No restaurante: será mesmo que o cliente tem sempre razão?

Espaço destinado a conversar sobre tudo.

Regras do fórum
Responder

Resumo dos Test Drives

FILTRAR: Neutros: 0 Positivos: 0 Negativos: 0 Pisada na Bola: 0 Lista por Data Lista por Faixa de Preço
Faixa de Preço:R$ 0
Anal:Sim 0Não 0
Oral Sem:Sim 0Não 0
Beija:Sim 0Não 0
OBS: Informação baseada nos relatos dos usuários do fórum. Não há garantia nenhuma que as informações sejam corretas ou verdadeiras.
Mensagem
Autor
Carapeba
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 3
Ver TD's

#1 Mensagem por Carapeba » 11 Ago 2011, 19:03

http://comida.ig.com.br/comidas/no+rest ... 00455.html

Para os senhores, trata-se de frescura dos chefs?

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

campineiro2
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 324
Ver TD's

Re: No restaurante: será mesmo que o cliente tem sempre razão?

#2 Mensagem por campineiro2 » 12 Ago 2011, 10:34

Em qualquer atividade comercial “o cliente sempre tem razão” :lol: . Sempre. Certo ou errado, esse jargão é sábio, mesmo que o conceito do cliente esteja errôneo, todos possuem conhecimento e experiência de vida diferentes. Julgar o cliente é fácil pois quem vende ou presta serviço se acha com grande conhecimento em sua área de atuação, porém cada pessoa é única e intransferível, aí então que mora o erro, quem lida com público, nasce ou aprende a lidar com naturalidade com a diversidade, caso não tenha capacidade, passa a sua existência levando uma vida de conflitos com o cliente, ou buscar formas de atenuar esses conflitos. A frase é sábia, pois enfrentar clientes é ir contra a própria espécie humana, acreditando que “todos” são obrigados a pensar da mesma forma e acreditar nas mesmas coisas.

É evidente que num prato com molho de soja(shoyu) em excesso, estraga a originalidade da receita, que muitas vezes é única e exclusiva, mas se o cliente curte o excesso, a diferenciação do prato passa a ser do cliente. Se o cliente gosta de uma carne bem passada, a ponto de ficar dura e seca, depois vem reclamar deste detalhe, é evidente que há certa ignorância. Pedir um vinho errado para acompanhamento de um prato é tirar toda originalidade do mesmo. Explicar ao cliente com delicadeza, e ficando para o mesmo a decisão final. Mas quem lida com público deve ter ciência que nunca agrada todo mundo, e saber lidar e aprender com elogios e críticas com naturalidade.

Isso vale em qualquer atividade comercial e até na putaria. Putas chatas e sem talento natural em lidar com pessoas, tem grande dificuldade de lidar com a diversidade, buscam selecionar e filtrar ao máximo os seus clientes no contato telefônico, criam uma enorme casca para evitar um sofrimento maior com clientes diferentes ou que elas julgam “problemáticos”, quando na realidade o problema é com ela, pois a puta que tem grande facilidade de lidar com os clientes, adapta-se facilmente com a diversidade, entendem elas, que cada cliente transmite suas energia cósmica de forma diferente.

Putas que sabem lidar com pessoas tendem a ganhar clientes com mais facilidade, ter seu atendimento elogiado nos fóruns e seu telefone toca naturalmente sem gastar com uma imensidão de anúncios em sites. Trabalho nunca falta. Ao contrário das putas com dificuldade de lidar com público, até conseguem ganhar na profissão, mas passa a ter sua existencia profissional mais sofrida, evita ao máximo confitos com clientes, pois filtram demais, na tentativa de sofrer menos, fazem apenas por necessidade ou dinheiro, necessitam gastar muito em anúncios de sites para ganhar evidência, pois filtra e seleciona demais seus clientes perdendo oportunidades. Nunca vão chegar a serem tops em postagens em fóruns pois nasceram não para lidar com pessoas, muitos ups em seus tópicos tendem a serem de amigos.

Cada pessoa nasce com um talento, se o chef de cozinha tem talento para criar pratos excelentes, mas tem dificuldade de lidar com público, o correto é que fique na cozinha atras das panelas e não frente ao público. Se a pessoa não nasceu para lidar com pessoas, que trabalhe então com máquinas, computadores, cáculos, plantas, animais etc... O mundo ideal seria, as pessoas nascem para viver e não para sofrer.
Abs.

Link:
🔗

Dick Laurent
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 320
Ver TD's

#3 Mensagem por Dick Laurent » 12 Ago 2011, 13:32

Acredito que nesse caso ocorre uma inversão muito quando se glamouriza um determinado produto, em detrimento de sua real qualidade ou sabor,quando se agrega valores adicionais que nada tem a ver com a real finalidade do produto - ou seja: valorizar mais quem preparao prato, o lugar onde é servido, o quão exótico (não importa quão ruim ou insosso seja) é o ingrediente, a exposição na mídia e o número de estrelas no guia dos melhores. É a cultura de transformar certos profissionais em estrelas, celebridades. Diante disso, quem é o cliente para questionar o que lhe é servido, não importa o fato de ele pagar uma bolada por uma comida que não lhe agrada e ainda ter de fazer cara de quem gostou para não entrar em confronto com o Chef e seus seguidores, afinal ele é um "privilegiado" por estar comendo essa gororoba dos deuses.
Isso ocorre também na putaria quando alguns se dispõe a gastar R$1.000,00 ou até mais para sair com uma puta cujo atendimento é mais mecânico do que o de uma puta de vintão, a beleza muitas vezes nem foge tanto assim ao padrão, mas com o único diferencial de ser um celebridade ou pseudo-celebridade.

Link:
🔗

pepsicool
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 75
Ver TD's

#4 Mensagem por pepsicool » 12 Ago 2011, 15:14

O cliente tem sempre razão ?

A resposta é não.

Penso que quando nos propomos a consumir algo que previamente sabemos das condições , só nos resta a opção de respeitar o que foi pré estabelecido.Isso faz parte do prestígio que o cliente dá ao que procura e a quem o proporciona.
Isto se dá principalmente na culinária onde os detalhes são de extrema importância.É lógico que há quem coma um bife ancho "esturricado" ou camarões " bem passados " afinal de contas gosto não se discute ........
lamenta-se ..............

Link:
🔗

pepsicool
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 75
Ver TD's

#5 Mensagem por pepsicool » 12 Ago 2011, 16:18

Pra comer no Jun Sakamoto ( servido por ele no balcão de 8 lugares) o menu Degustação sai por 240 reais por pessoa.É preciso agendar.

http://sushiman20.blogspot.com/2011/01/ ... rasil.html

Link:
🔗

campineiro2
Forista
Forista
---
Ver TD's

#6 Mensagem por campineiro2 » 12 Ago 2011, 19:33

pepsicool, seu argumento está bem fundamentado, pela lógica corretíssima, mas errôneo é tratar todo o cliente utilizando a mesma premissa, cada cliente é único, e dependendo da excentricidade do cliente e sua exigência é conflito na certa.

Lido com público há 30anos, e muitas vezes a percepção de sentir o cliente num mal dia, decepcionado com o trabalho, dinheiro, etc... é necessário transmitir boas energias, passar a satisfação em sua presença, transmitir simpatia, desarmando o cliente que não está passando num bom momento. Enfrentar o cliente num dia ruim é passar irritação o dia inteiro. A percepção não cabe muitas vezes ao cliente, e sim quem presta ou vende serviço.

Imaginar que num ambiente de alto nível não existe problemas com clientes ricos. Quanto maior a renda do cliente, mais será o nível de vida, mais ele dará valor a "ter" , tende a dar maior valor material em detrimento ao seu semelhante. Para um rico excêntrico conhecedor de restaurantes pelos quatro cantos do mundo, pode comprar tudo o que dar na telha, não é qualquer pratinho de que ele vai satisfaze-lo.

Para um chef dar grande importância à sua receita, agregar valor a sua obra de arte, não significa que irá agradar sempre o cliente. Nunca vi nesta vida alguém conseguir agradar todo mundo. O profissional hoje que se acha inatingível, é o mais fadado ao fracasso, pois novos pratos são lançados, surgem novas gerações, e o que consegue-se sucesso hoje, não é a certeza de sucesso amanhã...

Então muitas vezes se dá importância ao dinheiro, status e sucesso, e vindo dos clientes todos esses valores, ou o prestador saiba lidar com o mesmo, ou o preço a ser pago acreditando que todos irão ter seus mesmos valores é um tremenda frustração a cada conflito com o cliente. Dinheiro no caso pode chegar mais será mais sofrido.
abs.

Link:
🔗

Zzom
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 68
Ver TD's

#7 Mensagem por Zzom » 13 Ago 2011, 02:59

Cliente tem sempre a razão?
R: Não.

Cliente que não gosta da comida do restaurante é aquele que nem sabe por que foi lá. Ou melhor, foi porque é o restaurante "da moda", aquele que aparece em todas as resenhas e críticas e quer botar banca com os coitados que o cercam dizendo que foi lá. É a maldição da Vejinha.

Um rico conhecedor de restaurantes não é o problema. O problema é o rico que não conhece restaurante e acha que o seu dinheiro compra qualquer coisa incluindo a integridade do chef.

Link:
🔗

wheresgrelo
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 116
Ver TD's

#8 Mensagem por wheresgrelo » 13 Ago 2011, 16:26

Senhores,

apenas uma ressenha, eu frequento a alguns anos o D.O.M., o Dalva & Dito, o FASANO, e o DOLIVINO, No DOM e no DALVA o Alex
vem até a mesa pergunta se há alguma restrição (vai que vc é alérgico a Mandioquinha como eu sou), ele já propõe uma substituição,
no caso do FASANO, na boa, nunca me perguntaram nada, mesmo pq o cardápio de lá é o mesmo a alguns anos. kkkk NO Dolivino
este cuidado é similar, o Michel sempre dá um jeito de conseguir o que eu quero...

Acho que essa questão de RESTAURANTEUR e CHEF, é coisa básico, o CHEF só o será se de facto saber fazer valer a questão de
cozinhar para qualquer estômago.

WG

Link:
🔗

campineiro2
Forista
Forista
---
Ver TD's

#9 Mensagem por campineiro2 » 14 Ago 2011, 09:40

A questão básica de qualquer produto/serviço sempre será o cliente, ele que vai a dar aceitação de qualquer prato. O cliente é o foco principal, porque sem a aceitação dele não vai existir mercado para nenhum produto ou serviço.

A opinião do consumidor/cliente vem em primeiro lugar, e através da aceitação dele do produto/ serviço é que se vai criar um prato de sucesso, então cabe ao talento do chef, descobrir a aceitação ou não de uma nova receita por parte do consumidor e respectivos ingredientes nele que possam ser rejeitados ou manias do clientes.

Parar se obter sucesso hoje em qualquer profissão não basta ter apenas uma idéia criativa e colocar em prática, saber sustenta-la de forma pró-ativa, mantendo a integridade de forma amistosa entre o fornecedor e cliente. Ter muito conhecimento e talento muitas vezes não basta, saber lidar com pessoas que terão o privilégio de saborear esse conhecimento.
abs.

Link:
🔗

s0negad0r
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 24
Ver TD's

#10 Mensagem por s0negad0r » 14 Ago 2011, 19:56

na minha opinião, cada caso é um caso... se vc vai num restaurante que cada prato é elaborado por um Chef, com um conceito, uma história, etc.. não cabe ao cliente escolher o que virá no seu prato. não gosta de algo do prato, pede outro, não pede, vai pra outro restaurante, etc...

agora, em restaurantes comuns, lanchonetes, fast foods em geral, o cliente deveria sim ter sempre razão.

acho um absurdo, por exemplo, quando vou no Spoletto e a pessoa que esta preparando a minha massa se nega a colocar um pouco mais de molho no meu prato. Ou quando vou no Subway e sou obrigado a me contentar com 4 fatias de qqer frio que eu peça no recheio do meu lanche.

o que nós clientes temos a nosso favor, é o famoso "tira os 10% do serviço". pago os 10% com gosto quando sou bem atendido. e faço questao de não pagar quando me sinto injustiçado, ou insatisfeito com o atendimento. considero uma forma de mostrar aos responsáveis pelo lugar que algo que eles estão fazendo não está agradando aos clientes.

Link:
🔗

Dick Laurent
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 320
Ver TD's

#11 Mensagem por Dick Laurent » 15 Ago 2011, 13:48

s0negad0r escreveu:na minha opinião, cada caso é um caso... se vc vai num restaurante que cada prato é elaborado por um Chef, com um conceito, uma história, etc.. não cabe ao cliente escolher o que virá no seu prato. não gosta de algo do prato, pede outro, não pede, vai pra outro restaurante, etc...

agora, em restaurantes comuns, lanchonetes, fast foods em geral, o cliente deveria sim ter sempre razão.

acho um absurdo, por exemplo, quando vou no Spoletto e a pessoa que esta preparando a minha massa se nega a colocar um pouco mais de molho no meu prato. Ou quando vou no Subway e sou obrigado a me contentar com 4 fatias de qqer frio que eu peça no recheio do meu lanche.

o que nós clientes temos a nosso favor, é o famoso "tira os 10% do serviço". pago os 10% com gosto quando sou bem atendido. e faço questao de não pagar quando me sinto injustiçado, ou insatisfeito com o atendimento. considero uma forma de mostrar aos responsáveis pelo lugar que algo que eles estão fazendo não está agradando aos clientes.

É justamente isso que está errado: essa mania de transformar prestação de serviço em arte, a meu ver como uma estratégia para alavancar e justificar preços absurdos. Sob essa perspectiva, não existem clientes e sim fãs, admiradores, e cada prato é como se fosse um, digamos, quadro de Picasso que só cabe a quem o vê aceitá-lo do jeito que o artista o desenvolveu e não fazer alterações. Só que estamos falando de arte e sim de comida, de cozinheiros (ou se quiser usar o eufemismo chique de Chef) e se vou num restaurante para comer bem e não para paparicar a celebridade da cozinha tenho todo o direito de pedir alterações no meu prato.

Link:
🔗

s0negad0r
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 24
Ver TD's

#12 Mensagem por s0negad0r » 15 Ago 2011, 13:53

Dick Laurent escreveu:
s0negad0r escreveu:na minha opinião, cada caso é um caso... se vc vai num restaurante que cada prato é elaborado por um Chef, com um conceito, uma história, etc.. não cabe ao cliente escolher o que virá no seu prato. não gosta de algo do prato, pede outro, não pede, vai pra outro restaurante, etc...

É justamente isso que está errado: essa mania de transformar prestação de serviço em arte, a meu ver como uma estratégia para alavancar e justificar preços absurdos. Sob essa perspectiva, não existem clientes e sim fãs, admiradores, e cada prato é como se fosse um, digamos, quadro de Picasso que só cabe a quem o vê aceitá-lo do jeito que o artista o desenvolveu e não fazer alterações. Só que estamos falando de arte e sim de comida, de cozinheiros (ou se quiser usar o eufemismo chique de Chef) e se vou num restaurante para comer bem e não para paparicar a celebridade da cozinha tenho todo o direito de pedir alterações no meu prato.
cara... tem restaurante que serve comida. E tem restaurante que serve prato. simples assim

Link:
🔗

Responder