Cigana dos Araçás - Autor: Nazrudin, Tião Macalé dos 7 mares

Crônicas semanais sobre putaria

Regras do fórum
Responder

Resumo dos Test Drives

FILTRAR: Neutros: 0 Positivos: 0 Negativos: 0 Pisada na Bola: 0 Lista por Data Lista por Faixa de Preço
Faixa de Preço:R$ 0
Anal:Sim 0Não 0
Oral Sem:Sim 0Não 0
Beija:Sim 0Não 0
OBS: Informação baseada nos relatos dos usuários do fórum. Não há garantia nenhuma que as informações sejam corretas ou verdadeiras.
Mensagem
Autor
General
Forista
Forista
Mensagens: 6048
Registrado em: 07 Jun 2005, 17:48
---
Quantidade de TD's: 83
Ver TD's

Cigana dos Araçás - Autor: Nazrudin, Tião Macalé dos 7 mares

#1 Mensagem por General » 17 Out 2009, 21:57

- Eia! Eia! Cadê minhas potranquinhas? O Patrão chegava sempre com festa na Boate Gogó da Ema. A algazarra galopando solta pela madrugada.

A égua sempre pronta, aguardando pela volta do mestre, distraída com grama molhada, o movimento da rua, um cachorro que late, a lua sendo encoberta pelas nuvens.

Fim de semana era cavalgada, saiam do CTG lá pras bandas da Rússia, atravessavam a Várzea Pequena, o Patrão se perdendo pelos botecos, é um que acena daqui, outro que chama de lá. Apeia pra tomar só um traguinho. Todas as vezes. Prova a cachaça de abacaxi do Seu Pedrinho que desce do bigode pro peito chispando fogo pelo caminho. Se dependesse da égua não derramava uma gota, marchava com a leveza das bailarinas. Quando perguntavam pelo nome, o Patrão respondia orgulhoso: - Cigana. Cigana dos Araçás.

Se alguém a chamava de baia ele intervinha. - É palomino, igual aquele do cinema, do Roy Rogers! Ainda potranca deu trabalho, gênio forte, cheia de bardas. Naquele tempo Narciso ainda não era Patrão e comprou a Cigana ainda na meia-doma. Os dois logo se entenderam, na disciplina do amor a égua se aprumou. Dava-lhe banho depois que esfriava, começando pelas patas. Na cabeça se assustava e tinha que receber carinho no pescoço. Água no dorso lhe arrepiava e ela botava as orelhas pra trás. Escovava a crina e passava creme. Quando assustava com barulho de carro recebia puxão na rédea e relho no lombo. Nunca pra machucar, sempre educando. Na andadura não carecia de universidade. – Nasceu marchando. Sem modéstia para quem quisesse ouvir. Quando brigava e tomava alguma mordida passava graxa patente para nascer o pêlo logo. Cortar os cascos e ferrar era com ele mesmo. Ai de quem botasse a mão na égua sem seu consentimento. Tinha tendência a engordar e as vezes tinha que receber só metade do trato. Ficava com pena e trazia cenouras por que não agüentava vê-la triste. Se fosse época de Rodeio era cevada com folha de coqueiro para dar uma afinada. A sela boiadeira sempre engraxada e a frente de prata sempre brilhando. O freio levíssimo na boca sensível. Peitoral trabalhado com um coração na frente. Ofertas de todos os tipos ele recusou. A Cigana rainha onde quer que fosse.

Mesmo no escuro conhecia os caminhos do Patrão. O balde vermelho o farol de todas as noites. Ás vezes uma melindrosa vinha toda ciumenta: - Essa tua égua é mocinha ainda? O Patrão ria-se: - O meu amor é puro. Quantas vezes montaram o Patrão na éguinha e voltaram os dois seguros, vezes na marcha, vezes andando, sem que nunca levasse um tombo? Ás vezes vinha ele agarrado no pescoço falando bobagens. – Não é gostoso cheiro de cavalo? Outras vezes vinha rindo sozinho. – Gogó da Ema... Gogó. Entravam no CTG com a sinfonia dos garnizés.

Um dia o coração do Patrão não agüentou. Chegaram a leva-lo de carro para o Hospital, mas sem esperança. A Cigana dos Araçás esquecida amarrada lá no Gogó da Ema. Precisou um capataz vir busca-la na tarde do dia seguinte. Botaram a égua à venda, mas não prestava mais. Ficou com querência. Para encilhar e montar tudo certo, mas na saída da cavalgada se jogava no mata-burro. Chegava a se deitar e era preciso vara com cabeça de prego para cutuca-la. Bardosa tinha ataques de fúria que descontava na baia, os coices arrebentando os tijolos. Para tomar banho tinham que lhe manear as patas e lhe prender a boca, mordeu o capataz no sovaco. Entregaram a encrenca para um negociante. Mas égua de marcha não serve pra carroça. Quem sabe que fim teve a Cigana? Capaz até de ter virado lingüiça.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Tricampeão
Forista
Forista
Mensagens: 13803
Registrado em: 22 Set 2005, 16:06
---
Quantidade de TD's: 56
Ver TD's

#2 Mensagem por Tricampeão » 17 Out 2009, 22:07

:-chapeu-: :-chapeu-: :-chapeu-:
Marujo Nazrudin, parabéns.
Forma, conteúdo, ritmo, tudo perfeito.
Certamente uma das mais preciosas pérolas do putanhismo regionalista.
Você entende mais de éguas do que de gatos, rapaz.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Avatar do usuário
Nazrudin
Forista
Forista
Mensagens: 7313
Registrado em: 22 Mai 2005, 19:50
---
Quantidade de TD's: 441
Ver TD's

#3 Mensagem por Nazrudin » 18 Out 2009, 10:03

Valeu Trica. Quando terminei de escrever não sabia se estava bom desse jeito. Não sabia se mudava isso e aquilo, precisou o General dizer que tava pronto. É sempre bom ter amigos para mostrar o que a gente escreve.
Eu entendo de éguas mas não tanto quanto o Chacal. :twisted:
"As Aventuras do Gaudêncio" me serviram de inspiração. http://www.gp-guia.net/phpbb/phpbb2/view ... hp?t=66524
Começei a lembrar de muitas coisas de uma época muito boa, mais pura. :lol: :lol: :lol: :lol:
Abraço.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

General
Forista
Forista
Mensagens: 6048
Registrado em: 07 Jun 2005, 17:48
---
Quantidade de TD's: 83
Ver TD's

#4 Mensagem por General » 18 Out 2009, 10:59

Como hoje em dia fica meio estranho ir na zona "de a cavalo", utilizo meu Corcel, que é praticamente a mesma coisa, mas passo despercebido. Quer dizer, quase...

8-[

Naz, já te falei sobre o texto, só faltou cheiro.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Peter_North
Forista
Forista
Mensagens: 4809
Registrado em: 24 Jun 2005, 15:01
---
Quantidade de TD's: 190
Ver TD's

#5 Mensagem por Peter_North » 19 Out 2009, 14:28

Muito, muito, muito bom mesmo. A parte do balde vermelho foi sensacional, visualizei a cena na hora.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Fortimbrás
Forista
Forista
Mensagens: 3715
Registrado em: 06 Mar 2004, 20:42
---
Quantidade de TD's: 33
Ver TD's

#6 Mensagem por Fortimbrás » 19 Out 2009, 18:36

Muito boa, marujo!

Parabéns por ser, na companhia do Chacal, um dos precursores do Putanhismo Regionalista .

Ou Putanhismo Naturalismo.

O que tu acha , Trica?

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Tricampeão
Forista
Forista
Mensagens: 13803
Registrado em: 22 Set 2005, 16:06
---
Quantidade de TD's: 56
Ver TD's

#7 Mensagem por Tricampeão » 19 Out 2009, 19:00

Fortimbrás escreveu:Muito boa, marujo!

Parabéns por ser, na companhia do Chacal, um dos precursores do Putanhismo Regionalista .

Ou Putanhismo Naturalismo.

O que tu acha , Trica?
Putanhismo Regionalista, ou Regionalismo Putanhista, são termos adequados, ao meu ver.
O termo Naturalismo em literatura remete a outras conotações e outro contexto histórico.
Naturalismo Putanhístico seria, por exemplo, uma obra do Rubens Castilho.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Chacal2
Forista
Forista
Mensagens: 1677
Registrado em: 13 Jul 2005, 08:29
---
Quantidade de TD's: 88
Ver TD's

#8 Mensagem por Chacal2 » 21 Out 2009, 10:37

Buenas Indiada !!!

Genera,PN, Tricapeão, Fortimbrás,
Meu parceiro Nazrudin, obrigdos companheiros por ter lembrado desde pião pra seviço leves...

Tnh uma ´gualá na ronteira quea peada invenou que eu tinha engavidado.. eu me apavorei... a peonadapera fod pegavam do meu pé,eu ui com 10, 11 anos,. as iso éum"causo" queoutra hora cotapra voces.

Eu às vezes me pergunto, porque eu sou tão romântico? Porque tenho o coração tão emotivo? E procuro dentro de mim as resposta e não as encontro.

Parabéns Nazrudin, Tu “pegaste” muito bem, o tema, por isso me emocionei, mas logo é semana santa devo ir pras barrancas do rio Uruguai, lugar por demais de bom, onde conheci muitas Ciganas, não dos Araçás, mas do Maçambará, do Itaroquém, do Serro brabo, do Igiuariaçá... Bons tempos... Há bons tempos aqueles, que eu saia pro campo e voltava à tardinha...

Mas voltando ao texto do Nazrudin, como eu estava falando, que procuro as respostas dentro de mim e não as encontro, é assim mesmo, querência fica pequena, mesmo andando dentro dela, do que vale o sol na cara se o dia não amanhece não quero chorar de novo, renascer não valer à pena, de que adianta tudo isso, se a vida é pequena.

Poxa tanto as chinas como as potrancas era e são muito “bardosas”, isto é porque meus amigos? Eu mesmo respondo é assim que fico quando me emociono, eu me entrevisto, faço as perguntas e eu mesmo respondo.
As mulheres ficam baldosas, porque ainda não encontraram um domador de respeito, assim como as égua, ficam bardosas, por falta de um ginete que o faça a respeitar uma macho.

Entender de éguas é como entender da vida, das domas, do “botar as vacas”, dos rodeios, e das “tascas”. Há velhas “tascas”c onde se encontrava o Chinaredo, lá na fronteira então, uma légua de distância já se "ouvia" o toque dos chamamés, dos tangos... Até me lembro do “rincão da Guampa” ou da “vila Alegre” era o nome de duas “zonas” que tinha lá na minha terra, foi lá que aprendi a cume uma buceta de mulher, porque até os 12 anos, era punheta mesmo, e minha égua báia que me quebrava o galho, um dia sim outro também...

Eu não posso me emocionar... Não posso... Com 86 anos, já me cortaram o fumo e a canha e o “Doutor” me falou que eu não posso me emocionar mais, ou eu acabo batendo as botas.

Senhores obrigado por lembrar do Chacal, é o que sempre eu digo pras putas que como, depois que tu deu pro Chacal, tua vida jamais será a mesma. Duvida? Tenta a me esquece... Tenta...

Até mais ver Senhores.
Os rros e prtugu, não e cupa inha, este PC tá uma Bosta.
Chacal- O boca braba.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Mr hyde
Forista
Forista
Mensagens: 2471
Registrado em: 24 Ago 2005, 22:32
---
Quantidade de TD's: 30
Ver TD's

#9 Mensagem por Mr hyde » 24 Out 2009, 22:46

Nazrudin parabens por iniciar o Putanhismo Regionalista, ou Regionalismo Putanhista no GPGuia.

A cada frase dava para "ver" a cena, repleta de detalhes mostrados por quem conhece:
Quando brigava e tomava alguma mordida passava graxa patente para nascer o pêlo logo
...era cevada com folha de coqueiro para dar uma afinada. A sela boiadeira sempre engraxada e a frente de prata sempre brilhando. O freio levíssimo na boca sensível. Peitoral trabalhado ...
Pois é, como dizem Os monarcas:

QUEM É DA LIDA ME ENTENDE ...

:-chapeu-:



Mas afinal quem comeu a Cigana?

Desculpe, mas não resistí :lol:

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Aurora Cigana
    por bsb_omar » » em Brasília / Acompanhantes
    0 Respostas
    2407 Exibições
    Última mensagem por bsb_omar

Voltar para “Crônicas”