Cacau Vips Ex Luciana Massagens (Largo do Machado - Rua Bento Lisboa, 184 - sala 609)
R$ 200,00 - 60 Min - Telefone: (21) 9824-81782 - (21) 3128-6041

Espaço para postagem de TDs das casas do Rio de Janeiro.

Regras do fórum
Responder

Resumo dos Test Drives

FILTRAR: Neutros: 18 Positivos: 155 Negativos: 29 Pisou na bola: 12 Lista por Data Lista por Faixa de Preço
Faixa de Preço:R$ 200
Anal:Sim 141Não 22
Oral Sem:Sim 171Não 13
Beija:Sim 162Não 35
OBS: Informação baseada nos relatos dos usuários do fórum. Não há garantia nenhuma que as informações sejam corretas ou verdadeiras.
Mensagem
Autor
irn
Forista
Forista
Mensagens: 116
Registrado em: 22 Jan 2014, 17:08
---
Quantidade de TD's: 95
Ver TD's

Re: Cacau Vips Ex Luciana Massagens (Largo do Machado - Rua Bento Lisboa, 184 - sala 609)

#226 Mensagem por irn » 04 Ago 2014, 21:04

POSITIVO
Nome da Garota:Branda

Fez Oral sem camisinha:SIM
Fez Anal:NÃO
Beijou na Boca:SIM
Branda

Iniciante na casa, 24anos bonita de rosto, corpo em forma bunda linda e durindana peitos médios e firmes, uma delícia, que estava na hora era de longe a mais bonita.

Simpática beija na boca e faz uma chupeta bem macia e suave, não faz anal e nem deixa gozar na boca, mais nada e perfeito.

Comi bem gostoso de frente e gozei com ela de quatro apreciando aquela bunda durindana e macia.
Depois ficamos deitados maldizei aquele corpo delicioso e demos muitos beijos, no final ela gozou se masturbando enquanto eu chupava e alisava os peitinhos deliciosos.

Super simpática até o fim do programa estilo namoradinha

Gozei e me diverti.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

fanaticogprio
Forista
Forista
Mensagens: 17
Registrado em: 05 Ago 2014, 11:43
---
Quantidade de TD's: 14
Ver TD's

Re: Cacau Vips Ex Luciana Massagens (Largo do Machado - Rua Bento Lisboa, 184 - sala 609)

#227 Mensagem por fanaticogprio » 05 Ago 2014, 12:42

Novidade galera!

Agora a Lu Massagem está no Centro e a Cacau vips está anunciando as meninas no site Rio Encontro.

http://www.rioencontro.com.br/lumassagem

e

http://www.rioencontro.com.br/cacauvips

Só para informar a galera, e são meninas que não estão em outros sites pelo que me informaram.

Abraços

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Médico-RJ
Forista
Forista
Mensagens: 343
Registrado em: 09 Mai 2011, 06:01
---
Quantidade de TD's: 302
Ver TD's

Re: Cacau Vips Ex Luciana Massagens (Largo do Machado - Rua Bento Lisboa, 184 - sala 609)

#228 Mensagem por Médico-RJ » 22 Ago 2014, 15:57

NEGATIVO
Nome da Garota:PRISCILA

Fez Oral sem camisinha:SIM
Fez Anal:SIM
Beijou na Boca:SIM
Priscila é uma mulher negra de rosto muito bonito, cabelos longos, corpo bem bonito: seios grandes e bunda grande e dura.
Combinamos programa de 30 minutos.
Cheguei, tomei banho uns 3 minutos, depois a gata tomou banho e demorou uns 5 minutos.
Programa até começou bem, com boquete gostoso, coloquei a camisinha comecei a bombar na bucetinha com a gata de quatro.
Aí o programa começou a ficar uma merda:
Pedi o cuzinho e ela disse que só libera atrás em programa de 1h.
Primeira bola fora.
Então soquei de 4 até gozar.
Conversa breve e a gata deitou com o bundao pra cima, comecei a alisar e meu pau já começou a subir.
Nisso, a menina fala que o tempo já havia acabado, sendo que mesmo contando o tempo dos banhos, ainda sobravam 5 minutos.
Com mais 10 minutos eu comeria ela de novo.
Mas não tava afim de criar confusão por buceta, paguei e vazei.
A verdade é que nessa casa freqüentemente acontecem atendimentos ruins, e eu dei mole em insistir.
Repeteco nunca mais.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Poderoso Picão
Forista
Forista
Mensagens: 283
Registrado em: 09 Jan 2011, 08:53
---
Quantidade de TD's: 259
Ver TD's

Re: Cacau Vips Ex Luciana Massagens (Largo do Machado - Rua Bento Lisboa, 184 - sala 609)

#229 Mensagem por Poderoso Picão » 06 Out 2014, 21:22

POSITIVO
Nome da Garota:DUDA

Fez Oral sem camisinha:SIM
Beijou na Boca:SIM
TD realizado no início da noite do dia 27/09.

DUDA SALES - http://www.cacauvips.com/garotas/dudasalles/index.htm

Eu estava de olho há algum tempo nas fotos. Liguei no meio da tarde pra saber se funcionava no horário que eu queria, e a atendente não só confirmou mas já tratou de me perguntar se eu queria deixar marcado. Aproveitei a chance e marquei sem pestanejar.

Cheguei no horário e fui recebido por uma loira bonita chamada Tayla, que será minha próxima contratada. Ela me levou pro quarto e me perguntou se não queria ir tomando banho enquanto a Duda se despedia de outro cliente.

Voltei do banho e fiquei deitado na cama esperando a ruiva. Fiquei vendo meu pau pelo espelho que fica em frente à cama. Nunca tinha visto ele naquele ângulo. Fiquei até meio bolado, pois tava tortão pra esquerda, parecendo até que está com doença de Peyronie. Porém, lembrei que tinha ido ao urologista em 2002 e ele falou pra eu não ficar preocupado, que estava tudo bem porque eu não sinto dores ao ejacular ou urinar.

Veio a Duda... Mulher alta, rosto normal, uns 35 anos, bunda pequena e os peitões das fotos. Extrovertida, simpática, fala bem. Fiquei à vontade. Perguntou se eu fui visitar a Duda ou a Maria Eduarda...rsrs. (http://espacoterapias.com.br/maria-eduarda)

Deitou ao meu lado e começou a me beijar. Foi descendo até o pau, quando iniciou um oral maluco. Chupava as bolas, o pau e lambia a virilha - sempre olhando pra mim. Eu ficava olhando o cu dela pelo espelho, o que dava um tesão da porra. ... Quando eu tava pra gozar, parei tudo e botei ela D4. Chupei cu e buceta ("Tá uma delícia..."). Mais um pouquinho de chupação no 69 e ela pediu pra brincar com meu pau. Fez a posição da cavalgada e quando o pau tava quase entrando dei uma paradinha e fui conferir se eu estava protegido porque parecia que ela queria fazer com minha pica desnuda. Tava tudo ok. Eu nem senti ela colocar a camisinha quando estávamos no 69.

Acabada a trepada, bate papo e um pouco de massagem improvisada. Ela mesma falou que não é bem uma massagista. Já perto do fim, fui me lavar pra ser superestimulado pelo oral doido dela até gozar pela segunda vez, dessa vez tocando punheta enquanto ela chupava minhas bolas.

Gostei dela porque atende sem frescuras e (segundo ela) faz porque gosta. Realmente, não houve nenhum sinal de má vontade. Aprovada.

Investimento de R$180,00/1h.

Um abraço a todos.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Avatar do usuário
Bad Brain
Forista
Forista
Mensagens: 180
Registrado em: 22 Dez 2010, 09:30
---
Quantidade de TD's: 124
Ver TD's

Re: Cacau Vips Ex Luciana Massagens (Largo do Machado - Rua Bento Lisboa, 184 - sala 609)

#230 Mensagem por Bad Brain » 14 Out 2014, 17:53

NEGATIVO
Nome da Garota:Grazi

Fez Oral sem camisinha:SIM
Primeira visita nesse local, a primeira intenção era marcar um horário com a Duda, por indicação da Karen das Ousadas, que me disse que o atendimento da Duda era semelhante ao dela, e como o atendimento da Karen é muito bom, porque não arriscar uma gp nova, chegando lá não consegui encontrar a Duda, ela tem uns horários que precisam ser marcados com antecedencia.

Bom sinal pelo visto, por experiência própria as gp que tem um horário mais concorrido tem um atendimento melhor.

Pra não perder a viagem resolvi conhecer a equipe da casa e escolhi uma menina chamada Grazy, uma menina magra, gostosinha, fazendo o estilo mignon, com aquela feição característica nordestina.

Uma foda burocrática e sem nenhum envolvimento e boa vontade, o que me rendeu apenas um boquete fraco.

Resumindo: Um TD muito fraco.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Cambrioleur
Forista
Forista
Mensagens: 11
Registrado em: 04 Jan 2008, 01:43
---
Quantidade de TD's: 9
Ver TD's

Re: Cacau Vips Ex Luciana Massagens (Largo do Machado - Rua Bento Lisboa, 184 - sala 609)

#231 Mensagem por Cambrioleur » 04 Nov 2014, 10:39

POSITIVO
Nome da Garota:PRISCILA

Fez Oral sem camisinha:SIM
Fez Anal:SIM
Beijou na Boca:SIM
Vi um relato negativo sobre a Priscila (ou Cris), garota negra, deve ter 1.65 mais ou menos, com dred (um pouco mais curto do que nas fotos). Deve ser aquela antiga história da química. Eu estive com ela há poucos dias e fiquei uma hora. Fazia tempo que queria conhecer, mas nunca tinha conseguido por questões de horários ou agenda. Dificilmente poderia ter sido melhor. A menina é muito simpática, bonita (mesmo com uns quilinhos a mais do que nas fotos, mas bem distribuídos) e, sobretudo, uma fera no sexo. Topa tudo e gosta muito. Comigo não regulou absolutamente nada, fez tudo com máxima empolgação ... e pedia mais. Não vi sombra de gel, não pedi o cuzinho ela que ofereceu etc ... vou poupar maiores detalhes, mas acredito tenha gozado (ela). Pra mim leva nota 1000, melhor que namorada. Repeteco obrigatório e garantido toda santa vez que for pro Rio. Melhor garota que já encontrei no Rio de Janeiro, bem ao meu gosto !!

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Médico-RJ
Forista
Forista
Mensagens: 343
Registrado em: 09 Mai 2011, 06:01
---
Quantidade de TD's: 302
Ver TD's

Re: Cacau Vips Ex Luciana Massagens (Largo do Machado - Rua Bento Lisboa, 184 - sala 609)

#232 Mensagem por Médico-RJ » 08 Nov 2014, 20:06

POSITIVO
Nome da Garota:DUDA

Fez Oral sem camisinha:SIM
Fez Anal:SIM
Beijou na Boca:SIM
Duda Salles.
Já deve ter cerca de 35 anos, mas tem um rosto não tão bonito, mas tem cara de safada, é muito simpática ao atender.
Programa começou com muitos beijos de língua, muita pegação de ambas as partes. Deitei ela na cama e comecei a chupar a buceta e o cuzinho. Na verdade, cuzão.
Depois fiquei de joelhos e ela veio mamar. Como chupa bem! Não aguentei e gozei na boquinha. Maravilha.
Pausa e ela foi fazer a higiene.
Voltou falando muito. Tem um bom papo, mas fala demais.
Fez um novo boquete, dessa vez com camisinha. Metemos no papai e mamãe, e pedi ela de 4. Ia comer a buceta, mas ela pediu pra botar no cu porque queria tocar siririca. Maravilha. Soquei assim ate gozar.
Recomendada!!

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Médico-RJ
Forista
Forista
Mensagens: 343
Registrado em: 09 Mai 2011, 06:01
---
Quantidade de TD's: 302
Ver TD's

Re: Cacau Vips Ex Luciana Massagens (Largo do Machado - Rua Bento Lisboa, 184 - sala 609)

#233 Mensagem por Médico-RJ » 22 Nov 2014, 20:37

POSITIVO
Nome da Garota:Tayla

Fez Oral sem camisinha:SIM
Beijou na Boca:SIM
Linda menina, loira, rosto bonito, peitoes grandes com silicone discreto, bunda grande e dura, coxão. Mulherão.
Programa muito agradável, muito simpática ao atendimento.
Boquete excelente.
Foda muito boa, quicando e de 4.
Recomendada.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

perver
Forista
Forista
Mensagens: 13
Registrado em: 19 Ago 2011, 13:25
---
Quantidade de TD's: 6
Ver TD's

Re: Cacau Vips Ex Luciana Massagens (Largo do Machado - Rua Bento Lisboa, 184 - sala 609)

#234 Mensagem por perver » 24 Mar 2015, 20:43

POSITIVO
Nome da Garota:Camila

Fez Anal:SIM
Beijou na Boca:SIM
Primeira vez minha na zona sul e escolhi essa casa depois de muitas consultas aos anúncios e tds relatados obrigado a todos pelas recomendações. Ainda são poucas as vezes que recorri as GPS pra uma aliviada mas essa semana tava foda e não havia pintado nenhum serviço extra, dentro de casa só o básico aí não dá...

TD foi realizado semana passada liguei e tentei marcar com a Gabi mas a mesma encerra expediente mais cedo perguntei se havia alguma outra mulata e fui informado sobre a Camila a atendente me disse que ela estava começando na casa aquele dia, procurei as fotos no site e não encontrei e nada de relato tb realmente podia ser carne nova, resolvi arriscar.
Cheguei no local, é um predio um pouco velho no telefone a atendende tinha me dito pra ir em outra sala 400 e pouco pq as outras estavam ocupadas. O ambiente da casa é como de costume nada a elogiar nem criticar. Enquanto esperava pedi pra ir tomando banho e recebi a toalha ensacada. De banho tomado voltei ao cafofo pra esperar minha presa. Pra minha sorte era do jeito que eu esperava uma autentica mulata deliciosa pra fins de comparação ela tem um pouco da Bruna e da Gabi.
Rosto: 8
Buceta: 8
Bunda: 9
Peitos: 9
Já chegou tirando a roupa, me beijando e caiu de boca ficou ali alguns minutos, chamei no 69 e acabei com ela. Dali mesmo ela encapou e começou a cavalgar de costas, pedi pra ficar de frente e chupei seus peitos enquanto metia forte em sua buceta ela estava ficando louca logo nos primeiros minutos ja tinha me dito que a fiz gozar por duas vezes. Depois disso fudi ela de tudo quanto foi jeito sem pudores e sem resalvas sempre tentando agradar uma verdadeira profissional. Ela já estava pedindo arrego então foi minha vez de ficar por cima e o que estava bom ficou ainda melhor depois de muito vai e vem pedi seu cú e ela preparou com carinho. De pouquinho em pouquinho botei tudo pra dentro enquanto ouvia ela gemer desesperadamente. Não sei pq mas demorei muito pra gozar e já estavamos em quase 50 minutos de ação então me concentrei e foi só alegria. Papo vai papo vem ainda recebi uma massagem. Só não vai ter repeteco pq eu sempre to atrás de novidade.

Valeu pessoal abçs!

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Poderoso Picão
Forista
Forista
Mensagens: 283
Registrado em: 09 Jan 2011, 08:53
---
Quantidade de TD's: 259
Ver TD's

Re: Cacau Vips Ex Luciana Massagens (Largo do Machado - Rua Bento Lisboa, 184 - sala 609)

#235 Mensagem por Poderoso Picão » 28 Mar 2015, 18:35

POSITIVO
Nome da Garota:DUDA

Fez Oral sem camisinha:SIM
Fez Anal:SIM
Beijou na Boca:SIM
DUDA SALLES - http://www.cacauvips.com/garotas/dudasalles/index.htm

Repeteco com a Duda. Ela chegou no quarto "com muito medo", visto que sou xará de um homem "muuuito íntimo" dela. Apesar disso, se apresentou sorridente e com a simpatia habitual.

Falei que já tinha me encontrado com ela, mas não se lembrou de mim. Ela falou (e eu percebi) que deu uma engordadinha. Pra mim não fez diferença.

Ela me deu um beijão antes de passar creme nos seios e me fazer uma espanhola safada. Sei lá que creme era aquele que meu pau ficou geladinho. Depois caiu de boca, batendo ele na cara e chupando o saco. Fomos para um demorado 69, até que parei pra não gozar ali. Ela tava muito limpinha e cheirosinha. Fiquei em pé na cama recebendo o gostoso oral dela. Já D4, chupei um pouco o seu cuzinho, encapei o pau e meti na buceta. Pedi o cu, e ela não negou. Passou gel e abriu a bunda toda pra receber a pica. Ela falava um monte de putaria enquanto tomava no cu. Não aguentei mais e gozei. Recebi boa massagem e um pouco de sexo oral até dar a derradeira gozada. Tomei banho, me arrumei e, antes de ir embora, ela me apresentou a belezura da Tayla, que atende lá aos sábados. Voltarei com certeza.

Duda não é nenhuma beldade, aparenta estar perto dos 40 anos, mas é supersimpática e proporciona uma foda bem gostosa. É uma mulher que se entrega ("Com educação a pessoa tem tudo de mim").

Investimento de R$ 200,00/1h.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

perver
Forista
Forista
Mensagens: 13
Registrado em: 19 Ago 2011, 13:25
---
Quantidade de TD's: 6
Ver TD's

Re: Cacau Vips Ex Luciana Massagens (Largo do Machado - Rua Bento Lisboa, 184 - sala 609)

#236 Mensagem por perver » 06 Abr 2015, 16:28

Acabei de descobrir um link com fotos da perva que havia pegado neste último TD relatado e achei melhor informa-los: http://espacoterapias.com.br/anuncios.p ... ta=renata-

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Poderoso Picão
Forista
Forista
Mensagens: 283
Registrado em: 09 Jan 2011, 08:53
---
Quantidade de TD's: 259
Ver TD's

Re: Cacau Vips Ex Luciana Massagens (Largo do Machado - Rua Bento Lisboa, 184 - sala 609)

#237 Mensagem por Poderoso Picão » 13 Abr 2015, 21:50

NEUTRO
Nome da Garota:Tayla

Fez Oral sem camisinha:SIM
Fez Anal:SIM
Beijou na Boca:SIM
THAYLA - http://www.muraldoprazer.com/thayla/

TD realizado na noitinha do último sábado, 11/04.

Ela é freelancer, mas aos sábados atende na Cacau também. Quando estive nesse privê, há alguns meses, fui recepcionado pela Thayla e achei-a bonita. Fiquei de voltar para conhecê-la melhor.

Ela já estava à disposição no horário combinado. Entrou no quarto, se apresentou, me ofereceu água e banho. Foi receptiva e simpática.

Depois do banho, já no ínicio dos trabalhos, mostrou um corpo fora de forma, com seios flácidos e bunda sem firmeza. Me deu um beijo burocrático e sentou na beirada da cama pra me mamar. Oral bom, com lambidas na cabeça, saco e chupadas nas bolas. Fazia isso olhando pra mim. Pedi pra ela ficar D4 e dei uma linguada no cu dela. Não me animei de ficar muito tempo por ali e falei pra ela voltar a me chupar. Ela perguntou se eu queria comer o cuzinho dela. Colocou a camisinha com a boca, gel no cu e pediu para eu comê-la de ladinho. Tava meio difícil e acabamos indo D4 mesmo. Ela falava pra eu não chegar muito pra trás, só fuder curto. Falava besteiras do tipo "Adoro dar meu cuzinho".

No intervalo, trocamos figurinhas acadêmicas, já que fazemos o mesmo curso superior. Ela me deu algumas boas dicas antes de me fazer gozar de novo.

Não achei a foda muito boa e não me animo a voltar. Quando a mulher não é gostosa deve se esforçar mais para agradar.

Custo de R$ 200,00/1h.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Médico-RJ
Forista
Forista
Mensagens: 343
Registrado em: 09 Mai 2011, 06:01
---
Quantidade de TD's: 302
Ver TD's

Re: Cacau Vips Ex Luciana Massagens (Largo do Machado - Rua Bento Lisboa, 184 - sala 609)

#238 Mensagem por Médico-RJ » 12 Mai 2015, 20:22

Gaby é uma mulata muito gostosa, bunda média/grande dura, bonita de rosto, gente boa e simpática.
Programa muito bom, com beijos, pegação. Boquete excelente, aceitando finalização.
Trepada em diversas posições: quicando por cima, papai-mamãe, de 4.
Anal excelente, com cuzinho apertadinho.
Recomendada.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Virgil Solozzo
Forista
Forista
Mensagens: 1
Registrado em: 25 Jun 2015, 19:01
---
Quantidade de TD's: 1
Ver TD's

Re: Cacau Vips Ex Luciana Massagens (Largo do Machado - Rua Bento Lisboa, 184 - sala 609)

#239 Mensagem por Virgil Solozzo » 25 Jun 2015, 19:23

MANCADA
Nome da Garota:Crystal

Fez Oral sem camisinha:SIM
Fez Anal:SIM
Beijou na Boca:NÃO
Nota:10
Caros Amigos,

Vou inaugurar minhas postagens aqui no fórum com um dos melhores TD's dos últimos meses..

Estava num sábado sem graça precisando estudar o dia inteiro então me pareceu uma boa ideia dar uma passada no Largo do Machado para esvaziar um pouco as bolas e voltar para os estudos mais focado e tranquilo.

Estava pensando em ir na Samanta das Ousadas pq as minhas últimas passagens pela Cacau Vips não tinham sido muito interessantes...

Porém, vi a foto da menina Crystal e fiquei animado, mas não encontrei qualquer td dela...fui testar a sorte.

http://www.cacauvips.com/garotas/cristal/index.htm

Chegando lá, para a minha alegria, percebi na hora que eu havia tomado a decisão correta.

Rosto: 10
Buceta: 10
Bunda: 9
Peitos: 9

A menina é muito gatinha. Ela é uma morena, baixinha, rosto MUITO acima da média, realmente muito bonita, bunda do tamanho certo e durinha , boceta cheirosa quente e molhada. Ela tem jeito de ninfeta, passaria tranquilamente por 18 anos, mas me falou que tem 24.

Ela parecia um pouco tímida no início. Falou para mim: "O que você quer que eu faça? Sou um pouco tímida." Eu respondi que queria que ela esfregasse a bunda na minha cara. A partir daí foi só alegria. Fiquei muito tempo chupando aquela boceta e lambendo o cuzido com ela de quatro. Depois fomos para um 69 delicioso e ela estava muito molhada...Em relação ao oral, ela fez na pressão certa, alternando velocidade, etc..só alegria...

A foda foi uma delícia...Primeiro na bucetinha depois pedi o cuzinho e fui prontamente atendido....Deu com vontade e se entregando.

A menina é educada e ótima companhia, depois da foda ficamos conversando e ela se mostrou antenada e inteligente.

É isso, TD positivaço e com certeza terá repeteco. Sinceramente acho que ela não ficará muito tempo na casa pq pelo o que eu conheço do plantel da cacau ela está bem acima da média de lá...

Fica a dica para os amigos.

Abs.


ps: no índice consta que o preço da casa é 200/hora mas sempre paguei lá 150/hora.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Médico-RJ
Forista
Forista
Mensagens: 343
Registrado em: 09 Mai 2011, 06:01
---
Quantidade de TD's: 302
Ver TD's

Re: Cacau Vips Ex Luciana Massagens (Largo do Machado - Rua Bento Lisboa, 184 - sala 609)

#240 Mensagem por Médico-RJ » 26 Jun 2015, 15:10

POSITIVO
Nome da Garota:Gaby Monteiro

Fez Oral sem camisinha:SIM
Fez Anal:SIM
Beijou na Boca:SIM
Nota:10
Moderação, estou encontrando muita dificuldade para postar corretamente.
Vamos ver se agora vai:

Gaby é uma mulata muito gostosa, bunda média/grande dura, bonita de rosto, gente boa e simpática.
Programa muito bom, com beijos, pegação. Boquete excelente, aceitando finalização.
Trepada em diversas posições: quicando por cima, papai-mamãe, de 4.
Anal excelente, com cuzinho apertadinho.
Recomendada.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Rio de Janeiro / Termas, Casas de Massagem e Fast-Sex”