No ultimo engarrafamento monstro (feriado Corpus Christi) eu levei quase duas horas para percorrer 20 km , não havia alternativa para escapar. É nessas horas que a imaginação viaja pensando no carro voador .
Ele ainda precisa ser melhorado para possibilitar a decolagem/aterrisagem vertical , tipo o caça Harrier , dessa forma dará para pousar no teto da casa.
Pena que é muito caro , vou esperar baixar o preço.
21/05/2009 - 17h25
Trânsito consome R$ 4 bilhões por ano de trabalhadores e empresas
SÃO PAULO - A maioria das pessoas sabe que o trânsito é capaz de deixar qualquer um estressado e ainda consome um tempo desnecessário. Pois, você imaginava que ele também afeta o bolso das empresas e dos trabalhadores?
De acordo com as preliminares de um estudo realizado pelo professor da Fundação Dom Cabral, Paulo Rezende, a partir da renda média do brasileiro e considerando que são 750 carros a cada quilômetro, concluiu-se que a quantia chega a R$ 4 bilhões no ano, dinheiro suficiente para construir 40 quilômetros de uma linha de metrô.
Colapso cada vez mais próximo
A pesquisa ainda averiguou o prazo para o colapso do trânsito na capital paulista e revela que ele caiu de cinco para quatro anos. Ou seja, o trânsito vai literalmente parar em 2012.
Pois essa redução de tempo não é exclusividade de São Paulo. Em Belo Horizonte e Porto Alegre, o prazo para o caos diminuiu de 15 para 12 anos, ao passo que, no Rio de Janeiro, a data limite caiu de dez para nove anos.
Um carro a mais é um problema
De acordo com o estudo, um dos fatores que contribui para esse resultado é o aumento do número de carros com apenas uma pessoa.
Porém, ao contrário do que se acredita, um carro a mais nas ruas de Porto Alegre e Belo Horizonte gera três vezes mais impacto do que no Rio de Janeiro e em São Paulo, municípios que estão melhor preparados para absorver trânsitos mais pesados.
Congestionamentos
Os moradores dessas grandes capitais já perceberam que os congestionamentos parecem crescer a cada dia. Pois o levantamento revela que eles realmente aumentaram entre os anos de 2007 e 2008: em São Paulo e no Rio, a alta foi de 15%, enquanto nas outras duas, o incremento foi de 20%.
Para se ter uma ideia, em 2005, 100 metros de congestionamento eram formados a cada minuto na capital paulista. Já em 2009, no mesmo minuto, 150 metros são formados.
Quinta, 19 de março de 2009, 13h18 Atualizada às 17h40
Americanos testam protótipo de carro voador
Uma empresa americana anunciou nesta semana o primeiro teste de um protótipo de carro voador, com uma autonomia de vôo de mais de 700 km. O protótipo Transition, com capacidade para duas pessoas e velocidade máxima de 185 km/h no ar, pode ser transformado de carro em avião em apenas 30 segundos pelo piloto, segundo a companhia Terrafugia, que desenvolveu o projeto.
Movido a gasolina comum, o protótipo apresentado nesta semana em Boston, nos Estado Unidos, tem tração nas rodas dianteiras para circular nas ruas e um propulsor para o vôo. Quando está com sua configuração como carro, tem um tamanho que permite que seja guardado em uma garagem comum.
Para os responsáveis pelo projeto, ele terá o potencial para "mudar o mundo da mobilidade pessoal". "Os deslocamentos agora se tornam uma experiência integrada terra-ar sem dores de cabeça. É o que os entusiastas da aviação vêm buscando desde 1918", disse Carl Dietrich, presidente Terrafugia.
Mas mesmo se o protótipo for aprovado e lançado comercialmente, a experiência deverá ser para poucos. Por ser categorizado como uma aeronave esportiva leve, ela requer uma licença especial de piloto esportivo para pilotá-la.
Além disso, o preço final de cada carro voador ficará em torno de US$ 200 mil (cerca de R$ 460 mil).
A empresa já abriu uma lista de espera para a compra das primeiras aeronaves produzidas, que espera colocar no mercado a partir de meados do ano que vem. Para os interessados em ter seu nome na lista de espera, a companhia exige um depósito de US$ 10 mil (cerca de R$ 23 mil).
BBC Brasil
http://tecnologia.terra.com.br/interna/ ... oador.html
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