Driller escreveu:O que eu ouvi sobre os Maias (Mayas?)
Maias é o correto.
Driller escreveu:faz algum sentido.
Faz algum sentido? O que faz sentido??
Pra começar, vamos analizar o porque dos Maias acreditarem que o fim do mundo seria no ano de 2012, mas precisamente em 21 de dezembro de 2012.
Os Maias acreditavam que o Mundo (e pra eles Mundo é todo o Universo, que no caso era somente a Terra) tinha sua existência em ciclos, e que ao final de cada ciclo tudo era destruído para depois surgir novamente. Pra isso, eles estipularam um período que duraria cada ciclo, isso se baseou nas suas observações do céu (os Maias era astrônomos excelentes).
A Via Láctea, a nossa galáxia, tem a forma de um enorme disco com braços em espiral. O nosso sistema solar está na ponta de um destes braços, bem na borda da galáxia, em órbita do seu centro. A distribuição de matéria na galáxia faz com que as bordas sejam bem rarefeitas, e o centro tenha uma grande quantidade de matéira, na forma de gases e poeira. No centro da galáxia existe, provavelmente, um buraco negro supermassivo. Acontece que toda essa matéria que se acumula mais no centro, na forma de poeira, não emite luz, na verdade bloqueia a luz, como uma nuve. O resultado é que, visto da Terra, o centro da galáxia parece uma mancha negra. E segundo a mitologia Maia, ele "buraco no céu" era o reino do além, a morada dos deuses.
Além do movimento circular que nosso sistema solar faz em torno do centro da galáxia, ele ainda faz um movimento de zig-zag, subindo e descendo em relação ao plano galático. Graças a estes movimentos, temos um alinhamento peculiar que ocorre apenas a cada 5 mil e tantos anos (se não estou enganado), que é o alinhamento perfeito entre a Terra, o Sol e o centro da galáxia. Ou seja, neste alinhamento, visto da Terra, o Sol estaria exatamente no centro dessa mancha negra É lógico que a mancha não é visível durante o dia pra ser ver o Sol no meio dela, mas os Maias com suar observações fizeram os cálculos matemáticos pra saber exatamente em que momento o alinhamento ocorreira.
E para os Maias, o Sol estar no meio do "reino do além" significa o fim do ciclo, o fim do mundo! A "luz da vida", o Sol, iria para o "reino da morte" (além) o centro da galáxia...
Portanto, essa noção dos Maias de fim do mundo é puramente baseada em uma posição aparente de uma mancha no céu a qual eles atribuem um significado puramente mitológico. Ou seja, superstição. Não tem nada de científico nisso. Somente o magnífico cálculo do movimento celeste que eles fizeram é científico.
Agora tem um bando de malucos na internet que narram textos justificando que por conta deste alinhamento uma de duas coisas aconteceria:
-Primeiro, que uma rajada de "energia do centro galático" atingira a Terra, provocando desastres. O que é ridículo, já que o alinhamento não tem nenhum significado em relação a quantidade de energia que o centro galático produz nem ao jeito que que a Terra recebe esta energia. O centro não vai produzir um feixe somente porque um insignificante planeta ficou atrás de uma das bilhões de estrelas que existe na galáxia. E em qualquer momento, a distância da Terra e do Sol em relação ao centro não muda de forma siginificativa para que fiquemos mais expostos.
-Segundo, o alinhamento intensificaria a atração gravitacional do buraco negro do centro sobre a Terra, o que causaria mudanças no eixo da Terra, terremotos, etc. Oras, a atração que o centro exerce sobre a Terra é ridícula nestes termos. O que ele faz apenas, e não é só ele, mas o conjunto da galáxia, é fazer o nosso sistema orbitá-lo. O alinhamento produziria variação ZERO nesse atração, pra todos os efeitos. Um alinhamento entre vários planetas do nosso sistema solar provocaria mais variação e um destes ocorreu recentemente, foi alardeado como o fim do mundo, e se verificou que nada mensurável aconteceu...
Portanto, não existe nenhuma explicação remotamente científica que justifique o fim do mundo baseado no calendário Maia. Se o mundo acabar mesmo, foi coisa sobrenatural, ou simples coincidência, nada relacionado com explicações científicas.
Dizem que o mundo existe há milhões de anos, certo?
Na veradade são bilhões. 4,56 bilhões, pra ser exato.
Bom, parece razoável que tenham havido outras civilizações nesses anos que tenham atingido um grau de desenvolvimento tecnológico pelo menos equivalente ao da nossa atual civilização, com TV, aviões, carros, telefones, computadores, etc..
Razoável até parece, mas infelizmente não existem evidências de que houveram civilizações tão avançadas como a nossa e até mesmo existem evicências contrárias a esta suposição.
Assim, do mesmo modo como nós conseguimos prever com exatidão o momento do nascer e do pôr do sol todos os dias, eles teriam conseguido prever quando a Terra se aproximaria bastante de algum corpo celeste gigantesco e isso causaria uma atração gravitacional suficiente para deslocar o eixo magnético do planeta, fazendo com que imensos terremotos e tsunamis fossem desencadeados. Isso teria inclusive destruído a civilização deles, que previram tudo mas nada puseram fazer para evitar a destruição. E o próximo momento se daria em 21/12/2012.
Não existe nenhum corpo "gigantesco" visível próximo da Terra com trajetória conhecida, e nem mesmo os Maias o identificaram. A explicação, como eu disse, tem a ver com o centro galático, que não é um corpo se deslocando, nem vai "chegar perto" da Terra, ou mesmo tem o poder de causar algum dano ao nosso planeta que seja previsível de qualquer forma. Ele até pode causar algo, mas não tem como se prever isso, já que não ha nada regular que aconteça.
E o fim da civilização Maia não tem nada a ver com alguma catátrofe deste tipo. Ainda mais porque ocorreu em tempos dentro da nossa história, por volta do século 15, a pouco mais de 500 anos, e se tivesse havido alguma catástrofe planetária, os europeus teriam registro dela.
MulderFox escreveu:Adam West escreveu:
Sinceramente? Basta ver os noticiários mais recentes e bárbaros pra perceber que já vivemos o fim dos tempos.
Agora sim ! Taí o comentário mais lúcido do tópico até agora.

Vejo muita gente pensando assim. Me parece que muita gente não consegue ver que na verdade a vida hoje é infinitamente melhor do que era nos tempos passados. Fome, guerra e doenças sempre existiram. A peste negra matou um terço da população da Europa. Atos de grande atrocidade já eram cometidos na antiguidade. A lei não existia antes. A escravidão era a realidade de muitas pessoas. A expectativa méida de vida na Idade Média era de 40 anos. Doenças simples matavam indiscriminadamente.
Se as pessoas não conseguem ver na verdade quanto evoluímos, é um erro delas.