunca falta. Ao contrário das putas com dificuldade de lidar com público, até conseguem ganhar na profissão, mas passa a ter sua existencia profissional mais sofrida, evita ao máximo confitos com clientes, pois filtram demais, na tentativa de sofrer menos, fazem apenas por necessidade ou dinheiro, necessitam gastar muito em anúncios de sites para ganhar evidência, pois filtra e seleciona demais seus clientes perdendo oportunidades. Nunca vão chegar a serem tops em postagens em fóruns pois nasceram não para lidar com pessoas, muitos ups em seus tópicos tendem a serem de amigos.
Cada pessoa nasce com um talento, se o chef de cozinha tem talento para criar pratos excelentes, mas tem dificuldade de lidar com público, o correto é que fique na cozinha atras das panelas e não frente ao público. Se a pessoa não nasceu para lidar com pessoas, que trabalhe então com máquinas, computadores, cáculos, plantas, animais etc... O mundo ideal seria, as pessoas nascem para viver e não para sofrer.
Abs.