Malefícios do Tabagismo

Este espaço é dedicado a textos que informem sobre os males do uso das drogas.

Regras do fórum
Responder

Resumo dos Test Drives

FILTRAR: Neutros: 0 Positivos: 0 Negativos: 0 Pisada na Bola: 0 Lista por Data Lista por Faixa de Preço
Faixa de Preço:R$ 0
Anal:Sim 0Não 0
Oral Sem:Sim 0Não 0
Beija:Sim 0Não 0
OBS: Informação baseada nos relatos dos usuários do fórum. Não há garantia nenhuma que as informações sejam corretas ou verdadeiras.
Mensagem
Autor
Erico
Forista
Forista
Mensagens: 2379
Registrado em: 23 Set 2003, 07:44
---
Quantidade de TD's: 1104
Ver TD's

Malefícios do Tabagismo

#1 Mensagem por Erico » 05 Jun 2005, 10:12

Extraído de http://www.brasilescola.com/drogas/cigarro.php

- Nos olhos, o fumo produz a ambliopia tabágica, que representa a debilitação do sentido da visão e distorção do ponto de foco visual.

- Quanto ao olfato, o fumo irrita a mucosa nasal e distorce a função olfativa.

- Na boca ocorrem os cânceres dos lábios, língua, além de enfermidades nas gengivas, incluindo até perda de dentes.

- Na laringe, o fumo dilata as cordas vocais, e produz rouquidão, não sendo raro o câncer nesse local derivado do uso do cigarro.

- Nos pulmões, a sucessão de enfermidades produzidas pelo hábito de fumar é notória: enfisema, bronquite, asma e o mortal câncer pulmonar.

- No aparelho circulatório ocorrem o aumento da pressão arterial, obstrução de vasos sangüíneos, aumento de colesterol, todos fatores conducentes a ataques cardíacos.

- Nos órgãos digestivos o fumo produzi a úlcera péptica dado o aumento da acidez, além de distúrbios vários no duodeno, e câncer do estômago.

- No útero, ocorre aceleração das batidas do feto. Os bebês nascem com menos peso e ocorre probabilidade maior de nascimentos prematuros.

- Nos órgãos urinários pode ocorrer o adenocarcinoma, uma forma de câncer.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Firmino
Forista
Forista
Mensagens: 1
Registrado em: 24 Fev 2006, 22:16
---
Quantidade de TD's: 0
Ver TD's

DAME LUME

#2 Mensagem por Firmino » 24 Fev 2006, 22:22


Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Sempre Alerta
Forista
Forista
Mensagens: 1538
Registrado em: 21 Jul 2005, 14:11
---
Quantidade de TD's: 220
Ver TD's

#3 Mensagem por Sempre Alerta » 17 Nov 2006, 14:22

Causas do vício: conheça os efeitos da nicotina no cérebro humano

Mariana Aprile*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

De acordo com estudos da Organização Mundial de Saúde, a cada dia, morrem mais de 10 mil pessoas por causa do tabagismo: o nome que se dá à dependência física e psicológica de tabaco. A soma ultrapassa 4 milhões de mortos por ano. E esses números tendem a aumentar, já que a quantidade de fumantes continua crescendo com o passar do tempo.

Estima-se que ele estará dobrado por volta do ano 2020, ou seja, serão cerca de 8 milhões de mortes anuais causadas pelo fumo. Isso sem falar que o cigarro já provoca mais mortes do que a cocaína, a heroína, os incêndios, e a aids, juntos. O tabagismo, encarado como doença há alguns anos, transformou-se num dos maiores problemas de saúde pública.

No Brasil, as enfermidades provocadas pelo fumo matam anualmente mais de 200 mil pessoas de idades entre 35 e 60 anos. Diversos tipos de câncer (de pulmão, boca, laringe), derrames cerebrais, doenças do coração (angina, infarto), bronquite e enfisema são algumas das doenças ligadas ao uso do cigarro.

As causas do vício

Nosso sistema nervoso possui células especiais chamadas transportadoras, que levam substâncias como os hormônios e os neurotransmissores para locais específicos no cérebro. Esses elementos têm o poder de nos excitar ou relaxar e constituem as respostas naturais que damos aos estímulos do meio ambiente.

Numa situação de perigo, por exemplo, as células transportadoras carregam noradrenalina (a popular adrenalina) para o cérebro. Isso causa irritação e estado de alerta. Nesse momento, todas as células do corpo "despertam" e o o organismo fica preparado para lutar ou fugir, conforme a necessidade da situação. Mas onde entra o cigarro nessa história?

Bem, o tabaco é rico em uma substância chamada nicotina, que estimula a produção de dopamina, um dos maiores mediadores químicos das células, que atua nos centros de prazer do cérebro. Sem a nicotina, o cérebro do dependente recebe menos dopamina. Para compensar, o organismo produz mais noradrenalina. Por isso, quando alguém pára de fumar, fica nervoso ou irritado.

Parar é dificílimo

"A irritabilidade pode durar semanas e o fumante acaba não agüentando", diz o psiquiatra Ronaldo Laranjeira, coordenador da clínica antitabagista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Já se sabe que é a nicotina que causa a dependência. Ela faz a pessoa sentir necessidade de fumar, numa intensidade que varia de acordo com fatores psicológicos e o grau de dependência bioquímica. Por isso, a dificuldade para largar o cigarro é enorme.

Além do estímulo à produção de dopamina, a nicotina também provoca vasoconstrição (os vasos sanguíneos "apertam-se" diminuindo seu diâmetro) e aumento da pressão arterial. Ela faz mais ainda: causa mutações no DNA das células, que passam a se reproduzir de forma deficiente - isso constitui precisamente o câncer.

Desse modo, enquanto a nicotina dá uma falsa sensação de bem-estar, mascarados por ela milhares de ingredientes venenosos entram no organismo de quem fuma, como bandidos.

Bandidos mascarados

Dentro do cigarro, há uma miscelânea de substâncias nocivas. O alcatrão é um resíduo altamente tóxico, cancerígeno e de cor negra (por isso, o pulmão de quem fuma fica escuro).

Ao queimar, o cigarro também libera monóxido de carbono que diminui a concentração de oxigênio no sangue - esse gás se junta com a hemoglobina e impede que ela faça seu trabalho de levar o oxigênio para todo o corpo, e isso pode causar a morte por asfixia ("falta de ar").

O acetato de chumbo é tóxico e tem efeito cumulativo no organismo, pois o chumbo jamais é eliminado. Após anos de consumo, pode provocar danos ao cérebro e também contribui para o desenvolvimento do câncer.

A amônia, quando inalada, tem efeito corrosivo nas mucosas. A naftalina, utilizada para matar baratas, também se encontra dentro do cigarro. Essas são apenas algumas das substâncias tóxicas que podem ser mencionadas.
Pode-se dizer, portanto, que o "enroladinho de fumo" é um coquetel de venenos.

Tipos de fumante

Um homem e uma mulher esperam seu ônibus num ponto. Como o coletivo começa a demorar, o homem acende um cigarro - pois é um fumante ativo. Gentilmente, ele oferece um para a mulher, que recusa, dizendo que não fuma. Ela não sabe, mas está fumando enquanto o homem exala a fumaça ao seu lado.

A mulher, no caso, é uma fumante passiva, pois respira a fumaça do cigarro misturada com o ar. Além dos problemas que ela mesma pode desenvolver, se a mulher estiver grávida, há uma grande possibilidade de o bebê ter várias doenças e ainda se tornar um fumante quando crescer.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 50 mil pessoas não fumantes morrem por ano de doenças causadas por respirarem a fumaça dos cigarros alheios.

Não se engane

Entre outros significados, o termo "light" quer dizer "leve" em inglês. Os fabricantes de cigarro dizem que os tipos "light" fazem menos mal à saúde - isso não é verdade. Tanto que o Ministério da Saúde quer abolir esse termo dos rótulos dos maços. Por quê? Para aspirar a fumaça do cigarro light e sentir os efeitos da nicotina, faz-se muito mais força, o que leva a fumaça a entrar mais profundamente nos brônquios.

Um estudo do Instituto Nacional do Câncer, nos Estados Unidos revela que o fumante absorve oito vezes mais nicotina e alcatrão do que a quantidade descrita no rótulo. "É um jogo para manter mais um fumante na praça" diz a médica Luisa Goldfarb, do Instituto Nacional do Câncer do Brasil.
Não existe cigarro seguro, nem níveis seguros de consumo - todos os tipos de cigarro prejudicam muito a saúde.

Vencer a abstinência

Para quem deseja parar de fumar, há diversos tratamentos e centros de ajuda. Entretanto, o ingrediente principal da fórmula para se livrar do vício é a força de vontade - e desejo de viver, afinal para quem fuma, o tempo de vida é curto.

Você já ouviu falar na crise de abstinência de quem pára de fumar - o conjunto de sensações desagradáveis provocadas pela ausência da nicotina no organismo. Isso dura dois meses ou mais - perceba o sofrimento que o indivíduo causa para si mesmo ao entrar para o "clube" dos fumantes. Passado esse tempo, a chance de largar o vício aumenta.

Ao ficar sem fumar, o organismo já dá sinais de agradecimento:

• Nos primeiros 20 minutos, a pressão arterial volta ao normal e os batimentos cardíacos também.
• Após duas horas, a nicotina sai da circulação sanguínea e as veias e artérias voltam ao diâmetro normal.
• Dois dias sem tragar a fumaça do cigarro, acarretam a recuperação do paladar e do olfato - o fumante perde grande parte desses sentidos.
• Depois de uma semana, a capacidade respiratória aumenta bastante, cerca de 30%. Em um ano, diminui o risco de doenças cardíacas.
• O organismo se recupera por completo depois de 15 anos sem fumar.

*Mariana Aprile é estudante de biologia na Universidade Presbiteriana Mackenzie e bolsista do CnPq.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Caçador de Gatinhas
Forista
Forista
Mensagens: 29
Registrado em: 24 Ago 2007, 16:06
---
Quantidade de TD's: 0
Ver TD's

OS EFEITOS DO CIGARRO EM CADA CANTINHO DO SEU CORPO

#4 Mensagem por Caçador de Gatinhas » 09 Dez 2007, 07:22

A lista de efeitos do tabagismo postada pelo moderador Erico parece estar mais completa no seguinte endereço: http://www.usinadeletras.com.br/exibelo ... at=Artigos
Mas, tratando-se de garota de programa, o pior que acho é o fedor que o cigarro deixa nelas.
Quando sei que uma garota é fumante, isso é suficiente para eu nem experimentá-la. É repugnante!

O bom que tenho notado é que atualmente a maioria delas já não fumam.
Elas já sabem que as fumantes encontram menos clientes do que as não-fumantes.

Outro endereço importante sobre o tabagismo é http://www.inca.gov.br/tabagismo/frames ... =lista.asp


Caçador de Gatinhas

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

DOMME CAPRI
Forista
Forista
Mensagens: 253
Registrado em: 30 Out 2008, 14:09
---
Quantidade de TD's: 0
Ver TD's

#5 Mensagem por DOMME CAPRI » 15 Dez 2009, 20:16

CONCORDO COM OS MALEFÍCIOS, MAS EU FUMO, E POR ISSO ACHO LEGAL O CLI AVISAR NO FONE, QUANDO ESTÁ MARCANDO, QUE NÃO GOSTA DE CIGARROS, PARA EVITAR CONSTRANGIMENTOS.
JÁ O CONTRÁRIO ACONTECE BASTANTE, CLIS PERGUNTANDO SE EU FUMO, E PEDINDO PARA VIRAREM CLIS-CINZEIROS...ADORO !!!!

DOMME CAPRI

DOMME CAPRI.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Sargentelli Jr
Forista
Forista
Mensagens: 490
Registrado em: 18 Jan 2009, 13:09
---
Quantidade de TD's: 12
Ver TD's

#6 Mensagem por Sargentelli Jr » 25 Dez 2009, 20:27

Eu não fumo, nunca fumei. Existe muita gente bem intencionada que luta contra o tabagismo. Mas o que vejo hoje em dia parece uma ditadura da caretice, muito chato. Principalmente essas lei anti-fumo em bares. Nada a ver. Bom, é minha opinião.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Milena32
Acompanhante
Acompanhante
Mensagens: 2
Registrado em: 06 Abr 2017, 04:14
---
Quantidade de TD's: 0
Ver TD's

Re: Malefícios do Tabagismo

#7 Mensagem por Milena32 » 06 Abr 2017, 05:38

Galera Fumar Mata ::basta::

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Chimi-Fucking-Changas
Forista
Forista
Mensagens: 91
Registrado em: 28 Set 2016, 12:33
---
Quantidade de TD's: 28
Ver TD's

Re:

#8 Mensagem por Chimi-Fucking-Changas » 28 Jun 2017, 16:58

Sargentelli Jr escreveu:Eu não fumo, nunca fumei. Existe muita gente bem intencionada que luta contra o tabagismo. Mas o que vejo hoje em dia parece uma ditadura da caretice, muito chato. Principalmente essas lei anti-fumo em bares. Nada a ver. Bom, é minha opinião.
Só posso concordar. Sou fumante e tento evitar fumar perto de não-fumantes se vou acender meu palito de câncer. Sou educado e tento não incomodar.

Os não fumantes poderiam ser iguais e tentar não caminhar 5 pasos na minha direção e interromper meu momento para me informar quão feio, ou fedorento, ou pouco estiloso, é o que estou fazendo. Se eu respeito tua vontade de não fumar passivamente e me afasto para tanto, pf não encha meu saco, ora bolas.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Responder

Voltar para “Drogas, não entre nessa!”