Pessoal,
Uma questiucula simples. Como vcs calibram o pneu de seus carros?? Qual a lógica que vcs usam para fazer isso??
O meu carro é de passeio, simples, roda aro 15, média de peso da maioria dos carros desse tipo. O fabricante manda colocar 33 libras nos pneus de trás e 31 nos da frente. Após fazer a revisão anual do meu carro numa autorizada, o cara colocou 28 libras nos 4 e disse que assim a direçao ficava mais macia. Concordo com ele, que fica mais macia, mas achei estranho que ele não colocasse o que diz no manual.
Bom, calibragem dos pneus influem em vários aspectos do funcinamento do carro. Lógico que nos carros de passeio normais, a influencia é menor do que em carros tipo Ferrari, Mustang, F1, etc, mas ainda assim influencia.
Com a calibragem exigida pela concessiona, como esperado, o consumo de combustivel diminui algo em torno de 5%, no entanto, o carro perde um pouco em estabilidade e o tempo de frenagem é maior. Há tambem o desgate maior dos pneus, devido a menor area de atrito em contato com o solo.
Com a calibragem de 28, o consumo é um puo maior, mas em compensação, o desgaste dos pneus são menores, bem como a estabilidade do carro.
Há outros aspcto a serem levantados, mas e vcs, o que acham?? Como lidam com isso??