Zeue escreveu:
"Pessoal,
Assunto simples, deve ter foco nele, preconceitos pode ser passível de punição. Espero que o Tiozinho50 tenha mais prudência antes de escrever determinadas coisas.
E entendo que fora do eixo RJ/SP é tudo mais complicado mesmo. "
Desculpe companheiro, mas o preconceito não pauta minhas atitudes.
Acredito que o amigo está fazendo confuzão, induzido em erro por alguem que não é daqui e desconhece a realidade do meu estado, aqui a expressão "macaco" é utilizada pelos proprios torcedores do internacional, não tem nenhuma conotação racista é um simbolo adotado pelos torcedores do colorado.
Até porque, tem tantos negros na torcida do grêmio quanto no internacional, e eu pelas minhas origens,(minha avó era negra) seria o ultimo a me valer do racismo para ofender um rival de futebol, pelo amor de deus!!!
A expressão tem origem no antigo estádio dos eucaliptos, que tinha um muro relativamente baixo, onde na época , muitos torcedores se penduravam nas árvores pra ver o jogo do lado de fora.
De mais a mais, sempre tem torcedores no estádio com fantasias de macaco. ... tambem tem o grito de guerra da torcida do internacional " aah eu sou macaco.. " na loja oficial do inter tem a mascote de um macaquinho colorado para vender. Senão dá uma olhada nos sites abaixo:
http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/defa ... o=3994.dwt
http://www.centenariodointer.com.br/fot ... h=colorado
http://www.internacional.com.br/noticia ... &idioma=BR
http://www.supremaciacolorada.com/2008/ ... igual.html
Por favor amigo, antes de acusar alguem de algo tão grave como preconceito, procure se informar melhor, até porque preconceito racial é crime e da forma como foi colocada a questão, até parece que o amigo está me imputando tal conduta. O que não posso admitir.
Mas eu estou encarando apenas como um equívoco da sua parte, nesse sentido cumpre esclarecer que chamar tocedor do colorado de macaco é o mesmo que chamar o torcedor do palmeiras de porco, ou ainda do flamengo de urubú. É só uma implicância que faz parte das torcidas de futebol. não pode ser encarado como uma expressão agressiva ou preconceituosa quando as próprias torcidas a adotam como simbolo.
Preconceito por preconceito, nesse mesmo espaço chamam os são paulinos de bambi, os corintianos de malocada e gaucho de viado, o proprio "queixoso", que nunca deve ter entrado no Beira Rio, se refere ao meu time com Gaymio e todo mundo sabe que é bricadeira, jamais me ocorreu que alguem pudesse pensar em preconceito..