O herpes só transmite nas crises?
Falso. Mesmo fora das crises há uma eliminação viral (viral shedding em inglês).
Em estudos com casais monogâmicos, a chance do parceiro não contaminado pegar herpes do parceiro portador é de 4% ao ano, mesmo sem contato durante as crises.
Nas crises de herpes a transmissão só ocorre durante a fase de bolhas e crostas?
Falso. Desde o primeiro dia de sintomas como formigamento irritação e dor há aumento da chance de transmitir, e mesmo após a queda das crostas e início da fase de cicatrização da pele há transmissão. Em média o período de transmissão aumentada de herpes é de 10 dias contados do início do formigamento.
Não adianta tratar as crises depois que aparece a bolha?
Verdade! O tratamento da crise deve iniciar no máximo em 48-72h do início dos sintomas de formigamento. Se apareceu bolha, o tratamento não vai aliviar a crise nem acelerar a cura.
O esquema proposto é valaciclovir 2000mg a cada 12h por 1 dia.
Quem têm herpes labial não se beneficia de tratamento contínuo!?
Falso. A supressão viral contínua diminui a frequência das crises e diminui a chance de transmissão para os parceiros. Em estudos controlados, o tratamento supressivo diminui em 95% a chance do homem transmitir para a mulher e em 67% a chance da mulher transmitir para o homem.
Propomos o esquema supressivo de 500mg de valaciclovir em dose única diária.
Não existe profilaxia pós exposição de herpes.
Controverso , muito provavelmente falso.
Existem esquemas de profilaxia pós exposição para outros tipos de herpesvírus, como o herpes B de primatas. Se vc não é portador e teve contato com um portador durante uma crise, há 20% de chance de nos próximos 4-26 dias vc desenvolver a crise primária de herpes labial, que é grave e vai necessitar de tratamento. Neste contexto nós sugerimos iniciar o mesmo protocolo de profilaxia pós exposição para herpes B:
Aciclovir 400mg 5 vezes ao dia por 7 dias.
Ou
Valaciclovir 500mg 3 vezes ao dia por 7 dias.
Eu sou acompanhante/cliente e não tenho herpes. Como me protejo?
Não beije parceiro com lesão. Adie o programa se o parceiro tem lesão e oriente o parceiro a iniciar supressão contínua.
Se nenhum dos clientes não tem lesão, a chance da acompanhante de pegar é de cerca de 4% ao ano. Acompanhante sem herpes não precisa de profilaxia contínua.
Tenho herpes, preciso mesmo fazer supressão?
Precisa! Vc vai ter menos crises por ano o que é bom financeiramente para as acompanhantes ( cada crise são 10 dias sem atender) e esteticamente para clientes e acompanhantes.
E o mais importante: portadores que fazem supressão viral diminuem drasticamente a chance de transmissão para seus parceiros.
A acompanhante pode manter seu namoro/casamento sem contaminar o parceiro.
O cliente não vai contaminar a esposa.
TODOS ganham quando os portadores fazem supressão.
Precisa de receita?
Não precisa!
Têm desconto se cadastrar nos laboratórios?
Têm! Pesquise.