MST - Movimento dos sem terra

Espaço destinado a conversar sobre tudo.

Regras do fórum
Responder

Resumo dos Test Drives

FILTRAR: Neutros: 0 Positivos: 0 Negativos: 0 Pisada na Bola: 0 Lista por Data Lista por Faixa de Preço
Faixa de Preço:R$ 0
Anal:Sim 0Não 0
Oral Sem:Sim 0Não 0
Beija:Sim 0Não 0
OBS: Informação baseada nos relatos dos usuários do fórum. Não há garantia nenhuma que as informações sejam corretas ou verdadeiras.
Mensagem
Autor
Peter_North
Forista
Forista
Mensagens: 4809
Registrado em: 24 Jun 2005, 15:01
---
Quantidade de TD's: 190
Ver TD's

#211 Mensagem por Peter_North » 01 Mai 2009, 20:08

Vejam como é legal esse pessoal do MST:

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje ... 2244,0.php

Delegado indicia dois do MST por execuções

Eles são acusados pela morte de vigias de fazenda em Pernambuco

Angela Lacerda, RECIFE

Dois integrantes do Movimento dos Sem-Terra (MST) foram indiciados por homicídio qualificado, concurso material, formação de quadrilha e porte ilegal de arma, no inquérito concluído ontem pela Polícia Civil. Eles são acusados da execução de quatro seguranças da Fazenda Consulta, em São Joaquim do Monte, no dia 21 de fevereiro. Outros quatro integrantes do MST foram citados por coautoria e formação de quadrilha.

Dos seis, três estão presos. Os três foragidos estão com pedido de prisão preventiva decretada. O inquérito também indiciou o segurança Donizete Oliveira Souza, único sobrevivente, por porte ilegal de arma. Ele não teve, porém, pedida sua prisão.

Os seguranças João Arnaldo da Silva, José Wedson da Silva, Rafael Erasmo da Silva e Vágner Luiz da Silva foram baleados na cabeça e no tronco. "As perfurações foram todas em regiões letais, o que indica crime de execução", avalia o delegado Luciano Francisco Soares, que preside o inquérito. Os presos, apontados como coautores por terem ajudado os assassinos e dado cobertura na fuga, estão no presídio Juiz Plácido de Souza, em Caruaru. São eles: Aluciano Ferreira dos Santos, Paulo Alves Cursino e Severino Alves da Silva.

Os foragidos são Antonio Honorato da Silva e Homero Severino da Silva, apontados como os executores, e Luiz Vágner Siqueira, também coautor. A conclusão do inquérito foi entregue ao Ministério Público de São Joaquim do Monte, que deve oferecer denúncia à Justiça. Por sua assessoria de imprensa, o MST - que assumiu as mortes - disse que só se pronuncia sobre o assunto depois de ter acesso ao inquérito.

CHACINA

A chacina ocorreu duas semanas depois da 11ª reintegração de posse da Fazenda Consulta, área reivindicada pelo MST há cerca de 10 anos. Despejados, os sem-terra se abrigaram nas proximidades da propriedade, com o objetivo de reocupá-la. Eles haviam tirado fotografias dos cinco seguranças da fazenda na operação de despejo.

Ao tomar conhecimento das imagens, os seguranças foram atrás dos sem-terra. Houve bate-boca. Na sequência, Honorato e Homero dispararam contra os seguranças. Dois deles morreram na hora e três fugiram, mas foram perseguidos e alcançados. Somente Donizete conseguiu escapar com vida.

O delegado justificou a demora de dois meses e uma semana para concluir o inquérito porque aguardava um laudo do Instituto de Criminalística para comprovar que os 12 projéteis retirados dos 4 cadáveres não coincidiam com os calibres das armas usadas pelos seguranças. Ontem ele decidiu entregar o inquérito sem o laudo do IC que deverá ser anexado ao inquérito quando ficar pronto.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Tiozinho50
Forista
Forista
Mensagens: 887
Registrado em: 29 Out 2007, 21:37
---
Quantidade de TD's: 50
Ver TD's

#212 Mensagem por Tiozinho50 » 02 Mai 2009, 12:26

Humm, que inquérito rápido, que bom seria se todos fossem assim, celeres, com os réus presos.

Mas infelizmente os assassinos da irmã Doroty estão soltos, tambem o mandante do massacre de Eldorado, e outros tantos, são mais de 1500 assassinatos de trabalhadores rurais sem solução.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Carnage
Forista
Forista
Mensagens: 14726
Registrado em: 06 Jul 2004, 20:25
---
Quantidade de TD's: 663
Ver TD's

#213 Mensagem por Carnage » 02 Mai 2009, 17:20

Milhares de sem terras e simpatizantes assassinados ao ongo dos anos, em muitos casos que nunca foram resolvidos e em casos onde os culpados ainda ficaram livres mesmo após julgamento.

Alguns poucos jagunços mortos no mesmo período. E sem terra presos e julgados rapidamente.

Será que eu percebo uma certa parcialidade e desigualdade no modo como a jutiça é aplicada? Isso significa o que, exatamente?

Alguém tem os números exatos dos crimes cometidos por um lado e pelo outro, e de quantos criminosos foram presos, de um lado e do outro? Para ajudar a avaliar como é que a justiça está funcionando nestes casos.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Tiozinho50
Forista
Forista
Mensagens: 887
Registrado em: 29 Out 2007, 21:37
---
Quantidade de TD's: 50
Ver TD's

#214 Mensagem por Tiozinho50 » 02 Mai 2009, 18:18

Achei alguns dados:

Correio Braziliense - 19/04/2006 escreveu:Estatística da vergonha: 102 mortos no campo

CPT revela que 38 líderes sociais foram assassinados por causa da luta fundiária no país em 2005. E 64 pessoas morreram em decorrência dos problemas provocados pela má distribuição da terra e a falta de políticas públicas

Ullisses Campbell
Da equipe Correio
Despejos, casas destruídas, trabalho escravo, exploração de mão-de-obra em canaviais, pistolagens e mortes. Relatório divulgado ontem pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) revela que a violência no campo bateu novo recorde no Brasil: 102 pessoas morreram no campo em decorrência da luta pela terra em 2005. Deste total, o relatório inclui 64 pessoas que morreram por causas associadas ao problema da má distribuição de terra: inanição, excesso de trabalho e falta de políticas públicas. O número de trabalhadores rurais assassinados, contudo, manteve-se quase no mesmo nível. Foram 38 pessoas mortas no ano passado contra 37 em 2004.
Ligada à Igreja Católica, a CPT computou pela primeira vez o número de trabalhadores mortos em canaviais por conta de excesso de trabalho. "Foram 13 no ano passado. São pessoas que morreram enquanto trabalhavam porque foram obrigadas a aumentar a jornada", criticou dom Thomaz Balduíno, presidente da entidade. Os dados constam da publicação Conflitos no campo — Brasil 2005, já encaminhada ontem ao governo federal.
Segundo o levantamento da CTP, na década de 70 o trabalhador de canavial que atuava no Nordeste e no interior de São Paulo tinha que cortar e carregar nas costas entre cinco e oito toneladas de cana por dia para se manter no emprego. Hoje, esse mesmo trabalhador é obrigado a carregar entre 12 e 15 toneladas. "Eles ainda enfrentam a concorrência com as máquinas agrícolas", ressalta Balduíno.
É na luta por uma distribuição de terras justa que o trabalhador rural mais sofre a violência. Em 2005, 4,3 mil famílias foram expulsas de suas casas, sendo que a maioria delas faz parte de movimentos sociais. Pelo menos 2,1 mil casas de colonos foram destruídas e 2,9 mil roças foram queimadas. Já os crimes de pistolagem, comuns na zona rural, atingiram a marca de 16,9 mil no ano passado.
No ranking das ações violentas no campo, o Pará figura como o estado campeão. Na terra que a missionária norte-americana Dorothy Stang escolheu para atuar no ano passado, houve 16 assassinatos, já contabilizada sua morte trágica, ocorrida em 12 de fevereiro. Mais de 1,8 mil famílias foram expulsas de casa no Pará em 2005. Isso representa quase a metade das expulsões de propriedade em todo o país. Com 36 pessoas na mira de uma arma, o Pará lidera os estados que têm maior número de pessoas ameaçadas de morte, que representa 40% do total de líderes sociais que estão sendo procuradas por pistoleiros em todo o país.
Balduíno credita o aumento da violência no campo à decepção dos trabalhadores rurais com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. "Com a chegada da esquerda ao poder, criou-se uma expectativa muito grande. Achávamos que era o governo da reforma agrária, já que o PT é o partido que mais apresentou propostas na área social. Não foi isso o que aconteceu e isso fez aumentar os conflitos no campo", analisa o bispo. Ele acredita que o governo federal não fez mais pela reforma agrária porque "topou pela frente com o muro alto do agronegócio".
Impunidade
Ao mesmo tempo em que aumentam os conflitos e as mortes no campo, diminuem a celeridade dos processos que tentam condenar mandantes e executores de crimes. Nos últimos 20 anos, os tribunais brasileiros receberam 1.063 processos sobre a violência na zona rural, envolvendo 1.425 vítimas. Desse total, apenas 79 foram julgados e 15 mandantes foram condenados. Seis foram absolvidos. "A impunidade reina solta no campo. O maior exemplo é o que aconteceu com os militares que comandaram o massacre de Eldorado dos Carajás. Nesse conflito, a polícia atirou para matar", criticou o bispo.
Ele lamenta que as estatísticas retratam a impunidade. O número de executores condenados entre 1985 e 2005 chega a 68. Já as absolvições ocorreram em 45 processos. "A Justiça é lenta porque não há interesse em por os criminosos atrás das grades. Principalmente no interior, onde os juízes são conhecidos dos fazendeiros que mandam matar os colonos e sindicalistas", reforça o advogado José Maria da Costa, da CPT do Pará.


http://www2.camara.gov.br/comissoes/cdh ... /102mortos

Este fala em 1200 mortos até 2005:

http://www.social.org.br/relatorios/relatorio006.htm

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Peter_North
Forista
Forista
Mensagens: 4809
Registrado em: 24 Jun 2005, 15:01
---
Quantidade de TD's: 190
Ver TD's

#215 Mensagem por Peter_North » 02 Mai 2009, 18:28

Tiozinho50 escreveu:Humm, que inquérito rápido, que bom seria se todos fossem assim, celeres, com os réus presos. Mas infelizmente os assassinos da irmã Doroty estão soltos, tambem o mandante do massacre de Eldorado, e outros tantos,
Carnage escreveu:Milhares de sem terras e simpatizantes assassinados ao ongo dos anos, em muitos casos que nunca foram resolvidos e em casos onde os culpados ainda ficaram livres mesmo após julgamento.
Ah sim, a velha tática diversionista! "Olhem pra lá! Olhem para o outro lado!!! Ignorem estes assassinos de esquerda que estão bem debaixo de seus narizes!"

Da minha parte, lamento cada vez que um crime não é solucionado e gostaria de ver assassinos sempre sendo condenados. Gostaria que quem matou a Doroty fossem presos, mas também gostaria que os assassinos que pertencem ao MST fossem presos. Vocês se recusam a condenar um assassinato quando ele é cometido por alguém da esquerda. Deveriam por a mão na consciência e revisar isso.
Carnage escreveu:Alguns poucos jagunços mortos no mesmo período. E sem terra presos e julgados rapidamente.
Tiozinho50 escreveu:são mais de 1500 assassinatos de trabalhadores rurais sem solução.
Só para constar, "jagunço" uma vírgula. São seguranças de fazendas, que tem que ser contratados porque temos na presidência um merda que apóia os crimes do MST. Os tais "jagunços" não invadem a casa alheia em busca de encrenca e confusão. Jagunço é quem invade, depreda e mata a mando de um Rainha qualquer. Os tais "jagunços" das fazendas, esses sim, merecem o nome "trabalhadores rurais" porque estão njo meio rural e TRABALHAM, ao contrário dos que invadem, matam e depredam. Esses não são trabalhadores, são "bandidos rurais".
Carnage escreveu:Alguém tem os números exatos dos crimes cometidos por um lado e pelo outro, e de quantos criminosos foram presos, de um lado e do outro? Para ajudar a avaliar como é que a justiça está funcionando nestes casos.
Se esse número existir e puder de alguma forma ser torcido e distorcido até que apóie o MST, te recomendo pesquisar no IPEA.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Peter_North
Forista
Forista
Mensagens: 4809
Registrado em: 24 Jun 2005, 15:01
---
Quantidade de TD's: 190
Ver TD's

#216 Mensagem por Peter_North » 02 Mai 2009, 18:31

Tiozinho50 escreveu:a CPT computou pela primeira vez o número de trabalhadores mortos em canaviais por conta de excesso de trabalho. "Foram 13 no ano passado. São pessoas que morreram enquanto trabalhavam porque foram obrigadas a aumentar a jornada"
Isso é profundamente nojento e espero que os responsáveis apodrecam na cadeia; Mas um erro não justifica o outro, e o MST continua sendo profundamente nojento. Vejam como funciona o esquema desses "trabalhadores rurais" que nunca pegaram em uma enxada:

http://www.youtube.com/watch?v=w4bbjbg6BrM

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Tiozinho50
Forista
Forista
Mensagens: 887
Registrado em: 29 Out 2007, 21:37
---
Quantidade de TD's: 50
Ver TD's

#217 Mensagem por Tiozinho50 » 02 Mai 2009, 19:14

Peter_North escreveu: Só para constar, "jagunço" uma vírgula. São seguranças de fazendas...
Fala sério, até o Ronaldo Caiado se mijou de rir quando leu essa pérola. :lol: :D :lol: :D :lol:

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Peter_North
Forista
Forista
Mensagens: 4809
Registrado em: 24 Jun 2005, 15:01
---
Quantidade de TD's: 190
Ver TD's

#218 Mensagem por Peter_North » 02 Mai 2009, 19:44

Tiozinho50 escreveu:
Peter_North escreveu: Só para constar, "jagunço" uma vírgula. São seguranças de fazendas...
Fala sério, até o Ronaldo Caiado se mijou de rir quando leu essa pérola. :lol: :D :lol: :D :lol:
Me diz uma coisa, você mora em uma dessas quadras que tem um ronda de noite? Ou em um apartamento que tenha um vigia noturno? Mesmo que você não tenha, tenho certeza que conheces o conceito. Essas pessoas só estão lá porque tem bandido disposto a invadir, roubar e até matar. Se alguém tentar invadir a casa ou o trabalho de alguém, espera-se que esses profissionais farão de tudo para impedir o crime. Esses seguranças são jagunços? Ou são trabalhadores?

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Carnage
Forista
Forista
Mensagens: 14726
Registrado em: 06 Jul 2004, 20:25
---
Quantidade de TD's: 663
Ver TD's

#219 Mensagem por Carnage » 02 Mai 2009, 20:34

Peter_North escreveu:
Carnage escreveu:Milhares de sem terras e simpatizantes assassinados ao ongo dos anos, em muitos casos que nunca foram resolvidos e em casos onde os culpados ainda ficaram livres mesmo após julgamento.
Ah sim, a velha tática diversionista! "Olhem pra lá! Olhem para o outro lado!!! Ignorem estes assassinos de esquerda que estão bem debaixo de seus narizes!"
Ah, Peter...

Não tem nada de diversionista. Eu só convidei a pensar.

A maior parte das Terras são de propriedade de gente com grana. Grande parte de são até mesmo de políticos e juizes. Ou então os propiretários tem deputados que a representam diretamente. E estas terras são protegidas por seguranças armados, mesmo as que são fonte de diputas legais de posse
De outro lado temos um movimento social, que você diz que são todos bandidos.
Então temos um conflito. Neste conflito temos milhares de mortes do lado dos membros do suposto movimento social e apenas algumas poucas mortes do lado dos seguranças das fazendas.

Os assassinos dos seguranças são presos e julgados rapidamente, com justiça quero crer, porque assassino é assassino, é o que eu penso e é o que eu disse, não importa as suas viagens.
Agora os assassinos dos membros dos movimentos sociais, que são supostamente os seguranças das fazendas, que tem como donos gente rica e juízes e políticos, ou amigos destes, nunca são pegos. E quando são, mesmo assim ficam em liberdade.

Não tem nada estranho aí não? Você sinceramente acha que está tudo bem e certinho? Que do lado do MST só tem bandido e do lado dos donos de grandes propriedades só tem gente certinha defendendo dos seus direitos?

Vale generalizar que o MST é tudo bandido, pois apenas alguns cometeram crimes? Alguns, já que as mortes de seguranças são muito poucas, ínfimas, em relação ao número de membros do MST.

E não vale generalizar que os seguranças são jagunços (nem mesmo vale chamar alguns disso) mesmo quando são responsáveis prováveis de milhares de mortes?
Peter_North escreveu:Vocês se recusam a condenar um assassinato quando ele é cometido por alguém da esquerda. Deveriam por a mão na consciência e revisar isso.
Não viaja. QUANDO FOI QUE EU ME RECUSEI A CONDENAR UM ASSASSINO?

Você leu o que eu escrevi?
Carnage escreveu:Alguém tem os números exatos dos crimes cometidos por um lado e pelo outro, e de quantos criminosos foram presos, de um lado e do outro? Para ajudar a avaliar como é que a justiça está funcionando nestes casos.
Eu obviamente considero qualquer membro do MST que cometeu assassinato (sem é lógico que isso implicasse legítima defesa, o que não é o caso citado) um criminoso. Eu escrevi isso.

Só que a minha análise acima parece apontar que existem mais criminosos do lado dos donos de terra do que do lado do MST. Ainda mais porque um grande número de mortos do MST não foram em conflitos. Foram execussões. Gente morta dentro de casa. A mando de alguém. Que isso parece?
Peter_North escreveu:
Tiozinho50 escreveu:
Peter_North escreveu: Só para constar, "jagunço" uma vírgula. São seguranças de fazendas...
Fala sério, até o Ronaldo Caiado se mijou de rir quando leu essa pérola. :lol: :D :lol: :D :lol:
Me diz uma coisa, você mora em uma dessas quadras que tem um ronda de noite? Ou em um apartamento que tenha um vigia noturno? Mesmo que você não tenha, tenho certeza que conheces o conceito. Essas pessoas só estão lá porque tem bandido disposto a invadir, roubar e até matar. Se alguém tentar invadir a casa ou o trabalho de alguém, espera-se que esses profissionais farão de tudo para impedir o crime. Esses seguranças são jagunços? Ou são trabalhadores?
Não foi pra mim, mas eu tenho uma coisa a dizer.

Eu moro em prédio com segurança. Mas é num apartamento só, que eu paguei com o meu dinheiro.

Eu não moro sozinho num prédio inteiro que pertencia ao governo e que eu invadi e tomei posse, e agora digo que é meu e estou ganhando dinheiro com ele.
Eu não moro sozinho num prédio inteiro que comprei com dinheiro roubado ou desviado dos cofres públicos.

Portanto eu não tenho "sem-prédios" invadindo o meu apartamento dizendo que eu não tenho direito a ele.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Peter_North
Forista
Forista
Mensagens: 4809
Registrado em: 24 Jun 2005, 15:01
---
Quantidade de TD's: 190
Ver TD's

#220 Mensagem por Peter_North » 03 Mai 2009, 01:07

Carnage escreveu:Não tem nada de diversionista. Eu só convidei a pensar.
Convidou a pensar no quanto o MST é "vítima", mas tudo bem.
Carnage escreveu:A maior parte das Terras são de propriedade de gente com grana.
Isso é inacreditável. O fato de ter grana não diminui em nada os direitos de ninguém. Ter grana é sinal de honestidade e de trabalho duro infinitamente mais vezes do que é sinal de desonestidade e roubalheira. Não sei como você pode argumentar que algum setor da sociedade deveria ter menos direitos que os outros.
Carnage escreveu:Grande parte de são até mesmo de políticos e juizes.
Se o político ou o juiz não forem ladrões então eles tem todo o direito de ter uma propriedade rural, da mesma forma que eles tem o direito de ter uma mansão dez vezes maior do que o tipo de apartamento em que moramos. Se o bem em questão é fruto de corrupção, que sejam julgados por um tribunal e não pelo cão raivoso do Stédile. Achas que ele e o grupo dele devem ter direito de decidir quem tem ou não tem direito à propriedade?
Carnage escreveu:Ou então os propiretários tem deputados que a representam diretamente.
É justo procurar representatividade, desde que não seja por meios desonestos. E falando em representação, o tamanho da bancada do MST (que é composta por todos os políticos de esquerda) é muito maior que o tamanho da bancada ruralista.
Carnage escreveu:E estas terras são protegidas por seguranças armados
É necessário, já que o governo não defende os direitos de quem possui propriedade rural. Os seguranças estão armados porque aqueles que vão até lá procurar encrenca também estão armados.
Carnage escreveu:mesmo as que são fonte de diputas legais de posse
As disputas de posse devem ser resolvidas no tribunal. "Ah, mas o tribunal tá ruim". Um erro não justifica o outro, vamos batalhar para melhorar o judiciário também. E que se use o tempo, dinheiro e energia que são usados nas invasões para pressionar o governo a melhorar o judiciário
Carnage escreveu:De outro lado temos um movimento social, que você diz que são todos bandidos.
As lideranças são todas bandidas porque comandam ações criminosas. Não me encham o saco com palavras de ordem como "ocupação". É invasão, roubo, agressão e morte. Os peões do MST, esses alguns são bandidos, outros são marionetes. O que menos tem é quem saiba e queira viver da terra.
Carnage escreveu:Então temos um conflito. Neste conflito temos milhares de mortes do lado dos membros do suposto movimento social e apenas algumas poucas mortes do lado dos seguranças das fazendas.
Nunca viu filme de guerra? D-Day? É muito mais fácil manter uma posição que ocupá-la. Claro que vai morrer mais sem-terra, são eles que estão adentrando o terreno alheio. Cara, se os sem-terra não querem correr o risco de morrer, então que não cometam crimes que os deixam em situação arriscada. Daqui a pouco estamos lamentando que um ladrão de bancos morreu ao fugir em alta velocidade ou trocando tiros com o segurança do banco. Aliás, é uma ótima comparação. Porque tanta peninha quando alguém morre ao invadir e roubar uma fazenda e tanto "bem feito" quando alguém morre ao invadir e roubar um banco?
Carnage escreveu:Os assassinos dos seguranças são presos e julgados rapidamente, com justiça quero crer, porque assassino é assassino, é o que eu penso e é o que eu disse, não importa as suas viagens. Agora os assassinos dos membros dos movimentos sociais, que são supostamente os seguranças das fazendas, que tem como donos gente rica e juízes e políticos, ou amigos destes, nunca são pegos. E quando são, mesmo assim ficam em liberdade.
Eu tenho certeza que isso é verdade, já que os ricos podem pagar por defesas judiciais melhores e por isso se escapam, e de uma forma "especialmente especial" no Brasil. Mas isso só nos diz que devemos melhorar o Brasil e o judiciário, e não que devemos invadir propriedades alheias. Como já cansei de repetir, um erro não justifica o outro.
Carnage escreveu:Que do lado do MST só tem bandido e do lado dos donos de grandes propriedades só tem gente certinha defendendo dos seus direitos?
A imensa maioria dos donos de grande propriedades (bem como a imensa maioria dos ricos e dos pobres) é composta de gente honesta e trabalhadora. A cúpula do MST é 100% bandida. Entre as hostes, tem de tudo, mas muita gente é atraída pela idéia de invadir e roubar porque não tem caráter mesmo.
Carnage escreveu:Vale generalizar que o MST é tudo bandido, pois apenas alguns cometeram crimes? Alguns, já que as mortes de seguranças são muito poucas
Atenção! TODOS cometeram crimes. Apenas alguns cometeram crime de assassinato. Os outros cometem crime de invasão, depredação e roubo. Ok, a culpa deles é diluída porque tem seus mandantes, mas nem por isso invadir deixa de ser crime.
Carnage escreveu:E não vale generalizar que os seguranças são jagunços (nem mesmo vale chamar alguns disso) mesmo quando são responsáveis prováveis de milhares de mortes?
E que tal por alguma culpa (quase toda ela, na minha opinião) no colo dos dirigentes do MST, que mandam uns pobre-diabos direto para um lugar onde sabem que serão recebidos à bala? Se os Stédiles e Rainhas da vida não mandassem seus pobres seguidores fazer crimes, ninguém morreria!
Carnage escreveu:
Peter_North escreveu:Vocês se recusam a condenar um assassinato quando ele é cometido por alguém da esquerda. Deveriam por a mão na consciência e revisar isso.
Não viaja. QUANDO FOI QUE EU ME RECUSEI A CONDENAR UM ASSASSINO?Você leu o que eu escrevi?
Carnage escreveu:Alguém tem os números exatos dos crimes cometidos por um lado e pelo outro, e de quantos criminosos foram presos, de um lado e do outro? Para ajudar a avaliar como é que a justiça está funcionando nestes casos.
Eu obviamente considero qualquer membro do MST que cometeu assassinato (sem é lógico que isso implicasse legítima defesa, o que não é o caso citado) um criminoso. Eu escrevi isso.
Não, você não escreveu isso. Em nenhum momento você disse que os membros do MST que cometeram os assassinatos em pauta são criminosos ou condenou a ação. Falou vagamente em crimes dos dois lados, mas faltou uma condenação específica que só veio depois, com a frase "qualquer membro do MST que cometeu assassinato (é) um criminoso". Aí sim dá para dizer que você condenou o assassino. Mas pior é o Tiozinho, que daqui a pouco aparece aqui para dizer que os assassinatos deste caso foram passionais.
Carnage escreveu:Só que a minha análise acima parece apontar que existem mais criminosos do lado dos donos de terra do que do lado do MST.
É que a tua análise foi totalmente errada. Na verdade é o contrário: Sendo invasão um crime, e é, quase 100% dos sem-terra são criminosos, e eu me arriscaria a dizer que nem 1% dos proprietários de grandes terras mandaram matar alguém.
Carnage escreveu: Ainda mais porque um grande número de mortos do MST não foram em conflitos. Foram execussões. Gente morta dentro de casa. A mando de alguém. Que isso parece?
Parece lamentável e espero que os responsáveis sejam condenados pela justiça e paguem pelo que fizeram. Exatamente o que penso do MST. Embora eu entenda que há alguma legítima defesa em mandar chumbo pra cima de alguém que está invadindo a sua casa, não há desculpa para ir até a casa dessa pessoa para matá-la.
Carnage escreveu:Eu moro em prédio com segurança. Mas é num apartamento só, que eu paguei com o meu dinheiro.

Eu não moro sozinho num prédio inteiro que pertencia ao governo e que eu invadi e tomei posse, e agora digo que é meu e estou ganhando dinheiro com ele.
Eu não moro sozinho num prédio inteiro que comprei com dinheiro roubado ou desviado dos cofres públicos.

Portanto eu não tenho "sem-prédios" invadindo o meu apartamento dizendo que eu não tenho direito a ele.
Temos uma quantidade enorme de falácias nesta afirmação. Senão, vejamos:

"Mas é num apartamento só, que eu paguei com o meu dinheiro." - Você está insinuando que os grandes proprietários de terra não pagaram pelas terras com seu dinheiro. Na imensa maioria das vezes, o dinheiro da compra da terra é honesto, tão honesto como o seu e o meu.

"Eu não moro sozinho num prédio inteiro" - Você está insinuando que uma propriedade rural é grande demais para uma pessoa só; Esqueces que a idéia não é morar em toda a terra e sim usar a extensão para produzir, e dentro dessa idéia, quanto maior, melhor. O país e sua balança agradecem.
"que pertencia ao governo e que eu invadi e tomei posse"
- Se você está se referindo aos grileiros, eu também acho que eles devem ser julgados e perder suas posses. Mas novamente, a imensa maioria das grandes propriedades rurais não pertenciam ao governo e nem foram invadidas. Reitero, grileiro tem mais é que se foder, mas pela mão da justiça e nunca por um grupo de extremistas que se julga no direito de fazer justiça com as próprias mãos.
"Eu não moro sozinho num prédio inteiro que comprei com dinheiro roubado ou desviado dos cofres públicos."
- Ainda bem que tenho ctrl+c ctrl+v: Você está insinuando que os grandes proprietários de terra não pagaram pelas terras com seu dinheiro. Na imensa maioria das vezes, o dinheiro da compra da terra é honesto, tão honesto como o seu e o meu. Além disso, você está insinuando que uma propriedade rural é grande demais para uma pessoa só; Esqueces que a idéia não é morar em toda a terra e sim usar a extensão para produzir, e dentro dessa idéia, quanto maior, melhor. O país e sua balança agradecem.
"Portanto eu não tenho "sem-prédios" invadindo o meu apartamento dizendo que eu não tenho direito a ele."
- É só aguardar. Eu visualizo um exército de sem-tetos invadindo apartamentos, com aquela economista maluca gritando palavras de ordem contra a classe mérdia, e se forem de brancos então, aí sim fudeu. Tudo a cara do PT.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Tiozinho50
Forista
Forista
Mensagens: 887
Registrado em: 29 Out 2007, 21:37
---
Quantidade de TD's: 50
Ver TD's

#221 Mensagem por Tiozinho50 » 03 Mai 2009, 01:42

Peter_North escreveu: Esses seguranças são jagunços? Ou são trabalhadores?


Não se pode fazer uma comparação de coisas tão desiguais, não compare vigia de rua com jagunço pistoleiro.

São milhares de mortes de trabalhadores rurais, esses trabalhadores ou estão em conflito com grileiros ou grandes latifundiários, quem executa o serviço? O jagunço, aquele que carinhosamente o amigo chama de “segurança de fazenda” .

Ora quem é que está defendendo assassino aqui?

Os caras matam mais de 1500 trabalhadores rurais, e o amigo insiste em tratá-los como meros seguranças, no mesmo período morrem meia dúzia de jagunços, e os milhões de sem terras são todos bandidos.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Carnage
Forista
Forista
Mensagens: 14726
Registrado em: 06 Jul 2004, 20:25
---
Quantidade de TD's: 663
Ver TD's

#222 Mensagem por Carnage » 03 Mai 2009, 16:09

Peter_North escreveu:
Carnage escreveu:A maior parte das Terras são de propriedade de gente com grana.
Isso é inacreditável. O fato de ter grana não diminui em nada os direitos de ninguém. Ter grana é sinal de honestidade e de trabalho duro infinitamente mais vezes do que é sinal de desonestidade e roubalheira. Não sei como você pode argumentar que algum setor da sociedade deveria ter menos direitos que os outros.
Poxa Peter, você gosta de fazer isso, não? Tirar uma frase de contexto. A frase acima só faz sentido quando junta com o resto do que eu escrevi, pois o resto coloca essas pessoas "com grana" onde eu estou querendo as colocar, na compainha de José Sarney, Antonio Carlos Magalhães, Daniel Dantas, Paulo Maluf, Gilmar Mendes, famílias Frias, Civita, Marinho, etc. Vai dizer que são tutti buona gente?
Peter_North escreveu:
Carnage escreveu:Grande parte de são até mesmo de políticos e juizes.
Se o político ou o juiz não forem ladrões então eles tem todo o direito de ter uma propriedade rural
Parece que você não quer mesmo entender o que estou querendo dizer, não?
Peter_North escreveu:Achas que ele e o grupo dele devem ter direito de decidir quem tem ou não tem direito à propriedade?
Estatísticamente a grande maioria das invasões são me propriedades com algum tipo de problema legal. Só que, como eu disse, nestes casos de propriedades de gente poderosa, com amigos juízes, os processos param ou somem. O MST invade estas propriedades como forma de protesto contra essa súbita lentidão da justiça ou inativaidade dos gonvernos, que condenaram os assassinos do MST (e são isso mesmo, não são inocentes) tão rapidamente.
É curioso que a justiça funcione tão rápido somente numa mão, como bem sabe o recordista em Habeas Corpus concedidos, o senhor Daniel Dantas.
Aliás, você acha mesmo que o Daniel Dantas adquiriu a propriedade onde ocorreu o tiroteio com dinheiro legal?
Peter_North escreveu:É justo procurar representatividade, desde que não seja por meios desonestos.
O senhor leu o artigo que colei aqui, mostrando que a maioria dos integrantes da comissão verde do congresso receberam doações de empresas de celulose, madeireira, fertilizantes ou de agropecuária? Na decisão de casos de desrespeito ambiental contra estas empresas, os direitos de quem você acha vão ser defendidos?
É desse tipo de representação que eu falo. Você acha que estes senhores vão defender os interesses do povo ou das grandes empresas? E quando houver conflito entre estes, quem vai ganhar?
Peter_North escreveu:E falando em representação, o tamanho da bancada do MST (que é composta por todos os políticos de esquerda) é muito maior que o tamanho da bancada ruralista.
Infinitamente menor que a bancada que defende interesses de grande corporações contra os do povo e do Estado. Ainda mais porque supostos membros da "esquerda" (não vejo tanto sentido em se falar nisso aqui no Brasil) não o são porra nenhuma. Mesmo muitos membros do PT. Basta ver que a tal falida reforma agrária andou menos no governo do Lula doque no governo do FHC! Portanto pode ter certeza que o MST tem muito menos gente defendendo os interesses dele do que os seus antagonistas.

Peter_North escreveu:As disputas de posse devem ser resolvidas no tribunal. "Ah, mas o tribunal tá ruim". Um erro não justifica o outro, vamos batalhar para melhorar o judiciário também. E que se use o tempo, dinheiro e energia que são usados nas invasões para pressionar o governo a melhorar o judiciário
Já respondi issa acima. Mas concordo com você que um erro não justifica o outro. Eu também acho que não deve haver bagunça, nem gente tomando as leis pelas mãos, tanto no caso de sem terra quanto a de seguranças matando gente, o que é ilegal também.
Só que eu reconheço que essa sua idéia de batalhar pra melhorar a justiça está muito longe de acontecer, porque as pessoas não tomam atitude mesmo, pricipalmente continuando a votar nos mesmos caras que recebem doações de grandes empresas, e lá defendem os interesses destas, contra os do povo. Essa melhora está pra acontecer a mais de 100 anos.
Por isso eu entendo o porque o MST resolveu se mobilizar para fazer pressão contra as injustiças usando de meios que realmente não são os corretos. Não aceito totalmente, mas entendo. Por qeu chega uma hora que as coisas são tão injustas, tão terríveis e tão sem solução aparente, que o desepero força as pessoas a tomar medidas radicasi. Por isso pegou mais leve contra eles, e vejo que não são todos bandidos, a maioria não é, apesar do que pensas.

Pra aqueles que nunca passaram fome, nunca foram terrivelmente injutiçados, ou pensam que nunca foram por serem dóceis e não perceberem muito as coias, pra quem sempre teve a vida mais tranquila, ou pra quem batalhou e chegou lá, isso porque nunca teve seu trabalho cerceado ou um obstáculo intrasponível colocado na sua frente pelos interesses de poucos que tem poder, esse tipo de comportamento parece absurdo e sem sentido. Mas quem sofre certas coisas na pele acaba mesmo indo por ele, os outros entendam o porque ou não.
Peter_North escreveu:Nunca viu filme de guerra? D-Day? É muito mais fácil manter uma posição que ocupá-la. Claro que vai morrer mais sem-terra, são eles que estão adentrando o terreno alheio.
Certo... A Doroti foi morta numa invasão, não? Chico Mendes também! Entre outros que foram mortos em casa!
Peter_North escreveu:A imensa maioria dos donos de grande propriedades (bem como a imensa maioria dos ricos e dos pobres) é composta de gente honesta e trabalhadora. A cúpula do MST é 100% bandida.
Isso é o que você pensa.
Peter_North escreveu:Não, você não escreveu isso. Em nenhum momento você disse que os membros do MST que cometeram os assassinatos em pauta são criminosos ou condenou a ação. Falou vagamente em crimes dos dois lados
Ah, tá. Me desculpe então por não ter sido claro.
Peter_North escreveu:Temos uma quantidade enorme de falácias nesta afirmação. Senão, vejamos:

"Mas é num apartamento só, que eu paguei com o meu dinheiro." - Você está insinuando que os grandes proprietários de terra não pagaram pelas terras com seu dinheiro. Na imensa maioria das vezes, o dinheiro da compra da terra é honesto, tão honesto como o seu e o meu.
Peter, o MST não invade todas as propriedades. Uma quantidade imensa de terras de agorpecuária no interior de São Paulo são terras devolutas. Eu não estou insunando nada, eu estou dizendo que grande parte das terras que o MST invadiu não foram compradas, foram empossadas, ou foram compradas com dinheiro de corrupção e atividades ilícitas, como as do Daniel Dantas.
Peter_North escreveu:"Eu não moro sozinho num prédio inteiro" - Você está insinuando que uma propriedade rural é grande demais para uma pessoa só; Esqueces que a idéia não é morar em toda a terra e sim usar a extensão para produzir, e dentro dessa idéia, quanto maior, melhor. O país e sua balança agradecem.
Não, eu não estou dizendo que é grande demais pra uma pessoa só. Se ouvesse produção, não seria. Eu estou dizendo que grande parte das terras invadidas pelo MST eram terras griladas onde o "dono" construiu uma sede e nunca fez mais nada. Deixou a terra lá, valorizando, esperando a vender futuramente por muita grana ou receber uma indenização polpuda do governo por "benfeitorias" quando este resolvesse tomar a sua terra de volta. A alusão é eu morar num prédio sozinho, que eu tomei, com todos os outros apartamentos vazios, sem serem usados pra nada.
Peter_North escreveu:Mas novamente, a imensa maioria das grandes propriedades rurais não pertenciam ao governo e nem foram invadidas. Reitero, grileiro tem mais é que se foder, mas pela mão da justiça e nunca por um grupo de extremistas que se julga no direito de fazer justiça com as próprias mãos.
Como eu já disse, a grande maioria das propriedades pode não ser grilada, mas o MST não ivandiu todas. A grande maioria das propriedades invadidas é grilada, ou comprada com dinheiro ilícito.
Peter_North escreveu:"Eu não moro sozinho num prédio inteiro que comprei com dinheiro roubado ou desviado dos cofres públicos." - Ainda bem que tenho ctrl+c ctrl+v: Você está insinuando que os grandes proprietários de terra não pagaram pelas terras com seu dinheiro.
Não estou insinuando. Eu estou afirmando que, não a maioria das propriedades, mas a maioria das propriedades que foram invadidas, é sim grilada, tomada, ou comprada com dinheiro ilegal.

Peter_North escreveu:"Portanto eu não tenho "sem-prédios" invadindo o meu apartamento dizendo que eu não tenho direito a ele." - É só aguardar. Eu visualizo um exército de sem-tetos invadindo apartamentos, com aquela economista maluca gritando palavras de ordem contra a classe mérdia, e se forem de brancos então, aí sim fudeu. Tudo a cara do PT.
Sem-teto organizados nunca invadiram um prédio ou construção habitado por alguém. E isso nunca vai acontecer, e a analogia é totalmente diferente das invasões do MST.
Óbvio que aconteceram invasões em locais que não eram irregulares, como eu disse, foi a maioria, não todos. Mas você toma uma experiência local, que você viu, como sendo o exemplo de tudo o que acontece. E a mídia colabora com isso. Lembro de uma invasão, acho que no ano de 2007, onde a Globo mostrou uma sede de fazenda depredada pelos sem terra, em algum lugar do Norte, e colocou o dono como vítima no jeito como mostraram na reportagem. Mas o que eles não disseram é que a propriedade, enorme por sinal, não tinha nada mais que essa sede, não era usada pra nada além de criar umas poucas cabeças de gado, que não ocupavam nem 5% do terreno, e que as terras tinham sido griladas pelo cara que construiu essa sede, e estam sob processo a um tempão, se arrastando por anos na justiça. Ou seja, as terras não eram do cara, ele era um especulador imobiliário, e pois cabecinhas de gado pra dizer que a terra produzia algo, enquanto enrolava na justiça tentando ganhar uma grana do governo.
Vandalismo dos sem terra? Com certeza. Mas você não espere acuar uma parcela da sociedade fora da vida como cidadão, sem os recurso mínimos pra sobreviver, e achar que eles vão ficar dóceis pra sempre. Que não vão estourar em atos criminosos como revolta contra uma situação de injustiça.

Na revolução francesa o povo não cometeu atos de vandalismo e assassinatos? Por que isso?

Levando a sua afirmação sobre os sem terra não invadirem terras se não quiserem serem mortos a bala, eu digo para os espertinhos não grilarem terras do governo, tomarem elas como sendo suas e especularem com elas, se não querem que uma turba revoltada as invada. Digo para os espertinhos não roubarem dinheiro do gonverno, ou lucrarem em negociatas com a conivência do governo, pra comprarem terras e bens, se não quiserem ter um monte de gente revoltada brandindo foices na sua porta. Prestes a cometerem crimes.
Editado pela última vez por Carnage em 03 Mai 2009, 16:19, em um total de 3 vezes.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Carnage
Forista
Forista
Mensagens: 14726
Registrado em: 06 Jul 2004, 20:25
---
Quantidade de TD's: 663
Ver TD's

#223 Mensagem por Carnage » 03 Mai 2009, 16:11

Tiozinho50 escreveu:Os caras matam mais de 1500 trabalhadores rurais, e o amigo insiste em tratá-los como meros seguranças, no mesmo período morrem meia dúzia de jagunços, e os milhões de sem terras são todos bandidos.
Pois é. É uma bela lógica.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Peter_North
Forista
Forista
Mensagens: 4809
Registrado em: 24 Jun 2005, 15:01
---
Quantidade de TD's: 190
Ver TD's

#224 Mensagem por Peter_North » 03 Mai 2009, 16:32

Já respondo o post do Carnage, mas enquanto isso: (é, é da Veja, quem posta PHA aqui merece)

ABATIDO PELO RADICALISMO

Promotor que combatia na Justiça as ações criminosas do MST
no Rio Grande do Sul abandona o caso depois de sofrer ameaças,
constrangimentos, grampos e até um atentado contra sua vida


Alexandre Oltramari

Fotos Miriam Fichtner/Pluft Fotografias e Charles Guerra/Ag. RBS
O AVANÇO E O RECUO
Gilberto Thums desistiu de tentar conter a barbárie do MST: "Se a luta não for de todos, não é de ninguém"

Em 25 anos de existência, o Movimento dos Sem-Terra (MST) raras vezes teve seus métodos ilegais reprimidos pela força das leis. A ofensiva mais contundente vinha sendo realizada no Rio Grande do Sul, berço do movimento, pelo promotor de Justiça Gilberto Thums. Filho de pequenos agricultores e ex-delegado de polícia, Thums obteve oito vitórias contra o MST no último ano. Conseguiu, com ações na Justiça, impedir marchas para invadir áreas predeterminadas; fichou criminalmente invasores; proibiu integrantes do grupo de se aproximar de glebas produtivas. Em sua batalha mais recente, convenceu o governo gaúcho a colocar na clandestinidade as escolas itinerantes do MST – versão sem-terra das escolas muçulmanas, conhecidas como madraçais, que fabricam terroristas dispostos a dar a vida em nome do Islã. O fim da doutrinação revolucionária com dinheiro público produziu uma avalanche de protestos contra o promotor. Thums foi acusado de nazismo e demonizado por supostamente impedir o acesso de crianças à educação. Acuado, anunciou que está deixando o caso. "Cansei. Essa luta não pode ser apenas minha. Se ela não for de todos, não é de ninguém", diz Thums.

Os ataques contra o promotor surgiram de todas as partes e seguiram os mais diversos métodos, da intimidação à ameaça. Em Brasília, o Ministério do Desenvolvimento Agrário, órgão do governo aparelhado pelo MST, enviou uma representação ao Conselho Nacional do Ministério Público acusando a instituição de afrontar direitos fundamentais das crianças ao tentar extinguir as escolas do MST. Há duas semanas, ao participar de uma audiência pública, o promotor foi recebido por 200 crianças cantando o hino do movimento e com cópia do Estatuto da Criança e do Adolescente nas mãos. A claque o deixou constrangido. A Comissão Pastoral da Terra (CPT), braço da Igreja Católica que dá sustentação ao MST, atacou em outra frente. Pela internet, lançou uma campanha mundial que soterrou o correio eletrônico do promotor. Thums, descendente de austríacos, foi comparado a Adolf Hitler, para citar apenas as mensagens menos hostis. A ofensiva também se deu em outras esferas. Nas últimas semanas, segundo o promotor, cinco mensagens de voz com gravações de suas conversas telefônicas lhe foram enviadas, num indício claro de que ele está sendo monitorado sabe-se lá por quem. Além disso, ele diz ter sido vítima de um atentado, quando um carro tentou atropelá-lo na rua.

Não existem evidências materiais de que o MST esteja no leme do atentado ou da interceptação telefônica, mas, se a suspeita do promotor estiver correta, isso não seria nenhuma novidade. Documentos internos do movimento apreendidos nos pampas revelam que ações criminosas há muito integram a cartilha dos sem-terra. Seus manuais ensinam a saquear fazendas, destruir provas que os incriminem, fabricar bombas e fraudar os cadastros do governo. As escolas itinerantes, colocadas na clandestinidade pela ação do promotor, são o laboratório no qual o movimento configura suas crianças para a guerra. Ninguém sabe seu número exato. No Rio Grande do Sul, onde desde fevereiro passado elas deixaram de integrar a rede pública, eram doze, com cerca de 400 alunos entre 7 e 14 anos. Há cinco anos, VEJA visitou duas delas, ambas no Rio Grande do Sul. A reportagem constatou que os alunos celebram a revolução chinesa, a morte de Che Guevara e o nascimento de Karl Marx. O Sete de Setembro, Dia da Independência, para eles é o "Dia dos Excluídos". Nas aulas de teatro, carregando bandeiras do MST, crianças entoam gritos de guerra e conclamam para a revolução.

A defesa de escolas públicas para filhos de sem-terra parece paradoxal quando se leva em conta a razão de ser, pelo menos teórica, do MST. O movimento que diz defender a inclusão econômica e social dos desvalidos exige que a sociedade continue financiando escolas que, em vez de incluir, acabam por excluir e segregar seus filhos. "Eles são diferentes mesmo. Muitos não têm sapatos nem como chegar a uma escola tradicional. Esse promotor é um grande capitalista, um baita tradicionalista. Ele persegue o MST", diz o padre Rudimar Dal’Asta, coordenador da CPT no Rio Grande do Sul. O padre alega que o caráter nômade dos sem-terra impede suas crianças de frequentar uma escola pública comum. Nada disso, porém, justifica a doutrinação guerrilheira promovida nos centros de treinamento itinerantes do MST, muito menos o fato de ela ser mantida com o dinheiro dos contribuintes. Com a deserção de Gilberto Thums, outros promotores deverão ser escalados para continuar atuando nos tribunais contra ilegalidades e abusos promovidos pelo movimento. O MST também promete continuar doutrinando suas crianças com ou sem os recursos do governo – embora reconheça que é bem mais fácil fazer a revolução com uma ajudazinha dos cofres oficiais. Um dos empecilhos, o promotor, o movimento já conseguiu abater.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Tiozinho50
Forista
Forista
Mensagens: 887
Registrado em: 29 Out 2007, 21:37
---
Quantidade de TD's: 50
Ver TD's

#225 Mensagem por Tiozinho50 » 03 Mai 2009, 18:42

Peter_North escreveu: ABATIDO PELO RADICALISMO
O mais correto seria

ABATIDO PELO PRÓPRIO RADICALISMO

“O Promotor do Ministério Público Estadual do Rio Grande do Sul, Gilberto Thums, classificou o Fórum Social Mundial como encontro de "terroristas e marginais”

Ele também critica os intelectuais e os próprios colegas do Ministério na entrevista:

"A intelectualidade é toda de esquerda. Mais é muito fácil ganhar R$ 20 mil por mês e ser de esquerda. No próprio Ministério Público temos procuradores da justiça ganhando R$21 mil, e são vermelhos, esquerdistas, são do PC do B, por exemplo".

No dia 10 de fevereiro, o governo Yeda Crusius (PSDB) e o MP estadual decretaram o fechamento de todas as escolas em acampamentos do Movimento Sem Terra no RS. Segundo o MST, a medida interrompeu as aulas de 300 crianças em um acampamento em Sarandi, norte do estado. A previsão é de que outras escolas sejam fechadas ainda este mês. Thums é um dos principais defensores da iniciativa.”
http://www.rsurgente.net/2009/02/para-p ... forum.html

É A ESPECIALIDADE DELES, FECHAR ESCOLAS, POBRE NÃO TEM QUE PENSAR.

Algumas pessoas ainda não entenderam que o país se redemocratizou, não é mais crime ser de ESQUERDA!!!!

Em tempo, já falei sobre o assunto, mas vou repetir, se tude que ele fala sobre o MST fosse verdade, seria uma confissão de covardia, promotor cagão não pooode.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais - OFF Topic - Temas variados”