Ave Povo
Como a assunto corrupção está em moda agora no Brasil, porque não pergarmos a onda e fazermos nossa reforma política aqui no GPguia também ?
Um
TD FALSO pode ser tido como "crime". No caso de um TD falso positivo temos um crime de corrupção.
Corrupção Passiva
art. 317 CP: Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem
Um TD falso positivo tem por si o objetivo claro de promoção, ou auto-promoção.
Já um TD falso negativo podemos atribuir um crime de falsidade ideológica.
Falsidade ideológica
art. 299 CP: Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante.
Não sou advogado, tão menos tento ser. Mas o que quero mostrar é que devemos encarar isso como um "crime". E como todo crime, deveria haver uma "Lei" que estabelecesse as penalidade para os infratores. E para que a Lei seja obedeciad hão de haver seus "juizes" e "executores".
Criar instrumentos para coibir TDs falsos pode ser um "prato com dois legumes", como diria um lendário presidente alvi-negro, pois pode acabar coibindo TDs reais. Por isso acho que os intrumentos de controle devam aplicados APÓS uma postagem, não antes, nem tão menos durante. E este tipo de instrumento de controle não tem como fugir das regras de bom senso.
Já a questão de
SONEGAÇÃO está no cerne do conceito de postar TD. As questões que se valem pesar são: Porque devo postar um TD? O que ganho se postar um TD? Como tudo no capitalismo é uma medida de custo/benefício, qual o benefício que alguém tem ao postar um TD?