Clinica Aneesh - R. Tavares Bastos, 547 - Pompéia
R$ 170,00 - 1 Min - Telefone: (11) 3673-04802

Responder

Resumo dos Test Drives

FILTRAR: Neutros: 175 Positivos: 1422 Negativos: 88 Pisou na bola: 7 Lista por Data Lista por Faixa de Preço
Faixa de Preço:R$ 170
Anal:Sim 504Não 418
Oral Sem:Sim 1172Não 441
Beija:Sim 1094Não 457
OBS: Informação baseada nos relatos dos usuários do fórum. Não há garantia nenhuma que as informações sejam corretas ou verdadeiras.
Mensagem
Autor
Dr Sin
Forista
Forista
Mensagens: 187
Registrado em: 30 Mar 2007, 21:27
---
Quantidade de TD's: 182
Ver TD's

#796 Mensagem por Dr Sin » 15 Ago 2008, 20:32

POSITIVO
Nome da Garota:Kelly

Fez Oral sem camisinha:NÃO
Fez Anal:SIM
Beijou na Boca:SIM
TD realizado essa semana.

De volta na casa, afim de pegar a Kelly, depois de alguns relatos empolgados por aqui. Ela é baixinha e com uma bundinha gostosa, cheinha, pernas torneadas...é o que eu gosto. Chegando no quarto ela já fica com safadeza e eu já fui agarrando, beijando e tirando sua roupinha, ora encoxando e ora de frente me esfregando e dando uns beijos bem molhados...de língua e tudo...aí dei uma paradinha e fui pro banho, voltei e ela foi também...e seguida, o rala e rola continuou, com ela me chupando com capinha e depois tome sexo animal em várias posições comigo gozando nela D4....em seguida eu fiz uma massagem na safada e fui pro segundo round, onde consegui finalizar rapidamente pq o tempo já era....Vale a pena essa safada, vadia, sem vergonha e gostosa. Quero mais! Preço 75,00 no cartão.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Lindoman
Forista
Forista
Mensagens: 15
Registrado em: 07 Jul 2008, 22:18
---
Quantidade de TD's: 13
Ver TD's

Ana Paula - safada e gostosa

#797 Mensagem por Lindoman » 15 Ago 2008, 23:11

POSITIVO
Nome da Garota:Ana Paula

Fez Oral sem camisinha:SIM
Fez Anal:NÃO
Beijou na Boca:SIM
TD realizado dia 15/08/08, às 19:15 hs.

Cheguei às 18:00hs, mas a casa estava cheia, muita gente e sem quartos, esperei mais de uma hora, mas tava na fissura, queria a Íris, mas pra variar tava ocupadíssima...

Escolhi a Ana Paula, minha 2ª opção, pois a Beatriz não estava e a Ana Paula tá na minha lista dessa clínica...

Loira, mediana, com tudo em cima, uma pequena barriguinha, mas não atrapalha em nada...

Começamos com um banho rápido, colchonete no chão e ela foi logo chupando tudo, oral legal sem capote, muito bom, muito safado, olhando pra mim de vez em quando com aquele olhar safado...
Sentou gostoso e começou a "massagem"por cima e depois D4, com direito a dedinho no cuzinho e tudo...
Depois de várias estocadas, gozei gostoso, queria fazer anal, mas tinha taxinha extra e justo hj, não tava podendo, grana curta...

Depois da massagem ainda teve o bônus, mais um oral sem capote e uma punheta até o gozo, não engoliu, mas valeu...

Resumindo:

rosto: 7,0 (bonitinha, mas nem tanto)
seios: 7,0 (pequenos, mas apetitosos)
bunda: 7,0 (pequena, mas aquele cuzinho.....)
oral: 9,0 (bem safadinha)
beijo: 8,0 (bem legal, bem namoradinha)
vaginal: 9,0 (bem legal, com convicção)
Não fala muito, mas agi bem, e é isso que importa... rsrsrs

R$ 70,00 (em dinheiro) ou R$ 75,00 (cartão) - por 1 hora, promoção do mês, que por enquanto continua!!

Valeu a pena, vai ter repeteco e tô na fissura de conhecer a Íris!!!!

Falow!!!

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

oasis
Forista
Forista
Mensagens: 7
Registrado em: 12 Out 2007, 15:05
---
Quantidade de TD's: 5
Ver TD's

Daniela

#798 Mensagem por oasis » 16 Ago 2008, 14:14

NEGATIVO
Nome da Garota:Daniela mulata

Fez Oral sem camisinha:SIM
Fez Anal:NÃO
Beijou na Boca:SIM
Estive na Aneesh dia 09/08/2008. A Ju, sempre atenciosa, trouxe as meninas disponíveis para apresentação. Resolvi escolher a Daniela, até mesmo pelos relatos anteriores que li.
Durante a foda, a mina não estava com muita vontade. Pelo que percebi, ela gosta de fazer o básico sem muita safadeza. Não tem um papo muito legal e não é simpática. Ao ir lá pensei que iria sair bem relaxado porém o dinheiro que deixei foi mal gasto. Imagino eu que ela não estava em um bom dia (tomando como base os relatos anteriores).
Como já estive lá algumas vezes com outras meninas e foi muito bom, irei voltar mas com a Daniela não vai ter repeteco nem ferrando.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

RogiKã
Forista
Forista
Mensagens: 26
Registrado em: 23 Mar 2006, 19:32
---
Quantidade de TD's: 25
Ver TD's

Mel

#799 Mensagem por RogiKã » 18 Ago 2008, 09:37

POSITIVO
Nome da Garota:Mel

Fez Oral sem camisinha:SIM
Fez Anal:SIM
Beijou na Boca:SIM
Td no sábado (16/08/08) a tarde. Tava de bobeira e resolvi conhecer essa casa. Cheguei lá, fui muito bem recepcionado pela gerente da casa, fizeram a apresentação das meninas, escolhi a Mel pelos seus seios grandes, morena, 1,65 de altura, bumbum médio.
Subimos para o quarto, tomei uma ducha, ela tomou banho em seguida e já veio para cima. Começou a beijação, aí eu deitei no colchão, ela já veio fazendo um oral garganta profunda, batia o pau na cara, babado e muito bom. Depois de um tempo, colocou a camisinha, chupou um pouco mais e sentou em cima, pulando gostoso. Mudamos para ela ficar de 4, comi ela um bom tempo assim, depois puxei ela pelo braços e fiquei olhando aqueles peitões balançando, e pegando ela assim de 4 até gozar.
Deitei, ela fez uma bela massagem, depois veio levantar o menino de novo, passando creme nos seios e fazendo uma espanhola muito boa. Sentei na cadeira, ela veio de 4 e ficou mamando nele um tempo. Colocou a camisinha, ficou de 4 na cadeira e peguei ela um tempo assim, depois deitei e ela sentou de costas, ficou fazendo isso com vontade até eu gozar de novo.
Fui tomar uma ducha, deu o horário e fui embora.

Uma hora, 70 reais em dinheiro. Vou volta rpara sair com a Beatriz agora que não estava lá e com a Vivian, que estava atendendo, duas meninas bem servidas também de seios.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

RogiKã
Forista
Forista
Mensagens: 26
Registrado em: 23 Mar 2006, 19:32
---
Quantidade de TD's: 25
Ver TD's

Mel

#800 Mensagem por RogiKã » 18 Ago 2008, 09:37

POSITIVO
Nome da Garota:Mel

Fez Oral sem camisinha:SIM
Fez Anal:SIM
Beijou na Boca:SIM
Td no sábado ( 16/08/08 ) a tarde. Tava de bobeira e resolvi conhecer essa casa. Cheguei lá, fui muito bem recepcionado pela gerente da casa, fizeram a apresentação das meninas, escolhi a Mel pelos seus seios grandes, morena, 1,65 de altura, bumbum médio.
Subimos para o quarto, tomei uma ducha, ela tomou banho em seguida e já veio para cima. Começou a beijação, aí eu deitei no colchão, ela já veio fazendo um oral garganta profunda, batia o pau na cara, babado e muito bom. Depois de um tempo, colocou a camisinha, chupou um pouco mais e sentou em cima, pulando gostoso. Mudamos para ela ficar de 4, comi ela um bom tempo assim, depois puxei ela pelo braços e fiquei olhando aqueles peitões balançando, e pegando ela assim de 4 até gozar.
Deitei, ela fez uma bela massagem, depois veio levantar o menino de novo, passando creme nos seios e fazendo uma espanhola muito boa. Sentei na cadeira, ela veio de 4 e ficou mamando nele um tempo. Colocou a camisinha, ficou de 4 na cadeira e peguei ela um tempo assim, depois deitei e ela sentou de costas, ficou fazendo isso com vontade até eu gozar de novo.
Fui tomar uma ducha, deu o horário e fui embora.

Uma hora, 70 reais em dinheiro. Vou voltar para sair com a Beatriz agora que não estava lá e com a Vivian, que estava atendendo, duas meninas bem servidas também de seios.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

RogiKã
Forista
Forista
Mensagens: 26
Registrado em: 23 Mar 2006, 19:32
---
Quantidade de TD's: 25
Ver TD's

Beatriz

#801 Mensagem por RogiKã » 19 Ago 2008, 08:49

POSITIVO
Nome da Garota:Beatriz

Fez Oral sem camisinha:SIM
Fez Anal:SIM
Beijou na Boca:SIM
Td realizado ontem ( 19/08 ) fim de tarde. Saí do trabalho, fui para a Aneesh. Chegando lá, apresentação das meninas, mas resolvi aguardar a Beatriz, que estava atendendo.
Não demorou, ela desceu e eu já subi com ela para o quarto. Fui tomar uma ducha, depois ela. Deitei no colchão e ela já veio, dando aqueles melões para eu mamar gostoso, depois fez uma espanhola de leve e pegou o creme, passou no menino e começou um oral muito bom, com pressão s/c, alternando com a mão e ficou assim una 10 minutos. Aí foi a minha vez de retribuir no oral, que esquentou ela até a mesma gozar gostoso.
Veio de novo no oral, melhor ainda, depois colocou a camisinha, sentou de frente, depois de costas um tempo, e me disse para pegar ela de 4. Peguei, meti gostoso até gozar segurando os peitos dela, com a mesma de 4 ainda.
Deitei, ela fez uma bela massagem, depois mais um oral, finalizei de novo assim mesmo. Tomei uma ducha e fui embora. Simpática e muito bom o atendimento dela, vou repetir. Sei que faz anal com taxa extra, mas não quis.

1 hora - R$ 70,00 em dinheiro.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

BIMBÃO60
Forista
Forista
Mensagens: 9
Registrado em: 18 Mar 2008, 17:30
---
Quantidade de TD's: 9
Ver TD's

TD ATRASADO COM A SHEILA

#802 Mensagem por BIMBÃO60 » 19 Ago 2008, 13:13

POSITIVO
Nome da Garota:Sheila mulata (mudou)

Fez Oral sem camisinha:NÃO
Beijou na Boca:NÃO
Estive novamente na clínica para dar mais uma olhadela depois de algum tempo sem alibe pra dar umas escapadas e descobri que a Marcela não esta´mais casa, pois é um belo rabo a menos e mesmo com saudade, resolvi tentar outras novidades, a deliciosa Juliana, mne apresentou várias novidades, entre elas a Sheila, que pelo volume no vestidinho, parecia ter uma bela bunda. depois de escolhida, fomos pro crime, na escadaria com apalpadas na preciosa poupança, já fui ficando em estado de bala na agulha e quando entramos no quarto 5 que apesar de esquisito, parece ser o melhor. Depois to tradicional banho, ela foi também se lavar e tive uma pequena decepção, pois a bunda não era impinada como parecia, mas sim aquelas que continuam até até as coxas, mas como estava na rede, me fiz de morto. saiu do banho ajoelhou e começou a acariciar o véio e o bonitão já estava crente que era o maior do mundo. Ajoelhou. brincou um pouquinho e já foi por a camisola que não entrava nem a pau (literalmente), desistiu e pegou uma outra especial pois o bicho não é grande mas é largo. Deixei ela trabalhar, pois estava de pau duro e o mesmo queria briga, colocou a nova camisola e começou a chupa-lo com aquela boca deliciosa. Começou umas chupadas e umas brincadas, até que fui ficando com muito tesão e ela se levantou e sentou gostoso, a mulher é muito quente, parecia que meu pau estava em chamas, começou a cavalgar e tive que segurar ela para não gozar logo , mas mesmo assim, ela só esfregando em cima de mim não durou muito tempo e enchi a borracha, fiquei alideitado com as pernas bambas, ela me lipmpou e fui me lavar. Voltanto ao tatame, pedi para ela uma massagem diretamente no pimpolho e aquilo foi por uns 20 minutos. Ela é muito carinhosa, depois limpa o bonitão com bastante carinho e conversa legal. Ficamos deitados e conversando e até perdi a noção do tempo Como eu estava em horário comercial, e já tinha dado as minhas 2, foi banho e área.

GAROTA = 7,5 = UM CORPO LEGAL, NÃO É BONITA MAS É MUITO LEGAL.
ORAL = 7 = MUITO BOM, MAS PARA MUITO, PENA QUE QUE NÃO DEU PRA FICAR SEM A CAMISOLA.
VAGINAL = 8 = GOSTOSA E QUENTINHA.
ANAL = NÃO SEI SE FAZ.
BEIJO = SÓ BICOTA.
CONJUNTO = 7,5 (BOA TREPADA).
PREÇO = R$ 70,00 EM GRANA POR 1 HORA.

MUITA MOLEZA E TESÃO PARA TODOS. VIVA AS GPs DESTE MARAVILHOSO PAÍS (FORA kASSAB)
BIMBÃO60 = QUEM GASTA $$$ COM AS PRIMAS, PODE FICAR SEM GRANA, MAS QUANDO MORRE, NINGUEM TIRA AQUELE SORRISO DOS LÁBIOS.
QUERIA MORRER QUE NEM UM FELIZ ENFARTADO NA HORA DO GOZO, DURO, TODO MELADO E COM UM SORRISO ETERNO.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Sandman®
Forista
Forista
Mensagens: 36
Registrado em: 13 Jan 2004, 15:27
---
Quantidade de TD's: 36
Ver TD's

#803 Mensagem por Sandman® » 21 Ago 2008, 21:51

POSITIVO
Nome da Garota:Aline

Fez Oral sem camisinha:SIM
Fez Anal:NÃO
Beijou na Boca:SIM
Colocando os TD´s em dia, estive na Anesh semana passada, dia 13/08.
Pedi apresentação e escolhi a Aline.
Garota simpática e sabe meter. Tá um pouquinho fora do peso, mas até aí eu também estou....
Boas peitolas, bela espanola e tome rola pra dentro. Finalizando a primeira com ela cavalgando e os peitos pulando...
Banhinho, conversinha fraca, mas como estava lá pra meter e não para conversar, mais chupetinha e tome rola pra dentro de novo.
Dessa vez, finalizado de quatro com o rabão empinado e o brioco piscando....
Por 70 conto vale a pena pra dar uma relaxada.

Abraços.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

makavian
Forista
Forista
Mensagens: 32
Registrado em: 27 Nov 2007, 10:05
---
Quantidade de TD's: 30
Ver TD's

#804 Mensagem por makavian » 22 Ago 2008, 12:54

POSITIVO
Nome da Garota:Mel

DATA: 21/08/08
NOME: Mel
LOCAL: Aneeshi
CUSTO: R$ 70,00
PERÍODO: 1 hora.
BIOTIPO: Morena, 1,70m, cabelos encaracolados, corpo legal apesar do peito parecer estar cedendo a gravidade
ROSTO: Bonita e simpática.
BUMBUM: Não muito grande acho que no tamanho ideal.
SEIOS: Médios.
PELOS PÚBICOS: Raspados.
COMPANHIA: Simpática.
ORAL: Muito bem executado.
VAGINAL: Bem apertadinha.
ANAL: Não perguntei.
ESTILO: Simpática e tenta te agradar de qualquer forma.
AVALIAÇÃO GERAL: Para esperimentar outros ares fui nesta clinica que no site para ser até acima da média, mas quando chega ao local verifica-se que na verdade a estrutura tá na média, mas não vamos até lá para o estilo barroco e sim para as GPS, na apresentação eu levo em consideração o visual mas também a simpatia e a Mel me ganhou aí, subimos para o quarto e o tradicional banho, depois de estarmos devidamente despidos ela começou com uma massagem mais ou menos, que eu não fiquei preocupado pois compensou no oral mesmo com capote muito bem realizado com direito a bater o jr na cara e tudo o mais, depois sentou na vara e cavalgou como uma amazonas, no final achei muito boa a relação custo benefício.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Prof.Pardal
Forista
Forista
Mensagens: 190
Registrado em: 15 Out 2004, 21:28
---
Quantidade de TD's: 134
Ver TD's

Aline, que corpo...

#805 Mensagem por Prof.Pardal » 23 Ago 2008, 19:06

POSITIVO
Nome da Garota:Aline

Fez Oral sem camisinha:SIM
Fez Anal:NÃO
Beijou na Boca:SIM
Estive sexta-feira à tarde.Realmente a recepcionista é um tesão.Pena não atender...
Havia várias garotas, para todos os gostos.Estava em dývida entre as loiras Iris ou beatriz, aí por último veio a morena ALINE, babei!! BORA PRO FIGHT!!

Aline: morena, 23 anos, corpo escultural, onde se destacam as poernas e a Bunda.Não é aquela bundona melancia, mas é uma Bunda, bunda mesmo, redonda, como deve ser uma Bunda bem feita.

Tomamos banho, deitei no colchonete, ela gosta de uns malhos, tipo namoradinhos, então malhei gostoso, porque ela é uma GATA (já trabalho na Pyramide com o nome de Viviane...).
Depois ela fez uma chupeta no pelo, só gostaria que tivesse mais pressão, que fechasse mais os lábios em torno do pau.Mas foi boa chupeta.Encapotei o mastro,peguei de 4 e não aguentei a visão da Bunda perfeita e da cinturinha...GOZEI!Depois ficamos de papinho e na saideira ela fez mais um boquete descamisado até eu gozar.

Não faz anal.Disse que já fez e não gostou.

Mas vale muito a pena, porque tem um corpão e é carinhosa.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Parma69
Forista
Forista
Mensagens: 205
Registrado em: 17 Mai 2008, 03:29
---
Quantidade de TD's: 132
Ver TD's

td aline

#806 Mensagem por Parma69 » 23 Ago 2008, 20:47

POSITIVO
Nome da Garota:Aline

Fez Oral sem camisinha:NÃO
Fez Anal:NÃO
Beijou na Boca:SIM
pow agora tava lendo os relatos dos outros foristas essa mina me enganou
todo mundo ela chupando no pelo e eu não pqp
bom no geral ela mandou bem mas faltou a chupeta sem, o q os foristas estão falando para ela fazer?
ela tem um corpo legal e lentes, o bumbum eh redondinho, não dah o anal nem a pau huauhaua

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Leão_15
Forista
Forista
Mensagens: 39
Registrado em: 14 Abr 2008, 14:48
---
Quantidade de TD's: 36
Ver TD's

Renata

#807 Mensagem por Leão_15 » 25 Ago 2008, 10:35

POSITIVO
Nome da Garota:Renata

Fez Oral sem camisinha:SIM
Fez Anal:NÃO
Beijou na Boca:SIM
Mais uma visitinha a casa, agora conheci a Renata, moça mineira, gente boa.
Fui na quarta feira dia 20 por volta da 19.00 hrs, a casa estava cheia, todos os quartos ocupados, tive que aguardar uns 30 minutos para poder subir.
A Renata é uma moça experiente, começou com uma chupeta muito boa s/capa, depois que o negócio engrenou encapou o bicho e mandou para dentro, pulou bastante até q gozei. Tempinho para um banho, depois massagem (muito boa por sinal), e área...
Recomendo a moça para quem gosta de uma boa metida sem pressa.

Preços continuam os mesmos - 70,00 em dinheiro por 1 hora.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Viejo
Forista
Forista
Mensagens: 272
Registrado em: 24 Jun 2008, 09:41
---
Quantidade de TD's: 198
Ver TD's

Mel

#808 Mensagem por Viejo » 25 Ago 2008, 15:30

NEUTRO
Nome da Garota:Mel

Fez Anal:SIM
Test-drive feito na última sexta-feira. Mel é uma mulher com tudo grande: peitão, bundão, coxão. Achei ela divertida, interessada e gostosa. Mas...senti um cheiro forte de remédio nas partes baixas. Ela está se tratando de alguma coisa simples (conheço o cheiro do remédio de outros carnavais) mas me incomodou muito. Vou dar um neutro pra ela ficar esperta mas é mulher pra um positivasso, se estiver em perfeitas condições. :(

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Cowboy
Forista
Forista
Mensagens: 25
Registrado em: 29 Mar 2003, 17:12
---
Quantidade de TD's: 22
Ver TD's

#809 Mensagem por Cowboy » 25 Ago 2008, 18:39

POSITIVO
Nome da Garota:Kelly

Fez Oral sem camisinha:NÃO
Beijou na Boca:SIM
TD atrasado mas não sonegado..motivo de saude.....

Bom como sempre estou naquela região da Pompeia resolvi conhecer a casa dia 14-08...ligo antes p/ ver qtas garotas estavam na casa e recebo um todas de cara...fui bem atendido via fone(isso conta) ainda mais pq nunca fui nestes esquemas de casa de massagem... ja fui na cabeça com duas garotas Kelly ou Luana... chegando la apos varias garotas se apresentarem acho q foram umas 10 ..escolhi a Kelly..q me pareceu mais "simpatica"

a mina fez um bom oral ..chupando bem as bolas p/ complementar ... como rolou um "clima" me senti confortavel com ela..em ...ela é bem safada estilo namoradinha.... sem PPP... apos a chupação .. peguei ela de 4 depois de frente e por tras novamente... de lado 8) ..ai ela resolveu dar uma animada e ficar por cima... dando uma bela cavalgada..apos um tempo enchi a borracha... depois fomos p/ amassagem ..aceitei pq nunca fiz..e estava precisando relaxar... aqui destaco a força de vontade e esforço estava tão tenso q ela nem consegui fazer amassagem direito :lol: :lol: de tanto stress q eu estava ..mas ela conseguiu fazer eu relaxar bem ..com muito bom humor da parte dela

podia ter recusado a massagem e ido p/ o fight ...pq apos a 1º ja estava prontamente reestabelecido..mas valeu apena pq eu precisava realmente relaxar...

recomendo e voltarei mais vezes a casa..custo beneficio bom da casa..local tranquilo

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

BFord
Forista
Forista
Mensagens: 13
Registrado em: 06 Out 2007, 16:08
---
Quantidade de TD's: 13
Ver TD's

aline

#810 Mensagem por BFord » 25 Ago 2008, 23:14

POSITIVO
Nome da Garota:Aline

Fez Oral sem camisinha:SIM
Beijou na Boca:SIM
sexta passado as 8pm passe por esta clinica, tudo bem arrumado, recp gentile. a qualidade e media mas a nivel com o precio. escoli a aline, mulata/morena bem gostosa de corpo, uma bunda fantastica da aqua na boca. coxa grossa, cintura fina mas com leve bariga, seios medios tambem bom pra pegar. beja, chupa sem e nao regula pos, um otima trepada. R$70hr

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Espaço Viv - Perdizes (Rua Tavares Bastos, 564)
    por Bully92 » » em Clínicas de Massagens - SP
    0 Respostas
    4595 Exibições
    Última mensagem por Bully92
  • Clínica Aneesh , 547
    3 Respostas
    1856 Exibições
    Última mensagem por PS111
  • Sara - Magrinha - Pompeia
    por tarckam » » em Acompanhantes Freelancers em São Paulo - SP
    6 Respostas
    7114 Exibições
    Última mensagem por Rob_Play
  • Bruna Bastos - SJP
    por PabloRodriguues39 » » em Curitiba / Acompanhantes
    1 Respostas
    1915 Exibições
    Última mensagem por matte leão
  • Nikolly Bastos - SPLove
    por The trooper 2022 » » em Pedido de Informações
    3 Respostas
    770 Exibições
    Última mensagem por Andre SC

Voltar para “Clínicas de Massagens - SP”