A temporada 2009 do Mundial de Formula 1 mal começou e já promete corridas mais disputadas e recheadas de ultrapassagens, tudo isso por causa do pacote de novas regras da FIA.
Falando de um modo geral, o proposto seria a diminuição da influência da aerodinâmica nos carros, que é uns dos principais fatores que dificultam as ultrapassagens de hoje em dia. Também está prevista a proibição do chamado cobertor térmico, usado para o aquecimento dos pneus. O que até certo ponto diminuíria o rendimento dos carros, e facilitaria as ultrapassagens, porém aumenta também o risco de derrapagens e acidentes. Outra mudança seria a volta dos pneus “slick”.
Nico Rosberg, da Williams, declarou à publicação suíça Motorsport Aktuell que pensa ser perigoso o banimento das mantas. Ele ainda teria dito que Pedro de La Rosa, piloto de teste da McLaren, lhe confidenciou que "quase foi direto no muro" na saída dos boxes durante um teste recentemente nessas condições.
"Isso é uma coisa que devemos trabalhar, já que pode se tornar muito perigoso" disse o piloto Felipe Massa quando perguntando sobre os riscos do banimento das mantas.
Até mesmo o heptacampeão Mundial, Michael Schumacher, que testou o carro para a Ferrari recentemente nessas novas condições diz não aprovar, e que é muito perigoso.
Rosberg, Massa, Schumacher, e muitos outros pilotos, não aprovaram e se preocupam com as mudanças propostas pela FIA, mas umas das mentes mais brilhantes da Formula 1 Ross Brawn – Diretor da equipe Honda – apóia e disse que as novas regras previstas para 2009 tem tudo para atingir seu objetivo, facilitando as disputas por posição entre os pilotos.
Ainda é cedo pra falar se a tentativa da FIA de "animar" a Formula1 vai obter sucesso, mas o que se deve pensar é. Ate que ponto vale a pena ariscar as vidas dos pilotos em troca de um maior numero de ultrapassagens?
Fui