BOMBA! Voto em lista: o fim das eleições que conhecemos

Espaço destinado a conversar sobre tudo.

Regras do fórum
Responder

Resumo dos Test Drives

FILTRAR: Neutros: 0 Positivos: 0 Negativos: 0 Pisada na Bola: 0 Lista por Data Lista por Faixa de Preço
Faixa de Preço:R$ 0
Anal:Sim 0Não 0
Oral Sem:Sim 0Não 0
Beija:Sim 0Não 0
OBS: Informação baseada nos relatos dos usuários do fórum. Não há garantia nenhuma que as informações sejam corretas ou verdadeiras.
Mensagem
Autor
Adam West
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 49
Ver TD's

BOMBA! Voto em lista: o fim das eleições que conhecemos

#1 Mensagem por Adam West » 07 Mai 2009, 19:28

Quando eu ouvi isso na CBN, fiquei de cabelo em pé...
Projeto cria lista flexível para eleição de deputados e vereadores
(Gilberto Nascimento)

A Câmara analisa o Projeto de Lei 4037/08, da deputada Rita Camata (PMDB-ES), que estabelece a lista preordenada de candidatos em eleições proporcionais (deputados e vereadores) e altera critérios de financiamento dessas campanhas.

Pela proposta, quando o eleitor for escolher seu candidato a deputado (seja ele federal, estadual ou distrital) e a vereador, ele deverá votar primeiro na lista preordenada apresentada pelo partido ou coligação. Em seguida, opcionalmente, o eleitor poderá selecionar um candidato individual incluído nessa lista.

Essa possibilidade, explica a deputada, dará um caráter flexível à lista, uma vez que um candidato em posição inferior na ordem partidária poderá subir conforme os votos recebidos individualmente.

Para isso, no entanto, o projeto estabelece alguns critérios. Em primeiro lugar, o partido ou coligação terá quantas vagas forem garantidas pelos votos obtidos nas listas preordenadas. Assim, uma legenda que receba 1 mil votos, sendo o coeficiente eleitoral definido em 100 votos, terá 10 vagas.

Distribuição
Com essas dez vagas do exemplo, o partido distribui os votos dados exclusivamente à lista preordenada. Cada candidato, nesse caso, receberá a quantidade de votos necessárias para obter o coeficiente eleitoral sucessivamente, de acordo com a ordem da lista, até que os votos se esgotem.

Se o primeiro colocado da lista tiver obtido 50 votos, receberá outros 50 para alcançar os 100 necessários do exemplo; se o segundo receber 60, receberá 40, e assim sucessivamente, até serem esgotados os mil votos recebidos pela lista. Por essa regra, alguns candidatos poderão ficar sem receber complementação de voto.

Terminada essa fase, a lista será reordenada de forma decrescente, somando-se os votos recebidos individualmente e os obtidos com a distribuição anterior. Serão eleitos os candidatos que estiverem dentro das vagas às quais o partido ou coligação tiver direito. Os suplentes serão aqueles localizados nas posições imediatamente posteriores.

Participação feminina
O projeto estabelece que a lista poderá ter tantos candidatos quanto as vagas disponíveis (no caso de um partido concorrer individualmente) ou até 150% das vagas (no caso das coligações, independentemente da quantidade de legendas associadas). A composição da lista deverá respeitar alternância de gênero na proporção de um para um. Caso a norma não seja respeitada, a lista (do partido ou da coligação) não será homologada pela Justiça Eleitoral.

Para efeito de apuração, serão considerados válidos os votos dados às legendas partidárias, sejam ou não acompanhados de votos em candidatos individuais.

O projeto revoga o artigo da Lei das Eleições (9.504/97) que assegura aos detentores de mandato de deputado ou vereador o registro de candidatura para o mesmo cargo pelo partido a que estejam filiados. A regra também vale para os que tenham exercido esses cargos em qualquer período da legislatura que estiver em curso.

Tramitação
A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ir a Plenário.

Partidos serão responsáveis pelo financiamento de campanha

Íntegra da proposta:
- PL-4037/2008

http://www2.camara.gov.br/homeagencia/m ... ?pk=130333

Ou seja... nunca mais vamos precisar votar neste ou naquele deputado ou vereador. Votamos no partido! Assim, o partido conduz (ou RECONDUZ) os nomes mais influentes da sua legenda, em ordem "de chamada", conforme o número de votos que obter.

Assim, teremos na prática os MESMOS PARTIDOS, os MESMOS PARLAMENTARES, OS MESMOS NOMES SUJOS perpetuados no poder! O que na prática já ocorre, vai virar lei! Acaba-se de uma vez qualquer perspectiva de mudanças no Congresso e no Legislativo em geral. Fora o projeto de Emenda 322, que quer acabar com os partidos menores e enfiar no cú o pluralismo político em que se baseia a Constituição.

Eis minha opinião. Alguém enxerga vantagem nisso?

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

ZeitGeist
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 56
Ver TD's

#2 Mensagem por ZeitGeist » 07 Mai 2009, 20:32

O partido ganha dez vagas :?, e essas dez vagas vão para os dez primeiro da lista :?: Besteira pura, deixa como esta, eles vão apresentar os que o partido dão preferencia na forma de:
Ananias
Ariovaldo
Assiprestes
etc.
:twisted:

Link:
🔗

PAULOSTORY
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 13
Ver TD's

#3 Mensagem por PAULOSTORY » 07 Mai 2009, 20:53

NA MINHA OPINIAO, AS CADEIRAS PERTENCEM AOS PARTIDOS, ACHO QUE ESSE SISTEMA DEVE SER PRESERVADO, MAS DISCORDO DAS LISTAS.
SE O PARTIDO FEZ 10 CADEIRAS, OS 10 MAIS VOTADOS PREENCHEM.
SE O ELEITO MUDAR DE PARTIDO, COMO A CADEIRA EH DO PARTIDO, ASSUME O DECIMO PRIMEIRO MAIS VOTADO.
EH A UNICA MANEIRA DE SE BUSCAR COERENCIA IDEOLOGICA.
AUTOMATICAMENTE, OS PARTIDOS SERAO MAIS COBRADOS QUE OS CANDIDATOS.
HOJE EM DIA, QUANDO ESTOURA ALGUMA COISA, SO SE FALA NOS NOMES DAS PESSOAS ENVOLVIDAS, E OS PARTIDOS SE EXIMEM.

Link:
🔗

oxente
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 141
Ver TD's

#4 Mensagem por oxente » 08 Mai 2009, 09:54

As eleições dos EUA são assim.

Link:
🔗

DOM DIEGO DE LA VEGA
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 96
Ver TD's

#5 Mensagem por DOM DIEGO DE LA VEGA » 08 Mai 2009, 11:30

EH A UNICA MANEIRA DE SE BUSCAR COERENCIA IDEOLOGICA
CONCORDARIA CONTIGO SE ELES TIVESSEM ALGUMA!!!

MAS AQUI, SÓ OS EXTREMOS TEM IDEOLOGIA, O RESTO..... POR FAVOR!!!

A IDEOLOGIA VAI RALO ABAIXO NAS COLIGAÇÕES, POR EXEMPLO!

Link:
🔗

Sempre Alerta
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 220
Ver TD's

#6 Mensagem por Sempre Alerta » 08 Mai 2009, 11:49

Concordo com voto em lista.

Isto fortaleceria os partidos, o que é bom para a democracia.

Também é necessário acabar com os diversos partidos de aluguel. Veja o caso do PPS que nada mais é que uma sublegenda do PSDB.

Cargos eletivos pertencem aos partidos e não às pessoas.

Link:
🔗

Chaparral
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 85
Ver TD's

#7 Mensagem por Chaparral » 08 Mai 2009, 12:13

E quem vai fazer essas listas?
Os chefões dos partidos é claro.

Imaginem as listas feitas por Sarney, Quercia, Zé Dirceu, Maluf, Renam Calheiros, Roberto Jefferson, só para citar alguns.

Se sair esse negócio anulo meus votos para Câmaras e Assembléia.

Link:
🔗

Tiozinho50
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 50
Ver TD's

#8 Mensagem por Tiozinho50 » 08 Mai 2009, 14:49

Chaparral escreveu: E quem vai fazer essas listas?
Os chefões dos partidos é claro.
E quem faz as listas de hoje?

Os mais votados, em geral, são os que conseguem angariar mais fundos para campanha.
Então quem decide hoje, não são os eleitores nem os partidos, são os financiadores de campanha.

Que via de regra são grandes empresas com claros interesses no futuro eleito, como revelou a recente ação da PF.

No caso das listas partidárias, o eleitor poderá checar as listas de cada partido, e votar na que mais lhe agradar, ou ainda na menos desagradável, isso funciona muito bem na maioria das ditas democracias européias.

Link:
🔗

Carnage
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 663
Ver TD's

#9 Mensagem por Carnage » 08 Mai 2009, 15:22

Atualmente são sempre os mesmos que são eleitos. No congresso só tem figurinha carimbada. Neguinho que nunca vez nada com 4 ou 5 mandatos nas costas...

Link:
🔗

Tiozinho50
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 50
Ver TD's

#10 Mensagem por Tiozinho50 » 08 Mai 2009, 15:46

Só pra completar, é fundamental para moralizar o sistema o "Prévio" financiamento público de campanha.

Link:
🔗

capa dura
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 45
Ver TD's

#11 Mensagem por capa dura » 08 Mai 2009, 16:48

Eu acho q esse "voto em lista" vai mudar pouca coisa.....
O mandato é do partido e isto já está pacificado no TSE.....
Além disso, o voto para deputado não segue o sistema majoritário, e sim proporcional.....
Portanto, os mesmos q reinam continuarão reinando..... Esse é o Brasil!

Link:
🔗

Vlad_Vostok
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 24
Ver TD's

#12 Mensagem por Vlad_Vostok » 08 Mai 2009, 17:36

Sinceramente .. Eu não vejo muita diferença . Eu nem me lembro em quem votei . Nunca cobrei nada do Deputado/Senador que elegi. Só vai funcionar quando os caras apanharem de cinta dentro do congresso. Esse sistema(mafia) irá dominar eternamente se nada for feito.

Por exemplo, o Relator do processo (Castelo do Edmar) não disse nenhum absurdo , todos os outros
também pensam isso só que não dizem publicamente.
Relator quer livrar dono do castelo: ''Estou me lixando para opinião pública''

Deputado encampa tese de Moreira de que não cometeu irregularidade e contesta comissão de sindicância
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje ... 6800,0.php

Link:
🔗

DOM DIEGO DE LA VEGA
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 96
Ver TD's

#13 Mensagem por DOM DIEGO DE LA VEGA » 08 Mai 2009, 19:49

Vlad_Vostok escreveu:Sinceramente .. Eu não vejo muita diferença . Eu nem me lembro em quem votei . Nunca cobrei nada do Deputado/Senador que elegi. Só vai funcionar quando os caras apanharem de cinta dentro do congresso. Esse sistema(mafia) irá dominar eternamente se nada for feito.

Por exemplo, o Relator do processo (Castelo do Edmar) não disse nenhum absurdo , todos os outros
também pensam isso só que não dizem publicamente.
Relator quer livrar dono do castelo: ''Estou me lixando para opinião pública''

Deputado encampa tese de Moreira de que não cometeu irregularidade e contesta comissão de sindicância
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje ... 6800,0.php

ISSO É UM ABSURDO!!!!

SE NÃO RECLAMAR!!! CONTINUARÁ DO MESMO JEITINHO!!!

BORDÃO DE UM PERSONAGEM DE UM HUMORÍSTICO DA BAND TOTALMENTE VERDADEIRO!!

Link:
🔗

Adam West
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 49
Ver TD's

#14 Mensagem por Adam West » 08 Mai 2009, 20:22

oxente escreveu:As eleições dos EUA são assim.
Mas eles têm algo que não temos: VOTO FACULTATIVO. Só elege quem é consciente e quer continuidade ou mudanças, não pra retribuir lingüiçada ou dentadura dada pelo candidato. Fora que qualquer escândalozinho a opinião pública já cai matando sobre eles. Pois o cara que quis "vender" a antiga vaga de senador do Obama não tá a ponto de ser cassado?

Realmente há prós e contras. Mas os caras têm pressa pra aplicar isso já pra 2010. E que partido é íntegro o suficiente pra escolher bons nomes como parlamentares?

Link:
🔗

Vlad_Vostok
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 24
Ver TD's

#15 Mensagem por Vlad_Vostok » 08 Mai 2009, 22:05

DOM DIEGO DE LA VEGA escreveu:
ISSO É UM ABSURDO!!!!

SE NÃO RECLAMAR!!! CONTINUARÁ DO MESMO JEITINHO!!!

BORDÃO DE UM PERSONAGEM DE UM HUMORÍSTICO DA BAND TOTALMENTE VERDADEIRO!!
Reclamar pra quem ? 102 ? Procon ? C V V ? Conhece alguem que já reclamou? Acho que vou dar parte na Policia do Senado.
Polícia do Senado investiga denúncias de Zoghbi contra Agaciel Maia e senadores
Por Márcio Falcão, na Folha Online:

O primeiro-secretário descartou acionar a Polícia Federal para entrar no caso. Heráclito disse ter confiança no trabalho da Polícia do Senado. O senador lembrou que as investigações serão monitoradas pelo Ministério Público, que ao final das investigações terá que se posicionar. "O Ministério Público vai avaliar o caso e dizer se aceita ou não a denúncia", disse.

http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo ... ncias.html

Link:
🔗

Responder