O QUE É PUTARIA PARA VOCÊ?

Espaço para os foristas postarem assuntos gerais regionais do estado do Rio Grande do Sul.

Regras do fórum

Resumo dos Test Drives

FILTRAR: Neutros: 0 Positivos: 0 Negativos: 0 Pisada na Bola: 0 Lista por Data Lista por Faixa de Preço
Faixa de Preço:R$ 0
Anal:Sim 0Não 0
Oral Sem:Sim 0Não 0
Beija:Sim 0Não 0
OBS: Informação baseada nos relatos dos usuários do fórum. Não há garantia nenhuma que as informações sejam corretas ou verdadeiras.
Mensagem
Autor
Mikey O´Neil
Forista
Forista
Mensagens: 41
Registrado em: 19 Nov 2007, 13:54
---
Quantidade de TD's: 17
Ver TD's

#16 Mensagem por Mikey O´Neil » 11 Jun 2009, 00:32

Buenas confrades

Esse tópico é bem interessante e cada um tem seus motivos pra fazer a putaria e o meu no tempo de casado era de renovar o casamento, explico: Qdo começava a ficar de monotono a transa com a mulher, ia numa puta e renovava a produção de esperma e voltava mais tranquilo, com fome de sexo e dae metia na patroa, pra mim funcionava assim.

Putaria é vicio? Acho que não, alias vicio só é considerado quando começa a atrapalhar a vida familiar, social, profissional, finannceira, etc...não me encaixo em nenhum desses então não sou viciado, pra mim hoje em dia é um hobby, como citaram os confrades anteriormente.

Puta é uma profissional e a trato como acho certo pra mim. Qdo pego uma puta não dou beijo na boca e nem chupo ela, deixo as coisas bem claras, nada fica subentendido como se na hora rolar quimica e tal, odeio essas frescuras, to pagando e o serviço tem que ser como eu quero...hehehe...to pagando e funciona como troca, minha grana por uns minutos dela, simples e direto...terminei de gozar visto as calças e vou embora.

Sei que o meu estilo de tratar e fazer putaria não confere com o de muitos, mas não trato puta como namorada, só com respeito.

Conheço alguns campeões que se orgulham de nunca terem transado com uma GP, mas esses espertos são os piores de cama, trabalho com muitas mulheres na volta e depois de um tempo a intimidade atinge pontos altos e elas contam tudo sobre os "garanhões" que não nunca comeram uma GP.

Aprendi a trepar com putas, foram minhas professoras, e como retribuição de vez em quando pego uma e faço uma contribuição sindical...hehehe

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

karite
Forista
Forista
Mensagens: 501
Registrado em: 21 Jul 2008, 22:24
---
Quantidade de TD's: 18
Ver TD's

#17 Mensagem por karite » 22 Jun 2009, 08:32

Putaria é diversão.
Aquele tempo que tu sai fora da rotina da sua vida para desfrutar de bons momentos, seja em um TD ou nas gargalhadas em festas com outros foristas.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Agnes
Acompanhante
Acompanhante
Mensagens: 471
Registrado em: 09 Ago 2008, 12:10
---
Quantidade de TD's: 0
Ver TD's

putaria

#18 Mensagem por Agnes » 24 Jun 2009, 16:10

Bem existem vários tipos de Putaria!

Mas acredito que a putaria que o forum trata é uma putaria saudável que salva muuitos casamentos, e as vezes por um descuido efêmero ou convícção até dá num casamento... hehehe

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Chacal2
Forista
Forista
Mensagens: 1677
Registrado em: 13 Jul 2005, 08:29
---
Quantidade de TD's: 88
Ver TD's

Re: putaria

#19 Mensagem por Chacal2 » 24 Jun 2009, 16:21

Agnes escreveu:Bem existem vários tipos de Putaria!

Mas acredito que a putaria que o forum trata é uma putaria saudável que salva muuitos casamentos, e as vezes por um descuido efêmero ou convícção até dá num casamento... hehehe
Poxa, que filosofia Agnes...

A proposito , vc anda lendo Gibran Kahlil Gibran ?

Chacal- Das Montanhas do Libano

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Agnes
Acompanhante
Acompanhante
Mensagens: 471
Registrado em: 09 Ago 2008, 12:10
---
Quantidade de TD's: 0
Ver TD's

Re: putaria

#20 Mensagem por Agnes » 24 Jun 2009, 17:13

Chacal2 escreveu:
Agnes escreveu:Bem existem vários tipos de Putaria!

Mas acredito que a putaria que o forum trata é uma putaria saudável que salva muuitos casamentos, e as vezes por um descuido efêmero ou convícção até dá num casamento... hehehe
[/q

Poxa, que filosofia Agnes...

A proposito , vc anda lendo Gibran Kahlil Gibran ?

Chacal- Das Montanhas do Libano
Ainda não li... é bom?

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Chacal2
Forista
Forista
Mensagens: 1677
Registrado em: 13 Jul 2005, 08:29
---
Quantidade de TD's: 88
Ver TD's

#21 Mensagem por Chacal2 » 24 Jun 2009, 17:42

Mas bhá guria , é loco de bom , muito embora eu pretenda um dia te mostrar o que é bom.

Olha algumas coisas que o Khalil Gibran escreveu e outras que o Chacal escreveu , compare e depois me diga quem tem razão.



Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, pois cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, mas quando parte, nunca vai só nem nos deixa a sós. Leva um pouco de nós, deixa um pouco de si mesmo. Há os que levam muito, mas há os que não levam nada.
Khalil Gibran


Cada mulher que passa na nossa vida nos deixa um pouco mais pobre.
Chacal.

No amor , fiquem juntos , mas não tão juntos ,
pois os pilares do templo ficam bastantes afastados
e o carvalho e o cipreste não crescem um na sombra
do outro
Kahlil Gibran

No amor, fique mais junto possível,m pois se ficarem afastados , o caralho não alcança a buceta da pessoa amada.
Chacal.

"A verdade de outra pessoa não está no que ela te revela, mas naquilo que não pode revelar-te. Portanto, se quiseres compreendê-la, não escute o que ela diz, mas antes, o que ela não diz"
(Kahlil Gibran)

A verdade da outra pessoa ela nunca vai te revelar, portanto se quereres ser enganado pergunte isso a ela.
Chacal

Cada vez mais desesperadamente o homem procura dilatar o tempo que já não tem.
Khalil Gibran

Cada vez mais profundamente o homem procura dilatar um cuzinho, mas elas querem taxa extra.
Chacal

Todo o trabalho é vazio a não ser que haja amor.
Khalil Gibran

Todo o trabalho Pode render bons ganhos, inclusive a prostituição.
Chacal.

Só dói até passar a cabeça.

Também é do Chacal

Chacal- Praticamente um filósofo

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Butt-Hunter
Forista
Forista
Mensagens: 1052
Registrado em: 23 Jan 2008, 18:24
---
Quantidade de TD's: 113
Ver TD's

#22 Mensagem por Butt-Hunter » 24 Jun 2009, 17:49

Chacal2 escreveu:Mas bhá guria , é loco de bom , muito embora eu pretenda um dia te mostrar o que é bom.

Olha algumas coisas que o Khalil Gibran escreveu e outras que o Chacal escreveu , compare e depois me diga quem tem razão.



Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, pois cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, mas quando parte, nunca vai só nem nos deixa a sós. Leva um pouco de nós, deixa um pouco de si mesmo. Há os que levam muito, mas há os que não levam nada.
Khalil Gibran


Cada mulher que passa na nossa vida nos deixa um pouco mais pobre.
Chacal.

No amor , fiquem juntos , mas não tão juntos ,
pois os pilares do templo ficam bastantes afastados
e o carvalho e o cipreste não crescem um na sombra
do outro
Kahlil Gibran

No amor, fique mais junto possível,m pois se ficarem afastados , o caralho não alcança a buceta da pessoa amada.
Chacal.

"A verdade de outra pessoa não está no que ela te revela, mas naquilo que não pode revelar-te. Portanto, se quiseres compreendê-la, não escute o que ela diz, mas antes, o que ela não diz"
(Kahlil Gibran)

A verdade da outra pessoa ela nunca vai te revelar, portanto se quereres ser enganado pergunte isso a ela.
Chacal

Cada vez mais desesperadamente o homem procura dilatar o tempo que já não tem.
Khalil Gibran

Cada vez mais profundamente o homem procura dilatar um cuzinho, mas elas querem taxa extra.
Chacal

Todo o trabalho é vazio a não ser que haja amor.
Khalil Gibran

Todo o trabalho Pode render bons ganhos, inclusive a prostituição.
Chacal.

Só dói até passar a cabeça.

Também é do Chacal

Chacal- Praticamente um filósofo

E aí diretor....tu anda lendo bastante e tá com tempo de sobra pra filosofar heim..... Será que tá faltando puta por estas bandas aí Chacal?

Mas bem já que uma divindade resolveu dar as caras.....Seja bem vinda a discussão Agnes.......

Mas você poderia ser mais clara sobre seu posicionamento sobre o assunto do tópico!!!
Poderia definir, o que é putaria para as profissionais que prestam o serviço?

Nos demais posicionamentos gosto de Frango Assado e D4


:lol: :lol: :lol:

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

VErmEEr
Forista
Forista
Mensagens: 10435
Registrado em: 28 Dez 2007, 02:57
---
Quantidade de TD's: 457
Ver TD's

#23 Mensagem por VErmEEr » 24 Jun 2009, 17:53

Gostei das frases Chacal. ::ok::

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Agnes
Acompanhante
Acompanhante
Mensagens: 471
Registrado em: 09 Ago 2008, 12:10
---
Quantidade de TD's: 0
Ver TD's

folosofo chacal

#24 Mensagem por Agnes » 24 Jun 2009, 21:20

óóóóóóóó chacal... adorei suas definições... o Khalil Gibran poderia aprender muito com vc...
a propósito, vc poderia me autorizar publicar estes seus pensamentos em meu site?

desde já agradeço...
beijinhos... no caralho!

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Agnes
Acompanhante
Acompanhante
Mensagens: 471
Registrado em: 09 Ago 2008, 12:10
---
Quantidade de TD's: 0
Ver TD's

putaria by agnes

#25 Mensagem por Agnes » 24 Jun 2009, 21:35

Butt-Hunter escreveu:
Chacal2 escreveu:Mas bhá guria , é loco de bom , muito embora eu pretenda um dia te mostrar o que é bom.

Olha algumas coisas que o Khalil Gibran escreveu e outras que o Chacal escreveu , compare e depois me diga quem tem razão.



Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, pois cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, mas quando parte, nunca vai só nem nos deixa a sós. Leva um pouco de nós, deixa um pouco de si mesmo. Há os que levam muito, mas há os que não levam nada.
Khalil Gibran


Cada mulher que passa na nossa vida nos deixa um pouco mais pobre.
Chacal.

No amor , fiquem juntos , mas não tão juntos ,
pois os pilares do templo ficam bastantes afastados
e o carvalho e o cipreste não crescem um na sombra
do outro
Kahlil Gibran

No amor, fique mais junto possível,m pois se ficarem afastados , o caralho não alcança a buceta da pessoa amada.
Chacal.

"A verdade de outra pessoa não está no que ela te revela, mas naquilo que não pode revelar-te. Portanto, se quiseres compreendê-la, não escute o que ela diz, mas antes, o que ela não diz"
(Kahlil Gibran)

A verdade da outra pessoa ela nunca vai te revelar, portanto se quereres ser enganado pergunte isso a ela.
Chacal

Cada vez mais desesperadamente o homem procura dilatar o tempo que já não tem.
Khalil Gibran

Cada vez mais profundamente o homem procura dilatar um cuzinho, mas elas querem taxa extra.
Chacal

Todo o trabalho é vazio a não ser que haja amor.
Khalil Gibran

Todo o trabalho Pode render bons ganhos, inclusive a prostituição.
Chacal.

Só dói até passar a cabeça.

Também é do Chacal

Chacal- Praticamente um filósofo

E aí diretor....tu anda lendo bastante e tá com tempo de sobra pra filosofar heim..... Será que tá faltando puta por estas bandas aí Chacal?

Mas bem já que uma divindade resolveu dar as caras.....Seja bem vinda a discussão Agnes.......

Mas você poderia ser mais clara sobre seu posicionamento sobre o assunto do tópico!!!
Poderia definir, o que é putaria para as profissionais que prestam o serviço?

Nos demais posicionamentos gosto de Frango Assado e D4


:lol: :lol: :lol:
Bem querido BUTT
Prefiro falar por mim, sem generalizar...

gosto deste tipo de putaria, cliente x gp. no mais é outro assunto!
sempre gostei desta putaria, perdi minha virgindade já com um cliente...
pratico a mais de 11 anos, mas uma putria discreta, levo uma vida normal paralela à esta tividade!

putaria com segurança é mais gostoso!

putaria com respeito tbm... digo respeito a integridade física e moral do parceiro (a).
Não se assuntem, digo a integridade civil... não na cama, na cama pode e deve rolar umas perversidades... hummm delícia... respeitando devidamente os limites do outro! e procurar afinidades nas fantasias e desejos...

Sei que tem um monte de clientes que curtem um PPP, eu não, falo o que eu quero quando eu quero... e o que eu gosto e sinto vontade de falar...

Resumindo gosto do que faço... faço por prazer, sempre fiz... e purpurinar jamais!
Bem... enquanto eu estiver dando pro gasto né... ops... pro gasto e pra todo mundo... hehehe

Putaria = comer puta! deve ser esta a definição mais próx né...

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Chacal2
Forista
Forista
Mensagens: 1677
Registrado em: 13 Jul 2005, 08:29
---
Quantidade de TD's: 88
Ver TD's

#26 Mensagem por Chacal2 » 25 Jun 2009, 08:22

Olha Guria... Vc pedindo assim...com carinho, você tira de mim as minhas calças minhas cuecas , enfim tudo o que vc quiser tirar, menos os "pilas" que estes andam poquito no mas..., então, claro que autorizo, mas se usar alguma do meu amigo Khalil de o crédito a ele.

E não precisa agradecer, quando nos encontrar-mos novamente você pode dar os beijinhos prometido....

Chacal sempre Foi sempre teu fã, desde há muito tempo, para os que não a conhecem vai ai um breve relato, para saberem quem é esta Deusa, que agora surge das sombras, ou seria do que sobrou?

Agnes nasceu em 12 de maio de 1929 e educada em Budapeste. Discípula de Lukács, foi professora de sociologia na Universidade de Trobe, na Austrália onde eu a conheci e passamos momentos lindos... Quando estávamos na horizontal...

Depois a gente foi pra caminhos diferentes , Ela foi cantar em Berlin junto com a Cristina F..., depois Londres, clipes no Metro de Paris... Enfim.... Esteve na Itália com a Chicholina..., e. Eu eu fui para a África do Sul, fazer um curso intensivo de inglês com o Joel Santana, agora nos encontramos novamente, eu sou este cara que esta dançando contigo e estes dois idiotas que estão ai dançando só são meus amigos "malevo e Verme" gente fina , mas não intique com eles. No mas fique a vontade..., mas não quebre nada.
Lembra deste clipe, vc gravou logo que pegou a Madona me fazendo um boquete e depois disso nunca mais nos vimo ... E agora vc aparece, isso não é justo.

http://www.youtube.com/watch?v=LSb6e3grdL8

Chacal-Um cara "loco de Especial"

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Butt-Hunter
Forista
Forista
Mensagens: 1052
Registrado em: 23 Jan 2008, 18:24
---
Quantidade de TD's: 113
Ver TD's

Re: putaria by agnes

#27 Mensagem por Butt-Hunter » 25 Jun 2009, 13:19

Agnes escreveu:
Bem querido BUTT
Prefiro falar por mim, sem generalizar...

gosto deste tipo de putaria, cliente x gp. no mais é outro assunto!
sempre gostei desta putaria, perdi minha virgindade já com um cliente...
pratico a mais de 11 anos, mas uma putria discreta, levo uma vida normal paralela à esta tividade!

putaria com segurança é mais gostoso!

putaria com respeito tbm... digo respeito a integridade física e moral do parceiro (a).
Não se assuntem, digo a integridade civil... não na cama, na cama pode e deve rolar umas perversidades... hummm delícia... respeitando devidamente os limites do outro! e procurar afinidades nas fantasias e desejos...

Sei que tem um monte de clientes que curtem um PPP, eu não, falo o que eu quero quando eu quero... e o que eu gosto e sinto vontade de falar...

Resumindo gosto do que faço... faço por prazer, sempre fiz... e purpurinar jamais!
Bem... enquanto eu estiver dando pro gasto né... ops... pro gasto e pra todo mundo... hehehe

Putaria = comer puta! deve ser esta a definição mais próx né...

Gostei da resposta. Alguns itens interessantes

1- perdeu a virgindade com cliente....precoce a moça, gostei.........

2- 11 anos de carreira.....adorei ........gosto de prestadoras de serviço expeirentes..........

3- "Sei que tem um monte de clientes que curtem um PPP, eu não, falo o que eu quero quando eu quero... e o que eu gosto e sinto vontade de falar..." Adorei.Odeio PPP, gosto de gritos, palavrões,puxão de cabelo, mata-leão.....
8)

4- "Putaria = comer puta! deve ser esta a definição mais próx né..." - Acertou em cheio.Finalmente alguém me entendeu......

Enfim Agnes...precisamos nos conhecer..........mas sem PPP, poesias, filósofos........Estas coisas deixa pros outros...eu quero pagar e ussufruir sexualmente de você..........Depois a gente se veste,cada um pra um lado..e se for bom talvez um dia te usufrua de novo......

Assim que penso..........

PS: Gostei das suas fotos.........Te add no msn.........

PS 2: esta foto está fantástica..................http://www.agnescamila.com/portal/image ... 2009%20(21).jpg

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Mr. Blonde
Forista
Forista
Mensagens: 1953
Registrado em: 17 Nov 2006, 15:46
---
Quantidade de TD's: 128
Ver TD's

Re: putaria by agnes

#28 Mensagem por Mr. Blonde » 25 Jun 2009, 18:24

Butt-Hunter escreveu:
4- "Putaria = comer puta! deve ser esta a definição mais próx né..." - Acertou em cheio.Finalmente alguém me entendeu......

Enfim Agnes...precisamos nos conhecer..........mas sem PPP, poesias, filósofos........Estas coisas deixa pros outros...eu quero pagar e ussufruir sexualmente de você..........Depois a gente se veste,cada um pra um lado..e se for bom talvez um dia te usufrua de novo......

Assim que penso..........

PS: Gostei das suas fotos.........Te add no msn.........

PS 2: esta foto está fantástica..................http://www.agnescamila.com/portal/image ... 2009%20(21).jpg
Te achou hein butt?

Tá cada dia mais romântico esse ogro ::mau::

Pra mim é putaria também acessar esse fórum, é putaria ir no cabaré tomar cerva, com ou sem intenção de comer alguém, é putaria deixar de ir no campo para assistir o jogo no puteiro, é putaria dar um rolê de carro e passar na "broadway" para dar uma olhada nas moça... Enfim, além da foda em si, putaria é um estilo de vida!

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Hot Sereno
Forista
Forista
Mensagens: 1547
Registrado em: 14 Abr 2005, 23:53
---
Quantidade de TD's: 65
Ver TD's

#29 Mensagem por Hot Sereno » 29 Jun 2009, 15:32

Estilo de vida o caralho. Putaria é, como quase tudo na vida, uma coisa superficial e passageira. Eu, por exemplo, tenho certeza de que daqui a uns 30 anos terei largado a putaria, estarei me dedicando à jardinagem e a sessões de fisioterapia pra fortalecer os músculos e poder tomar sopa sem fazer sujeira.
Posso muito bem ter prazer na vida sem a putaria. Vejam esse fim de semana, comi uma negra maravilhosa, que não é puta, enquanto o maridão dela tinha ido no jogo do Inter. Ou seja, uma mulher casada, de família, dando-me um justo prazer em troca de uma amizade sincera e profunda, muito profunda. Assim é a vida, a putaria passa, as grandes amizades não.

Pronto, acabei deixar cabreiros todos os maridos de negras que foram ao Beira-Rio... :)



Sereno, largo, raso e profundo.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Chacal2
Forista
Forista
Mensagens: 1677
Registrado em: 13 Jul 2005, 08:29
---
Quantidade de TD's: 88
Ver TD's

#30 Mensagem por Chacal2 » 30 Jun 2009, 09:25

Amigos o Sereno é assim mesmo :

Sereno, largo, raso e profundo.

As vezes mais largo e profundo do que raso...

Conheço bem o Sereno
Ele já andou
Pelos quatro cantos do mundo
Procurando
Foi justamente na farrapeta
Que Ele encontrou

E desabafou assim :

Às vezes você me pergunta
Por que é que eu sou tão tarado
Não falo de amor quase nada
Só fico fodendo ao teu lado...

Você pensa em mim toda hora
Me come, me cospe, me deixa
Talvez você não entenda
Mas hoje eu vou lhe enrrabar...

Eu sou o estilo de vida
Eu sou também o caralho
Eu sou a putaria da vida
Eu sou o próprio baralho...

Eu tenho medo dos frescos
Da força da imaginação
O blefe do jogador
Eu sou, eu fui, eu vou..

Kely! Kely! Kely!
Kely! Kely!

Eu sou o seu sacrifício
A placa de contramão
O sangue nas tuas cochas
E as taras da menstruação...

Eu sou o bop que acende
Eu sou o bop que apaga
Eu sou o que tu quiser
Mas sem voce eu sou nada...

Por que você me pergunta?
Perguntas só vão me judiar
Que eu sou feito da terra
Da ceva, da canha do bar...

Você me tem todo dia
Mas não sabe se é bom ou ruim
Mas saiba que eu meto em você
Mas você não mete em mim...

Suas tetas me deixam tarado
As cochas é um fedor
A letra "S" tem meu nome
Dos sonhos eu sou o amor...

Eu sou o cafetão da farrapos
Nos cabarés deste mundo
Eu sou a mão dos carrascos
Sou raso, largo, profundo...

Kely! Kely! Kely!
Kely! Kely!

Eu como voce todo o dia
Te bato de surro te enrrabo
No outro voce vem pedindo
E com voce eu me acabo
Um dia te pego de jeito
E vou arrombar o teu rabo

Tu é gorda ,sem dente e feia
Mas mesmo assim eu te adoro
Pra mim voce é a sereia
Adoro este teu relevo
Não quero de ver com o Verme
E tampouco com o Malevo


Eu sou.......
O sereno da vida
Sou Hot e gelado também
Amigo do mês amigos
Mas não perdoou ninguém
Entre todos os lugares
Na farrapos sou o Rei.
Entendo tudo da vida
Nem ligo pro meu salário..
E fica dito pra todos
Estilo de vida é o Caralho...

Uma Singela homenagem ao meu amigo Sereno

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Putaria em Caxias do Sul
    por Preste_João » » em Rio Grande do Sul / Assuntos Gerais
    3 Respostas
    1010 Exibições
    Última mensagem por jakson40cx
  • Noticias da Putaria RS
    por Hisoka85 » » em Rio Grande do Sul / Assuntos Gerais
    4 Respostas
    602 Exibições
    Última mensagem por insaciádo
  • Logistica da Putaria
    por APRENDIZ321 » » em Paraná / Assuntos Gerais
    1 Respostas
    904 Exibições
    Última mensagem por GPzeiroLondrinense
  • Ajudem ai colegas de putaria
    por piroquinha ce » » em Fortaleza - Área trash.
    1 Respostas
    586 Exibições
    Última mensagem por corkus
  • Relacinamento Saudavel x Putaria
    por Antonio Neto36 » » em Ceará - Assuntos Gerais
    6 Respostas
    935 Exibições
    Última mensagem por cadeiraderodas

Voltar para “Rio Grande do Sul / Assuntos Gerais”