UEFA CHAMPIONS LEAGUE - próxima quarta-feira a temporada européia de futebol atnge seu ápice com a final entre FC Barcelona e Manchester United. O confronto entre o melhor ataque e o melhor conjunto. No passado, na temporada 1990/91 o Manchester venceu o Barcelona na final da antiga Recopa por 2x1. Aquele foi o primeiro titulo continental do United desde 1968 e significou para Alex Fergunson. O futebol inglês começava a sair das trevas e seguiria nos anos seguintes o projeto de criação da Premier League. Aquele mesmo time do Barça, treinado por Johan Cruijf, seria no ano seguinte campeão da Champions e marcaria época na Europa.
Acredito que esta seja a melhor final possível para a temporada e o Barcelona tem um ligeiro favoritismo.
ENGLISH PREMIER LEAGUE - a emoção da última rodada do Camp. Inglês ficou por conta do drama vivido pelo grande Newcastle United. A principal equipe do norte da Inglaterra foi rebaixada para a 2a. divisão, sendo a primeira grande equipe a cair pelo critério técnico, desde o Leeds United na temporada 2003/2004. Uma grande pena, mas de certa forma um rebaixamento anunciado. O Newcastle vem tropeçando nas últimas temporadas, com péssimas contratações, má avaliação de elenco e má administração.
Por outro lado, o quarteto fantástico - Manchester, Chelsea, Liverpool e Arsenal, segue dominando o futebol inglês. Isst, se não fosse o visivel progresso das equipes ditas menores, seria motivo para deixar o campeonato chato, mas não é o caso. Eu diria que o Camp. Inglês foi bastante previsível, mas não chato. Grandes equipes como o Tottenham, Aston Villa, Everton, West Ham e porque não o Manchester City e outras equipes menores, melhoraram muito suas táticas de jogo. O Liverpool que habitualmente vinha chegando em 4o. lugar, progrediu bem, chegando em 2o. e quase mordendo o titulo, com uma camapnha espetacular de apenas 2 derrotas. Há destaques também para o Aston Villa que chegou por várias rodadas a figurar entre os 4 primeiros, o Fullham que chegou em 7o. lugar e conquistou vaga para a Copa da Europa.
Hull City 0x1 Manchester United
Liverpool 3x1 Tottenham Hotspur
Sunderland 2x3 Chelsea
Arsenal 4x1 Stoke City
Aston Villa 1x0 Newcastle United
West Ham 2x1 Middlesbrough
Manchester City 1x0 Bolton Wanderers
Fulham 0x2 Everton
Wigan Athletics 1x0 Portsmouth
Blackburn Rovers 0x0 West Bromwich Albion
Classificação final:
1 - Manchester United - 90
2 - Liverpool - 86
3 - Chelsea - 83
4 - Arsenal - 72
5 - Everton - 63
6 - Aston Villa - 62
7 - Fulham - 53
8 – Tottenham Hotspur - 51
9 - West Ham United - 51
10 - Manchester City - 50
11 - Wigan Athletics - 45
12 - Stoke City - 45
13 - Bolton Wanderers - 41
14 - Portsmouth - 41
15 - Blackburn Rovers - 41
16 - Sunderland - 36
17 - Hull City - 35
18 - Newcastle United - 34
19 - Middlesbrough - 32
20 - West Bromwich Albion – 32
Artilheiros:
Nikolas Anelka (Chelsea), 19
Cristiano Ronaldo (Manchester United), 18
Steven Gerrard (Liverpool), 16
Robinho (Manchester City), 14
Fernando Torres (Liverpool) 14
BUNDESLIGA - a liga alemã chega a mais um final emocionante, como é de sua tradição. A liga alemã voltou a ser interessante porque o Bayern deixou de ter aquele dominio absoluto que teve em anos anteriores. O Bayern é o único time alemão hoje, do mesmo nível do fab four inglês, do Barça e Real Madrid na Espanha e dos três grandes da Itália (Milan, INter e Juve). Quando o Bayern não dispara, tudo fica mais equilibrado na Alemanha e outras equipes também grandes, mas não gigantes como os bavaros, podem ser mais competitivos. Assim, equipes como o Stuttgart, Hamburgo, Hertha Berlin e o Werder Bremen se alternaram na luta pelo titulo, que teve também coadjuvantes como o pequeno Hoffenheim e o médio Wolfsburg. E nessa, o Wolfsburg acabou levando a melhor. O time de Grafite decolou no campeonato e mostrou um ataque eficiente e encantador. Grafite e Dzeko terminaram como artilheiros com 27 gols cada e o mais incrivel de tudo é que são parceiros de ataque. Foi do brasileiro o gol mais bonito do ano, não apenas na Alemanha, mas no mundo inteiro. Grafite está voando e merecidamente foi o melhor jogador da competição. Interessante também nesta temporada alemã, foi o retorno do Borussia Dortmund ao quadro das equipes competitivas. O Borussia é sempre o time com a melhor média de público do campeonato alemão, mas mesmo assim vinha fazendo campanhas pifias nas ultimas temporadas. Desta vez, a equipe terminou em 6o. lugar e conquistou vaga na Copa Europa. A média de público do Borussia em casa é de invejaveis 70,000 pagantes. Alias neste quesito, o futebol alemão mais uma vez manteve a liderança de publico na Europa, batendo todos os recordes, com mais de 38,000 de média.