Outro dia estava fazendo a lista de japoneses que eu conheci. Com tantas opções achei que valeria a pena listar aqui resumidamente as características que observei em cada uma delas. Não tenho a pretensão de dizer que são os melhores restaurantes de São Paulo pois são muitos.
Hideki (R. dos Pinheiros, 70 – Pinheiros)
Acredito que tem um dos melhores rodízios da cidade, mas também um dos mais caros. Mas tem de tudo: ostras gigantes, camarões à vontade, peixes bastante variados e quem quiser sair do esquema de rodízio, tem aqui pessoal muito competente para preparar verdadeiras iguarias aos paladares mais exigentes.
Hiro (Shopping Eldorado)
Bom para levar crianças que adoram aqueles sushis e sashimis vindo na esteira. O problema inicial é que dá a impressão que vai sair tudo muito caro, pois cada pratinho tem um valor de acordo com a cor das suas bordas. Mas no final sai um preço praticamente igual ao que você comeria à la carte ou no rodízio. A diferença talvez é que no rodízio você come até passar mal muitas vezes se você for que nem cachorro que não sabe a hora de parar.
De dia tem uma vista legal para o nosso infeliz rio Pinheiros , o Joquei Clube e a Marginal...bom, pensando bem, esquece a vista!...
Irori (Al. Jau, 487 - Jardins)
Buffet rodízio, uma opção interessante para quem está nas imediações da Paulista, altura da Alameda Campinas. É meio antigo mas da última vez que eu fui estavam reformando mas acho o local meio escuro. Bom mesmo é esquecer a sobremesa e o café nesse restaurante, mas fechar a conta e atravessar a rua indo direto ao Douce France, uma doceria de primeira qualidade, a melhor da cidade.
Kiichi (Min. Jesuino Arruda – Itaim)
Tem um rodízio muito competitivo em preço na hora do almoço. Custo–benefício interessante. O atendimento é esforçado mas as confusões eram bem comuns. Não sei se melhoraram. A grande vantagem desse restaurante japa é que fica aberto até bem tarde ou se não me engano, nem fecha. Bom pra que está nas baladas ali perto (Pink, Café de la Musique etc). Acho que temaki cai bem nessas altas horas.
Koban (R. Dr Mario Ferraz, 449)
Fui recentemente e gostei. Preços razoáveis. Não lembro muito bem do valor, sério, porque não paguei, mas no dia eu pensei que seria um lugar legal para voltar. Na hora do almoço, basicamente os assalariados, estagiários e trainees da região. Tem uma unidade em Moema, na rua paralela à Ibirapuera, logo depois da Juritis, antes da Sabiá. Decoração moderna, local para arrumadinhos e arrumadinhas. O lugar dá a impressão de novo e bem cuidado.
Koi (av Pavão. 326 – Moema)
Lembro quando era apenas um empório japonês e que eu passava para comprar tofu fresco a caminho de casa. Depois virou restaurante, aliás, vários. Fui já há alguns anos mas não me chamou tanta atenção . Precisaria voltar lá, mas com tantas opções, por que eu me arriscaria?
Kotobiya (Av Cotovia, 287)
Também faz algum tempo que eu fui, mas lembro que achei um tanto antigo e mal cuidado, mas tinha fila. Eu esperei 5 minutos e não me animei a ficar mais. Fui em outro que eu conhecia e era garantia de satisfação. Curiosamente, o japonês não é muito fiel com a sua própria mlher mas é fiel ao seu restaurante. Esse restaurante é bem antigo e tem um clientela fiel.
Mori (R. Gaivota, 1488)
Esse eu recomendo. A decoração é clean e minimalista. Moderno e elegante e não cobra os tubos por isso. A recepcionista é muito simpática, bem como o sushi man, mas o gerente e consequentemente os garçons eram meio marrentos, embora atenciosos. Precisavam de um treinamento com os mesmos consultores do hotel Copacabana Palace. Os sushi são criativos e diferentes e existem duas opções de rodízio. Uma, inclusive, no balcão, sendo esse especial. O bom é que tem opções para vários tipos de bolsos e apetites. Quem quiser temakis, tem um balcão à parte. Quem quiser tatamis, tem no andar de cima. Quando quiser impressionar uma mocinha “que dê para andar de mão dada no shopping” , é o lugar. Parece que de fim de semana está lotando de patricinhas e mauricinhos. Tem filial em Perdizes, mas ali a proposta é mais caseira e familiar. Curiosamente fecha cedo no sábado, 15h00, na unidade de Perdizes, que não é tão bonita e nova quanto de Moema.
Food Center (R. da Gloria, 111 – Liberdade)
Esse local concentra alguns restaurantes japones, sendo uma espécie de praça de alimentação oriental só que vertical e não horizontal. Você deixa o carro embaixo e sobe as escadas. Tudo muito espartano (antigo mesmo). Deve ter sido construído nos anos 70 e nunca fez uma reforma para valer, nunca entendi por que. Tem dois restaurantes que acho que merecem nota
Sushi Isao (idem – 1º andar)
Tem um dos mais variados rodízios mas igualmente um dos mais caros. Não lembro bem mas era algo em torno de 50,00 só o rodízio, fora bebidas. Lugar para ir faminto para valer a pena...rs. O problema é que o local não é recomendável para quem tem claustrofobia pois não tem uma janelinha que seja. Mas quem precisa de janela quando se tem ostras enormes, camarões, dezenas de sushis e uma porção de opções? Bom, não é uma pechincha mas vale a pena conhecer.
Mugui (idem - 1º andar)
Quem quer comer que nem os japas no dia a dia (sim, porque dizem que japa não come todo dia, na sua casa, sashimi e sushi), esse pode ser um bom lugar. Barato, longe de ser bonito. Mas a comidinha é bem feita e saí de lá satisfeito. Para quem gosta de lamen (macarrão ensopado) e outras comidinhas triviais. Você pode comer no balcão ou nas mesas laterais.
Sukiyaki House (idem – 1º andar)
A casa é especializada em sukiyakis, aquela comida que o
Nakombi (R. Pequetita, 170 Vila Olimpia)
Esquece o nome da rua. Pega a Funchal e vai olhando para a esquerda. Antes de um estacionamento grande vc para e deixa o carro com o manobrista. Esse restaurante é para levar a sua mocinha e curtir. Pode-se levar os pimpolhos que eles vão adorar a cascata ao fundo do restaurante, com teto solar que imagino deve se abrir nas noites enluaradas, cuja água corre por um riacho por dentro do restaurante, com carpas coloridas. As crianças podem dar comida para eles. Não o seu sushi! Eles fornecem comida especialmente feito para eles.
Não chega a ser caro. Mas não é barato. Mas vale a pena. No meio do salão, destaca-se a tal da Kombi, onde ficam os sushi men. Uma idéia que vale pela curiosidade e o barato e que foi bem executada. A comida é boa, nada excepcional, mas longe de ser regular também. Local escurinho, bom pra namorar, levar sua pequetita.
Nanako (Av. Lavandisca, 627 – Moema)
Um dos meus restaurantes japas favoritos. Para mim, um dos melhores rodízios. Foi um dos precursores do sistema. Você tem em cima de um barco, bem grande, os mas variados pratos. Variado mesmo, coisas que não se encontram normalmente nos outros rodízios da cidade.
Tem várias filiais, conheço todos mas o de Moema é o melhor. Curiosamente as filias não mantém o mesmo padrão. Talvez o mais fiel seja o do Centro que fica numa ruazinha estreita que liga a rua São Bento com a 15 de Novembro.
Nesse eu vou pelo menos duas vezes por mês. Recomendo.
Sushi Yassu (R. Manoel da Nóbrega, 199 – Paraíso)
É um excelente rodízio na região do Paraíso na Manoel da Nóbrega que é a rua paralela à Brigadeiro. De um lado tem um restaurante (que eu nunca fui) e do outro lado o rodízio. Entrando, na lateral esquerde, há uma porção de opções, bem variadas, incluindo às vezes uma feijoada, para aquele amigo simplório que ainda não consegue comer comida japonesa. Tem bons sushis e sashimis à vontade, de vários tipos de peixe e bons tempurás. Eu não vou lá há um ano ou mais porque certa vez inventei de levar parte da família (cunhados, cunhadas, agregados etc) e deixei algo próximo de R$ 700 e ainda estou um pouco traumatizado...Eu acho o lugar bom, mas acredito que nos finais de semana encheria se fosse um pouco mais em conta. Acredito que a referência do dono é o Fogo de Chão, pois eu lembro que era um preço semelhante. Por um pouco menos exitem opções talvez até melhores.
Takô (Rua da Glória, 745 – Liberdade)
Bom lugar para se ir a noite depois do Lido. Bem pertinho se for de carro. Lugar arrumadinho, com várias opções para se ajeitar: mesinha normal, tatame aberto, tatame fechado...aliás, queria saber como funciona esse esquema...será que dá para ficar ali de portas fechadas numa, digams, intimidade maior com a companheira?
Bem só sei que normalmente fico no tatame sentado ali meio desconfortável, em compensação isso permite uma aproximação maior com a companhia, comer mais abraçadinho. Aliás, se o Lido é a morada dos BOPs, ali é a cozinha. É muito fácil encontrar as “primas” por lá, ou é muito difícil uma prima não conhecer. Pasou por uma reforma recente mas eu ainda não fui.
A comida é toda bem feitinha, o cardápio não é grudento, tem ilustrações para quem não conhece os pratos, enfim, comidinha honesta a preços de mercado.
Wasabi (Rua Machado Bittencourt, 51 – Vila Clementino)
Próximo à estação Santa Cruz do metrô, conheço a casa há muitos anos. Tem um esquema de festival de vários tipos, uma delas há de se adaptar ao seu apetite e ao bolso. Local aconchegante, estacionamento com manobrista à porta, é uma boa alternativa na região. Uma das poucas aliás.
Yokozuna (Rua Simão Alvares, 445 - Itaim)
Uma alternativa para quem trabalha na região. Parece um fast food melhorado. Possui rodízio dos mais acessíveis mas basicamente o que vale a pena mesmo são os sushis e temakis. Os tempurás são massudos demais e o guioza é meio deprimente. Servem um shimeji razoável na entrada mas não é à vontade. Para quem está afim de se esbaldar com sushi e temaki, pode ser uma alternativa com bom custo-benefício.
Yodo (Rua Caramuru, 612 – Praça da Árvore)
Restaurante familiar aconchegante, bom, bonito e barato, dependendo da escolha do prato. Eu já fui tanto que já cansei um pouco, mas recomendo. Na hora do almoço tem uns pratos executivos na medida certa da fome a preços razoáveis, a menos de R$ 20,00 a conta. Anchova, missoshiru, gohan, sukemonos e uma fruta de sobremesa a uns $15,00 é uma das opções mas tem outros, tipo yakissoba com complementos.
Mas vale a pena experimentar os pratos do Festival que tem várias opções e todos eles sempre generosos, exceto o sushi e sashimi que são bem mais controlados.
Recomendo muito esse restaurante também.
Taiyoo (Rua Caramuru, 671 – Praça da Árvore)
Quase em frente ao Yodo, existe outro restaurante muito bom. Vive lotado nos finais de semana mas o preço é um tanto acima da médias, mas pouca coisa. Não sei se já se adaptaram aos novos tempos. Aqui o destaque é o frescor dos peixes. Tudo muito bem feito e com aparência de bem fresco.