Gripe Suina

Espaço destinado a conversar sobre tudo.

Regras do fórum
Responder

Resumo dos Test Drives

FILTRAR: Neutros: 0 Positivos: 0 Negativos: 0 Pisada na Bola: 0 Lista por Data Lista por Faixa de Preço
Faixa de Preço:R$ 0
Anal:Sim 0Não 0
Oral Sem:Sim 0Não 0
Beija:Sim 0Não 0
OBS: Informação baseada nos relatos dos usuários do fórum. Não há garantia nenhuma que as informações sejam corretas ou verdadeiras.
Mensagem
Autor
Vlad_Vostok
Forista
Forista
Mensagens: 664
Registrado em: 08 Jan 2007, 21:28
---
Quantidade de TD's: 24
Ver TD's

#241 Mensagem por Vlad_Vostok » 03 Ago 2009, 19:34

MCS escreveu:Às vezes, eu acho que a maioria das pessoas simplesmente não pensam, apenas vomitam o que escutaram.
Eu sei e todos sabem que a gripe normal mata milhares de pessoas todos os dias a mais do que esta nova gripe. Sem dúvidas. Mas mata quem? Velho debilitado, pessoas debilitadas e etc. ESSA É A DIFERENÇA. ESSA NOVA GRIPE MATA GURI NOVO DE 20 ANOS, EM POUCOS DIAS, COM SAÚDE PERFEITA. ACESSEM QUALQUER JORNAL DO RS PARA VER O PERFIL DAS VÍTIMAS. AÍ ESTÁ O MOTIVO PARA A PARANÓIA. O VÍRUS DO HIV NÃO MATA NINGUÉM EM MENOS DE 1 ANO, ESSA MERDA DA NOVA GRIPE MATA PESSOAS SAUDÁVEIS EM 2 OU 3,4, 5 DIAS.
SE VOCÊS NÃO ESTÃO COM MEDO, BOM PARA VOCÊS.
EU ESTOU POIS SEI QUEM DEPENDENDO DO SISTEMA DE SAÚDE DO GOVERNO E SEI QUE SE DEPENDER DA EFIÊNCIA DESTE EU VOU VIRAR COMIDA DE VERME, O QUE MUITOS VÃO COMEMORAR, POIS Sou SONEGADOR (NA VERDADE NÃO COMEDOR DE PUTA).......... :D
NA INGLATERRA AINDA NÃO MORREU NINGUÉM, TU DÁ UMA TOSSE E UMA FEBREZINHA O GOVERNO TE ENCHE DE TAMIFLU. VAMOS ESPERAAR. PODE SER QUE NÃO VAI DAR EM NADA.
Excelente raciocionio caro MCS , voce resumiu uma das minhas preocupações.
28/07/2009 - 14:39
O combate à gripe


Conversa com um epidemiologista de São Paulo sobre o trabalho de atendimentos às vítimas da gripe suína no estado.

De uma maneira geral, a máquina anda, diz ele. O problema maior tem sido o da centralização dos medicamentos e a definição de quem deve receber.

Não se pode abusar de medicamentos, para não criar anticorpos na gripe. Mas a Secretaria da Saúde centralizou de tal maneira que os remédios demoram para chegar à população. Pela lógica, deveriam ser ministrados nas primeiras 48 horas. Depois disso, a gripe entra em fase descendente e a medicalização seria desperdício. Além disso, deveriam ser ministrados em todos os que tiveram contato direto com os pacientes.

Ocorre que a Secretaria da Saúde deveria se articular com a estrutura de hospitais e laboratórios privados, mas faz-se tudo de maneira centralizada. E não se atinge o objetivo.

Até pouco tempo atrás, só o Emilio Ribas fazia exames, cerca de 200 por dia, muitissimo aquém das necessidades. O Secretário foi convencido a usar o Fleury. Mas houve resistência dos escalões intermediários e os primeiros virus, para análise, demoraram a chegar. Agora o Adolfo Lutz entrou na parada também.

Mesmo assim, os exames demoram muito tempo para ficar prontos, devido ao acúmulo de demanda.

O mesmo ocorre em relação aos medicamentos. Existem protocolos para a aplicação dos medicamentos - sintomas do paciente, condições etc. Ficou tudo centralizado. Grandes hospitais poderiam montar uma rede de atendimento, ministrando os remédios.

Mas o Secretário não consegue vencer a resistência dos escalões intermediários, que argumentam que o sistema privado visa o lucro - embora os remédios tenham que ser obrigatoriamente entregues de graça.
Em suma, o que ocorre é uma dificuldade comum a outras Secretarias do estado, de saber se articular com o setor privado e com a sociedade civil como um todo. Tudo é feito de modo autárquico e centralizado.

Quanto à gripe em si, o sanitarista lembra que no ano passado a gripe comum chegou a matar 14 paulistanos por dia. A diferença é que a maioria era maior de 80 anos. Agora, a influenza pega - em todo mundo - jovens aparentemente saudáveis e sem histórico de doenças.

Assim, não se chegou a um diagnóstico sobre o que esses jovens teriam em comum. Todos os países estão atrás desse segredo. No momento, é uma situação que preocupa, mas não alarma. Se a pandemia evoluir para epidemia, o quadro poderá ficar complicado.
http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/ ... e-a-gripe/

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Vlad_Vostok
Forista
Forista
Mensagens: 664
Registrado em: 08 Jan 2007, 21:28
---
Quantidade de TD's: 24
Ver TD's

#242 Mensagem por Vlad_Vostok » 03 Ago 2009, 19:38

03/08/2009 - 17h51
Diretor da Anvisa diz que 50% dos negativos para gripe suína são "falsos negativos" em testes rápidos

Piero Locatelli

Do UOL Notícias
Em Brasília

Atual diretor da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e ex-ministro da Saúde, Agenor Álvares disse nesta segunda-feira (3) que 50% dos resultados negativos em testes rápidos para diagnosticar a gripe suína são "falsos negativos", ou seja, são incapazes de revelar a existência da doença, caso o paciente esteja infectado.

A afirmação foi feita durante o primeiro painel nacional sobre influenza, realizado em Brasília; "[o teste rápido] Não é um exame conclusivo. Não sendo conclusivo, fica muito temeroso você afirmar que não é um caso de gripe. O teste é altamente condenável", disse.

Questionado se houve negligência no caso da estudante brasileira Jacqueline Ruas, 15, que morreu de pneumonia durante o voo de retorno de uma viagem a Disney, o diretor da Anvisa preferiu não se posicionar se ela deveria embarcar doente ou permanecer nos Estados Unidos.

O delegado Cristian Sant'ana Lanfredi, da Delegacia do Aeroporto, solicitou uma vistoria nas bagagens da garota, onde foram encontrados diversos medicamentos, entre eles o Tamiflu, utilizado no tratamento da gripe suína.

O teste que ela fez nos Estados Unidos deu negativo para a presença do vírus H1N1. A Polícia Civil informou que irá pedir à agência de viagens os exames feitos nos Estados Unidos que teriam descartado a doença, e que serão feitos exames no corpo para verificar se ela estava, ou não, com gripe suína.

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/20 ... 3u284.jhtm

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Carnage
Forista
Forista
Mensagens: 14726
Registrado em: 06 Jul 2004, 20:25
---
Quantidade de TD's: 663
Ver TD's

#243 Mensagem por Carnage » 04 Ago 2009, 12:22

Isso aqui é que me parece mais digno de real pânico. Mas parece que isso não dá ibope, já que de dengue morre mais gente pobre. Da nova gripe morre gente que vai pra Disney passear...
BA já registra quase 100 mil casos de dengue em 2009

O Estado da Bahia registrou este ano quase cem mil casos de dengue, com um aumento de 183% em relação ao mesmo período do ano passado, que registrou 33.504 casos. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, foram notificados, até dia 25 de julho, 94.924 pessoas com dengue na Bahia. O Estado confirmou 57 mortes entre os casos graves, das quais 29 (50%) tiveram menores de 15 anos como vítimas.

Os municípios de Salvador, Itabuna, Jequié, Feira de Santana, Ilhéus e Porto Seguro concentram 42% das notificações da doença. Segundo a pasta, sete óbitos não tiveram confirmação de dengue - um teve diagnóstico final de meningite pneumocócica e quatro de leptospirose. Apesar do grande número de casos, o total de registros de dengue permanece em tendência de queda, com redução progressiva a partir do início do mês de abril, informou a secretaria.
E isso só na Bahia! E o resto do Nordeste??

Será que é só pra mim que isso parece infinitamente mais grave que essa gripe aí???

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

florestal
Forista
Forista
Mensagens: 3306
Registrado em: 08 Ago 2004, 09:15
---
Quantidade de TD's: 127
Ver TD's

Recomendações sobre gripe suína no site de um dos grandes laboratórios brasileiros.

#244 Mensagem por florestal » 04 Ago 2009, 13:45

O texto abaixo eu apanhei do site de um dos grandes laboratórios privados brasileiros. Acredito que sirva de orientação para todos sobre como se resguardar da gripe suína.

Os jornais de hoje estão noticiando que o "pico" da doença ocorrerá na terceira semana de agosto (dado da Secretaria de Saúde do RGS, publicado n'O Globo).

INFORMAÇÕES E DICAS SOBRE A GRIPE A (H1N1)

O que é a Gripe A (H1N1) ?

A Gripe A (H1N1) (inicialmente conhecida como Gripe Suína) é uma doença infecciosa respiratória aguda, causada pelo vírus Influenza, do tipo A (H1N1). Esse vírus possui variantes que acometem não somente os suínos, mas as aves (gripe aviária) e mesmo os seres humanos, causando o conhecido “quadro de gripe”. Os vírus que acometem os animais podem também ser transmitidos ao homem, causando quadro clínico semelhante.

Em abril de 2009, uma nova variante do vírus da gripe foi reportada pelas autoridades do México e dos Estados Unidos, causando surto em humanos. O vírus identificado nesta epidemia atual é uma nova variante, que contém traços genéticos de vírus aviários, suínos e humanos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) nomeou a nova gripe de “Gripe A (H1N1)”.

A preocupação dos órgãos de saúde com a nova gripe é grande porque o vírus se mostrou capaz de se disseminar entre humanos, o que o torna altamente contagioso e com potencial para se espalhar rapidamente.


O que está ocorrendo no Brasil e no mundo ?

Inicialmente no México e Estados Unidos, em decorrência do aparecimento de uma nova cepa do vírus Influenza A (H1N1), várias pessoas foram infectadas e desenvolveram quadros de infecção respiratória. Em menos de dois meses da identificação deste novo vírus, mais de 100 países tiveram casos confirmados da nova gripe, ultrapassando 50 mil casos em todo o mundo.

No Brasil, 25 estados já foram afetados, totalizando mais de 1000 casos confirmados até o informe do Ministério da Saúde (MS) em 10/07/2009.

É importante ressaltar que países na América do Sul, principalmente Chile e Argentina, apresentam um rápido aumento do número de casos e, pelo intenso fluxo de passageiros que circulam pelos países do Mercosul, isto já está se refletindo no Brasil pois dados do Ministério da Saúde mostram que dois terços dos casos importandos confirmados brasileiros são de pessoas que viajaram para estes dois países.

A maior parte dos casos confirmados é de infecção leve, entretanto, uma minoria evoluiu com sinais e sintomas mais graves que o habitual, levando algumas destas pessoas ao óbito. A letalidade atual no mundo está em torno de 0,4%, semelhante à da gripe comum. Os pacientes acometidos são em sua maioria pessoas jovens, uma faixa etária que não costuma adquirir este tipo de infecção de forma grave.


Quais os sinais e os sintomas dessa gripe em humanos ?

O quadro clínico pode variar desde a ausência de sintomas até quadros mais severos. Normalmente, os sintomas são de uma gripe forte, que começa de maneira repentina, com febre (superior a 37,5ºC), tosse e dor de garganta. Pode também ocorrer dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, irritação nos olhos e coriza.


Como se prevenir da Gripe A (H1N1) ?

Para evitar o contágio, é recomendado adotar hábitos saudáveis de higiene, como:

* Lavar as mãos com água e sabonete antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz;

* Lavar as mãos após tossir, espirrar ou usar o banheiro;

* Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies;

* Evitar cumprimentar as pessoas com a mão ou com beijo;

* Proteger com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar;

* Manter os ambientes bem ventilados;

* Usar máscara descartável no contato com pessoas doentes pela Gripe A (H1N1).

Além disso, as pessoas com suspeita de infecção pela Gripe A (H1N1) devem ser orientadas a não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal e a evitar contato próximo com outras pessoas.


É seguro comer porco e produtos de carne suína ?

Sim, o vírus da gripe A (H1N1) não resiste à cocção em temperaturas superiores a 70°C, como se recomenda para a preparação de carne de porco e outras carnes para alimentação humana. Nestas condições, não há registro de transmissão da gripe suína por ingestão de alimentos.


Quais medidas já foram tomadas ?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) em cooperação com o Centro de Controle de Doenças dos EUA e diversos outros órgãos internacionais emitiram um alerta geral a todos os países informando a necessidade de medidas preventivas para o controle de disseminação desta Pandemia.

No Brasil, iniciou-se um Plano de Contingência e Controle da Doença, coordenado pelo Ministério da Saúde, sobretudo nos Portos e Aeroportos nacionais, com o objetivo de realizar uma vigilância da doença através da detecção precoce de possíveis casos. Essas ações serão intensificadas nos vôos internacionais.

Todas as Secretarias Estaduais de Saúde do Brasil também foram acionadas para intensificar o processo de monitoramento e detecção de casos suspeitos de doenças respiratórias agudas, a partir da Rede de Vigilância de Influenza e de Laboratórios.


Quais as recomendações às pessoas com viagem internacional ?

* Evitar locais com aglomeração de pessoas e contato direto com pessoas doentes;

* Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;

* Evitar tocar olhos, nariz ou boca;

* Cobrir o nariz e a boca com um lenço quando tossir ou espirrar;

* Lavar as mãos freqüentemente com sabão e água, especialmente depois de tossir ou espirrar;

* Em caso de sintomas, procurar assistência médica e informar história de contato com doentes e viagens;

* Não usar medicamentos sem orientação médica;

* Evitar locais com aglomeração de pessoas e contato direto com pessoas doentes;

* Procurar assistência médica em caso de febre (temperatura corporal maior ou igual 37,5ºC) acompanhada de tosse ou dor de garganta. Informar ao profissional de saúde o seu roteiro de viagem.


Quais as recomendações para a população em caso de sintomas gripais ?

* Pacientes com sintomas gripais (febre, tosse ou dor de garganta) que não tenham outras doenças deverão procurar atendimento médico em qualquer Unidade de Saúde ou com seu médico de confiança para serem avaliados.

* Se não houver risco de complicação, a recomendação é utilização de medicamentos sintomáticos e repouso domiciliar.

* Apenas pacientes com gravidade ou com risco de complicação (idade menor que 2 ou maior que 60 anos de idade, gestação, doença crônica pulmonar ou cardíaca, insuficiência renal crônica, Diabetes mellitus , hemoglobinopatias, e imunodeficiência - por ex: AIDS, câncer) deverão ser encaminhados para os Hospitais de Referência onde será coletado exame para confirmação da doença e avaliado indicação de internação hospitalar e uso de medicação antiviral específica.

Existe algum exame para diagnosticar a Gripe A (H1N1) ?

O diagnóstico é realizado por um exame específico que pesquisa a presença do gene do novo vírus na secreção nasal, realizado apenas nos Laboratórios Adolfo Lutz/SP, Fundação Oswaldo Cruz/RJ e Evandro Chagas/PA. É importante ressaltar que pelas recomendações do Ministério da Saúde, apenas casos graves e em situações de surto irão coletar este exame. Os demais casos serão conduzidos independentemente da necessidade de confirmação diagnóstica.


Onde coletar o exame ?

A coleta do exame será realizada somente após avaliação médica e preenchendo os critérios já mencionados. Poderá ser realizada nas unidades de referência estabelecidas pelas Secretarias Estaduais de Saúde de cada Estado. Por determinação do Ministério da Saúde, nenhum Laboratório privado ou público, exceto os citados acima, poderá realizar este exame.


Existe uma vacina para a Gripe A (H1N1) ?

A Organização Mundial de Saúde está trabalhando neste sentido. Já se dispõe de uma vacina específica para este novo vírus em fase de testes, mas ainda não está em comercialização. As vacinas de Influenza disponíveis para a gripe em idosos e crianças não confere proteção contra a gripe A (H1N1), não sendo indicadas, portanto como medida de proteção ou prevenção, mas a sua indicação continua a mesma para prevenção da gripe sazonal, conforme recomendação do Ministério da Saúde.


Existe tratamento para Gripe A (H1N1) ?

Na maioria dos casos, apenas o uso de medicação sintomática (antitérmicos, hidratação, etc) é suficiente. Para os casos graves e com risco de complicações, existem dois antivirais que podem ser utilizados para o tratamento deste vírus: Oseltamivir e Zanamivir. No Brasil, somente o primeiro está disponível. Estas medicações, quando indicadas, devem ser administradas até 48 horas após o início dos sintomas. É importante ressaltar que a prescrição destes medicamentos deve ser feita apenas por um médico, conforme indicações vigentes do Ministério da Saúde. Está fortemente contraindicada a automedicação pelos riscos de efeitos colaterais e da possibilidade de levar à resistência do vírus a este medicamento que já foi descrita em alguns países.

http://www.dasa.com.br/gripesuina/index ... ge=delboni

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

FREE BOY SP
Forista
Forista
Mensagens: 74
Registrado em: 27 Jun 2007, 17:38
---
Quantidade de TD's: 39
Ver TD's

GRIPE "SUINA" E ATIVIDADE SEXUAL

#245 Mensagem por FREE BOY SP » 05 Ago 2009, 18:49

VOCÊS ACHAM QUE A GRIPE "SUINA" PODE INTERFERIR NO COMPORTAMENTO
SEXUAL DAS PESSOAS, EM RELAÇÃO A CUIDADOS, ETC?

QUEM GOSTARIA DE COMENTAR O ASSUNTO?

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Vlad_Vostok
Forista
Forista
Mensagens: 664
Registrado em: 08 Jan 2007, 21:28
---
Quantidade de TD's: 24
Ver TD's

#246 Mensagem por Vlad_Vostok » 05 Ago 2009, 18:58

Irão proíbe peregrinação a Meca no mês do Ramadão
publicado 19:34 05 Agosto '09

Teerão, 05 Ago (Lusa) - O Irão proibiu a peregrinação a Meca no mês do Ramadão (22 de Agosto a 19 de Setembro) temendo a propagação do vírus da gripe A (H1N1) entre os peregrinos, anunciou hoje o governo.

"Hoje, o Comité Nacional para a Prevenção da Gripe A decidiu que o último peregrino iraniano deve deixar a Arábia Saudita antes do início do mês do Ramadão. Não teremos peregrinos em Meca durante este período", declarou o ministro iraniano da Saúde, Mohammad Bagher Lankarani.

De acordo com o governante, foram detectados no Irão mais de 145 casos de gripe A, a maioria entre peregrinos provenientes de Meca.

http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Irao-proi ... ut=10&tm=2

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

VErmEEr
Forista
Forista
Mensagens: 10433
Registrado em: 28 Dez 2007, 02:57
---
Quantidade de TD's: 457
Ver TD's

Re: GRIPE "SUINA" E ATIVIDADE SEXUAL

#247 Mensagem por VErmEEr » 05 Ago 2009, 19:05

FREE BOY SP escreveu:VOCÊS ACHAM QUE A GRIPE "SUINA" PODE INTERFERIR NO COMPORTAMENTO
SEXUAL DAS PESSOAS, EM RELAÇÃO A CUIDADOS, ETC?

QUEM GOSTARIA DE COMENTAR O ASSUNTO?
Olha cara, interferir eu não sei, mas pode causar mutações:

http://desmotivado.com/gripe-suina-3/

http://desmotivado.com/gripe-suina-2/

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Vlad_Vostok
Forista
Forista
Mensagens: 664
Registrado em: 08 Jan 2007, 21:28
---
Quantidade de TD's: 24
Ver TD's

#248 Mensagem por Vlad_Vostok » 05 Ago 2009, 19:07

quarta-feira, 5 de agosto de 2009, 13:45 | Online

Jogo no Paraná terá torcedores de máscara por H1N1

REUTERS

RIO - Os torcedores que forem ao estádio Olímpico Regional, em Cascavel, para o jogo do Campeonato Brasileiro entre Coritiba e Santos, nesta quarta- feira, terão que usar máscara ou não poderão assistir à partida, após a decisão de uma juíza do Paraná para tentar evitar a disseminação da gripe H1N1.

A juíza Giani Maria Moreschi, da 1a Vara Civil de Cascavel, indeferiu o pedido de um procurador de Justiça que havia solicitado o adiamento da partida em virtude da doença, que já causou 25 mortes no Estado, segundo dados divulgados na terça-feira.

No entanto, ela determinou que as máscaras sejam distribuídas na entrada do estádio, informou o Coritiba em seu site na Internet.

"A ressalva feita por Morechi e seu parecer é de que máscaras devem estar à disposição do público que tiver acesso ao estádio nesta noite", acrescentou a nota do Coritiba.

Uma funcionária da 1a Vara Civil disse que a juíza determinou que "todos os torcedores estão obrigados a receber a máscara, ou então os organizadores da partida receberão uma multa de 300 mil reais".
O Coritiba foi obrigado a mudar a partida contra o Santos para Cascavel, a 500km de seu estádio Couto Pereira na capital paranaense, após ter sido suspenso com a perda do mando de campo por uma partida devido a uma briga de torcedores no clássico com o Atlético Paranaense em julho.

O estádio Olímpico Regional tem capacidade para 17 mil torcedores, e a expectativa das autoridades locais é que esteja lotado, já que é raro um dos grandes times do Estado atuar na cidade.

(Por Pedro Fonseca)
http://www.estadao.com.br/noticias/gera ... 3994,0.htm

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Tomaso Buscetta
Forista
Forista
Mensagens: 226
Registrado em: 19 Jul 2009, 17:09
---
Quantidade de TD's: 1
Ver TD's

Re: GRIPE "SUINA" E ATIVIDADE SEXUAL

#249 Mensagem por Tomaso Buscetta » 05 Ago 2009, 22:10

FREE BOY SP escreveu:VOCÊS ACHAM QUE A GRIPE "SUINA" PODE INTERFERIR NO COMPORTAMENTO
SEXUAL DAS PESSOAS, EM RELAÇÃO A CUIDADOS, ETC?

QUEM GOSTARIA DE COMENTAR O ASSUNTO?

Na minha opinião Sim, eu mesmo evito o maximo contato desnecessário, pelo motivo de estar no grupo de risco... Sou gordo(Obeso), estou no grupo de risco. Se você enquadrar, evite o maximo contatos com pessoas...

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

DOM DIEGO DE LA VEGA
Forista
Forista
Mensagens: 799
Registrado em: 18 Jun 2007, 19:05
---
Quantidade de TD's: 96
Ver TD's

#250 Mensagem por DOM DIEGO DE LA VEGA » 05 Ago 2009, 22:31

UMA DAS PRINCIPAIS ATITUDES PARA SE PREVENIR DA GRIPE É O DE AUMENTAR A HIGIENE PESSOAL! PRINCIPALMENTE, LAVAR AS MÃOS!!
MAS, SE NEM OS MÉDICOS SABEM LAVAR; O QUE SOBRA PRA NÓS!!

http://boasaude.uol.com.br/news/index.c ... fromhome=y

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Carnage
Forista
Forista
Mensagens: 14726
Registrado em: 06 Jul 2004, 20:25
---
Quantidade de TD's: 663
Ver TD's

#251 Mensagem por Carnage » 06 Ago 2009, 17:00

http://www.viomundo.com.br/voce-escreve ... positivos/
Granato: Teste para gripe suína usado no Brasil detecta todos os positivos

Atualizado em 05 de agosto de 2009 às 23:36 | Publicado em 05 de agosto de 2009 às 22:38

por Conceição Lemes (essa é do ramo)

O Ministério da Saúde (MS) reuniu na segunda-feira, em Brasília, especialistas do Brasil e do exterior para debater a influenza A (H1N1), mais conhecida como gripe suína.

Ao final do encontro, durante a entrevista coletiva, repórteres perguntaram sobre a adolescente que faleceu no vôo entre a Flórida e São Paulo. Nos Estados Unidos, ela fez teste para gripe suína que deu negativo. Mas um menino que participava da mesma excursão teve resultado positivo.

Às 17h51, o portal UOL estampava entre as manchetes: Diretor da Anvisa diz que 50% dos testes negativos para gripe suína são “falsos negativos”

Internamente, o texto dizia isso também. O diretor da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é o sanitarista José Agenor Álvares.


http://www.viomundo.com.br/img/gripe_ma ... ol___1.jpg


Resultado falso-negativo significaria a pessoa estar infectada pelo vírus H1N1 e o teste dizer que não. Assim, pela matéria do UOL, o novo vírus não estaria sendo detectado em 50% dos indivíduos testados. Um dado absurdo se fosse verdadeiro.

Às 18h26, esta repórter questionou o Ministério da Saúde. A assessora de imprensa que cobria a coletiva disse que a informação não procedia. O que se abordou superficialmente foram os testes rápidos, quando o diretor da Anvisa respondia sobre o caso trágico da adolescente do vôo Flórida-São Paulo:

Repórter: O senhor acha que deveriam ter deixado que ela viajasse?

José Agenor Álvares: Não sabemos como é protocolo lá [Estados Unidos]. O que sabemos, pela imprensa, é que foi feito um teste rápido. E 50% dos testes rápidos são falso-negativos. Não estamos descartando nenhuma hipótese.

Repórter: O teste é questionável pela rapidez?

José Agenor Álvares: O que estou dizendo é que, segundo a OPAS [Organização Pan-americana de Saúde], o teste não é conclusivo para A (H1N1).

Imediatamente, o próprio Ministério da Saúde avisou o UOL que corrigiu a notícia: Diretor da Anvisa diz que 50% dos negativos para gripe suína são “falsos negativos” em testes rápidos. Nenhum alerta, porém, foi dado aos leitores sobre o equívoco.


http://www.viomundo.com.br/img/gripe__manchete_uol2.jpg


Pelo menos durante 35 minutos a informação errada permaneceu no ar e se espalhou pela internet. Hoje ela está na cabeça de muita gente, com os seus desdobramentos: “o teste para gripe suína deixa passar 50% dos casos positivos”, “o teste não presta”, “é besteira fazer o teste”.

Por isso, o Viomundo entrevistou o infectologista Celso Granato, professor e chefe do Laboratório de Virologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Granato também é responsável pelo setor de virologia do Laboratório Fleury.



Viomundo – Tem muita gente hoje achando que o teste para detectar o vírus da gripe suína dá 50% de resultados falso-negativos. Essa informação é verdadeira?

Celso Granato – De modo algum. O teste adotado no Brasil para pesquisar o vírus da influenza A tem, na prática, 100% de sensibilidade. O que significa que todas as pessoas infectadas pelo vírus H1N1 terão resultado positivo.

Viomundo – Que teste é feito no Brasil?

Celso Granato – É um teste de biologia molecular. A técnica chama-se PCR em tempo real. A “receita do bolo” foi desenvolvida pelo Centers for Diseases Control and Prevention, o CDC, de Atlanta, nos Estados Unidos. E nós aqui, como no restante do mundo, seguimos rigidamente a “receita” do CDC. É um teste bastante sofisticado e já padronizado. É o que nós chamamos de padrão-ouro para o vírus da gripe suína. Ele é capaz de detectar o material genético viral específico do influenza A (H1N1).

Viomundo – No Brasil, quais são os laboratórios de referência para o novo vírus?

Celso Granato – Os três oficiais, considerados de referência pelo Ministério da Saúde, são: o Instituto Oswaldo Cruz, no Rio Janeiro, que é ligado ao próprio Ministério da Saúde; o Instituto Evandro Chagas, no Pará; e o Instituto Adolfo Lutz, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Nós, no Fleury, também passamos por uma avaliação e nos credenciamos a fazer o teste. Porém, não estamos fazendo para particulares; apenas para hospitais particulares conveniados, seguindo sempre as orientações do Ministério da Saúde.

Viomundo – E o teste rápido, o que é afinal? Ele existe no Brasil para gripe suína?

Celso Granato – O teste rápido utiliza uma outra técnica denominada imunocromatografia. É disponível para detectar diversos microrganismos, como o HIV, o vírus da aids, o rotavírus, que causa diarréia. Nesses casos específicos, eles são bastante eficientes.

Mas no caso da gripe suína, não. É um teste que não é específico para o vírus H1N1. Ou seja, mesmo nos casos em que é positivo, não distingue o vírus da gripe comum do da suína. Além disso, a sensibilidade dele é baixa para a influenza A: 50% dos resultados são falso-negativos. No caso da gripe comum, sazonal, a sensibilidade é maior: 70% a 80%, ou seja, 20 a 30% são falso-negativos. Por tudo isso não é utilizado aqui.

Viomundo – Quanto tempo o teste rápido demora para ficar pronto?

Celso Granato – Cerca de 10 minutos, enquanto o teste aprovado pelo Ministério da Saúde demora 24 a 48 horas para o resultado ser liberado; a realização do teste propriamente dito dura umas seis horas.

Viomundo – Os brasileiros podem ficar tranquilos com o teste para gripe suína feito no país?

Celso Granato – Com certeza. O PCR em tempo real é o método indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para diagnóstico da influenza A. E todos os laboratórios públicos de referência, indicados pelo Ministério da Saúde, estão usando essa técnica. Portanto, tranqüilidade, minha gente.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Vlad_Vostok
Forista
Forista
Mensagens: 664
Registrado em: 08 Jan 2007, 21:28
---
Quantidade de TD's: 24
Ver TD's

#252 Mensagem por Vlad_Vostok » 06 Ago 2009, 23:45

RS: 95% das pessoas gripadas estão com a variante suína
06 de agosto de 2009 • 18h37 • atualizado às 20h13

Guilherme Mergen
Direto de Porto Alegre

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul estima que 95% dos pacientes com gripe no Estado estejam contaminados com o vírus H1N1 - o da gripe suína. Com a previsão da doença chegar ao seu pico no RS nas próximas três semanas, o governo gaúcho acredita que o número de casos deve alcançar 200 mil até o final de agosto.

De acordo com o secretário de Saúde, Osmar Terra, o Rio Grande do Sul tem preferência sobre os demais estados na distribuição do medicamento Tamiflu. Pela estimativa do governo, atualmente, cerca de 35 mil gaúchos estão contaminados com o influenza A. "Temos quase o mesmo número de casos do que o total dos demais estados. Por isso, o Ministério da Saúde nos garantiu preferência para para o tratamento. Posso garantir que não faltará remédio", afirma.

Além do aumento no número de pacientes, a Secretaria da Saúde prevê a disseminação uniforme da doença por todas as regiões nas próximas semanas. Até agora, os casos concentravam-se nas áreas de fronteira e no norte do Estado. "A partir deste momento, o vírus tende a se espalhar mais e circular também na região metropolitana de Porto Alegre, onde se manifestou de forma tímida", diz.

Lacen começa a fazer exames nesta sexta-feira
Autorizado pelo Ministério da Saúde e pela Fiocruz, o Laboratório Central do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen), em Porto Alegre, começa a realizar os exames para detectar a gripe suína na tarde desta sexta-feira. Inicialmente, a unidade terá capacidade para fazer 50 exames por dia.

Quinto no País credenciado para a função, o laboratório concluirá os resultados em 72 horas. Atualmente, a Secretaria da Saúde aguarda cerca de 15 dias pelos resultados da Fiocruz, no Rio de Janeiro. Para o secretário de Saúde, Osmar Terra, a realização dos exames em menos tempo permitirá à população e às autoridades acompanharem a evolução da doença quase em tempo real. "Teremos números mais confiavéis, que realmente possam nos mostrar a real situação da gripe suína no Estado", diz.

Inicialmente, o laboratório atenderá somente casos suspeitos registrados nos municípios do Rio Grande do Sul, sem possibilidade de analisar diagnósticos de outros estados, como Santa Catarina, que ainda depende da Fiocruz. Atualmente, 1,2 mil pacientes gaúchos com suspeitas do vírus H1N1 aguardam resultados de exames encaminhados à FioCruz.

Disque-gestante monitora grávidas
A exemplo do Rio de Janeiro, o Rio Grande do Sul disponibilizou nesta quinta-feira um telefone para orientar as gestantes, que integram o chamado grupo de risco. Com o apoio de enfermeiros e obstetras, o disque-gestante - 0800 642 0151 - monitora as pacientes com suspeita do vírus H1N1 grávidas. Das 32 mortes registradas no RS, quatro eram gestantes.

"Os atendentes ficarão com o nome e telefone de cada uma dessas mulheres. Por meio disso, poderemos ampará-las e diagnosticar de forma antecipada casos mais graves, inclusive já buscando o atendimento médico e a internação", explica o secretário Terra.

Além do serviço por telefone, por meio da entidade Casa da Gestante, o Estado garantiu a destinação de 340 leitos para grávidas com suspeitas de H1N1, principalmente mulheres com outras comorbidades, como diabete e hipertensão. O governo pagará R$ 2 mil por mês por cada leito.

http://noticias.terra.com.br/brasil/int ... 06,00.html

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Carnage
Forista
Forista
Mensagens: 14726
Registrado em: 06 Jul 2004, 20:25
---
Quantidade de TD's: 663
Ver TD's

#253 Mensagem por Carnage » 07 Ago 2009, 16:22

O texto parece ser apócrifo, e é um tanto viajante, mas contém dados e informações reais que fazem a gente pensar

http://www.midiaindependente.org/es/red ... 1067.shtml
PANDEMIA DE LUCRO
Por Pedro 31/07/2009 às 16:58

PASSEM ESTA MENSAGEM POR TODOS LADOS, COMO SE TRATASSE DE UMA VACINA, PARA
QUE TODOS CONHEÇAM A REALIDADE DESTA PANDEMIA.

PANDEMIA DE LUCRO

Que interesses econômicos se movem por detrás da gripe porcina???
No mundo, a cada ano morrem milhões de pessoas vitimas da Malária que se
podia prevenir com um simples mosquiteiro.

Os noticiários, disto nada falam!

No mundo, por ano morrem 2 milhões de crianças com diarréia que se poderia
evitar com um simples soro que custa 25 centavos.


Os noticiários disto nada falam!

Sarampo, pneumonia e enfermidades evitáveis com vacinas baratas, provocam a
morte de 10 milhões de pessoas a cada ano.


Os noticiários disto nada falam!

Mas há cerca de 10 anos, quando apareceu a famosa gripe das aves?
Os noticiários mundiais inundaram-se de noticias?

Uma epidemia, a mais perigosa de todas? Uma Pandemia!
Só se falava da terrífica enfermidade das aves.

Não obstante, a gripe das aves apenas causou a morte de 250 pessoas, em 10 anos? 25 mortos por ano.

A gripe comum, mata por ano meio milhão de pessoas no mundo. Meio milhão contra 25.


Um momento, um momento. Então, porque se armou tanto escândalo com a gripe das aves?

Porque atrás desses frangos havia um galo, um galo de crista grande.

A farmacêutica transnacional Roche com o seu famoso Tamiflú vendeu milhões de doses aos países asiáticos.
Ainda que o Tamiflú seja de duvidosa eficácia, o governo britânico comprou 14 milhões de doses para prevenir a sua população.

Com a gripe das aves, a Roche e a Relenza, as duas maiores empresas farmacêuticas que vendem os antivirais, obtiveram milhões de dólares de lucro.

- Antes com os frangos e agora com os porcos.

- Sim, agora começou a psicose da gripe porcina. E todos os noticiários do mundo só falam disso?
- Já não se fala da crise econômica nem dos torturados em Guantánamo? Só a gripe porcina, a gripe dos porcos?

- E eu me pergunto: se atrás dos frangos havia um galo, atrás dos porcos? não haverá um grande porco?

A empresa norte-americana Gilead Sciences tem a patente do Tamiflú. O principal acionista desta empresa é nada menos que um personagem sinistro, Donald Rumsfeld, secretario da defesa de George Bush, artífice da guerra contra Iraque!

Os acionista das farmacêuticas Roche e Relenza estão esfregando as mãos, estão felizes pelas suas vendas novamente milionárias com o duvidoso Tamiflú.

A verdadeira pandemia é de lucro, os enormes lucros destes mercenários da saúde.

Não nego as necessárias medidas de precaução que estão sendo tomadas pelos países. Mas, se a gripe porcina é uma pandemia tão terrível como anunciam os meios de comunicação;

Se a Organização Mundial de Saúde se preocupa tanto com esta enfermidade, porque não a declara como um problema de saúde pública mundial e autoriza o fabrico de medicamentos genéricos para combatê-la?


Prescindir das patentes da Roche e Relenza e distribuir medicamentos genéricos a todos os países, especialmente aos pobres, essa seria a melhor solução

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Pirroque
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 8418
Registrado em: 23 Jun 2008, 20:53
---
Quantidade de TD's: 416
Ver TD's

#254 Mensagem por Pirroque » 07 Ago 2009, 20:47

A PARTIR DO MOMENTO QUE PAREI DE ENTRAR NA NEURA COM ESSE MONTE DE PROFETAS DO APOCALIPSE(MIDIA E DEMAIS DEFLAGADORES DO CAOS),PAREI DE ME PREOCUPAR COM A H1N1
SE TIVER DE PEGAR,VOU PEGAR DO MESMO JEITO QUE PEGO GRIPE COMUM,OU SEJA,NEM EU NEM NG SABE COMO CONTRAI ISSO
MEDIDAS DE PRECAUÇAO DEVEM SER TOMADAS,MAS NAO EXCLUSIVAMENTE PELO CAOS
LAVAR AS MAOS E DEMAIS PRECAUÇOES DE HIGIENE PESSOAL,DEVEM SER REGRA NO DIA A DIA,E NAO SÓ PELA PROPAGAÇAO DO CAOS

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Vlad_Vostok
Forista
Forista
Mensagens: 664
Registrado em: 08 Jan 2007, 21:28
---
Quantidade de TD's: 24
Ver TD's

#255 Mensagem por Vlad_Vostok » 08 Ago 2009, 17:41

Esse Ministro não tem comando. A decisão do Ministerio subordinado ao Governo Lula é que deveria prevalecer . Saudades da época em que o Serra é Ministro da Saude ...
8/08/2009 - 07h15
Gripe suína: quase 13 milhões de alunos ficam em casa na próxima semana

(..)

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, considerou um "disparate" alunos sadios terem o início das aulas adiado por conta da gripe suína. Segundo ele, a recomendação do ministério é que devem ficar em casa apenas as crianças e funcionários com sintomas como febre e tosse.

http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/ ... u8517.jhtm

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais - OFF Topic - Temas variados”