Desde o preparo até a forma de servir.
AÇOUGUE.
Como muitos já ouviram falar, o bom churrasco começa no açougue. Existe uma técnica muito boa para se conseguir carnes de excelente qualidade: ficar amigo do açougueiro. RSRSRSRSR
Ele vai te indicar cortes, pegar boas peças, caprichar na limpeza da carne... Afinal, ele não vai sacanear um amigo. Contudo, nem sempre é fácil ter um relacionamento desses. Já que você não é amigo do cara, como saber se não está sendo enrolado?
Veja bem a cor e o cheiro da carne. Seus instintos não enganam. Carne tem que ter aparência saudável, um vermelho vivo bem característico. Partes verdes (principalmente a gordura) são sinais de carne mal estocada ou de péssima procedência.
Aprenda a diferenciar as carnes. Isso é fundamental, pois você pode estar pagando por uma carne e levar outra. Prejuízo. Vejamos algumas:
Picanha: Uma das melhores carnes para churrasco. Deve ter formato triangular. Uma consistente capa de gordura de um lado e do outro um vermelho bonito sem gorduras, estrias ou nervos. Desconfie de peças muito grandes, a boa picanha não é grande não. Você pode estar levando outra carne embutida na peça, ou seja, pagando por uma carne não tão nobre.
Maminha: Pode ter formatos diferenciados, mas o mais comum é semi-triangular. Essa carne tem uma cor LIGEIRAMENTE mais opaca, coisa natural. Observe bem a gordura, não pode ter de mais, nem de menos. Entenda que a gordura é essencial para assar uma boa carne.
Fraldinha: Uma carne suculenta e macia. Para os adeptos do churrasco baratão, com certeza é a melhor pedida. As fraldinhas maturadas são excelentes, muitas vezes vendidas na embalagem à vácuo. Mas a do balcão tb vale a pena. Tem um formato comprido, largo e não é grossa. Gordura na medida tb. Para assar, você deve trançar a carne no espeto, como se fosse "custurar" a carne.
Costela: Com certeza a mais fácil de ser reconhecida. É um tira longa e gorssa, tipo uma ripa. Tem pequenos ossos no seu comprimento. Deve ter uma capa de gordura consistente, pois é ela que dá o toque especial nesse assado. Sabor característico, inconfundível. Na hora de espetar, procure o lado que tem mais carne. Passe o espeto entre essa parte e o osso.
Vazio: Essa carne tem vários nomes, mas o mais comum é vazio. A peça é relativamente grande, grossa e larga. Tem uma gordura boa e sabendo fazê-la fica um excelente churrasco. Seu preço tb é bom.
Filet Mignon: A mais nobre das carnes. Consequentemente, a mais cara. Há quem não goste de fazer churrasco com filet, mas faz sucesso sempre que tem. É uma carne de vermelho vivo, comprida e estreita. É sempre em pouca quantidade. Se alguém quiser vender a você uma peça de 1kg de filet, recuse: não existe boi que tenha 1kg de filet.